Katana Seizi Shadow, duvida sobre a elétrica

Autor Mensagem
    crdpa
    Membro Novato
    # 22/out/25 18:26

Segue fotos:

https://ibb.co/GQ1Cxyqn
    https://ibb.co/wFhpqH7K

Quem entende, o que acham? Não deveria ter um papel alumínio ou algo do tipo na tampa? Pluguei ela na Ampero 2 Stomp com fones de ouvido e achei um tanto ruidosa quando não to encostando nas cordas.

O modelo é esse: https://www.seiziguitars.com.br/produto/guitarra-seizi-katana-shadow-a urora-burst

Os carrinhos da ponte fixa estavam todos numa altura absurda e assim que tentei afinar a mizinha ela já estourou. Então foi pro luthier.

Como só se acha propaganda dela e nada de review honesto, assim que voltar da regulagem faço um, mas de cara achei que os captadores estavam um tanto inclinados com um lado mais próximo das cordas e outro bem mais distante e também os cantos dos trastes são bem grosseiros e pontudos. Ouvi dizer que é comum nos trastes de inox.

O valor dela é alto, mas consegui encontrar por 3000.

Ramsay
    Veterano
    # 22/out/25 19:16
    · votar

crdpa
    Deveria ao menos, para efeito de blindagem, ter tinta condutiva cobrindo todo o fundo e a lateral da cavidade.
    O papel de alumínio na tampa não serve pra nada, uma vez que ele não é ligado ao terra.

crdpa
    Membro Novato
    # 22/out/25 19:29
    · votar

Deveria ao menos, para efeito de blindagem, ter tinta condutiva cobrindo todo o fundo e a lateral da cavidade.
    O papel de alumínio na tampa não serve pra nada, uma vez que ele não é ligado ao terra.

Mancada uma guitarra nacional que se vende por 4000+ não ter isso.

HortaRates
    Veterano
    # 23/out/25 11:54
    · votar

Ramsay

Blindagem e aterramento são coisas diferentes. Papel alumínio na tampa serviria sim para blindagem (gaiola de Faraday). No entanto, ruidosa quando não to encostando nas cordas indica problema de aterramento.

Ramsay
    Veterano
    # 23/out/25 19:06
    · votar

HortaRates
    Engano seu, gaiola de Faraday como diz o nome é uma estrutura metálica tridimensional com as todas as partes interligadas.
    Mas, uma simples folha de papel de alumínio, por si só, não blinda nada.
    E é simples de conferir, basta plugar e tocar a guitarra com e sem essa placa da tampa que a diferença no ruído (se existir) vai ser zero.

HortaRates
    Veterano
    # 24/out/25 06:50
    · votar

Ramsay
    Faraday como diz o nome é uma estrutura metálica tridimensional com as todas as partes interligadas.

Acho que nos desentendemos então. Eu quis dizer que a tampa de alumínio é necessária, mas não suficiente para a gaiola de Faraday. Para a gaiola estar completa, tanto a tampa quanto a cavidade tem que estar revestidas de alumínio (ou outro condutor). A tampa ter alumínio só serve para alguma coisa se o resto da cavidade também tiver.

E é simples de conferir, basta plugar e tocar a guitarra com e sem essa placa da tampa que a diferença no ruído (se existir) vai ser zero.

Eu nunca considerei blindagem nas minhas guitarras porque eu acho que ela resolve um problema muito específico que eu ou nunca tive ou nunca me incomodou. Guitarra é um instrumento barulhento, não tem muito o que fazer.

Delson
    Veterano
    # 29/out/25 13:38
    · votar

Falta muito pouco pra eu me convencer de que a gaiola de Faraday, como é aplicada EM INSTRUMENTOS ELÉTRICOS, não serve pra nada. O que acontece é um reforço no aterramento, que diminuiria o ruído, mas é só empirismo de minha parte.

Essa guitarra é uma HH. Não era pra ser tão ruidosa. Mas se encostar nas cordas e o ruído parar, é absolutamente normal. O que não pode é esse ruído se sobressair.

crdpa
    Membro Novato
    # segunda às 08:49 · Editado por: crdpa
    · votar

Depois de uma visita ao luthier a guitarra ta bem boa.

