Adicionar um terceiro captador

    Autor Mensagem
    incertoa
    Membro Novato
    # 31/mai/23 21:32 · Editado por: incertoa


    Olá! Estava pensando em colocar um humbucker na posição do meio da minha guitarra, e usar um potenciometro independente para o volume, e conectar no mesmo jack. Soldo o positivo do humbucker junto com o positivo dos outros dois captadores, no jack.
    O objetivo seria ligar o humbucker aumentando o volume dele, podendo ligar ao mesmo tempo com os outros dois. Funcionaria desse jeito que eu descrevi?
    Ou eu teria que usar uma chave de 5 posições mesmo?

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # 01/jun/23 12:08
    · votar


    Cara, não entendo de eletrônica então não saberia te dizer como faz, mas o que você está descrevendo é basicamente o que eu tenho na minha Epiphone SG. A primeira posição é braço + meio, a segunda são os três captadores juntos e a terceira é ponte + meio. Tem três knobs de volume e um de tone. Se baixar todo o volume do captador do meio, ela vira uma SG "normal". Na posição do meio, dá pra fazer qualquer combinaçao/mistura. Então, sim, dá pra fazer com uma chave de 3 posições. Só não vai ter um tone separado pra cada captador (aí vc precisaria de 6 knobs hehehe).

    Schelb
    Veterano
    # 01/jun/23 18:43
    · votar


    Se entendi o que você quer fazer, você teria que ligar esse terceiro humbucker em série com os outros dois. Eu nunca vi uma ligação ser feita assim, mas teoricamente você teria que pegar o fio positivo que vai para o seu jack e ligá-lo nesse captador, e a saída desse captador iria para o jack. Nessa ligação ele estaria sempre ligado e se você colocasse um volume nele, esse volume atuaria em todos os caps.

    Eu preferiria fazer essa ligação com um push-pull, pra poder ligar e desligar esse captador. No caso de pushpull, o fio que vai pro jack iria pro push pull. Daí em uma posição a chave mandaria o sinal direto para o jack de saída e na outra faria o sinal passar pelo terceiro captador. Nesse caso é só ligar o fio que iria para o jack em um dos pinos do meio do push pull, ligar o outro pino do meio direto no positivo do jack, fazer uma ligação entre os dois pinos de baixo do push pull e os dois pinos que sobram um recebe o positivo do captador e o outro recebe o negativo. Teria que testar para conferir em qual ordem ligar os fios do captador para não dar problema de fase. Mas se der é só inverter o terra e o positivo na chave e ta tudo certo.

    Isso foi o que consegui pensar aqui, não sei se teria outra opção.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Adicionar um terceiro captador