Timbre da Madeira na Guitarra Életrica

Autor Mensagem
LOW Fl
Veterano
# mar/04


Sim esse é mais um Toópico sobre madeira na guitarra.

A questão é a seguinte:
-temos de um lado pessoas (maioria aqui no forum) que defendem que a madeira usada no corpo da guitarra eletrica influência enormemente no timbre final.

-E do outro lado temos eu e outros que defendem que a madeira não é um fator que gere uma influência significante a ponto de mudar o timbre da guitarra eletrica e isso se altamente notado.


Eu e os que defendem que o material madeira não é um fator de grande importancia no timbre da guitarra já falamos aqui varias vezes o porque, citamos exemplos, situações etc...

Agora vocês que falam que as madeiras tem diferentes timbres( Lógico que elas tem, não contestamos isso, e só praticamente sobre isso foi dito pra quem defende essa importancia da madeira), gostaria de saber como essas nuancias de timbragem são captadas e processadas na guitarra para modificar o timbre final?

Toupeira
Veterano
# mar/04
· votar


putz, essa discussão não tem sentido...


a madeira influencia o timbre dependendo da densidade, mas não é essencial. Se ela vibrar junto com as cordas, como as semi-acústicas, o som sai mais grave; se ela for fixa, o som sai mais brilhante, agudo. e ponto final, porra

Jean
Veterano
# mar/04
· votar


LOW Fl
Vibração das cordas,sustain de cada madeira,captadores?.

Acho qie é isso.

Jean
Veterano
# mar/04
· votar


e ponto final, porra

tem que avacalhar.

LOW Fl
Veterano
# mar/04
· votar


Toupeira
Mas não estamos no referindo as semi-acústicas em que a madeira tem influencia e sim as guitarras eletricas de corpo solido.

madeira influencia o timbre dependendo da densidade
Sim mais isso eu e o Allan já falamos, essa dessidade implica numa maior susteção do som, que depende ainda da construção da guitarra. Ou seja amdeira poderia ser subtituida por outro material de mesma densidade ou maior.
Estamos querendo saber como as propriedades acusticas da madeira podem gerar por exemplo um som mais grave ou agudo na guitarra e como isso acontece é a questão.

pagode alto astral
Veterano
# mar/04
· votar


Discussão que não leva mais a nada pois virou uma guerra de orgulhos esse tema.

LOW Fl
Veterano
# mar/04
· votar


eu levanto esse tópico até me explicarem o porque.

Tripa Seca
Veterano
# mar/04
· votar


eu estou tentando entender como a vibração das cordas, que é captada pelo captador é influenciada pela madeira.

o sustain com uma madeira mais sólida é maior, visto que não ha atenuação, isto é fato.

eu particularmente acho que a madeira influi no timbre sim, pois se vc tocar com uma guitarra semi-acustica com distorção e/ou o volume alto ela tende a ter muito mais feedback que uma guitarra de corpo solido.(!)

esta é a duvida. Se o captador só recebe as ondas eletromagneticas, como poderia ser influenciado pela vibração da madeira?

pagode alto astral
Veterano
# mar/04
· votar


LOW Fl

Quem não acredita na madeira nunca aceitará pq nenhum.

LOW Fl
Veterano
# mar/04
· votar


pagode alto astral
num é bem assim não, estou aberto as opiniões e explicações.

Defenderam a madeira arduamente e não expliram o porque, e alguns ainda debocharam da ideia de a guitarra ser feita por outro material

pagode alto astral
Veterano
# mar/04
· votar


LOW Fl


A guitarra pode e DEVE ser feita de outros materiais .
Com certeza outros materiais funcionam e bem para a questão.E tem adeptos como prova essa série de tópicos aqui no CC.
Mas não vejo ponto de encontro nessa discussão .
Quem defende a madeira e quem não defende nunca vão chegar a um denominador comum.
Sempre vai ter mais alguem para perguntar outra coisa.

LOW Fl
Veterano
# mar/04
· votar


pagode alto astral
Discussão que não leva mais a nada pois virou uma guerra de orgulhos esse tema.

Mesmo se for uma guerra, são idéias se contrapondo, eu faço uma guerra de idéias e nunca ofendi ninguem aqui.

Jean
Veterano
# mar/04
· votar


Po tava pensando,que tal uma guitarra de plastico com captadores seymour duncan invader,sera que seria a mesma coisa que u a madeira,seja la qual for?

pagode alto astral
Veterano
# mar/04
· votar


LOW Fl

eu faço uma guerra de idéias e nunca ofendi ninguem aqui.

e alguem disse que vc ofendeu?

stratopeido
Veterano
# mar/04
· votar


eu acho essa discussao importante sim, eu nao tenho conhecimento suficiente pra discutir isso, mas acho meio dificil de aceitar a ideia de q a madeira influi ta pouco no som, agora eu pergunto... Eu tenho uma fender, se eu mando fazer uma guitarra de mdf nas mesmas especificaçoes q a fender com captadores fender vintage, vcs vao me falar q essa guitarra vai ter o mesmo som q minha fender? ei ja tao d sacanagem...

E ja q a madeira nao influencia tanto no timbre, gostaria saber a porcentagem q cada componente influencia no timbre final.. ponte, captadores, braço, metodo de junção, madeira, formato...

LOW Fl
Veterano
# mar/04
· votar


pagode alto astral
Quem defende a madeira e quem não defende nunca vão chegar a um denominador comum.
Sempre vai ter mais alguem para perguntar outra coisa.

Mas se uma cara quiser usar guitarra de madeira fica a vontade dele, minhas guitarras são de madeira. Ninguem esta querendo criar uma lei de usar ou não madeira.

