Precisamos falar sobre Strinberg.

    Autor Mensagem
    4bloods
    Membro Novato
    # 12/ago/22 00:33


    desde que eu comecei a tocar instrumentos, todos diziam que os instrumentos da Strinberg são horríveis... essa semana eu comprei uma guitarra nova e, sim, uma strinberg, uma flying v da mesma. meu pai também toca instrumentos e tem uma stratocaster da mesma e é uma guitarra muito boa... não é uma dos deuses mas é boa. eu já tive um preconceito com strinberg há muito tempo atrás, porém, nunca havia tocado em uma (justamente por ter preconceito). eu tinha preconceito pois todos em minha volta tinham... então por que vou gostar de algo que todos odeiam? era o que eu pensava. quando eu peguei em uma strinberg, eu vi que tudo aquilo não era verdade... são guitarras excelentes, tão excelentes que me fez comprar uma. eu acho que muita gente que critica a strinberg são pessoas como eu era há um tempo atrás. é como ouvir uma certa banda que várias pessoas falam mal... se você ouvir sem preconceito, talvez possa gostar.

    ejames
    Membro Novato
    # 12/ago/22 00:47
    · votar


    Até uns 15 anos atrás eram, em sua maioria, bem fracas. Não apenas as Strinberg, mas a maior parte dos instrumentos de baixo custo disponíveis por aqui. Achar um instrumento bom por preço acessível era exceção da regra, você tinha que pesquisar, testar unidade por unidade, fazer um inspeção cuidadosa até achar algo realmente legal.

    Hoje em dia é o oposto, instrumento ruim é exceção. Qualquer guitarra de entrada com upgrades básicos se torna um instrumento plenamente capaz de ser usado profissionalmente. Já cantei a pedra lá no outro tópico: procure canais de luthieria que mostrem reformas de instrumentos antigos. Daí você vai entender o motivo de existirem tantas críticas.

    Outra coisa: você tá sempre repetindo "todos dizem, eles falam, ouvi isso, ouvi aquilo..." de onde você tá tirando essas referências?

    Wanton
    Veterano
    # 12/ago/22 04:22
    · votar


    4bloods
    uma strinberg, uma flying v

    Já peguei uma num rolo e fiquei por uns meses. Tenho uma Jackson flying V: a diferença é brutal. Não achei a Stringberg horrível, mas me incomodava muito a posição do jack dela. Quando você toca uma flying V sentado, você encaixa aquele vértice do V na coxa. Com o jack naquela posição, isso ficava impraticável.

    4bloods
    Membro Novato
    # 12/ago/22 06:17
    · votar


    de onde você tá tirando essas referências?

    pessoas na minha volta, vídeos do YouTube e comentários do mesmo, posts do fórum e até um "luthier" que eu conhecia... todos diziam a mesma coisa.

    4bloods
    Membro Novato
    # 12/ago/22 06:19
    · votar


    mas me incomodava muito a posição do jack dela.

    te entendo perfeitamente. a clg45 é assim, eu já toquei nela e me incomodou muito também, mas a clg46 que é a que eu tenho não é nessa posição.

    HortaRates
    Membro
    # 12/ago/22 07:14 · Editado por: HortaRates
    · votar


    4bloods
    Sinceramente, pelos seus posts aqui no fórum parece que você tem o seguinte posicionamento: eu toco e gosto, é um instrumento excelente. Eu toco e não gosto, é ruim. Obviamente gosto é relativo e você tem que comprar dos instrumentos que gosta, e tá tudo bem também não gostar de um instrumento "famoso" ou "referência".
    Mas existe uma diferença enorme entre ser um instrumento bom e ser um instrumento que te agrade. As Strinberg podem te agradar, mas não acho que sejam bons, objetivamente, de fábrica. São instrumentos fabricados de forma barata e com as peças praticamente descartáveis. Se você for colocar pra "bater" e usar pra gravar e fazer show várias vezes por semana, logo logo vai quebrar o Jack de saída, potenciômetro vai dar ruído, a chave seletora vai ficar com mau contato e a tarraxa vai cair. A ponte vai enferrujar rápido e os trastes vão ficar comidos, gerando problemas de intonação em pouco tempo. Pra poder usar a ação bem baixa, provavelmente vai ter que mandar um luthier fazer nivelamento de traste.
    Nada disso vai acontecer com um instrumento que é realmente bom, porque que nem eu falei no outro tópico, instrumentos bons e caros no geral são feitos pra durar e tem um controle de qualidade muito melhor.

