Duvidas Primeira Guitarra - Obg!

    Autor Mensagem
    snip.guitarra
    Membro Novato
    # 02/jul/24 14:28 · Editado por: snip.guitarra


    Boa tarde galera, todos bem?

    Toco violao ha anos e quero entrar para o mundo da guitarra e comprar minha primeira e estou com uma duvida que pode ser basica aqui se puderem me ajudar!

    Tenho orcamento de 3k e na minha cidade tem apenas uma loja de guitarras e que so vendem Ibanez e nao quero comprar sem testar a guitarra antes (por isso nao compro na internet e tambem gosto da aparencia da ibanez)

    Com esse orcamento vi essas duas guitarras que sei que tem na loja e quero testa-las:

    a. Ibanez Grg-121sp Black Night

    b. Ibanez Grg170dx Black Night

    Com alguns conhecidos, todos gritam "NAO PEGA PONTE FLUTUANTE" pq da dificuldade de afinar/manter afinacao/trocar cordas/trocar afinacao (para quem sempre troca etc e nao considernado as floyd rose brabas q devem segurar mto bem a afinacao etc), entao com isso eu fiquei com essas duvidas:

    A SP tem ponte fixa e a DX tem ponte tremolo, caso eu goste mais da DX:

    1- Eu vou sofrer para afinar/ trocar afinacao/ trocar cordas na tremolo como sofreria com uma floyd rose ou eh tranquilo como uma ponte fixa?

    2- EU particularmente (falando apenas de aparencia, ainda n testei) gostei bastante da DX que tem a alavanca + ponte tremolo, eu posso usar ela sem alavanca? tem algum problema? e futuramente comecar a aprender a usar a alavanca?

    3- Caso nao tenha problema na pergunta 2, o que acham de pedir para um luthier apertar a ponte para ficar "fixa" e quando eu comecar a usar com alavanca eu pedir para ajusta-la?

    Obrigado pela ajuda de todos desde ja!

    Filippo14
    Veterano
    # 02/jul/24 14:37
    · votar


    1- Eu vou sofrer para afinar/ trocar afinacao/ trocar cordas na tremolo como sofreria com uma floyd rose ou eh tranquilo como uma ponte fixa?

    Super tranquilo. Tremolo é bem de boa, mais parecida nos cuidados com uma ponte fixa do que com uma floyd rose

    2- EU particularmente (falando apenas de aparencia, ainda n testei) gostei bastante da DX que tem a alavanca + ponte tremolo, eu posso usar ela sem alavanca? tem algum problema? e futuramente comecar a aprender a usar a alavanca?

    Pode deixar a alavanca rosqueada/encaixada ou não, não muda a performance do instrumento. Como preferir. Deixar encaixada e não usar tambem nao tem problema.


    3- Caso nao tenha problema na pergunta 2, o que acham de pedir para um luthier apertar a ponte para ficar "fixa" e quando eu comecar a usar com alavanca eu pedir para ajusta-la?

    Levar em um luthier para ele regular e deixar a guitarra no melhor estado possível é sempre uma boa, mas depende do quanto se tem para investir, valor do instrumento, etc.

    Quanto a travar a ponte, acho que não faria diferença alguma para você nesse momento. Deixaria como está e lá na frente, depois de tocar bastante, eu pensaria nisso. Na prática, para um iniciante, e mesmo para uma pessoa bem mais avançada, essa é uma adaptação/configuração que na maioria dos casos muda pouca coisa. Não se preocupe com isso agora.

    Abraço,

    snip.guitarra
    Membro Novato
    # 02/jul/24 14:53
    · votar


    1- Eu vou sofrer para afinar/ trocar afinacao/ trocar cordas na tremolo como sofreria com uma floyd rose ou eh tranquilo como uma ponte fixa?

    Super tranquilo. Tremolo é bem de boa, mais parecida nos cuidados com uma ponte fixa do que com uma floyd rose

    2- EU particularmente (falando apenas de aparencia, ainda n testei) gostei bastante da DX que tem a alavanca + ponte tremolo, eu posso usar ela sem alavanca? tem algum problema? e futuramente comecar a aprender a usar a alavanca?

