Opiniões hereges e polêmicas sobre guitarra

Autor Mensagem
Grimc
Veterano
# 06/jul/22 18:29 · Editado por: Grimc


Vim semear o caos e a discórdia, faz tempo que não vejo isso no fórum.

Para servir de exemplo, vai aqui minha opinião mais herege:

Eu não consigo gostar do som dos Rectifiers no canal lead, apesar de ser um grande fã de Mesa Boogie. Sempre achei muito "farelento" e com muito grave (fica mais trabalhável com um overdrive deixando mais definido o som, mas não é algo que você precisaria fazer num Mark II ou III, por exemplo). Inclusive, o único album do Dream Theater que eu sempre impliquei com o timbre foi o Train of Thought, e quem diria, o álbum todo é gravado num Road King.

No canal laranja, eu até acho o som bem massa, mas aí já é uma vibe quase de Marshall.

Respeito pra caralho o ampli e inclusive o som dele é característico de bastante música que eu gosto (como Nu Metal e Grunge), mas como "timbre puro" de guitarra, não é minha praia.

Desculpem desde já, desçam a lenha e mandem suas heresias

Schelb
Veterano
# 06/jul/22 20:47
· votar


Eu nem gosto de som de Mesa ... então tô pior que você .. hahaha .. vou nem opinar.. quando quero algo mais pesado curto mais um som tipo jcm800 empurrado por TS

Grimc
Veterano
# 06/jul/22 21:57 · Editado por: Grimc
· votar


Schelb

Ah, eu curto uma ampla variedade de amps pra pesadão. Meus favoritos são a série Mark da Mesa, literalmente qualquer coisa do Mike Fortin, e os peavey/evh 5150. Acho que se fosse pra dizer qual é o ampli que eu considero absolutamente perfeito pra ritmo, baseado num album que eu curta, é o 5150, da forma que é timbrado nos álbuns do Gojira.

Paulo Heineken
Veterano
# 07/jul/22 01:01
· votar


Grimc
Parei do não consigo gostar do som dos rectfier...queria treta? conseguiu!

PS:é obivio que eu estou brincando...apesar de ter digitadoissoequebradooespaçoderaiva

Paulo Heineken
Veterano
# 07/jul/22 01:03 · Editado por: Paulo Heineken
· votar


eu adoro o som do train of through...mas odeio o som do images and words...

odeio engl e orange tb...são amps pra iniciantes que nao sabem o que é distorçaum

nem adianta ficar com raiva...só disse verdades....

PS: a pior coisa que fiz na vida foi trocar um dual recto roadster num mark V....

nunca fui tão infeliz na minha vida (tanto que nunca fiz questão de fazer o review do mark V hahahahaha)

Drinho
Veterano
# 07/jul/22 02:45
· votar


odeio engl e orange tb

Tá de sacanagem…

Grimc
Veterano
# 07/jul/22 08:46 · Editado por: Grimc
· votar


mas odeio o som do images and words...

images and words é aquele som anos 90 cheio de pós-processamento hahaha

Acho que ele tava usando um quad preamp num power simul-class? Algo assim. E toneladas de compressão, chorus, reverb e tudo mais.

Aí no Awake ele fez uma loucura de gravar 4 faixas stereo usando um ii-c+ e um rectifier ao mesmo tempo (nesse caso, acho que matou a pau o som, porque mistura o "tightness" do mark com o rasgado do rectifier.

Na verdade eu tou tentando amar o recto agora, catei o plugin da ML-Labs que me parece ser a melhor simulação de rectifier que eu vou ter acesso e tou aos poucos acostumando meus ouvidos ao bichinho. Descobri que me soa bem com um overdrive do tipo "precision drive" que dá uma cortada no low end, e com chorus, da pra tocar uns acordes e as notas todas soam muito bem, mesmo com bastante ganho.

Lelo Mig
Membro
# 07/jul/22 09:37 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Nunca tive essa relação de amor e ódio com amplis e nunca, em toda a minha vida de músico e ouvinte, vi relação de um timbre que não gosto com o amplificador usado.

