Vou transformar minha guitarra. O que eu devo me atentar?

    Autor Mensagem
    luken200606
    Membro Novato
    # 22/mai/22 00:20


    Seguinte rapaziada,
    Eu tenho uma tg530 que eu pretendo transformar completamente.
    A idea é transformar ela em uma stratocaster estilo a do Monterey Pop Festival
    (jimi hendrix)
    Daí vem alguns empecilhos e dúvidas...
    Primeiro problema: O braço da guitarra é todo em maple, já a monterey strat tem a escala em rosewood, então eu vou ter que trocar o braço da guitarra...
    Sinceramente não vejo problema algum. Eu até gosto da ideia por que eu notei alguns defeitinhos naquele braço. Além disso eu vou poder trocar o
    headstock por um padrão fender, o que é muito legal.
    Eu andei olhando uns sites pra saber quanto que sai essa facada de comprar
    um braço de guitarra e encontrei esse aq:
    https://www.amazon.com.br/Electric-reposi%C3%A7%C3%A3o-guitarra-compat %C3%ADvel-el%C3%A9trica/dp/B09CYVZ12Q/ref=asc_df_B09CYVZ12Q/?tag=googl eshopp00-20&linkCode=df0&hvadid=540341134734&hvpos=&hvnetw=g&hvrand=13 527816326979568708&hvpone=&hvptwo=&hvqmt=&hvdev=c&hvdvcmdl=&hvlocint=& hvlocphy=9101511&hvtargid=pla-1425574433468&psc=1

    será que esse braço presta? quais as coisas que eu devo me preocupar/atentar antes de comprar esse braço (tipo medidas e tals)?

    Problema 2, os decais: Bom a ideia é remover a pintura da guita e meter tinta branca e vermelha, depois aplicar os decais waterslide e passar verniz.
    Até aí tudo bem, mas e o escudo?
    Como faz pra se aplicar um decal no escudo? aplica e depois passa verniz?
    dá pra fazer isso?
    Por que se aplicar o decal e n fazer mais nada ele vai rasgar todo eu acho...
    Estes são os decais que irei comprar https://www.google.com/shopping/product/1?q=decal+waterslide+jimi+hend rix&prds=epd:5976755420664126090,eto:5976755420664126090_0,pid:5976755 420664126090&sa=X&ved=0ahUKEwidir24kvL3AhVTsJUCHS63CAQQ9pwGCAg

    Nem sei como decais waterslide funcionam, tudo isso vai ser feito por um luthier, mas eu gosto de estar muito bem informado antes de efetuar qualquer compra. além disso eu acho interessantíssimo.

    quanto vcs acham que sai essa facada? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    perguntei pra um luthier qnt sai a pintura + decal. Ele disse 450.
    Quanto vcs acham que ele cobra pra deixar aquele braço bonitinho e confortável pra tocar + furação etc..?

    E por último, o que vcs acham desse projeto? é tipo uma strato dos sonhos pra mim. Se eu conseguir fazer tudo isso eu n largo nunca mais essa guitarra.

    LeandroP
    Moderador
    # 22/mai/22 01:40
    · votar


    luken200606

    Você pretende trocar o braço, pintar o corpo, entre outras modificações bem específicas.

    Já considerou a possibilidade de pedir pra um luthier fabricar uma guitarra pra você do zero?

    Só essas duas modificações que você apresentou sai mais caro que a guitarra que você possui.

    luken200606
    Membro Novato
    # 22/mai/22 12:43
    · votar


    Sim ja pensei em fazer isso e no fim eu pagaria cerca de 3000-3500 reais pra fazer essa guitarra (EU ACHO... só as peças é tipo 2500)
    e a única real diferença entre elas duas seria a madeira do corpo e o shape do corpo que é negligenciavelmente diferente na tg 530.

    eu nao curti essa ideia de fazer uma guitarra pq no fim eu teria 2 stratos. Na minha opnião se vc for ter mais de 1 guitarra, que sejam de modelos diferentes ne?
    isso provavelmente faria eu dar menos atenção pra a guitarra antiga, por ela ser "piorzinha"

