Marfim ou Jacarandá?

Autor Mensagem
Munki
Veterano
# mar/04


Vou comprar uma Tagima 735, mas to em duvida em relação a madeira do braço...podem me ajudar dando as caracteristicas dos 2?

pagode alto astral
Veterano
# mar/04
· votar


Munki

O marfim pela sua cor é normalmente usado qdo se quer dar uma aparencia vintage no instrumento.Muito bom para braço e escalas tb.

O jacarandá tb é muito usado e desejado em braços ...qualquer um será excelente.

maggie
Veterana
# mar/04
· votar


Jacarandá é até raro.

paulao_jazz
Veterano
# mar/04
· votar


maggie

Jacarandá é até raro.

acho que não. a maioria dos braços de escala escura hj em dia são de jacarandá (rosewood).

Munki

já vi em alguns sites que a escala escura (jacarandá/rosewood) é melhor para sons mais gordos. O marfim (escala clara) é melhor pra sons de Strato, mais estalados. Mas isso foi o que li, na verdade nunca comparei as duas.

RATM
Veterano
# mar/04
· votar


Munki
Cara, isso tbm eh questao de gosto, mas nao eh apenas da cor da escala.. Cada madeira tem a sua caracteristica.

Marfim: Som estalado.
Jacaranda: O som eh mais "aveludado" e "macio" do que o marfim. perfeito pra blues, jazz e etc.. Por isso q a GRANDE maioria das LP sao de Jacaranda.

Eu curto mais Jacaranda, embora eu esteja fazendo uma tele de marfim!!

Eh isso cara..
AbraX!

Jean
Veterano
# mar/04
· votar


eXISTE MADEIRA PINHO?.Se existe ela é boa ou ruim?

espectro
Veterano
# mar/04
· votar


marfin: substituto nacional ao maple, som brilhante e estalado sem atacke eh usado tanto no braço quanto na escala

jacaranda: existem 2, o brasileiro(o melhor) e o indiano (+comum) apresenta um som mais aveludado com bastante grave e tem bastante atacke e punch. eh usado quase exclusivamente em escalas , mas existem braços tb (eu nunca vi)

a tagima pelo que sei usa mto o marfim em seu braços e eh uma exelente madeira.
eu prefiro escala em jacaranda, questaão de gosto.
lembrando que jacaranda eh mais caro. flw

espectro
Veterano
# mar/04
· votar


Jean claro que existe!!! tem varias espécies, tem o eliotis (akele usado em construções,uma porcaria para instrumentos)
spruce -na espanha se chama pinotea- usado geralmente em tampos de violão, uma otima madeira.
araucaria tem um luthier aki que usa essa madeira pra corpos de guitarra, o foda e que ta em extinção dae eh proibido cortar, mas e uma otima madeira.

AllanFly
Veterano
# mar/04
· votar


Munki

Marfim: Som estalado.
Jacaranda: O som eh mais "aveludado" e "macio" do que o marfim. perfeito pra blues, jazz e etc.. Por isso q a GRANDE maioria das LP sao de Jacaranda.


marfin: substituto nacional ao maple, som brilhante e estalado sem atacke eh usado tanto no braço quanto na escala

jacaranda: existem 2, o brasileiro(o melhor) e o indiano (+comum) apresenta um som mais aveludado com bastante grave e tem bastante atacke e punch. eh usado quase exclusivamente em escalas , mas existem braços tb (eu nunca vi)


Cara, toca os dois e perceba a diferença, depois me conta.
Eu, papai Noel, o coelhinho da Páscoa, o saci, a mula-sem-cabeça, curupira, caiopora, cuca, lobisomem e outros.... ,estamos curiosos em saber o resultado desta experiência fascinante.
Brazillian Tonewoods........