Complemento o que oTripa Seca disse:
Se o captador só recebe as ondas eletromagneticas, como poderia ser influenciado pela timbragem da madeira?

Jean
Veterano
# mar/04
· votar


LOW Fl
Voz é uma onda eletro magnética?

Tripa Seca
Veterano
# mar/04
· votar


LOW Fl

e a outra pergunta:

pq Guitarras semi-acusticas tem mais feedback que as de corpo solido?

LOW Fl
Veterano
# mar/04
· votar


stratopeido
Eu tenho uma fender, se eu mando fazer uma guitarra de mdf nas mesmas especificaçoes q a fender com captadores fender vintage, vcs vao me falar q essa guitarra vai ter o mesmo som q minha fender? ei ja tao d sacanagem...

Mas ai o problema é que o mdf deixa o captador instavel e não da estabilidade eficiente ao mesmo podendo causar um captação deficitaria.

Agora pense vc Pegar uma Fender e colocar Mogno no corpo dela, ela poderia ter mais sustentação nas notas porque o corpo seria mais denso e o captador sofreria muito menos vibrações da madeira assim como a ponte ficaria mais fixa e a corda vibraria masi tempo.
Agora sera que a propriedade acusticas de um mogno seria captado na guitarra a ponto de deixar o timbre muito mais grave por exemplo.

LOW Fl
Veterano
# mar/04
· votar


Jean
Voz é uma onda eletro magnética?
Creio que não, senão você falaria perto dos captadores e ele captariam sua voz.

LOW Fl
Veterano
# mar/04
· votar


Tripa Seca
pq Guitarras semi-acusticas tem mais feedback que as de corpo solido?
É por que no caso guitarras semi-acusticas possuem ressonacia muito maior.

Jean
Veterano
# mar/04
· votar


LOW Fl
Hauhahaha aí que esta meu filho,eu e meus amigos ja falamos usando os captadores de guitarra tanto que eu até postei aqui!.Viu só cara.

LOW Fl
Veterano
# mar/04
· votar


pagode alto astral
eu faço uma guerra de idéias e nunca ofendi ninguem aqui.
e alguem disse que vc ofendeu?

Ninguem ofendeu não, só estava querendo enfatizar que eu quero que isso seja um tópico saudavel e que a questão lá de cima seja respondida.

Tripa Seca
Veterano
# mar/04
· votar


LOW Fl
mas o captador não capta a ressonancia da madeira, e sim OEM das cordas

nobre
Veterano
# mar/04
· votar


Tripa Seca
elas tem mais feedback pq a ressonancia do corpo interfere na estabilidade do campo magnético que o captador gera

LOW Fl
a sua ala dos que nao acreditam na importancia da madeira nao fazem nada mais do que os outros que acreditam, apenas fazem suposições... pensar a respeito não vai mudar a opinião de ninguem. até o momento em que alguem construir lado a lado duas guitarras identicas, mesma mao de obra, mesma ferragem, captadores, mudando apenas o material do corpo e apresentar provas concretas da importancia ou nao da madeira nunca vamos ter uma conclusão. como poucos tem o tempo ou o dinheiro necessario pra fazer tal experiencia, acho que teremos ainda por um bom tempo essa duvida

Shoyo
Veterano
# mar/04
· votar


POis eh kra, eu vi o topico e lembrei desse site quando estava pesquisando sobre o funcionamento de uma guitarra, mas naum acho q vah adiantar muito, pq ele fala o mesmo do problema q rola aki, eh importante, mas o pq ele nem comenta, mas coloco aki c ajudar d alguma forma:
http://www.playtech.com.br/materias/materia.asp?codarea=1&materia=1

Mas eh dificil achar todo o processo fisico q a madeira influencia, seria necessario algum tempo d pesquisa do q meras opinioes ou xutes!! As vezes pode ser a forma como a madeira propaga as ondas geradas nas cordas, pode ser a densidade, pode ser a vibraçaum de kda madeira!! mas acharia muito interessante enteder isso tmb, c alguem souber d um site ou algum local com detalhes posta aih!!

Jean
Veterano
# mar/04
· votar


Shoyo
esse site ja rolou por aqui,depois disso é que gerou confusão.

Tripa Seca
Veterano
# mar/04
· votar


nobre
vc chegou onde eu queria.

se a ressonancia do corpo de uma semi acustica interfere no campo magnetico do captador, a vibração do corpo de uma guitarra solida tb poderia interferir( bem menos é claro).

LOW Fl
Veterano
# mar/04
· votar


Jean
Hauhahaha aí que esta meu filho,eu e meus amigos ja falamos usando os captadores de guitarra tanto que eu até postei aqui!.Viu só cara.
Já tentou fazer isso sem as cordas ou com cordas de nylon, o resultado vai ser diferente.

O ímã gera um capo magnetico ao redor de si e o captador que é montadode forma que as cordas atravessem esse campo.Por serem de aço, as cordas interagem com o campo magnetico. enquanto as cordas estão paradas, o campo mantem uma forma regular e a nada acontece a bobina.
Mas assim que a corda é tocada, o movimento altera a forma do campo magnético, dando lugar na bobina a pequenos impulsos eletricos. Se a bobina está ligada a um amplificador os impulsos são levados até ele até ele sob forma de corrente alternada.

LOW Fl
Veterano
# mar/04
· votar


nobre
a sua ala dos que nao acreditam na importancia da madeira nao fazem nada mais do que os outros que acreditam, apenas fazem suposições... pensar a respeito não vai mudar a opinião de ninguem.

Mas o que nós dizemos não são suposiçoes. se vc quiser eu colo o que já foi dito em outros tópicos.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Timbre da Madeira na Guitarra Életrica