Reformando uma Tonante Finder

    Autor Mensagem
    Epoch13
    Membro Novato
    # 15/mai/22 16:47


    Boa tarde pessoal.
    Hoje eu comprei uma Guitarra Tonante Finder bem barata.

    Essa guitarra parece ser bem antiga, com o braço colado no corpo, escudo feito de madeira e a fiação bem antiga.
    Os captadores parecem ter sido enrolados a mao (um tem a assinatura da "Gisa") com a resistência de ~8K (ainda estou aprendendo sobre essas coisas, nao sei se isso é bom ou nao).
    Também notei que nao dá para ajustar a tensão do braço, isso seria problema?

    Olhando no forum, eu vi que muita gente acha essa guitarra ruim, mas nao achei ninguém dizendo o que exatamente (além de chiados e construção barata).
    Alguem tem alguma sugestão para o projeto?

    Flw!

    ejames
    Membro Novato
    # 15/mai/22 17:39
    · votar


    Também notei que nao dá para ajustar a tensão do braço, isso seria problema?
    Se ele estiver torto, sim.

    Olhando no forum, eu vi que muita gente acha essa guitarra ruim, mas nao achei ninguém dizendo o que exatamente (além de chiados e construção barata).
    Você mesmo já disse: construção barata. A elétrica é bem ruim, as ferragens também - ao ponto de terem limitações como por exemplo a falta do tensor e da ponte que não possibilita o ajuste das oitavas. O controle de qualidade era bem fraco, então acabamento com defeitos, marcações da escala completamente tortas eram coisas bem comuns.

    Alguem tem alguma sugestão para o projeto?
    O "bem barato" que você pagou foi quanto? Sinceramente... faz uma boa limpeza nela e pendura na parede como decoração. Mesmo que você invista tempo e dinheiro nessa reforma, o resultado final ainda vai ser bem inferior a qualquer guitarra chinesa de entrada atual.

    Ningen
    Veterano
    # 15/mai/22 18:16
    · votar


    Epoch13

    Comprou?? Se eu soubesse tinha colocado a minha à venda. Achei que eu tivesse que pagar para alguém levar kkkkkk

    Epoch13
    Membro Novato
    # 15/mai/22 19:45
    · votar


    Você mesmo já disse: construção barata. A elétrica é bem ruim, as ferragens também - ao ponto de terem limitações como por exemplo a falta do tensor e da ponte que não possibilita o ajuste das oitavas. O controle de qualidade era bem fraco, então acabamento com defeitos, marcações da escala completamente tortas eram coisas bem comuns.

    entendi. Meu plano é refazer toda elétrica e tentar fazer algum tipo de proteção contra interferência. A principio não notei nada torto.
    A única coisa que eu vi foi o Captador, aonde o fio positivo estava conectado na parte externa da bobina (os outros que eu vi tem o negativo no lado externo).


    O "bem barato" que você pagou foi quanto?
    100 Reais. Comprei ela para pegar o captador e a eletrônica, mas achei ela interessante.
    Depois de limpa-la e tirar toda ferrugem, ela esta ficando bem bonita.

    Lelo Mig
    Membro
    # 16/mai/22 12:08 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Epoch13

    "vi que muita gente acha essa guitarra ruim, mas nao achei ninguém dizendo o que exatamente"

    Não é questão de ser apenas um instrumento barato é uma guitarra mal construída. Existem no mercado instrumentos, tão baratos quanto, e melhores.

    Na época em que as Tonantes foram lançadas, diferentes de Gianninis, Del Vecchios e Di Giorgios que tinham luthiers respeitáveis por trás dos projetos) as Tonantes pareciam algo feitos por "marceneiros" comuns, apenas pela observação de instrumentos.

    Veja bem, um bom marceneiro, têm condições de "replicar" um instrumento porque ele tem as ferramentas e técnica para trabalhar a madeira, porém, ele não possui o embasamento técnico e os conceitos que envolvem a fabricação de um instrumento. Coisa que um luthier possui.

    Olha, eu não posso afirmar que a Tonante foi um instrumento replicado por marceneiros sem conhecimento de luthieria, mas é a impressão que sempre deu.

    E olha que eu sou "antigo" vi estes instrumentos praticamente "nascerem". Como disse, a Giannini, a Del Vechio e a Di Giorgio, possuem em seu DNA, luthiers reconhecidos na época, foram fundadas por estes luthiers. A Tonante (antiga Rei dos Violões) foi funadada pelos irmãos portugueses Abel e Samuel Tonante que fabricavam os instrumentos de maneira artesanal e, pelo menos eu desconheço, elogios a ambos enquanto Luthiers (embora possa os respeitar sua história pelo empreendedorismo, numa época onde não havia muitas opções). Muita gente aprendeu e tornou-se músico começando com uma delas... já valeu! Mas, via de regra, possuem uma construção bem ruinzinha e são muito desconfortáveis (braço ruim, trastes ruins, ferragem péssima) e não vale à pena trocar tudo isso nelas.

    Mas, resumindo, para você desmontar, lixar, pintar, refazer elétrica e experiências sem a pretensão de soar como um grande instrumento, é o instrumento ideal para ser cobaia.

    Se pretende transformar num grande instrumento, melhor comprar um "barato melhor".

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Reformando uma Tonante Finder