    E por fim, eu gosto bastante daquela guitarra, nao pretendo vende-la nunca ja que foi a minha primeira então quase qualquer upgrade vale a pena.

    luken200606
    Membro Novato
    # 22/mai/22 12:46
    · votar


    Você pretende trocar o braço, pintar o corpo, entre outras modificações bem específicas.

    pintar o corpo, trocar o braço, bloco da ponte e tarraxas
    dps disso acho q n vou fazer mais nada. vai ser caro? vai
    mas a guitarra vai ficar uma maravilha

    ejames
    Membro Novato
    # 22/mai/22 23:44
    · votar


    Cara, vou ser bem sincero antes de falar qualquer coisa: você quer realmente conselhos funcionais ou quer só um viés de confirmação, como se fosse um "apoio emocional" para seguir seu projeto? Não me entenda mal, o que acontece é que é muito complicado dar pitaco sobre o projeto alheio quando o caso é como o seu - instrumento onde rola um fator afetivo e pretende fazer modificações bem específicas. Do ponto de vista racional não faz sentido nenhum o investimento que você quer fazer. Já do ponto de vista pessoal, o que dita é a sua vontade e fim de conversa.

    eu nao curti essa ideia de fazer uma guitarra pq no fim eu teria 2 stratos. Na minha opnião se vc for ter mais de 1 guitarra, que sejam de modelos diferentes ne?
    Não necessariamente. Se você curte sua Strato e se ela atende as suas necessidades musicais, é sempre interessante ter um instrumento reserva. Realizando esse projeto você vai gastar uma boa grana e no final vai continuar com apenas uma Strato. Já que é para gastar, eu acho muito mais vantagem investir um pouquinho mais e no final ficar com dois instrumentos.

    Trocar o braço assim apenas pelo visual, ainda por cima comprando online, eu acho besteira. Pode acontecer do perfil do braço novo ser bem diferente e mudar bastante a pegada da guitarra, é algo que pode ser bom ou ruim, depende totalmente do seu gosto, mas já é algo que vai contra a ideia de "amar sua primeira guitarra". Fazendo uma guitarra com um luthier você pode pedir para usar o braço da sua Tagima como gabarito pro perfil do novo braço, o que eu acho muito mais interessante do que comprar um braço pela internet.

    o shape do corpo que é negligenciavelmente diferente na tg 530.
    Eu acho bem diferente. Se a ideia é ter uma guitarra nos moldes da Fender de Monterey, essa diferença no corpo me incomodaria bastante.

    luken200606
    Membro Novato
    # 23/mai/22 04:34
    · votar


    você quer realmente conselhos funcionais ou quer só um viés de confirmação, como se fosse um "apoio emocional" para seguir seu projeto?
    não é apoio emocional não. é apenas dicas ou cuidados que eu devo tomar antes de fazer isso. Tipo cuidados com medidas etc...
    Trocar o braço assim apenas pelo visual, ainda por cima comprando online, eu acho besteira.
    + ou - ... seria bastante por estética, mas também pq aquele braço tem alguns pequenos problemas que atrapalha um pouquinho a tocabilidade.
    Fazendo uma guitarra com um luthier você pode pedir para usar o braço da sua Tagima como gabarito pro perfil do novo braço, o que eu acho muito mais interessante do que comprar um braço pela internet.
    isso aqui eu concordo, mas não sei quanto sairia...
    Eu acho bem diferente. Se a ideia é ter uma guitarra nos moldes da Fender de Monterey, essa diferença no corpo me incomodaria bastante.

    talvez... eu teria que comparar com uma strato estilo fender pra saber

    krixzy
    Veterano
    # 23/mai/22 11:41 · Editado por: krixzy
    · votar


    luken200606

    Você vai gastar uma boa grana de forma puramente emocional, financeiramente não é viável, e digo que não é viável porque é um investimento que não vai necessariamente melhorar a qualidade do instrumento, vai ser algo basicamente visual, se fosse investir essa grana em peças melhores teria um instrumento de qualidade melhor, mas estando ciente disso tudo e ainda quiser, não vejo problema desde que fique feliz com o resultado.

