Tirando Ferrugem

    Autor Mensagem
    jarda
    Veterano
    # mar/04


    como que eu tiro as ferrugens dos captadore, parafusinhos e ponte?!?!?!!?

    tava usando kaool, mas ele suja muito!

    tem algum outro produto bom pra passar nas partes met´[alicas da guitarra, assim como nas cordas????

    the_paranoid
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    existe produto q tire ferrugem mesmo? esse kaool tira mesmo?... achu q soh pintando (...), trocando d peça ou raspando a parte enferrujada naum eh?

    Carlos Sesti
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    eu vi umas vez num site de um luthier...
    vo ve se eu axo de novo...

    Carlos Sesti
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    http://www.edmarluighi.com.br/dicas-do-luthier/06-faca-voce-mesmo.asp

    olha ai...

    Os guitarristas mais cuidadosos e perfeccionistas costumam sofrer com o aspecto de “velho” que os captadores demonstram quando seus pólos enferrujam (foto 1). Uma vez que a deterioração do metal começou pela ferrugem, não há como retroceder o processo. É possível detê-la, entretanto, para evitar que recomece, cromando novamente o metal.

    Esses pólos oxidam por causa do suor das mãos. Quanto mais ácido for ou quanto maior a quantidade expelida, maior será a possibilidade de eles enferrujarem. Em relação ao som, a oxidação não o altera. O aspecto, porém, para algumas pessoas, torna-se repugnante. Um truque para melhorar a aparência desses captadores se faz da seguinte maneira:

    · Isole com fita crepe toda a superfície do captador (foto 2) para que os procedimentos a seguir não o agridam;

    · Com o auxílio de uma lixa d’água de número 240, raspe os pólos um a um cuidadosamente (foto 3) até que a ferrugem seja totalmente eliminada;

    · Em seguida, também com o auxílio de uma lixa d’água, só que desta vez de número 600 e, posteriormente, 1200, faça novamente o polimento;



    · Após esses procedimentos, limpe os pólos com um pequeno chumaço de algodão embebido em álcool isopropílico (foto 4);

    · Agora, para isolar os pólos do ar e da umidade, com o objetivo de a ferrugem não retornar, e para que eles mantenham essa nova aparência, pingue com cuidado uma gota de cola adesiva tipo “Super Bonder” sobre os pólos dos captadores um a um (foto 5) e, com a ponta de uma chave defenda pequena, espalhe a cola sobre a superfície (foto 6) sem encostar a chave nela. Esse processo é difícil, pois os pólos mencionados acima são imãs e como tais exercem atração sobre o metal da chave de fenda. Em vez de utilizá-la, pode-se usar um palito de fósforo (foto 7), porque não sofre atração magnética pelo fato de ser de madeira. Mas, se encostarem, podem colar-se muito facilmente. Depois de seca a cola, haverá um aspecto de verniz, impermeabilizando os pólos contra a ferrugem. Para isso, pode-se também usar esmalte transparente para unhas (foto 8). Entretanto, a cola, na maioria dos casos, apresenta maior durabilidade.




    Um problema que pode assolar o músico, às vezes numa véspera de show ou gravação, são as folgas nas roscas das hastes dos tremolos (foto 9) ou nos parafusos das travas de cordas, que começam a espanar.

    MEDIDAS PALIATIVAS

    Os procedimentos que direi a seguir servem como um socorro imediato. O ideal, porém, é que se leve o instrumento ao seu luthier. Ele substituirá parafusos ou peças com folgas para que a solução seja mais duradoura.

    Compre, em uma loja de material de construção, uma fita teflon - veda rosca - (foto 10) e aplique pequenos pedaços nos parafusos na base de fixação da haste da alavanca (foto 11) ou na própria haste. Após esse passo, deve-se rosquear a haste ou os parafusos nos seus devidos lugares. Se a folga ainda for considerável, repita a operação até atingir um resultado aceitável.

    Esse procedimento os salvará, no mínimo, de conseqüências maiores como ter de usar o tremolo sem que o locking nut esteja travando as cordas ou ainda gravar com a haste fazendo ruídos por causa da folga existente.



    eu copiei o q ta no site...
    é melhor vc le isso no site

    olha ai

    http://www.edmarluighi.com.br/dicas-do-luthier/06-faca-voce-mesmo.asp

    jarda
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    mas se eu lixar os captadores, como os trastes não vai alterar em nada o som????

    lagwagon
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    nao, se pode ateh tirar essa parte oxidada que nao vai mudar bulhufas

    jarda
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    então pra que que tem aquelas bolinhas de ferro levantadas????

    já que se tirar tb não vai mudar nada.........

    porque hien???

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tirando Ferrugem