    Agora, nada disso importa pra quem é hobbysta e toca em casa, ou de vez em quando ensaia com os amigos. Dá pra ter instrumento barato e ser muito feliz. Por mais contraditório que possa parecer, qualidade tem pouco a ver com timbre.

    4bloods
    Membro Novato
    # 12/ago/22 08:09
    · votar


    Sinceramente, pelos seus posts aqui no fórum parece que você tem o seguinte posicionamento: eu toco e gosto, é um instrumento excelente. Eu toco e não gosto, é ruim.


    bom, mas é assim que funciona... o que a gente gosta, a gente gosta, o que a gente não gosta, a gente não gosta, por isso é uma opinião, porque é o que eu penso, é a minha opinião.

    eu não toco apenas por hobby, porém, como você disse: gosto além de relativo é pessoal. eu posso gostar de marca x, mas você pode gostar de marca y.

    Delson
    Veterano
    # 12/ago/22 10:01
    · votar


    Eu venho me surpreendendo com os violões e guitarras Strinberg. Já tive uma guitarra modelo LP e trabalho com manutenção de diversos instrumentos dessa marca. Ela entrega realmente o que você compra: Um instrumento musical que é eficaz. Realmente como já foi dito, as peças de fábrica são voltadas para o custo, então não espere grande qualidade em uma ponte flutuante de uma guitarra deles, por exemplo. Captadores, idem (pra quem sabe o que quer). Mas está longe de ser uma Jennifer ou uma Tonante Finder da vida.

    E realmente o que a gente gosta, a gente gosta, o que a gente não gosta, a gente não gosta, mas não a ponto de generalizar, dizendo "Fender é igual uma guitarra chinesa de R$ 1000,00 e Strinberg é excelente".

    Cloudkicker
    Veterano
    # 12/ago/22 11:20
    · votar


    Qualquer guitarra de entrada com upgrades básicos se torna um instrumento plenamente capaz de ser usado profissionalmente.

    SIM! Tem muita guitarra honesta que toma hate desnecessário (não me isento, também já fiz muito disso). Hoje em dia, tô pensando mais em ter algumas guitarras baratas e com manutenção bem feita. Vi uma SG da Memphis num preço tão bom que até favoritei aqui, por exemplo, espero não perder a oferta antes de juntar a grana. Além dela, também quero aquela Tagima com shape de jazzmaster, uma Cort M200 e não pretendo ter mais do que isso (a não ser que brote uma PRS num preço bizarro de tão barato, mesmo se for a série SE, que já é muito boa - e que não seja falsificação, logicamente).

    4bloods
    Membro Novato
    # 12/ago/22 12:48
    · votar


    mas não a ponto de generalizar, dizendo "Fender é igual uma guitarra chinesa de R$ 1000,00 e Strinberg é excelente".

    bom, então você não leu tudo que eu falei. porque em vários momentos eu falei que não estou generalizando e que também a Fender é excelente, porém, não >>me<< agradou. o que eu disse foi apenas minha experiência e o que achei. não algo pra levar algo negativo para marca (por mais que minha opinião não vale nada).

    anderson_gesteira
    Membro Novato
    # 12/ago/22 16:06 · Editado por: anderson_gesteira
    · votar


    HortaRates To vendo a mesma coisa. Cara, realmente não se pode ter toda referencia de um instrumento especifico apenas por um contato. Dentro da mesma marca já vi que varia a qualidade (tenho um violão da Giannini a uns 12 anos, e o mesmo já até sofreu quedas e está funcionando perfeitamente, e sem sinais de problemas na parte elétrica, neste ano um colega meu comprou um baixo deles e sem usar estava com problema). Como disseram, precisa testar e e testar muito bem um instrumento. As marcas top como Gibson e Fender são referencias, apenas isso. Essas comparações que faz acabam sendo como dizer que um Volkswagen é muito superior a um Audi só porque andei em um e é baboseira, sendo que tem muito mais capricho na fabricação do Audi e pode ter sido um único que estava com algo errado.

    Sobre a Strinberg tem colegas meus que tem violões da marca dele, e são bons instrumentos (incrivelmente são o mesmo modelo, mas soam diferente pra ter noção )

    Ramsay
    Veterano
    # 13/ago/22 01:05
    · votar


    4bloods
    Strinberg é uma marca de qualidade média/baixa.
    Eu tenho um baixo fabricado por eles e comprado há uns 15 anos atrás e o som é bem razoável!!