100% das vezes que não gosto de um timbre é apenas uma questão de regulagem, de escolha pessoal do músico, porque cansei de ouvir timbragens muito boas em amplis que antes eu "não gostava" porque achei o som do guitarrista X ruim e atribuía ao ampli.

Em sons cleans, quase cleans ou apenas saturação natural das válvulas, aí é claro que tenho preferências. Mas, botou efeitos... diretos ou indiretos, analógicos ou digitais, reais ou virtuais... esquece.

BrotherCrow
Membro Novato
# 07/jul/22 11:11
· votar


Eu gosto de praticamente tudo que é amp. Quando gravo uma música com várias faixas de guitarra usando simulação, sempre troco os sons pra ver se fica melhor ou pior.

Dois sons quase diametralmente opostos que nunca me desceram são o som de Fender Tweed e o de Soldano. Durante muito tempo eu achei que o problema eram as simulações que eu usava, mas mais recentemente tive a chance de tocar nos amps de verdade (toquei o signature do Clapton na fábrica da Fender e o Soldano num estúdio de ensaio) e continuo com a mesma opinião. E eu sei que é questão de gosto, porque na sala onde eu estava tocando as pessoas estavam elogiando o timbre (então não era o caso de eu não gostar porque estava timbrando errado).

Me dou bem com Vox, seja simulação ou amp de verdade.

Agora, opinião polêmica? Boss SD-1 é melhor que Tubescreamer.

Grimc
Veterano
# 07/jul/22 13:49
· votar


Boss SD-1 é melhor que Tubescreamer.

Eu sou bem fã da onda de overdrives modernos feitos especificamente pra empurrar high gain, tipo o fortin grind e o horizon precision drive. Esses overdrives classicos, pelo menos no meu caso de uso (drive zerado), eu quase nem noto diferença que me permita dizer que um é melhor que o outro.

Wanton
Veterano
# 07/jul/22 14:22
· votar


A maioria das pessoas caga para solos.

Perfeccionismo causa mais sofrimento do que produz resultado.

Qualquer guitarra é mais cool do que Les Paul e Strato.

Às vezes, a música pede um timbre meio escroto mesmo.

Técnica apurada mascara o analfabetismo estético.

Bend, na maioria das vezes, não passa de um miado chato.

kafka à beira-mar
Membro Novato
# 07/jul/22 15:47
· votar


Wanton
Perfeccionismo causa mais sofrimento do que produz resultado.

João Gilberto prova o contrário. Apesar do sofrimento ser extremo, o resultado é imensurável.

Grimc
Veterano
# 07/jul/22 17:02
· votar


Qualquer guitarra é mais cool do que Les Paul e Strato.

Se me oferecerem de presente uma strato vintage pré-CBS valiosíssima ou uma strandberg nova que custa uma fração do preço, eu escolho a guitarra que eu posso tocar sem esbarrar no pot de volume.

krixzy
Veterano
# 07/jul/22 17:46 · Editado por: krixzy
· votar


Peavey 5150/6505 é o que há de melhor pra mim, Marshall também é legal, mas a distorção do 5150 é diferenciada, Rectifier tbm não gosto dos graves, acho muito exagerado e não fica definido como um 5150.

Grimc
eu escolho a guitarra que eu posso tocar sem esbarrar no pot de volume.

Compartilho do mesmo ódio em stratos, odeio o knob de volume colado no cap da ponte, fiz uma reforma na minha deixando ela só com humbucker na ponte e um knob de volume, que joguei lá pra baixo onde ficava os tones kkkk...

Schelb
Veterano
# 07/jul/22 18:17
· votar


A maioria das pessoas caga para solos.

Perfeccionismo causa mais sofrimento do que produz resultado.

Qualquer guitarra é mais cool do que Les Paul e Strato.

Às vezes, a música pede um timbre meio escroto mesmo.

Técnica apurada mascara o analfabetismo estético.

Bend, na maioria das vezes, não passa de um miado chato.


Carai Dinquiuinque .. veio com os dois pés na voadora .. haha .. concordo um pouco =P

Paulo Heineken
Veterano
# 07/jul/22 18:59
· votar


Drinho
pior que não..me julgue

Paulo Heineken
Veterano
# 07/jul/22 19:01
· votar


BrotherCrow
isso nem é polemica..acho que é unanimidade curtir mais o SD1 do que o TS não?

