A qualidade da madeira influencia no timbre?

Autor Mensagem
danilomagacho
Veterano
# nov/11
· votar


OBS: o tópico fala de TIMBRE, pois se entrar sustain, aí a conversa é outra.

Ant--
Veterano
# nov/11
· votar


Já disse e vou repetir. Faça esta pergunta para um cara como Keith Richards e esteja preparado para a resposta :)

Frase dele: "me dê 5 minutos e farei qualquer guitarra soar parecido".

LucasBM
Veterano
# nov/11
· votar


Os outros 99% do timbre vem da mão do cara
Timbre da mão ? Tá certo que quem sabe tocar não precisa só tocar em instrumentos tops, mas a MÃO do cara dá timbre ?

LucasBM
Veterano
# nov/11
· votar


Talvez para muitas pessoas a Madeira não seja tão eficiente na timbragem quanto troca de captadores, cordas e equips. Mas todo mundo deve concordar que a madeira é a "Cereja" do bolo.

igor.schecter
Veterano
# nov/11
· votar


POLEMIC TOPIC D:

danilomagacho
Veterano
# nov/11
· votar


Timbre da mão ? Tá certo que quem sabe tocar não precisa só tocar em instrumentos tops, mas a MÃO do cara dá timbre ?

LucasBM

Cara, eu poderia esperar qualquer tipo de comentário, menos um comentário como este seu.

Óbvio que dizer que o timbre vem da mão do cara quer dizer da forma como ele toca, pegada, técnica, e não fisicamente da mão do cara... mas sei lá, de repente um mutante, o Magneto por exemplo.

Ainda não acredito que lí isto...

guitartube
Veterano
# nov/11
· votar


Curly
http://www.stormriders.com/guitar/telecaster/guitar_wood.pdf

Um paper interessante, o autor usa um microfone também para captar as características acústicas (será que foi publicado?). Achei o paper do brasileiro mais completo e mais confiável.

Tem um tópico meu aqui no fórum, no qual eu uso um microfone bem sensível apontado para a escala da guitarra. http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/209664/

Eu entendi o que vc quis falar sobre método científico. Como Engenheiros, sabemos que existem elos entre a teoria e a prática, que não são resolvidos por modelos "corretos". Não se aborreça pq os que te conhecem, sabem da sua competência e entendimento. Vc é um cara que aqui no fórum, sempre está presente no desenvolvimento das coisas, seja dando uma força, participando, perguntando, dando idéias, etc...

flw brow!!!!!!!

guitartube
Veterano
# nov/11
· votar


LucasBM
Timbre da mão ? Tá certo que quem sabe tocar não precisa só tocar em instrumentos tops, mas a MÃO do cara dá timbre ?

Qualquer guitarra tocada pelo Van Halen terá o som do Van Halen, tocada pelo BB King, terá o som do BB King,... Satriani....,
Este experimento é o mais evidente, se em um teste cego, colocarem dez guitarristas famosos tocando (com guitarras diferentes das que eles usam), vc consegue acertar o timbre de todos eles.
A interação do guitarrista com o instrumeno é o elemento dominante na formação do timbre.

flw!!!!

Curly
Veterano
# nov/11
· votar


guitartube

valeu irmão, descobri esse paper pesquisando no google scholar, achei muito parecido com a pesquisa brasileira,

mas nem fiquei chateado não hehe, aproveitei a deixa para perturbar um pouco também hehe, afinal isso aqui é só diversão ! a galera aqui é do bem e mesmo que não fosse, minha galeria de tipos repugnantes já está completa, não tem lugar para mais ninguém, huahauhaua ! valeu pelos elogios, abç !

Die Kunst der Fuge
Veterano
# nov/11
· votar


Curly
mas nem fiquei chateado não hehe

Bom saber!!

Bog
Veterano
# nov/11
· votar


Curly
mas nem fiquei chateado não hehe
Bom saber!! (2)

Importante ressaltar que muitas vezes o que está escrito não transmite o estado de espírito ou a intenção da pessoa que escreveu. Coisas que você diria no melhor clima "papo de boteco" de repente viram guerras santas.