    Lelo Mig
    Membro
    # 13/ago/22 11:51 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    "eu acho que muita gente que critica a strinberg são pessoas como eu era há um tempo atrás."

    Talvez esteja achando errado, pessoas podem ser diferentes de como você era ou é. Aqui mesmo no fórum há dezenas de guitarristas bons, experientes, com acesso as mais diferentes marcas de instrumentos. Alguns tiveram experiências boas e outros ruins com uma marca. Alguns fizeram a escolha certa e se decepcionaram porque o instrumento não atendeu suas expectativas. Outros fizeram a escolha errada de algo que o instrumento não podia dar, porque errar e acertar faz parte da vida do instrumentista. Outros se encontram num outro patamar de escolhas.

    Se você curtiu, gostou, se dentro de sua experiência como músico ela atende suas necessidades, ótimo. Fico contente por você.

    Mas me parece que você precisa auto afirmar e justificar suas escolhas, tipo: o que eu tenho é bom, mesmo que todos achem ruim.

    Desencana mano, vai tocar. Tire o melhor que seu instrumento pode dar e seja feliz.

    4bloods
    Membro Novato
    # 14/ago/22 23:08
    · votar


    Mas me parece que você precisa auto afirmar e justificar suas escolhas, tipo: o que eu tenho é bom, mesmo que todos achem ruim.


    bom, mas me parece que você está se confundindo entre afirmação e opinião.

    strinbergshredder
    Veterano
    # 16/ago/22 11:03
    · votar


    Como dono de uma Strinberg, acho que é válido eu contribuir com meus 2 cents...

    Sou dono de uma CLG45 (Flying V), que possuo há uns 10 anos, ou até mais, se bobear. Na época em que comprei, não tinha a menor noção do que estava levando, comprei apenas pelo apelo visual dela, muito grande, e era realmente uma guitarra muito bonita, então a marca foi irrelevante pra mim no momento.

    No entanto, após alguns anos tocando, a gente começa a entender melhor as coisas, e a saber diferenciar as nuances do instrumento. Já tive a oportunidade de tocar em outros instrumentos superiores, e afirmo: A strinberg é uma guitarra honesta? Sim! Tem um bom custo x benefício? Sim! Tem uma sonoridade legal? Sim! Vale o valor investido? Sim! É um instrumento espetacular, sensacional, das galáxias? Não. E acho que aí é que a gente compreende a realidade.

    Minha guitarra cumpre muito bem o papel a que se propõe. Eu estava há uns 3 anos sem tocar, tô bem enferrujado mesmo, e a guitarra tava bem mal cuidada. Essa semana que passou comprei cordas novas, capas tipo EMG pros captadores, parafusos novos, limpa contato pros pots e desmontei cada parafuso e cada canto dela pra limpar, regular e deixar ela zero bala de novo. Percebi que a madeira do corpo é sólida mesmo, e não compensado. O braço tem uma construção bem robusta, e os trastes, apesar de não serem dos mais tops, ainda estão ok. Consegui regular o tensor muito bem, e deixar ela muito confortável, com a ação bem baixa, como nunca havia conseguido em todos esses anos com ela.

    Em questão de sonoridade, ainda estou com os captadores originais dela. Ela tem 2 humbuckers genéricos da strinberg, que somente cumprem seu papel. Não são excelentes, nem péssimos. Consigo tocar de tudo com ela, do clean ao metal, e não sinto que seja um upgrade obrigatório para que eu tenha qualidade e um bom timbre.

    No mais, resumindo: Pelo preço que se paga, é um instrumento honesto. Então acho que vale a pena uma Strinberg sim, desde que a pessoa esteja ciente do tipo de instrumento que está levando, e não esperar um supra-sumo de guitarra.

    strinbergshredder
    Veterano
    # 17/ago/22 13:07 · Editado por: strinbergshredder
    · votar


    Um adendo: Hoje me deparei com esses valores no Mercado Livre:

    https://ibb.co/b1cMwGx

    Sinceramente, na minha opinião, um valor desse por essa guitarra é uma atrocidade..rs. Ou eu tô muito por fora da bolha de preços de instrumentos, ou então tô com uma mina de ouro valorizando aqui em casa kkkk

    [EDIT] Agora sim, as guitarras mais abaixo estão muito mais razoáveis quanto a preço.. aí acredito que seja um valor mais compatível com elas mesmo.

    https://ibb.co/6tYwgKT

    Ismah
    Veterano
    # 18/ago/22 20:42
    · votar


    4bloods
    bom, mas é assim que funciona... o que a gente gosta, a gente gosta, o que a gente não gosta, a gente não gosta, por isso é uma opinião, porque é o que eu penso, é a minha opinião.