Se vc não achar diferença, compre o mais bonito ou barato, bote bons captadores, blinde a guitarra, troque os pots por gibsons, refaça a elétrica pq fabricante de guitarra é porco e mão de vaca, bota um jack banhado à prata, bons cabos, bom ampli e toque. Fazendo isto, sua guitarra vai ficar bala e melhor que as top, Boa sorte.

pagode alto astral
Veterano
# mar/04
· votar


AllanFly

ja que vc fez questão de aparecer.......cade suas mp3?

espectro
Veterano
# mar/04
· votar


AllanFly
vc naum percebe a diferença?
eu percebo! uma escala clara o som e mais brilhante e numa escala escura o som eh bem mais grave msm.
vc nao deve perceber por causa do seu estilo que de ve ser punk ou hardcore que soh usa distorção e nao ta nem ae pra timbre. se não for o seu caso, procure treinar + seu ouvido e não se esqueça tb de usar equipamentos de primeira, pq não adianta vc usar uma tonante com um wattsom e cabos "fundodoquintal" made que ae vc não percebe nada msm. valeu!

espectro
Veterano
# mar/04
· votar


espectro
e inclusive eu tenho as duas escalas em 2 guitarras

Munki
Veterano
# mar/04
· votar


que mal lhe pergunte, que que é pot?

AllanFly
Veterano
# mar/04
· votar


espectro
eu percebo! uma escala clara o som e mais brilhante e numa escala escura o som eh bem mais grave msm.

Cromologia explica coisas deste tipo, por isso que muita gente veste azul, estado de espirito mais amenizado.
Psiquiatria explica tb.

Vamos ver... Escala do braço....hummmm.....afeta o timbre final......escala clara.....escala escura.... diferente.....mais um componente na intrincada trama da guitarra........Mitos....Magias....Oriente....Samara..... receita...sim

Pegue um vagalume orfão nascido numa encruzilhada cujas casa possuam números pares e que não exista nenhuma viúva morando, amarre ele na madeira que esteja secando para fazer a escala, embrulhe tudo em um saco de pano costurado por uma virgem de 30 anos, e enterre em num solo de saibro. Após 30 meses a madeira irá escurecer, após retirá-la do solo (use somente a mão esquerda), retire o vagalume e torre ele num fogão a lenha, com as cinzas faça um chá e regue a madeira com este chá durante 3 noites de lua cheia intercaladas por 7 sextas feiras dia 13. Após isto, escave a madeira para fazer a escala, com uma lasca que tenha sobrado, faça uma figa e pendure no pescoço de um javali tb orfão e não castrado, jogue gasolina no javali e ateie fogo, ele sairá correndo pelo mato e abrirá um caminho, passe por este caminho segurando o braço da guitarra com o headstock virado para baixo e a escala para frente (é necessário cruzar os dedos inclusive os do pé) pronuncie as seguintes palavras: Aveludeeeê...,Maciêeeee....., Estaladêeee...Brilhantêeee....Ouvidêeee...Punkêeee....Hardcorêeeeee... ..Tonantêeee.......Wattsomêeeeeee.....Fundoquintalêeeeeeee....Diferenc eêeeeee........

Pronto aí estará uma escala perfeita.

RATM
Veterano
# mar/04
· votar


AllanFly
Qd vc arruma as MP3, vc vem conversa com agente, blz????

AllanFly
Veterano
# mar/04 · Editado por: Moderador
· votar


[Editado por moderador: Dê uma lidinha nas regras]

RATM
Veterano
# mar/04 · Editado por: Moderador
· votar


AllanFly
se vc tivesse certeza dessa sua tese, duvido q vc jah nao teria arrumado essas guitas a seculos..


Obs. do mod: sem ofensas pessoais.

Dogs
Veterano
# mar/04
· votar


Acho mais massa Marfim, eu acho bonito escala clara e gosto de som dela.

the_paranoid
Veterano
# mar/04
· votar


mas tb vcs naum esperam q o AllanFly
tenha dinheiro pra provar oq ele diz neh? deem um tempo... soh deixar o cara no canto dele

kaskudo
Veterano
# mar/04
· votar


porra!!! acho que o cara posta tópicos como esse só pra irritar o outro, que tbem se ofende só de falar em madeira! deve ser trauma de infância...

pagode alto astral
Veterano
# mar/04
· votar


esse Allan já está beirando o ridículo...entra em tópicos como esse pra aparecer com teses sem argumentação decente nenhuma e na hora H que a coisa aperta nas mp3 dele o kra corre da raia como um Bozo.

Tá patético.

kaskudo
Veterano
# mar/04
· votar


ele é muito estressado, devia ir pescar...

