Frank Zappa, Tópico Oficial

Autor Mensagem
André Gomez
Veterano
# abr/04 · Editado por: André Gomez


Ele foi um dos mais controversos e geniais músicos que já surgiram nesse planeta. O pioneirismo e a visão de vanguarda de Frank Zappa o tornaram tão influentes que hoje seria impossível imaginar como seria o Rock e a guitarra sem ele.

Nascido em 1940, Frank Vincent Zappa viveu na Califórnia, onde se formou na faculdade e teve um breve casamento. Sua maior paixão, no entanto, sempre foi a música, o que o deixava bastante frustrado. Consegue a oportunidade para compor a trilha do filme “Run Home Slow” e a partir daí, dedica-se ao seu sonho em tempo integral, montando seu próprio estúdio e se especializando em gravações.

Casa-se com Gail Zappa e realiza sua célebre participação no programa de TV “The Steve Allen Show”, em 1963, onde tocou percussão utilizando como instrumento uma bicicleta. É convidado para integrar o The Soul Giants e em pouco tempo vira líder da banda, tocando apenas suas próprias composições. Mudou o nome do conjunto para The Mothers e eles começaram a se apresentar em pequenos clubes, até que são vistos por um produtor da MGM Records, que os contrata.

Estréiam em 1966, sob a alcunha de The Mothers of Invention com o álbum duplo "Freak Out!” onde já é possível perceber todas as características que se fizeram presentes durante toda a carreira do guitarrista. O segundo trabalho, “Absolutely Free” conquistou de vez a Europa com suas críticas e ironia nas letras enquanto que era praticamente ignorado nos Estados Unidos. Os shows de Frank Zappa e sua banda, no entanto, começam a ser muito procurados pelo público e acabam conquistando também os norte-americanos, mesmo que a mídia ainda não lhe desse a devida atenção.

O humor, na maioria das vezes bastante ácido, torna-se marca registrada de seus álbuns e muitas canções são usadas como hinos pela juventude, envolvida em diversos conflitos políticos na época. A forma de compor do guitarrista também chama bastante chama atenção uma vez que, ele escrevia diretamente na partitura, sem tocar nenhum instrumento durante o processo.

Zappa continua escrevendo trilhas para filmes de segunda linha, que são lançadas em álbuns duplo como “Uncle Meat”, de 1969. Logo depois disso, o músico abre sua própria gravadora, a Bizarre Records -que contrata Alice Cooper-, e o Mothers Of Invention se separa. Ao lado de Ian Underwood, grava um de seus maiores clássicos, “Hot Rats”. Volta com sua antiga banda, agora apenas chamada de Mothers, com outra formação e produz mais alguns trabalhos até que vende a Bizarre Records para a Warner. Após uma turnê não muito bem sucedida, porém, decreta o fim do conjunto.

Por volta da metade dos anos 70, Zappa já tendo adquirido ‘status’ com a mídia, monta uma nova banda juntando os melhores músicos que já haviam tocado com ele com alguns novos integrantes e grava “Over Nite Sensation”, um de seus maiores sucessos, e a partir daí nunca mais usaria o nome Mothers.

Tranca-se no estúdio escrevendo sem parar, saindo de lá apenas para se apresentar durante curtos períodos. Consegue totalizar 5 álbuns que entrega de uma só vez para a Warner, cumprindo o seu contrato e montando novamente uma gravadora própria. Nessa época, o baterista de Frank Zappa era o não menos genial Terry Bozzio e que depois fora substituído por Vinnie Colaiuta. Nesse período saíu a trilogia "Joe's Garage - Act I" e "Joe's Garage Act II & III".

Grava 3 discos direcionados aos guitarristas, mas que são muito procurados pelo público em geral e foram intitulados de "Shut Up N' Play Yer Guitar", "Shut Up N' Play Yer Guitar Some More" e "The Return Of The Son Of Shut Up N' Play Yer Guitar". Uma das canções de maior sucesso veio em 1982, com “Valley Girl”, cantada por sua filha Moon Unit Zappa e ele segue durante os anos 80 produzindo álbuns ininterruptamente.

Relança seu catálogo da Bizarre Records em 1987 e interrompe a turnê iniciada com uma ‘big band’ no ano seguinte, alegando fortes dores. Candidata-se ao cargo de presidente nas eleições norte-americanas e lança sua biografia, “The Reel Frank Zappa Book” em 1989.

Após assinar um contrato em que permite que toda sua discografia seja transformada em CD, Zappa anuncia publicamente que sofre de câncer na próstata e passa a adminsitrar e a editar seus inúmeros registros ao vivo resultando em “The Best Band You Never Heard In Your Life” e “Make A Jazz Noise Here”.

O músico faleceu no dia 4 de Dezembro de 1993, em sua casa na Califórnia, deixando a mulher Gail Zappa e quatro filhos.

Inúmeras compilações, faixas raras e ao vivo ainda são lançadas a cada ano, mantendo vivo o nome desse que foi um dos maiores artistas de todos os tempos.