    Bem, não... De fato, o Hofner Viola Bass do Paul McCartney é horrível. Todavia é muito conhecido QUEM é o cara.
    A questão não é nem fazer soar bem. E sim praticidade.

    Hoje estou a 16 anos na estrada, quase sempre mediando músicos e técnicos. O que a experiência me diz, é que o bom equipamento (qualquer um), é plug'n'play. Não importa a configuração, qualquer configuração, ele ainda soa bem.

    Falando em instrumentos, a afinação, entonação, e regulagem, não são temas subjetivos. Existe o gosto pessoal, mas não o ajuste subjetivo.

    Amps considerados clássicos, já tive oportunidade de pegar alguns e virar a noite tocando. E falhei em fazer soar mal.

    Guitarras, já deixei dois materiais recentemente desmistificando o assunto. E a conclusão, é que o motivo da madeira nobre, são os mesmos que tornam ela nobre. Igualmente aplicável a um móvel.

    Strinberg é boa? Bem, eu tenho uma com investimento de uma Fender/Gibson intermediária, e personalizada toda ao meu gosto. Ela funciona, nas minhas expectativas, na maneira que eu construo o timbre.

    Porém, se pegar a tele Fender Texas ou a Gibson Marauder do meu assessorado, e plugar na cadeia de efeitos do outro guitarrista, soa mal... Mas plugando no amp, soam muito bem.

    O que significa que existem caminhos diferentes pra construir o timbre, porém os efeitos. Guitarra, amp e caixa não.

    Grimc
    Veterano
    # 22/ago/22 21:56 · Editado por: Grimc
    · votar


    A unica Strinberg que eu tive a "oportunidade" de tocar foi o modelo mais barato deles na época, era uma stratinho com possivelmente a pior construção que eu já vi numa guitarra recente, e um timbre bizarro de tão magro (mesmo pra padrões de strato). Isso lá por 2010, provavelmente esse modelo nem existe mais.

    Não vou obviamente generalizar minha opinião da marca por essa primeira impressão, mas essa guitarra em específico fazia uma Memphis MG-32 parecer uma Fender em comparação. Era muito leve, frágil, parecia que eu estava segurando um brinquedo.

    Olhando pelo menos fotos do catálogo atual deles, parecem ser guitarras bem mais honestas do que aquela strato. Mas não cheguei a experimentar nenhuma nem tive interesse.

    Eu ja desencorajei alguns amigos a comprarem guitarra no ano atual, pelo menos com a situação econômica atual. Não acho que praticamente nada do que vejo nas lojas ou mesmo na internet tá valendo o preço que custa. Acabo recomendando eles entrarem em outro rolê musical que não envolva instrumentos, a não ser que realmente estejam com renda disponível pra torrar em equipamento e REALMENTE queiram isso (já que muita gente desiste no primeiro ano ou mesmo nos primeiros meses e fica com a guitarra encostada enferrujando). Por exemplo, produção musical, e musica eletrônica, que geralmente dá pra fazer num laptop com softwares mais em conta.

    GabrielFerreiraBlues
    Membro Novato
    # 24/ago/22 11:32
    · votar


    Tá aí uma coisa que fez eu me afastar da maioria de grupos de guitarristas, do cifraclub etc.

    Cara, a maioria dos músicos toca o instrumento e escolhe o instrumento individualmente, mas o guitarrista médio quer saber de madeira, e após ler algumas coisas se acha o especialista no assunto, de captadores e como eles influenciam muito, mas não tanto quanto a madeira, e de material de traste, e de como os cabos podem modificar o timbre, tudo pra dizer que uma fender de 12 mil reais é melhor que uma strimberg voltada pra iniciantes.