Achei a captação honesta. Mantem bem a afinação e os trastes são bons.

Os trastes são um pouco mais baixos que minha LTD TE200 anterior que também são jumbo, mas por outro lado esses são de inox então vão durar pra sempre. Questão de costume.

Mas realmente vem com problema de trastes mal acabados, as laterais são bem grosseiras e pontudas. Já ouvi relatos de gente cortar o dedo e realmente acho que é possível sim se não dar um acabamento.

O ruído ta o normal quando usa distorção, encostando desaparece.

JJJ
    Veterano
    # segunda às 09:02
    · votar

Delson
    Falta muito pouco pra eu me convencer de que a gaiola de Faraday, como é aplicada EM INSTRUMENTOS ELÉTRICOS, não serve pra nada. O que acontece é um reforço no aterramento, que diminuiria o ruído

Essa discussão é tão batida quanto a influência da madeira no som da guitarra...

O fato incontestável é: uma blindagem bem feita reduz o ruído. Isso eu posso garantir, sem a menor sombra de dúvida! Se é gaiola, "terrão" ou magia, eu não fecho questão. Mas tendo pra gaiola.

JJJ
    Veterano
    # segunda às 09:10
    · votar

Perguntei pra 3 IAs (copilot, gemini e chatgpt) e todas disseram que é gaiola de Faraday.

Sim, eu sei que uma IA não é Deus e só repete o senso comum, que aprendeu em referências por aí. Mas, foi o que elas disseram...

Pergunta: A que se deve a redução de ruído em uma guitarra elétrica quando se faz a blindagem?

Resposta do chatgpt:

A **redução de ruído em uma guitarra elétrica** após fazer a **blindagem** se deve, essencialmente, à **proteção contra interferências eletromagnéticas**. Vamos detalhar o porquê disso:

---

### ???? 1. O problema: interferências externas

Os captadores e a fiação interna da guitarra funcionam como **antenas**, captando não só o sinal das cordas vibrando no campo magnético, mas também **campos eletromagnéticos externos** — como ruídos de:

* Redes elétricas (50/60 Hz);
    * Lâmpadas fluorescentes;
    * Fontes de computador;
    * Roteadores Wi-Fi, TVs, rádios etc.

Esses sinais indesejados entram no circuito e se somam ao som do instrumento, gerando o famoso **“hummm”** ou **zumbido**.

---

### ⚙️ 2. O que é a blindagem

A **blindagem** consiste em **revestir o interior das cavidades da guitarra (onde ficam captadores, potenciômetros e fios)** com um **material condutor**, geralmente:

* **Fita de cobre adesiva condutiva**, ou
    * **Tinta condutiva (à base de grafite ou níquel)**.

Esse revestimento é **aterrado** (ligado ao terra do circuito da guitarra).

---

### ???? 3. Como funciona fisicamente

O material condutor cria uma espécie de **“gaiola de Faraday”** em torno da parte elétrica da guitarra.

Isso faz com que:

* Os **campos eletromagnéticos externos** induzam correntes **na blindagem**, e **não nos fios ou captadores**.
    * Como a blindagem está aterrada, essas correntes **se dissipam para o terra**, impedindo que entrem no sinal de áudio.

Ou seja, a blindagem **“desvia” o ruído** antes que ele chegue ao circuito sensível.

---

### ⚡ 4. Resultado prático

* Redução significativa do **ruído de interferência eletromagnética**;
    * Som mais **limpo** e **silencioso** quando não se está tocando;
    * Maior **estabilidade** em palcos e estúdios com iluminação e equipamentos ruidosos.

---

### ???? Observação

A blindagem **não elimina totalmente o ruído de captadores single-coil**, pois parte do zumbido vem da própria forma como esses captadores funcionam (eles captam interferência igualmente nos dois polos).
    Mas ainda assim, a blindagem **reduz bastante o ruído geral** do instrumento.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Katana Seizi Shadow, duvida sobre a elétrica