Pessoal, essa é minha homenagem a um dos maiores Gênios que a música já teve. É uma pena realmente que muita gente atualmente não conheça as músicas dele, e geralmente só conhecem por nome. Estou falando de um cara que foi como Albert Eisten da música, gênio autêntico e muitas vezes incompreendido.


Peço que vocês se desponham de alguns minutos de suas vidas para baixar algumas músicas na internet, ou comprar algum album dele, a experiencia do mundo Zappa sera algo marcante na vida de vocês!!!


nothing else matters
Veterano
# abr/04
· votar


André Gomez
fico legal o resumo,mas acho q vc teve trabalho a toa escrevendo isso tudo,.....flos veiu!

André Gomez
Veterano
# abr/04
· votar


nothing else matters


Trabalho eu não tive, pois tirei de um site, ctrl+c e ctrl+v.


É uma pena memso, pois muita gente aqui não tem noção de quem foi Frank Zappa e provavelmente não se interesara. Porém, aos que se propuserem a procurar algo do Zappa, vão me agradecer pro resto da vida. O problema que é ZAppa é para os inteligentes...

Tripa Seca
Veterano
# abr/04
· votar


batizaram um planeta com o nome dele

Tripa Seca
Veterano
# abr/04
· votar


"A maioria das pessoas não reconheceria uma música boa se ela viesse e as mordesse na bunda."

"Eu me sinto muito confortável tocando com Steve Vai. Ele faz todas aquelas coisas na Stratocaster que eu não sei fazer. Tudo que Van Halen já sonhou em fazer. Mas ele não sabe só entortar as cordas. Ele é um músico completo."

"Tocar guitarra é como trepar. Você jamais esquece, a não ser que você seja realmente muito burro."

Frank Zappa

nothing else matters
Veterano
# abr/04
· votar


André Gomez
vc nem eh convencido heim?!
ae.falae o solo mais foda q ele fez na sua opinião
vlws...
jah ouvih algumas dele e n gostei

Tripa Seca
Veterano
# abr/04
· votar


mais uma:

"O nível de musicalidade exigido dos músicos e a complexidade dos arranjos nos discos do Frank Zappa são tão elevados, que você provavelmente não vai entender muita coisa se você não for um músico. "

Zakk Wylde (Black Label Society)

GuitarHouse
Veterano
# abr/04
· votar


nothing else matters
falae o solo mais foda q ele fez na sua opinião
vlws...
jah ouvih algumas dele e n gostei



Musica nao eh soh solo nao, meu caro...aposto que nao curte musica sem solo, acertei?

GuitarHouse
Veterano
# abr/04
· votar


André Gomez
Me indica umas 3 musicas dele, 3 tops.

nothing else matters
Veterano
# abr/04
· votar


GuitarHouse
nem,...
curto muito musica sem solo tb cara,...
mas pelo q sei o frank eh um grande guitarrista,e nunca consiguir ver q o cara eh um grande guitarrista,...e gostaria de saber "meu caro"!

GuitarHouse
Veterano
# abr/04
· votar


nothing else matters
ele faz arranjos como ninguem...guitarra nao eh apenas tecnica e velocidade....conheco varias musicas dele, porem nao sei o nome delas....

gustavo macaco
Veterano
# abr/04
· votar


o steve vai transcreveu um som do zappa qdo era muleque e mandou uma carta pro zappa, que não acreditou ehee

Xalingo
Veterano
# abr/04
· votar


alguem ai jah viu a The Central Scrutinizer Band?????

os cara fazem homenagem ao zappa, uma banda mto boa memo... quem keh conhece um poco mais de zappa, vai num show desses caras... eles taum direto tocando nos barzinho por ae...
entrem e vejam http://www.scrutinizer.com.br/...

nothing else matters
Veterano
# abr/04
· votar


GuitarHouse
aff,eu falei q musicac eh velocidade?
bixo,eu fiz alguma coisa contra vc?
vc me contraria em tdu veiu

Leandro
Veterano
# abr/04
· votar


gustavo macaco
Hehe... o Vai eh foda! Era moleke ainda e transcreveu The Black Page (diga-se de passagem, uma música bem foda).

André Gomez
Pena mesmo a maioria do pessoal não conhecer... e quando conhecer não gostar, hehe =P

GuitarHouse
Veterano
# abr/04
· votar


nothing else matters
bixo,eu fiz alguma coisa contra vc?
vc me contraria em tdu veiu


nao, nao to contra vc..soh to expondo meu ponto de vista, que no caso eh diferente...ue, tem q conviver com pontos de vista diferentes...nao eh perseguicao.
Ja que nao quer isso, ok, nao posto mais sobre.

Comanche
Veterano
# abr/04
· votar


GuitarHouse
Bobby Brown
Montana
Dirty Love

André Gomez
Veterano
# abr/04
· votar


Leandro

:D

GuitarHouse

Não existe "tops" mas músicas que marcaram.