    Cara, você pode tirar sons bons até de tonante se souber o que esta fazendo, e hoje em.dia a única recomendação que eu sigo, é aconselho é "tenha seu instrumento regulado num padrão que você goste (altura e ação sãs cordas) com as oitavas certinhas, e vá treinar e tocar fora do seu mundinho"

    A strimberg não é nada sensacional, mas pelo preço, pelo menos o preço que eu me lembre, ela não tinha obrigação de ser. Assim como várias outras guitarras, o negócio é treinar e tocar até saber o que você quer ou não numa guitarra e depois que estiver num nível bom escolher a sua parceira de trabalho.


    O resto é só tiozao Boomer querendo lembrar dos seus tempos de moço com discussões do tipo "válvulas vs transistores"

    PguitarMaxx
    Veterano
    # 09/set/22 20:06
    · votar


    Tenho a minha CLP-79 há uns 10 anos

    Normalmente no que diz respeito a Strinberg,você paga pelo instrumento que quer/pode ter. Já toquei em Strinbergs piores que o diabo de ruins. Mas tive a oportunidade de experimentar guitarras de nível profissional da marca e são rbem legais, acho que vai muito do músico.

    Só que quando você vê as coisas da perspectiva do músico que pega a estrada e faz dezenas de shows por mês, as coisas mudam muito de figura. A guitarra feita da melhor madeira, com as ferragens de melhor qualidade, com a melhor captção sempre vai vencer, pois acaba sendo um instrumento mais confiável. Independente de marca.

    Mas o que importa de verdade é tocar seu instrumento e curtir. Eu tenho apego emocional a minha Lespa e não troco ela por nada. Tô pra dar um Up nela, mas ainda tô estudando as possibilidades. Acho que vou começar pelos trastes...

    Abraço!

    PguitarMaxx
    Veterano
    # 09/set/22 20:10
    · votar


    strinbergshredder
    Sinceramente, na minha opinião, um valor desse por essa guitarra é uma atrocidade..rs. Ou eu tô muito por fora da bolha de preços de instrumentos, ou então tô com uma mina de ouro valorizando aqui em casa kkkk

    eu também me assustei com esses valores, mas acho que é uma questão de mercado mesmo. está tudo muito caro!

    strinbergshredder
    Veterano
    # 09/set/22 22:02
    · votar


    PguitarMaxx
    eu também me assustei com esses valores, mas acho que é uma questão de mercado mesmo. está tudo muito caro!

    Pura verdade! Tá bem complicado ter verba pra investir em música rsrs

    Buja
    Veterano
    # 29/set/22 19:17
    · votar


    strinbergshredder

    Sinceramente, na minha opinião, um valor desse por essa guitarra é uma atrocidade..rs. Ou eu tô muito por fora da bolha de preços de instrumentos, ou então tô com uma mina de ouro valorizando aqui em casa kkkk


    E eu que vendi minha mina de ouro faz tempo kkkkkk.

    Mas hoje em dia, eu tenho a impressão de que, instrumentos de entrada, que são por volta de 1500 estão muito bem feitos, ao passo que, os de 3000 não estão tãooo melhores assim nao.

    Eu sinto que há um certo abismo.....ou voce compra de 1500-2000 ou compra logo o de 6k.

    Eu to com mesmo equipo desde 2017, sem mudar quase nada, e apesar de ser tudo simples, to bem satisfeito. Mas a gas ta querendo voltar, de leve.....num baixo (eu sempre gostei de baixo!)

    E vi baixos muitos bons de 1500-2000. To namorando uns rsrsrs

    strinbergshredder
    Veterano
    # 30/set/22 10:26
    · votar


    Buja
    E eu que vendi minha mina de ouro faz tempo kkkkkk.

    kkkkkkkkkkkkkk, bota tempo nisso!

    Eu sinto que há um certo abismo.....ou voce compra de 1500-2000 ou compra logo o de 6k.

    Verdade! Estão mais equiparados mesmo.

    E vi baixos muitos bons de 1500-2000. To namorando uns rsrsrs


    Vou fazer um abaixo assinado pra Pri liberar a verba! kkkkkkkkkkkkkkk

    JJJ
    Veterano
    # 30/set/22 10:35
    · votar


    Eu tive uma CLP79, então vou ar minha opinião sincera e um histórico real.

    Quando comprei, estava barata, então é ÓBVIO que o preço tem que ser levado em conta. Comparar A com B, quando B custa 20 vezes A, é sacanagem.

    Dito isso...