6Strings
Membro Novato
# 07/jul/22 19:29
· votar


krixzy

Compartilho do mesmo ódio em stratos, odeio o knob de volume colado no cap da ponte, fiz uma reforma na minha deixando ela só com humbucker na ponte e um knob de volume, que joguei lá pra baixo onde ficava os tones kkkk...

Kkkkk, concordo plenamente.

fiz a mesma coisa com minha strato, deixei só o Knob de volume lá embaixo, mas mantive os caps do braço e meio e meti um hb na ponte. Puta alívio.

6Strings
Membro Novato
# 07/jul/22 19:30
· votar


Paulo Heineken

SD-1 é o melhor pedal de drive que existe.

DoisUm
Membro Novato
# 07/jul/22 20:12
· votar


Nenhuma guitarra, por mais barata que seja, precisa de troca de tarrachas!
Tarracha não desafina sozinha, os guitarristas é que não sabem colocar as cordas direito.

LeandroP
Moderador
# 07/jul/22 20:59
· votar


Quem gosta de solo é minhoca

anderson_gesteira
Membro Novato
# 08/jul/22 10:41
· votar


Equipamento de marca é algo que acaba sendo só status, pois na maioria das vezes é tudo Made in China. E vai do guitarrista conseguir tirar um som bom com aquilo que tem, no próprio fórum tem um pessoal que tira um som do caramba com equipamentos simples, e tem muita gente com equipamento top que tem um som bem abaixo

HortaRates
Membro
# 08/jul/22 13:53
· votar


Essa é dura de falar: Ter amplificador valvulado pra tocar em casa é desperdício de tempo e dinheiro.

Delson
Veterano
# 08/jul/22 16:38
· votar


Les Paul com braço de maple não é Les Paul.

(Na mesma linha de "V-Rod não é Harley")

Grimc
Veterano
# 11/jul/22 08:28
· votar


Guitarrista de metal falando de tone wood é tipo astrologia.
"Ain eu adoro o som do mogno" - meu irmão, você toca com 30 quilotons de ganho

krixzy
Veterano
# 11/jul/22 09:46
· votar


Grimc
Mais polemico ainda, madeira não faz diferença audível no timbre de guitarra elétrica, é a verdade que muitos não querem acreditar

Cloudkicker
Veterano
# 11/jul/22 09:47 · Editado por: Cloudkicker
· votar


Grimc e krixzy

Isso me lembra um vídeo do Glenn Fricker sobre o assunto:



Wanton
Veterano
# 11/jul/22 10:43
· votar


O pessoal anda bem tolerante a opiniões hereges.

O mito da madeira já não incomoda ninguém há uns 10 anos.

Lelo Mig
Membro
# 11/jul/22 10:55
· votar


Wanton

"O mito da madeira já não incomoda..."

Galera se matava por conta disso... o culto à madeira era uma religião. Mas, em tempos de internet, e tantos vídeos provando que, numa guitarra elétrica, não faz diferença alguma ser de mogmo ou de miojo, o deus madeira morreu.

Sobraram uma meia dúzia de guitarristas terra planistas...

BrotherCrow
Membro Novato
# 11/jul/22 11:21
· votar


Paulo Heineken
isso nem é polemica..acho que é unanimidade curtir mais o SD1 do que o TS não?
Até uns tempos atrás não era. Inclusive tinha vários tutoriais de modificar o SD1 pra soar mais como o TS. Acho que as pessoas estão percebendo que o SD1 manda bem e perdendo um pouco daquele preconceito.

HortaRates
Essa é dura de falar: Ter amplificador valvulado pra tocar em casa é desperdício de tempo e dinheiro.
Gosto de valvulado pequeno. No máximo 5 watts, de preferência com opção pra atenuar. Uso demais o Vox AC4, já usei bastante o Marshall Class 5... só que são sons mais vintage. Querer valvulado high gain pra usar em casa, ou excesso de potência, aí sim é desperdício. Mas com esses pequenos eu tocava até quando morava em apartamento.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Opiniões hereges e polêmicas sobre guitarra