MauricioBahia
Moderador
# nov/11
· votar


Curly
Die Kunst der Fuge
Bog

Quando pessoas educadas, ponderadas e inteligentes estão envolvidas, dificilmente há atos de ignorância. :)

Abs

guitartube
Veterano
# nov/11 · Editado por: guitartube
· votar


Curly
valeu irmão, descobri esse paper pesquisando no google scholar, achei muito parecido com a pesquisa brasileira,

Fazendo o papel de advogado do diabo:

- A corda é tocada, vibra e produz um som (além da produção e variação do fluxo magnético na proximidade do captador);

- A única coisa mecânica que pode alterar a vibração das cordas conferindo um padrão específico vibratório (timbre peculiar de cada guitarra) - são os : (1) pontos de contato das cordas e a (2) ancoragem dos pontos de contato;

- O (1), seriam a ponte e as tarraxas, o (2) seriam respectivamente o corpo e a mão da guitarra;

- Não existe interação vibratória entre a corda, (1) e (2), como provado no paper;

-Mas existe uma flexão do conjunto braço/corpo , por torção mecânica tipo "arco e flexa", quando da vibração da corda e a tensão a que o conjunto é submetido (olhe no encarte do seu encordoamento para verificar a tensão de cada corda e a força em Kg);

- Essa torção pode ser mais ou menos intensa em diferentes graus dependendo da ponte, tarraxas, da composição do corpo, do braço e do tensor.

- Seria esta torção (vai-vem decorrente da vibração da corda e resposta do corpo /braço), responsável pelo timbre?

- Sabe-se que esta torção amortece a vibração, afetando o sustain.

Ao invés de tentar quebrar o artigo do cara (o que vai ser difícil), pq não se investiga esta outra possibilidade?

flw!!!!!!

minha galeria de tipos repugnantes já está completa, não tem lugar para mais ninguém, huahauhaua !

Que bom cara!!!! A minha galeria tbm está cheia, mas existem certos tipos que insistem em querer entrar, procuram uma vaguinha nem que seja num cantinho apertado, aí já viu né? A galeria dá uma de coração de mãe e aí ... O cara usa Rexona e aí.... é só completar a frase. ahuahuahuhauhauhuahuahuhauhauhauhau

flw!!!!

Die Kunst der Fuge
Veterano
# nov/11
· votar


guitartube
(1) pontos de contato das cordas e a (2) ancoragem dos pontos de contato;

- O (1), seriam a ponte e as tarraxas,


No (1) entraria o Nut também, não é?

slash_web
Veterano
# nov/11 · Editado por: slash_web
· votar


É foda um video do gilneyparson que ele fala de uma marca de guitarra que usa compensado e bota os endorsers com captadores EMG . Ai a pessoa fica iludida, vai lá e compra a guitarra . Mas a guitarra vem com EMG hz que são passivos, engana os leigos...e os endorsers tiram bons sons pois o EMG ativo já possui ''pré amplificador'' e não necessitam de madeira de boa qualidade. Ai ele fala no video que a marca é Con...''

Sei que não tem muito a ver com o topico , mas achei legal citar isso como uma curiosidade, e para os leigos é bom mesmo.






Sobre a questão do timbre e da mão do guitarrista, isso é uma associação entre timbre e notas( estilo), ou seja, é mais ou menos parecido com o fato de quando voce le '' OLOCO , MEU!" voce ouve a voz do Faustão, ou quando le BEM AMIGOS DA REDE GLOBO voce ouve a voz do Galvão Bueno.

Mas a questão é que se por exemplo, voce pegar 10 guitarristas famosos e trocar seus timbres e suas guitarras, voce só conseguirá advinhar quem são os guitarristas porque voce já sabe que são '' 10 guitarristas famosos''. Voce já tera uma lista de guitarristas pré concebida em sua mente, e a partir dai seu cerebro julgará as opções e/ou relacionará outras. Hoje em dia as pessoas determinaram estilos por guitarristas. E não guitarristas por estilo. A midia, os fatos, as pessoas estabeleceram guitarristas ideais para cada estilo musical, e acabam usando-os como referencia para criticas e comparações. E quanto ao resto, é só resto...

Vuei legal, kkkk, abraço!

guitartube
Veterano
# nov/11 · Editado por: guitartube
· votar


Die Kunst der Fuge
No (1) entraria o Nut também, não é?

Sim, mas acho que ele é elemento intermediário e numa primeira aproximação, este poderia ser desconsiderado, assim como os saddles da ponte.

No paper do garoto de Brásilia tinha uma relação interessante entre timbre e sustain dado pelo parâmetro DL de decaimento, tentei acessar o paper mas não consegui. Acho que o cara tirou o paper ahuahuahuahuahuahuahua....

flw!!!!!

slash_web
Veterano
# nov/11
· votar


guitartube

Completando... Se pegassemos 10 guitarristas famosos e trocassemos as guitarras, é fato, que eles não teriam mais o mesmo timbre... teriam apenas o mesma pegada. Considerando que tivessemos todas as guitarras em clean ou drive(por exemplo).... E se pegassemos 10 guitarristas famosos e trocassemos as guitarras, adicionassemos varios efeitos chorus, flangers, drives, delays e tocassem a mesma escala pentatonica em clave de sol, aposto que nunca irias advinhar qual guitarrista é...

