Dificuldade com ritmo e "musicalidade"

    Autor Mensagem
    sgt_melo
    Membro Novato
    # quarta às 13:38


    Boa tarde pessoal, espero que todos estejam bem!
    comecei a tocar guitarra esse ano, mas apesar de já começar na guitarra eu iniciei desde os fundamentos básicos do violão, hoje eu já tenho uma fluência legal de troca de acordes, e venho estudando teoria, Mas algo que me desanima a tocar é que desde o começo até hoje eu tenho muita dificuldade com ritmo, da batida, dedilhado e etc. Em músicas com batida super fáceis eu consigo tocar mas em outros casos eu posso conhecer a música e os seus acordes mas quando vou tocar de fato eu não consigo encaixar a mão direita na batida.
    É algo que desmotiva bastante a estudar porque sinto que eu não tenho a "musicalidade" necessária pra tocar de forma agradável, e eu queria saber se tem exercícios ou técnicas para melhorar nesse ponto, de primeiramente conseguir interpretar e reproduzir um ritmo, e mais para frente adquirir o "molho" no instrumento.

    Wanton
    Veterano
    # quarta às 15:45
    · votar


    sgt_melo

    Já tentou pegar uma faixa de bateria e acompanhar? Algo desse tipo:



    Sgt_Peppers2
    Veterano
    # ontem às 11:31
    · votar


    Bom, vc está no começo, é importante ter paciência porque os resultados eles vêm com o tempo e de acordo com o esforço.
    Eu sugiro estudar percepção musical, principalmente leitura rítmica. Você tem que aprender as figuras de sons/pausas, compasso simples/composto, andamento, etc. Existem diversos métodos espalhados por aí. Você não tá especificamente trabalhando na guitarra, mas estará desenvolvendo o seu senso rítmico que com toda certeza vai influenciar na guitarra.

    Outro sugestão é tentar pegar músicas com poucos acordes, mas mais funkeadas, por exemplo: Respect (Aretha Franklin), Na moral (Jota Quest), Ela partiu (Tim Maia), I feel good (James Brown), Valerie (Amy Whinehouse), etc

    Tb seria interessante aprender a tocar samba. Tem uma video aula do Nelson Faria que ele ensina o rimto básico.

    São coisas que com o tempo vc vai incrementando e vai encorpando cada vez mais a sua mão direita.

    sgt_melo
    Membro Novato
    # há 6 horas
    · votar


    Wanton
    Não com baterias mais groovadas, fico um pouco perdido, mas gostei de tentar, é algo que vou exercitar com mais frequência, obrigado pela dica!

    sgt_melo
    Membro Novato
    # há 6 horas
    · votar


    Sgt_Peppers2
    Perfeito. Obrigado pelas recomendações, vou dar um pesquisada e estuda-las!

    Lelo Mig
    Membro
    # há 5 horas · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    sgt_melo

    Amigo, em meados dos anos 80, eu tocava numa banda de rock e um amigo, muito próximo, que tocava numa banda de Disco Music, com muita atividade na época, quebrou o braço e veio conversar comigo se eu poderia substituí-lo por alguns meses. Eu topei a empreitada, os caras eram muito bons músicos, eu já os conhecia, tinham muitos shows e o cachê era bom. Uma baita oportunidade.

    Os caras me passaram repertório numa fita K7, deram um tempo para eu pegar e marcaram alguns ensaios para eu me ajustar à banda (e claro me avaliarem).

    Eu sabia que o que ia pegar era a parte rítmica, então, me concentrei em treinar algumas levadas para "soltar minha munheca dura de rockeiro", melhorar groove e manter ritmo.

    Naquela época não tinha internet, então ia só na orelha, tentando "enxergar" os desenhos de mão direita. Hoje, com a possibilidade de ver os manos tocando no Youtube, é só se concentrar na observação se dedicar um pouco e treinar.

    Tem centenas de vídeos nessa linha:



    Não precisa entender inglês, pule direito onde o cara toca e "imite":



    Aproveite!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dificuldade com ritmo e "musicalidade"