AllanFly
Veterano
# mar/04
· votar


Aí galera, vou botar um argumento arrasador hoje a noite.
Eu mudei minha pesquisa, estava pesquisando o efeito da madeira no timbre final do instrumento, é por isso que não achava nenhum artigo científico para ler, não existe, ninguém provou que existe influência. Logo não vale admitir por exclusão ou inexistência que afete.
Mudei a estratégia, fiz um busca via prova de que não influencia, para minha surprêsa e para confirmar minha tese, encontrei diversos artigos científicos que provam que a influência é nula ou quase. Artigos de PHd's de universidades Americanas publicados em congressos internacionais de física, e com modelos e expriências realmente devastadoras. Sinceramente fiquei até triste pois pensei que podia estar errado em minhas suposições.
Vou estudá-los hoje a noite e passarei para vcs, quero ver quem vai dizer que um ex-candidato a prêmio Nobel errou (um americano que estudou este tema).
Putz, eu sabia. Vou escrever um tratado, por enquanto só estou lendo o primeio paper.

Abraços a todos.

Dark Avenger
Veterano
# mar/04 · Editado por: Moderador
· votar


AllanFly
Muita gente q testou duas guitarras d madeiras diferentes com os caps iguais diz q o som eh diferente(ta esse negocio de braço de jacaranda ou marfim eu num sei se faz efeito),mas a madeira do corpo faz diferença sim!!experimenta tocar numa guitarra de compensado pra tu ver.

janick
Veterano
# mar/04
· votar


pra mim, nem marfim nem jacaranda nem maple sao as melhores madeiras pra a escala . . . sao boas sim, bem legais, a escala da minha guitar eh em rosewood, mas, a melhor mesmo eh ebano . . . falam q guitar com escala em ebano eh + dificil de empenar o braço, alem d q a digitaçao eh mto confortavel, alem da tonalidade escura dessa madeira q eh mto bonita.

AllanFly
Veterano
# mar/04
· votar


Dark Avenger

Aí irmão, vc tá ofendendo, cadê o moderador?
Se vc for a uma roça no interior da nosso país, vaí encontar gente que jura pela alma da mãe que já viu um saci.
Eu não vou discutir com vc, nem quero, pois contra a ciência modelada e comprovada, não existe argumento. Não são meus os argumentos, são de cientistas renomados. Tb não adianta lhe passar os artigos pq vc deve ser ignorante e não vai conseguir ler, além do mais estão em inglês.
Se vc tiver paciência, vou colocá-los em meu site o original, o link, e a tradução.
Se vc pegar uma fender falsa de MDF sem saber, e disserem prá vc que ela é vintage 1962, com captadores originais, vai ficar muito feliz, e vai dizer que a guita é foda. Isso não acontece só com vc, vários caras compram guitarras de compensado ou mdf e as adoram, até alguém dizer do que são feitas e falarem que são merdas, aí o cara fica constrangido e quer se livrar dela. Fica traumatizado com a revelação e passa a acreditar nestes mitos.

Quando ficar pronto, lhe aviso, para vc visitar. Eu não digo mais que não influencia, são os PHds em física que dizem, dizem não, desculpa, comprovam. Vc não pode duvidar de cientistas capazes de retardar a propagação da luz sem mudar o meio.

Soulface
Veterano
# mar/04
· votar


AllanFly
cadê o moderador?
Chamou?

AllanFly
Veterano
# mar/04 · Editado por: Moderador
· votar


Dark Avenger
Se eles dissesem pra vc ...

Nota: Já foi editado.
Discutam idéias e não pessoas.

AllanFly
Veterano
# mar/04
· votar


Soulface

Aí meu brother, olha o cara me ofendendo.

Soulface
Veterano
# mar/04
· votar


AllanFly
Calma cara, se vc levar tudo oq for falado aki a sério, vc fica louco! hehehehe
1º- O coitado do Munki pediu informações sobre a madeira do "braço" da guitarra. Ou seja, o assuntojá foi desviado. Se for pra levar ao pe´da letra, ei terei q fechar o tópico.
2º- Vc respondeu a ofensa com outra ofensa. Eu entendo q o sangue sobe à cabeça, mas adianta revidar? Se eu for levar ao pé da letra, teria q banir os dois. E agora? OQ posso fazer?
Relaxa q é melhor... Como já falei, exponha sua posição e deixe aos interessados o trabalho de pesquisar e ver qm está certo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Marfim ou Jacarandá?