    O braço é certeza que vai ser preciso nivelamento de trastes além da instalação e acabamento, mas no final será um ótimo instrumento.

    Eu fiz algo assim com uma Memphis MG32 transformando ela em superstrato, também é minha primeira guitarra, fiz troca de trastes, mudei o raio da escala de 10 pra 20, travei a ponte, tirei os singles e coloquei 2 humbuckers, deixei apenas o knob de volume, e como eu fiz tudo sozinho em casa não gastei muito, ficou no estilo das Charvel.

    Grimc
    Veterano
    # 23/mai/22 12:22
    · votar


    eu nao curti essa ideia de fazer uma guitarra pq no fim eu teria 2 stratos. Na minha opnião se vc for ter mais de 1 guitarra, que sejam de modelos diferentes ne?
    isso provavelmente faria eu dar menos atenção pra a guitarra antiga, por ela ser "piorzinha"


    Olha, tem bastante vantagens ter 2 guitarras do mesmo modelo. Você pode experimentar com afinações diferentes, você tem uma pra usar se estourar corda na outra e não tiver tempo de trocar (numa situação de ao vivo por exemplo), e as duas mesmo sendo strato vão ter sonoridades diferentes, principalmente se usar captadores diferentes. Você pode até jogar um humbucker ou dois na sua guitarra mais barata (por exemplo, um joguinho de malagolis) e ter aquela caracteristica sonora mais de les paul ou superstrato. Aí elas ficam diferentes o bastante uma da outra pra você querer usar as duas.

    Eu consideraria fazer no luthier também.

    Fora isso, se realmente quiser seguir com o projeto na Tagima, eu não recomendo comprar braço na internet, especialmente às cegas, já que o formato do corpo da sua guitarra não é padronizado. Pelo menos o braço eu faria no luthier sim.

    LeandroP
    Moderador
    # 24/mai/22 14:35
    · votar


    luken200606

    De toda forma, não posso tirar o seu entusiasmo. Já passei por isso também.

    Eu tinha uma Tagima Strato T635 que comprei pensando em fazer modificações. Contudo, me empenhei em customizar mais a parte elétrica, pois o corpo e o braço me atendiam muito bem. Fui fazendo aos poucos, e através de várias experiências ao longo do tempo. Diversas configurações de captadores, variando marcas e modelos, bem como os métodos de ligação em série e em paralelo, até descobrir empiricamente o que eu queria.

    No fim das contas nem tenho mais esta guitarra e atualmente estou bastante satisfeito com a minha Les Paul e a minha Strato padrão com 3 singles.

    Serviu como aprendizado. Ler artigos, explorar experiências alheias é muito interessante, mas é na prática que se aprende.

    Boa sorte na sua aventura e torço pra que você tenha sucesso.

    anderson_gesteira
    Membro Novato
    # 24/mai/22 15:09
    · votar


    Sempre costumo dizer que se for pra modificar algo que seja reversível. Então realmente o ideal é este seu projeto de guitarra ser feita no luthier, pois no caso se não gostar do resultado, pode até vender a guitarra por um preço justo. Se fizer isso na guitarra pode acabar não conseguindo voltar ela original, e se for vender vai ser bem abaixo por não ser mais original

    lamas92
    Membro Novato
    # 24/mai/22 16:07
    · votar


    Na boa, se comprar peças de boa qualidade e fizer do zero, vai ficar melhor e mais em conta... porque vc não terá nem a TG e nem a guita dos seus sonhos. Vai ter um Frankstein.

    Wanton
    Veterano
    # 24/mai/22 18:02
    · votar


    anderson_gesteira
    Sempre costumo dizer que se for pra modificar algo que seja reversível.

