FENDER (Stratocaster)tem corpo colado???

Autor Mensagem
Persan
Veterano
# abr/04


Pessoal, apelo a esperiência de vocês: alguém sabe me informar se guitarras Fender tem corpo colado (ou seja, não é de madeira inteirrissa)???
Quais guitarras (marca) não possui o corpo inteirisso???

Obrigado e um abraço!

GuitarHouse
Veterano
# abr/04
· votar


Persan
as strato sao de corpo parafusado.

Inteiriço? eu achava que as gibson fossem, mas me disseram que eh colado...e li sobre ser colado mesmo (o braco entra um pouco no corpo....)

GuitarHouse
Veterano
# abr/04
· votar


http://www.guitarplayer.com.br/materia/70/componentes.htm

Persan
Veterano
# abr/04
· votar


Obrigado GuitarHouse e ao mesmo temo desculpa: eu deveria ter esclarecido que me refiro ao corpo mesmo (body) e não ao braço. Minha dúvida é se na fabricação da Fender eles colam a madeira do corpo (dois pedaços) ou se usam uma peça única de madeira.

1 Abraço!

GuitarHouse
Veterano
# abr/04
· votar


cara, tenho quase certeza q eh inteiro mesmo.

VRock
Veterano
# abr/04
· votar


As Gibson Les Paul e as SG tem o o braço na mesma peça q o corpo, sem nenhum corte nem nada...soh a parte "da frente" do braço eh q parece ser colado por ser em outro tipo de madeira...

Leandro
Veterano
# abr/04
· votar


VRock
Eu acho q essas guitars q vc falou têm o braço colado, sim (não são inteiriças). Ao menos não todas.

Gui
Veterano
# abr/04
· votar


Persan
eu acho q eh colado, dois pedaços pq e dificil encontrar madeira dakele tamanho...ao menos as linhas mais baixas sim...senaum haveria mto disperdicio...

Leandro
Veterano
# abr/04
· votar


Gui
Difícil não eh... Mas não eh muito comum, acho q deve desperdiçar um pouco mais mesmo...

domy
Veterano
# abr/04
· votar


Persan
As Fender não tem o corpo de madeira colada.

O procedimento de colagem de peças de madeira para a confecção do corpo da guitarra é mais comum nas guitarras de custo menor, como as fabricadas na ásia. Eu conheço algumas Squier, Washburn (tenho uma) e Epiphone que são coladas e dá pra ver nitidamente no corpo delas. Este é o mair motivo do preço não ser muito elevado.

Não é madeira prensada. Realmente são coladas duas ou mais peças de madeira (sobras de outras guitarras) e então é feito o shape da guitarra com essa peça colada.

the_paranoid
Veterano
# abr/04
· votar


q eu saiba eh uma peça soh o corpo

VRock
Veterano
# abr/04
· votar


As gibson eh uma peça soh sim tanto q se vc for ver o braço e o corpo, naum tem nenhum espaço entre eles, da pra ver direitinho q eh uma peça soh... o foda disso deve ser quando o braço empenar...

piratarix
Veterano
# abr/04
· votar


gibson - msm peca
fender - parafusado
epiphone - colado

e soh analisar as madeiras usadas...
a fender eh feita geralmente de ash ou alder, madeiras de arvores finas...e curtas,,,,naum tem como fazer uma guitar com uma unica arvore...

jah a gibson eh feita geralmente de mogno, o q possibilita a guitarra ser de uma peca soh...pois a madera da arvore eh grossa e grande...

jas as epiphones variam muito....mas quando saum feitas de alder ou ash em vez de ser parafusada eh colada,,,o q dah mais sustein e sfrquencias medias

GuitarHouse
Veterano
# abr/04
· votar


VRock
Nao, cara...eh colado, o braço entra dentro. o acabamento faz parecer unica peça

PS: eu achava q era inteiriço tb, mas me mostraram q nao era...

GuitarHouse
Veterano
# abr/04
· votar


alem do mais, pra guitarra em serie, braço inteiriço deve dar uma dor de cabeça beeeeem maior pra montar...aumentam as dificuldades de fabricacao...

