Espessura das cordas

    Autor Mensagem
    88_rtaylor
    Membro Novato
    # 26/mai/23 16:24


    Fui comprar as cordas pra minha guitarra e não entendo nada sobre a espessura das cordas, por isso sempre levo a 0.10

    Oq a espessura das cordas muda? Pra tocar metal, vcs recomendam qual espessura?

    makumbator
    Moderador
    # 26/mai/23 16:33 · Editado por: makumbator
    · votar


    88_rtaylor

    A espessura influencia principalmente no quão rígida ou maleável as cordas vão ficar quando afinadas. Obviamente um jogo mais pesado (ou seja, mais espesso) vai ficar mais "duro" para tocar.

    Pra tocar metal uma informação muito importante é saber a afinação utilizada. Obviamente que se for afinação baixa (muito longe da padrão), cordas mais pesadas vão ser o ideal, para não ficar muito mole.


    Alegadamente havia também a ideia que cordas mais pesadas possuíam mais sustentação (ou seja, a nota dura mais tempo), mas isso já foi contrariado em testes com encordoamentos diferentes no mesmo instrumento.

    Obviamente que se a nova espessura escolhida for muito diferente da que estava instalada previamente na guitarra, vai ser preciso regular novamente o instrumento (mudar altura das cordas, posição dos carrinhos da ponte e eventualmente até alteração no nut).

    88_rtaylor
    Membro Novato
    # 26/mai/23 16:35
    · votar


    Geralmente só toco músicas com afinação padrão ou um tom abaixo, algumas vezes uso drop D. Raramente preciso usar outras afinações pra tocar

    Lelo Mig
    Membro
    # 26/mai/23 18:30
    · votar


    88_rtaylor

    Teoricamente cordas de calibre maior possuem maior sustain e brilho. As de menor, tocabilidade mais confortável. Mas não é nada tão relevante e muitas vezes, dependendo do estilo, nem é perceptível.

    Porém, esse equilíbrio entre a sonoridade e o conforto em tocar, é muito pessoal. Têm de ir achando o que melhor se adapta a sua pegada e sonoridade.

    Eu, por exemplo, sou bruto, tenho mão pesada, toco no estilo pedreiro. Então cordas muito finas como as do Malmsteen, por exemplo, eu estouro muito. E tenho mãos pequenas, então muito grossas como do Stevie Ray Vaughan, me incomodam. Por isso prefiro intermediárias, 0.10 - 0.11.

    Não têm certo ou errado.

    88_rtaylor
    Membro Novato
    # 26/mai/23 22:02
    · votar


    Também toco bruto mas tenho mãos grandes, acho q as intermediárias já servem

    Drinho
    Veterano
    # 27/mai/23 14:34
    · votar


    88_rtaylor

    Não tem importância, eu pessoalmente uso daddario 10 - 46, mas não quer dizer que fique agradável para você.

    O calibre da corda deve servir ao seu conforto e a nada mais.

    Tenho a impressão que os calibres 9 e 10 são os mais populares, provavelmente elas te atendam.

    Wanton
    Veterano
    # 27/mai/23 15:24
    · votar


    88_rtaylor

    Cordas mais finas (mais frouxas) balangam mais. No metal, tenho a impressão de que isso atrapalha a execução e deixa as notas menos definidas.

    88_rtaylor
    Membro Novato
    # 31/mai/23 21:57
    · votar


    Sempre peguei cordas 10 da NIG, sempre me serviram mto bem.

    Tem muitas músicas de metal que descem muito a afinação, cordas mais grossas ajudam nesse caso. Pessoalmente, nunca toquei músicas q usassem afinações abaixo de DAFCGD, então n vejo necessidade de usar cordas mais grossas

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Espessura das cordas