    Mas não deveria. Nem todo mundo mexe em um instrumento pensando em revender. Olha o que o autor do tópico falou: "Se eu conseguir fazer tudo isso eu n largo nunca mais essa guitarra".


    krixzy
    não vai necessariamente melhorar a qualidade do instrumento, vai ser algo basicamente visual

    Mas tá na cara que é isso o que ele quer.

    anderson_gesteira
    Membro Novato
    # 24/mai/22 18:51
    · votar


    Wanton Mas revenda as vezes acaba sendo um fator. Eu tenho meus instrumentos mas nunca penso em vender, mas numa eventual necessidade melhor perder menos. E outra, as vezes numa modificação como essa a guitarra fique até "intocavel", entre perder o instrumento e ficar sem nenhum, melhor fazer um. Já vi vários instrumentos a venda que a pessoa tentou pintar ou outra coisa e deu errado e acabou se desfazendo do instrumento com um baita prejuízo

    Drinho
    Veterano
    # 25/mai/22 22:41 · Editado por: Drinho
    · votar


    luken200606

    O seu projeto de transformar a Tagima em uma Monterey é simples, não sei se seria barato.

    Só acho que você não deveria avançar com a ideia de trocar o braço, você não sabe qual o padrão do tróculo, se fender 50s, 60s, 70s ou outro e nem se bate com o da Tagima, é bem provável que esse braço não entre ou fique folgado e exija adaptações muito improváveis de ficarem bem feitas, por mais que qualquer um tente te convencer do contrário.

    Meu conselho é que sempre evite mexer com parte estrutural de guitarra.

    Invista na pintura e em boas peças.

    Em Santo André tinha uma oficina de pintura chamada Music Kolor, que faz uns trabalhos lindos, inclusive o Monterey.

    E o que eu acho desse projeto?

    Acho animal, acho que todo mundo deve pagar pau para Jimi Hendrix e Eddie Van Halen sem nenhum peso na consciência e sem medo de opiniões.

    Filippo14
    Veterano
    # 26/mai/22 13:24
    · votar


    Dando meu pitaco. Acredito que fazer uma guitarra nova seja a melhor estratégia de longe. Já comentaram acima de deixar captações e outras questões diferentes nas duas para que tenham sonoridades diferentes e para que uma tambem seja reserva da outra. Contudo, discordo em dizer que teria que gastar só um "pouquinho" a mais. Uma guitarra de luthier, por qualquer que seja, está saindo uma grana e nem toda guitarra de luthier é boa tambem. Tem muito luthier meia boca por ai.

    Eu curto mudanças nas guitarras que sejam reversíveis, até por que nunca sabemos o dia de amanha, fora que essa pintura de Monterrey é algo super específico e o público que curtiria é bem nichado, não seria uma pintura legal convertendo uma strato de sunburst para vermelha. Uma pintura dessas pelo menos não "prejudica" a venda.

    De qualquer forma, todo guitarrista que se preze paga pau para alguem e sempre temos os nossos idolos em grande estima. Contudo, esse tipo de pintura super específica da guitarra de alguem e afins costuma em geral envelhecer mal. A magia eventualmente acaba e o instrumento passa a se tornar novamente só "mais um" instrumento, por isso teria cautela também.

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # 26/mai/22 16:57
    · votar


    Não tem como escurecer a escala com alguma parada tipo swedish oil? Pergunto porque sou burro, não sei mesmo.

    Mas realmente, a troca de braço é um negócio complicado que eu acho que não vale a pena mexer. Isso é botar a estética muito acima da tocabilidade e funcionalidade. Se quer homenagear o Hendrix, é mais fácil tentar imitar a Olympic White dele, que se bobear é até mais icônica e o braço é de maple!

    Ramsay
    Veterano
    # 26/mai/22 22:04 · Editado por: Ramsay
    · votar


    Troque somente o necessário. No caso da TG 530 um trio de captadores Malagoli cairia bem.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Vou transformar minha guitarra. O que eu devo me atentar?