    Eu achava que tinha uma guitarrinha bacana, com destaque para o braço, que era super confortável. Tinha feito um upgradezinho marromeno, colocando captadores Wilkinson. Tava de boa com ela...

    ... até trocar (com um retorno meu, claro) por uma Epiphone Les Paul Standard Plus Top, que tenho até hoje.

    Sinceramente, não tem comparação possível. É outro nível. Isso com a Epipoca basicamente padrão. Depois coloquei tudo Gibson nela. Tá mais top ainda.

    Talvez se eu trocar essa, um dia, por uma Gibson fodaça, eu sinta algo parecido, mas acho que não. O pulo da CLP79 pra Epipoca foi marcante demais. Eu lembro do dia da troca, pegando a nova na mão e entregando a velha e aquela sensação, honestamente, de trocar uma guitarra quase infantil por um instrumento de verdade. Com todo respeito, não tem comparação. Claro que dá pra usar a clp79, como qualquer guitarra hoje em dia. Mas é um modelo bem de entrada mesmo. Quanto a outras strimberg, não sei, não tive.

    Drinho
    Veterano
    # 02/out/22 06:59
    · votar


    Interessante, não tenho posicionamento sobre strinberg, aliás, estou até surpreso pois achava que este fabricante não existia mais.

    então por que vou gostar de algo que todos odeiam?

    Bem, acredito que a população, de modo geral, não tenha muito parâmetro além da própria simpatia para atribuir qualidade ao instrumento, mas não é porquê este fenômeno eventualmente aconteça que o senso comum não possa estar certo.

    Me lembro quando comecei a tocar em 2002, a população dizia que a guitarra da tonante era ruim. Ao ter a oportunidade de tocar naquele instrumento pude verificar que a população estava correta.

    foca2
    Membro Novato
    # 15/out/22 12:51 · Editado por: foca2
    · votar


    Concordo com praticamente tudo que disseram acima. Hoje em dia não é uma guitarra horrível, mas não valem os 2000-2500 reais que estão pedindo, nem de longe. E usada acho arriscado, pois alguns modelos antigos eram bem ruins mesmo.

    Existem guitarras nessa faixa que são bem melhores e mais consistentes, como SX. É só garimpar, dá pra achar até por um bom valor uma usada de qualidade bem maior. Ou pula direto pra uma Epiphone ou Squier, que também tem valor de revenda melhor.

    JJJ
    O pulo da CLP79 pra Epipoca foi marcante demais.

    Exatamente, é assim mesmo com marcas de entrada vs Epiphone/Squier.

    Hugo.O.H
    Membro Novato
    # 16/dez/22 15:52
    · votar


    Tive uma Cort X11 e vendi a um tempo atras . hoje em dia voltei e comprei Uma Strinberg SGS250 e estou curtindo a guitarra .
    Sobre comparações com a Cort X11 Vs SGS250 , de um modo geral acho que estão numa mesma linha . Talvez cada uma com suas particularidades assim como comparações sobre outras guitarras mas a Strinberg esta bem bacana sim .

    RedVulps
    Membro Novato
    # 16/dez/22 16:55
    · votar


    Como novato na área, eu ja tentei caçar informcações ai a fora e estava pensando sinceramente em pegar uma LPS 230/280 pra começar.

    Até tentei procurar conteúdo aqui, mas os tópicos são da época da roda quadrada e não tem discussões atualizadas a respeito, e aí, quando fui procurar conteúdos mais atualizados em outros lugares, me surpreendi com o som que eu ouvi, e claro, tenho a ciência da questão da relação que vai desde a habilidade do músico ao restante do setup usado, mas, o pessoal crucifixa algumas coisas aqui como se fosse a escória das marcas ou dos equipamentos(não que não deva existir é claro), quando na real não é, e muitas das vez(muitas mesmo eu imagino) é mais uma questão de gosto.

    E acho que uma das piores coisas pra esse caso, que era o que me prendia muito de particiar é o famoso "use a pesquisa", do que adianta usar a pesquisa em algo que foi respondido na época da roda quadrada irmão? As coisas mudam. É isso. (desculpem se isso pareceu meio off topic, mas eu acho que complementa a discussão ao meu ver)

    Valeu povo :D

    Hugo.O.H
    Membro Novato
    # 16/dez/22 22:00
    · votar


    RedVulps
    Concordo com você .

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Precisamos falar sobre Strinberg.