Ah, no site do Edmar Luighi tb fala q o braço das LP sao colados...

aratohendrix
Veterano
# abr/04
· votar


semore soube q eram colados, tem q ver no site oficial www.gibson.com , agora strato eh parafusado, e o corpo eu acho q eh tipo colado duas laminas, sei lah, eh q a minha eh pintada.

Johnny
Veterano
# abr/04
· votar


O corpo da Fender é maciço! Não tem nada de colado ou parafusado! Só o braço que é parafusado... O da Gibson depende do modelo! A maioria é colado! Na Di'Castellis tinha uma para reparar a pintura e trocar as ferragens que dava pra ver perfeitamente o local da colagem.

new guy
Veterano
# abr/04
· votar


Alguém sabe se as Tagima 735 tem corpo colado ?? E qual a diferença, modifica o som ??

MKazan
Veterano
# abr/04
· votar


Persan
cara. eu acredito q as stratos tenham o corpo colado sim.
o Leo Fender projetou as Strato para que na época fossem as guitarras de construção mais simples e barata (por isso q tem o escudo, ele podia esburacar a vontade q depois era só tampar com o escudo).

então acredito q tenham corpo colado sim. é mais facil construir assim.

CORVO
Veterano
# abr/04
· votar


As guitarras que têm acabamento natural ou transparente costumam ter o corpo em peça única. A maioria das demais não para um melhor aproveitamento da madeira, incluindo as Fender Stratocaster de cores não transparentes, o que não apresenta nenhum problema visto que isso não modifica em nada o som.

farewell
Veterano
# abr/04
· votar


e ai.. minha tagima 635.. o corpo é peça unica? acho q sim.. pq se nao.. nao tinha sentido faze os buraco e tampa com o escudo!

Persan
Veterano
# abr/04
· votar


MKazan
então acredito q tenham corpo colado sim. é mais facil construir assim.

Eu táva olhando um site de Fender (vintage) e mostra uns corpos onde não percebemos colagem. Mas as Fender's atuais eu não sei como estão sendo fabricadas.

Olhme este anúncio no ML. Não parece que essa Fender é colada??? Prestem atenção no corpo: (não sei colocar link muito bem, mas segue)

http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=18563361

Persan
Veterano
# abr/04
· votar


Aê pessoal, tive que dar um "upa" aqui...; ainda queria saber mais sobre o assunto...

Jean
Veterano
# abr/04
· votar


Persan
parece q ta mais é aparafusada

Magno Vilhena
Veterano
# abr/04
· votar


Quase todas as pintadas têm mais de uma peça no corpo para não desperdiçar madeira, por isso as naturais são mais caras. O som é a mesma coisa.

leo6strings
Veterano
# abr/04
· votar


as gibson sao coladas, o braco entra ate embaixo do pickup...
algo como scarf joint ou outros joint, nao me recordo agora, ficou no hd que eu perdi...
tem varios tipos, tem os colados rasos, que ficam antes de entrar embaixo do pup, outros q vao ate metade do pup e outros mais fundos. Ha tb os parafusados q formam o miolo do corpo, ha alguns baixos assim, washburn se nao me engano... eh uma mistura de braco inteirico com parafusado

CORVO
Veterano
# abr/04
· votar


leo6strings, acho que você não entendeu direito qual é o assunto tratado aqui nesse tópico...

Persan
Veterano
# abr/04
· votar


leo6strings: obrigado por sua experiência transmitida, mas estamos discutindo o corpo (propriamente) da Fender: se o "body" e colado (mais de uma peça) ou inteirisso.


Magno Vilhena: quer dizer que uma Fender Eric Clapton teria o corpo colado??? (elas são pintadas!).

Abraços e obrigado!!!

CORVO
Veterano
# abr/04
· votar


Persan, todas as Fender pintadas não translúcidas podem ter ou não o corpo colado mas isso não faz nenhuma diferença no que tange ao som do instrumento.

Persan
Veterano
# abr/04
· votar


CORVO; OK, Corvo..., entendi: pelo que vc tá dizendo então não voga no som e nem mesmo na qualidade do instrumento. Agradeço aos colegas que tem bagagem e dividem conosco sua experiência.

Forte abraço!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a FENDER (Stratocaster)tem corpo colado???