Ou seja, é muito , mas muito relativo e peculiar.

danilomagacho
Veterano
# nov/11
· votar


slash_web

Sobre a questão da "mão do guitarrista", entenda não apenas as notas que ele toca, mas a pegada dele afeta muito e principalmente a regulagem que ele faz com o equipamento.

Se eu regular meu equipamento do meu jeito e tocar Van Halen, não vai ser Van Halen, se ele pegar a guitarra da minha mão vai soar muito próximo, e se ele regular o meu setup para ele tocar, tenho certeza que vai sair 100% Van Halen.

Quando digo que o timbre depende muito mais do guitarrista do que da guitarra, inclua o resto do setup no bolo também que a conversa fica ainda mais interessante.

Eu não sou um puta guitarrista, mas toco a muito tempo (digamos que a minha falta de técnica já tem um estilo consolidado), e conheço bastante de regulagem, áudio, equipamentos, etc. Pode ter certeza, igual não fica, mas meus timbres ficam parecidos sempre, qualquer que seja o equipamento. Claro que existem variações, grandes, eu percebo elas na íntegra, quem conhece vai perceber também, mas os leigos vão achar tudo igual.

Se isto acontece com equipamentos, imagine se falarmos apenas da madeira do corpo?

Para mim ela afeta sim, não é muito. O captador não afeta muito, as cordas não afetam muito, os cabos não afetam muito, o Amp afeta um pouco mais mas não é muito, etc... some isso tudo e temos a diferença do equipamento bom para o ruim, mas um mesmo guitarrista vai timbrar parecido com os dois (quem mais vai sentir diferença será o próprio guitarrista).

guitartube
Veterano
# nov/11
· votar


slash_web
danilomagacho

Na miha opinião, o captador é um elemento muito importante pq ele é que dá clareza e definição (além de uma leve EQ). Ele, junto com o circuito da guitarra, constituem a primeira fase de EQ e preparativo para o pré-amplificador. A pureza e qualidade dos fios da bobina e a sensibilidade dos imãs, captam uma maior gama de nuances das cordas.

As cordas são importantes pq se elas possuirem uma distribuição irregular de massa, comprometem a vibração. Cordas velhas ou fabricadas sem precisão, perderam massa irregularmente e consequentemente perdem o brilho, definição, qualidade tonal, ....

Trastes, tarraxas, e ponte fazem parte da tocabilidade e afetam este quesito,

Agora o mais importante, é que a melhor guitarra, é aquela que melhor se adapta ergonomicamente a vc, ou seja, aquela que favorece o seu tocar, fazendo o mínimo de esforço. Uma boa regulada pro seu jeito faz muita diferença e pode ultrapasssar todos os outros componentes em termos de importância.

Talvez o parágrafo acima justifique o pq Fender e Gibson são muito escolhidas. Ambos fabricantes, espertamente, já lançaram inúmeras versões de seus modelos com as mais diversas configurações , ajustes e medidas, de modo que é mais fácil vc encontrar uma Fender ou Gibson que se encaixe com vc do que achar esta característica em qualquer outra marca.

Os componentes: efeitos, amplificador e caixa, são elementos que fazem parte do adorno do que foi produzido no estágio guitarra. Auxiliam até um determinado ponto, mas não resolvem o problema.

Outra parte importante diz respeito ao modo de tocar. Existe muita diferença entre tocar com dedos, paleta, tipos de paletas, modo de paletar, inclinação da mão direita, pressão da mão esquerda, força e modo do ataque, região de ataque nas cordas, seleção de captadores, etc....

flw!!!!

guitartube
Veterano
# nov/11 · Editado por: guitartube
· votar


O que sempre achei incorreto, foi a enganação tipo:

Se seu timbre é ruim, compre uma guitarra com corpo de Mogno, escala de jacarandá, preferencialmente de marca;
Se seu timbre é ruim, tente tocar num amplificador valvulado e vc vai ver a diferença....;.
Pedais analógicos possuem o timbre puro,.....;
Blábláblá de quem só diz que faz ....

Neste tempo em que estou aqui no FCC já vi cair o mito do valvulado, da ineficiência dos digitais e agora o da madeira (embora eu já sabia deste último há anos).

flw!!!!