Além das citadas pelo Comanche, temos:



Frank Zappa - Catholic Girls
Frank Zappa - Joe's Garage
Frank Zappa - Muffin Man (minha preferida)
Frank Zappa - Camarillo Brillo
Frank Zappa - Dancing Fool
frank zappa - jewish princess
Frank Zappa - Montana
frank zappa - purple haze
Frank Zappa - Uncle Remus
Frank Zappa & Steve Vai - Sofa
Frank Zappa - apostrophe
Frank Zappa - Cosmic Debris
Frank Zappa - Crew Slut


E muitas outras. Ele teve varias épocas, deixo o resto pro pessoal interessado pesquisar

nothing else matters


Convencido eu?! Se você acha que "Solo" é á única coisa que se resume uma música, parabéns!!!! Você realmente entende de música...

killerman666
Veterano
# abr/04
· votar


eu fiquei sabendo q ele quando tava chapado compunha umas coisas tão absurdas na guitarra q depois nem ele conseguia tocar e sobrava pro steve vai tirar as paradas

bocao
Veterano
# abr/04
· votar


Faz tempo que eu ouço falar desse cara. Esses dias eu pensei em puxar as músicas dele no e-mule, mas desisti quando vi que eram 7 arquivos de 700 mb (!), então resolvi puxar uma coletânea: "Strictly Commercial - The Best Of". Eu só conhecia uma música dele, chamada Joe's Garage, se não me engano, que tinha uma mulher falando no começo. Era uma música muito boa por sinal.

babirondo
Veterano
# abr/04
· votar


lenda por lenda.

Temos q reverenciar a tecnica e o espirito de niccolo paganini (Acho q minha principal influencia, junto com o John Petrucci)

gustavo macaco
Veterano
# abr/04
· votar


o paganini sim era heavy metal, ,se alguem postar a ahistoria dele aqui vcs verao

nothing else matters
Veterano
# abr/04
· votar


André Gomez
GuitarHouse
pronto 2x1 eh foda...!
GuitarHouse
porra cara,eu falo uma coisa,vc fala a oposta,...
eu falo uuma coisa,vc encontra o defeito dela,..
mas po,eu pelo menos n tenho nd contra vc,,,,...foi mal a ignorancia..

André Gomez
T amo cara,....
"brinquei" com vc,c n quis compreender do jeito certo,the problem is yours!
flos

nothing else matters
Veterano
# abr/04
· votar


André Gomez
e alem do mais n falei q musica eh solo,n inventa...
flos

stratopeido
Veterano
# abr/04
· votar


"O nível de musicalidade exigido dos músicos e a complexidade dos arranjos nos discos do Frank Zappa são tão elevados, que você provavelmente não vai entender muita coisa se você não for um músico. "

Zakk Wylde (Black Label Society)
Espero q um dia ele consiga...

André Gomez
É uma pena memso, pois muita gente aqui não tem noção de quem foi Frank Zappa e provavelmente não se interesara. Porém, aos que se propuserem a procurar algo do Zappa, vão me agradecer pro resto da vida. O problema que é ZAppa é para os inteligentes...

Zappa eh para os inteligentes? e desde quando musica tem q ser pra inteligente? isso sempre foi usado como artimanha pra quem n tem capacidade d fazer algo realmente bom, elitizar.. isso aqui eh soh pra os cultos intelectualmente avançados.. na musica isso se torna um conceito mais ridiculo ainda. Me lembra a historia do rei q andava com o cu d fora pq a "tunica magica" so era visto pelos inteligentes.. Cai na real.. Isso n eh o caso do Frank Zappa, acho ele muito inovador e otimo musico.. eu ja cheguei a gostar d algumas musicas por um periodo d tempo.. mas depois vi q n era minha praia, era "indigesto" demais.. uma falação do kralho e arranjos muito esquisitos.. me lembro d ter dado muita risada ouvindo a historia do Diabo X Caminhoneiro.. mas q n me lembro direito agora.. "Tits and Beer, Tits and beer.. hauhauha"..

nothing else matters
Veterano
# abr/04
· votar


stratopeido
gostei da sua opinião

Leandro
Veterano
# abr/04
· votar


"indigesto" demais.. uma falação do kralho e arranjos muito esquisitos..

Pois eh... jah dizia Zakk Wylde: "O nível de musicalidade exigido dos músicos e a complexidade dos arranjos nos discos do Frank Zappa são tão elevados, que você provavelmente não vai entender muita coisa se você não for um músico. "...
huahuahuhauhuahuhauhuahuhauhauhuahuhauha =P

nothing else matters
Veterano
# abr/04 · Editado por: nothing else matters
· votar


Leandro
por acaso vc mandou uma indireta à mim...???
c n,mal a interpretação...
flos veiu

Leandro
Veterano
# abr/04
· votar


nothing else matters
Na verdade não... mas acho estranho vc ter achado q foi pra vc... bem, deixa quieto, hehe =P

Na verdade tava soh zuando o stratopeido... mas eh soh zuação mesmo, respeito a opinião dele ;)

nothing else matters
Veterano
# abr/04
· votar


Leandro
;]
mal ae...

!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Frank Zappa, Tópico Oficial