    Pode deixar a alavanca rosqueada/encaixada ou não, não muda a performance do instrumento. Como preferir. Deixar encaixada e não usar tambem nao tem problema.


    3- Caso nao tenha problema na pergunta 2, o que acham de pedir para um luthier apertar a ponte para ficar "fixa" e quando eu comecar a usar com alavanca eu pedir para ajusta-la?

    Levar em um luthier para ele regular e deixar a guitarra no melhor estado possível é sempre uma boa, mas depende do quanto se tem para investir, valor do instrumento, etc.

    Quanto a travar a ponte, acho que não faria diferença alguma para você nesse momento. Deixaria como está e lá na frente, depois de tocar bastante, eu pensaria nisso. Na prática, para um iniciante, e mesmo para uma pessoa bem mais avançada, essa é uma adaptação/configuração que na maioria dos casos muda pouca coisa. Não se preocupe com isso agora.

    Abraço,


    Acho que sua resposta foi excelente!
    ULTIMA duvida que esqueci de colocar:

    Na floyd caso estoure uma corda, ferrou, tem q afinar tudo de novo e na tremolo tambem tem isso?

    Filippo14
    Veterano
    # 02/jul/24 15:26
    · votar


    Na floyd caso estoure uma corda, ferrou, tem q afinar tudo de novo e na tremolo tambem tem isso?

    As pontes fixas são mais estáveis, mas mesmo elas acabam desafinando quando uma corda estoura.

    No caso das tremolos, pensa que você tem umas molas na parte de trás do instrumento e da ponte (veja as fotos da guitarra) e que elas que mantem a ponte na posição milimetricamente certa para que as cordas, com certa tensão tenham a afinação certa. É que nem um cabo de guerra, molas x cordas. Quando uma das cordas estoura, o equilibrio geral do "sistema" se altera e ai acaba desafinando tudo. Mas cara, você toca violão, afinar instrumento é algo que se faz toda hora, não se preocupa com isso, faz parte do dia-a-dia do músico.

    O que acontece na floyd rose é que falando de uma forma leiga (nunca tive uma floyd), voê possui um sistema "extra" de microafinação que regula o detalhe do detalhe, mas que pode ser bem ativo/agressivo e depende de uma certa regulagem. Quando a corda estoura, há um desequilibrio similar gerado pela tensão das molas x cordas, mas também tem um desequilibrio nessa microafinação, que exige que se pare de tocar para regular. Por ser um sistema de forças desse tipo, acaba que quando você ajusta uma microafinação, você acaba desregulando as demais, então tem que ir refinando na hora de ajustar até que todas estejam ajustadas. Isso leva tempo e esse é o grande drama. Nas pontes tremolo ou fixas, você consegue trocar a corda em minutos e depois é só passar no afinador que ta resolvido.

    Abraço,

    Ramsay
    Veterano
    # 05/jul/24 22:01 · Editado por: Ramsay
    · votar


    snip.guitarra
    Eu sugiro a Ibanez GRX70 QA que tem o mesmo braço em maple e o mesmo corpo em poplar da GRG170dx, que tem uma qualidade semelhante, mas, custa bem mais cara.

    Essa guitarra Ibanez GRX70 QA com essas características vc só encontra uma única na loja Musicware do Rio de Janeiro por R$1819,00, sendo que a loja envia para outros estados.

    As guitarras atuais dessa linha GRX70 não vem mais com corpo de poplar, mas, sim de choupo e com o braço em bordo ao invés de maple, madeiras essas que não são tão boas quanto o maple e poplar.

    Para o caso de se interessar em comprá-la eu deixo o link abaixo:
    www.musicware.com.br

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # 09/jul/24 21:31
    · votar


    Ramsay
    Cara... choupo é poplar em português, é choupo, ou álamo...
    bôrdo em português, é maple...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvidas Primeira Guitarra - Obg!