Magrinho123
Veterano
# nov/11
· votar


Bom, por experiência própria eu posso afirmar que guitarras diferentes produzem timbres diferentes, e certas madeiras tendem a seguir uma "lógica timbrística", mas nem sempre elas seguem.
Digo isso porque quando fui comprar meu amplificador, passei numa loja pra testar um Laney Vc-30 (ótimo amp), e nele pluguei minha guitarra que trazia comigo, uma Ibanez com corpo em basswood, braço em maple escala jacarandá. Logo depois toquei numa outra Ibanez com especificações idênticas, e o timbre era totalmente diferente, provavelmente por causa dos captadores, mas ambas seguiam essa tal "lógica timbrística", mas não posso afirmar que isso seja por causa da madeira pois logo após testei uma terceira guitarra, com as mesmas especificações, só que escala clara, e esta soava MUITO parecido com a segunda guitarra, só que um pouco mais definido e mais agudo.

Teve uma segunda vez também que toquei na guitarra de uns amigos na escola, ambas eram stratocasters genéricas, captação single coil genérica, corpo em basswood, braço em maple, só que uma tinha escala clara, outra escala escura, e ambas tinham timbres parecidos, só que o da escala clara era mais agudo, seguindo a lógica do outro teste.

Talvez não tenha sido por causa da madeira, e na verdade foi só uma coincidência, já que foram apenas dois testes diferentes, mas eu já estou quase convencido de que as madeiras influenciam sim no timbre, porém em um grau MUITO menor do que muitos consideram.

Outra coisa; esse mito dos digitais é uma meia-verdade... o que acontece é o seguinte:
os equips digitais tem esse bagulho do conversor digital-analógico, ou seja, a onde que ele gera é tipo a onda "redonda" igual a do analógico só que cheia de rebarbas, como se fosse pixelizada... só que os equips de hj em dia utilizam-se de recursos avançadíssimos, a taxa de amostragem e o número de bits de referência pra essa quantidade de quadradinhos que compõe a onda que simula uma onda analógica é simplesmente monstruosa, ouvido nenhum consegue detectar a diferença, isso é fato! O que nós conseguimos diferenciar é equipamento bom de equipamento ruim, independente de ser analógico ou digital, e fim de papo!

Pepe Le P
Veterano
# nov/11 · Editado por: Pepe Le P
· votar


Esse tópico está deveras interessante...

Estou esperando a discussão chegar no patamar das "propriedades emergentes timbre-determinantes" pra dar mais uns pitacos...

LucasBM
Veterano
# nov/11
· votar


Óbvio que dizer que o timbre vem da mão do cara quer dizer da forma como ele toca, pegada, técnica, e não fisicamente da mão do cara... mas sei lá, de repente um mutante, o Magneto por exemplo.
Porém, Se você tocar numa Les Paul com pegada de Strato não acredito que o som será o MESMO...

LucasBM
Veterano
# nov/11
· votar


Esse tópico está deveras interessante...
E nunca vai acabar auhauhaua.

E mesmo que alguém coloque um "Fato Venério" provando sua opinião, ainda vai ter gente que vai sair falando asneira e contrariando do mesmo jeito...

-Dan
Veterano
# nov/11 · Editado por: -Dan
· votar


Magrinho123

Lembrando que a madeira do braço influencia sim no timbre e o trabalho do cara não negou isso.

Abixibarraba
Veterano
# nov/11
· votar


http://www.youtube.com/watch?v=Y0jfoPbNlT8

guitartube
Veterano
# nov/11 · Editado por: guitartube
· votar


Pepe Le P
Estou esperando a discussão chegar no patamar das "propriedades emergentes timbre-determinantes" pra dar mais uns pitacos...

Eu estou esperando a discussão chegar no patamar "O Ectoplasma e a madeira, uma visão espírita da formação dos timbres" ahuhauhauhuahuhauhuahuahua, aí eu saio fora!!!!!


flw!!!!!

Alex guitar man
Veterano
# nov/11
· votar


Pessoal, agora a pergunta é outra.....

A qualidade da madeira influencia no timbre do violão com captador ativo?

LucasBM
Veterano
# nov/11
· votar


O Ectoplasma e a madeira, uma visão espírita da formação dos timbres
kkk

Pior que isso só: Como manter sua casa, guitarra e corpo organizados e livres com *Feng-Chui e manter o som harmonioso com a Natureza com fluxo de energia saudável.

*Não sei escrever esse bagulho TRASH e agora não tá abrindo nenhuma página da internet além do Forum CifraClub.

guitartube
Veterano
# nov/11
· votar


LucasBM

É mesmo ahuahuahuhauhauhuahuhauhauhauhauhau....

A casa caiu hehehehehe, anos de baboseiras e experimentos sem critério, alimentados por vaidades, interesses e mitos.
A grande busca do homem é descobrir o "Porque?", sem este objetivo, a vida é incerta, e a ciência não pode se calcar em incertezas para construir o conhecimento.

flw!!!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A qualidade da madeira influencia no timbre?