Blindagem

    Autor Mensagem
    Bozo_O_Palhaco_Traquino
    Veterano
    # abr/04


    Tenho uma Ibanez GRX70 e tô afim de mandar blindar os captadores, pra ver se acaba ou pelo menos diminui os ruídos quando uso distorção. O luthier que eu conheço tá cobrando R$40,00 pelo serviço.

    Queria saber se vale a pena mesmo. O preço é esse mesmo? Dá jeito nos ruídos?

    Outra coisa: posso mandar blindar só o da ponte pra dar um jeito nos ruídos ou tem que ser todos logo?

    nIgHtWoLf
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Velho, eu fiz o seguinte, forrei todas as caviddes da minha guitarra (captadores, pots e jack) com papel aluminio, e para fixar o papel alumínio usei cola de sapateiro. Ficou muito bom, pois desse geito a folha de aluminio nao solta. Por ultimo, liguei o terra dos captadores e da ponte num parafuso pequeno, e fixei-o no alumínio. Assim, mesmo tirando a mao das cordas, a guitarra nao chia nem um pouco, só chia quando to perto do pc. Num gastei nem 5 reais nisso tudo.

    CORVO
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Extraído de http://tecnomusica.blogger.com.br:

    Vamos dividir didaticamente as blindagens em 3 tipos para uma melhor compreensão:
    1) BLINDAGEM DAS CAVIDADES - É a blindagem da cavidade onde se encontram os potenciômetros e o jack, podendo ser extensiva às cavidades dos captadores:
    a) Tinta condutiva - consiste num spray de tinta borrifado nas cavidades do instrumento. Funciona por alguns instantes até secar e após algum tempo se torna um resistor, o que pode trazer muitos problemas posteriores ao instrumento como curtos e até mesmo ruídos. Alguns instrumentos vêm com esse tipo de blindagem de fábrica mas ele não é muito eficaz.
    b) Folha de cobre - É a meu ver o tipo de blindagem mais eficaz, consistindo na forração das cavidades com uma lâmina de cobre que diminui bastante os ruídos oriundos da parte elétrica.
    c) Folha de alumínio auto-adesivo - Tem eficácia similar à da folha de cobre com a diferença que este material tem um lado adesivo que se prende à cavidade.
    NOTA: Alguns "luthiers" desinformados utilizam folhas de papel-alumínio (aquelas de embrulhar sanduíches) para fazer blindagem. Evidentemente esse serviço de nada adianta e ainda pode causar danos ao instrumento.

    2) BLINDAGEM DO FIO DO CAPTADOR
    a) Malha metálica - Consiste numa malha metálica que envolve o(s) fio(s) do captador. Geralmente vem de fábrica, como é o caso de alguns captadores Schaller, e dificilmente algum luthier fará esse serviço.
    b) Teflon Monster Cable ou similar - Consiste num fio de Teflon que envolve o(s) fio(s) do captador. Também vem de fábrica em alguns captadores (não confundir com envoltórios de pano ou borracha), assim como é de mais fácil aplicação por um luthier quando necessário, mas a qualidade do Teflon é de suma importância.
    NOTA: Fita isolante nem pensar!

    3) BLINDAGEM DA BASE DO CAPTADOR
    a) Bom Brill - Por mais tosco que possa parecer a colocação de uma coluna de Bom Brill (ou outra palha de aço) ao longo da parte inferior dos pólos expostos do captador single-coil é bastante eficaz.
    b) Folha de cobre - Funciona da mesma maneira que o Bom Brill mas o acabamento é bastante superior. Alguns captadores como os GIG MAX da Soud Garage vêm de fábrica com uma blindagem interna feita com folha de cobre

    Um fator muito importante para uma boa blindagem é a habilidade e o conhecimento do luthier que a executa. Eventualmente os anteriormente citados "luthiers" desinformados e pão-duros fazem esse tipo de serviço de "blindagem" usando papel-alumínio na cavidade, fita isolante nos fios do captador e Bom Brill na base, e o eventual sucesso dessa blindagem se deve única e exclusivamente à ação do Bom Brill. Mesmo usando os materiais corretos a habilidade e o conhecimento do luthier são importantes pois ele deve saber onde e como aplicar estes materiais. Um trabalho de blindagem inadequada pode fazer com que o instrumento perca altas frequências junto com os ruídos, isso sem falar em curtos e coisas piores. Vale ressaltar que são bem poucos os luthiers hoje que realmente entendem de parte elétrica.

    nIgHtWoLf
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    mas o papel alumínio que usei é aquele mais grosso, que vem nas pizzas, esse papel aluminio pra embrulhar sanduíche num presta pra blindagem

    CORVO
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    nIgHtWoLf, nenhum papel alumínio presta para as blindagens. Folhas de alumínio adesivas serviriam mas o material de primeira mesmo é o cobre auto-adesivo.

    nIgHtWoLf
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    mas o chiado parou, como que nao presta??

    Nando Bass
    Veterano
    # out/04
    · votar


    quanto q eu devo pagar para fazer uma blindagem, sai por mais d 100 ?

    nIgHtWoLf
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Nando Bass

    uns 40 reais dá

    paulgilbert
    Veterano
    # out/04
    · votar


    uhh, os captadores spanich axo q sao blindados e com fio de malha metalica

    q eu pretendo comprar

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Blindagem