Bacharel em Guitarra?

    Autor Mensagem
    xxx-Black_Wolf-xxx
    Membro Novato
    # jan/22 · Editado por: xxx-Black_Wolf-xxx


    Antes que digam que é tópico repetido e afins, saibam que eu só achei um ou dois tópicos de quase 15 anos atrás...

    Enfim, eu só gostaria de saber o que a pessoa aprende na faculdade de guitarra HOJE; é plicar escalas, sonoridades, técnicas, ritmos e etc?? No YouTube não tem muita informação sobre. Alguns gatos pingados dizem que se aprende o instrumento voltado à música erudita, outros dizem que é essencial para a versatilidade... Só informações vagas.

    Se alguém fez, agregou bastante coisa em relação ao que você já sabia? Valeria a pena para um músico não profissional como eu, que só quero aprimorar minha musicalidade e técnica e que não quer necessariamente viver de/com música?!

    ejames
    Membro Novato
    # jan/22
    · votar


    Valeria a pena para um músico não profissional como eu, que só quero aprimorar minha musicalidade e técnica e que não quer necessariamente viver de/com música?!

    Não.

    makumbator
    Moderador
    # jan/22
    · votar


    Curso superior de música não é pra ensinar a tocar, e sim para expandir o conhecimento de quem já toca bem e agregar toda uma parte teórica que não se resume apenas ao instrumento escolhido. Tem toda uma parte acadêmica e de pesquisa também.

    Há poucos de guitarra elétrica. De cabeça eu lembro que a Unicamp tem o curso.

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/22 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    xxx-Black_Wolf-xxx

    Se o que você almeja é tocar guitarra melhor, melhorar sua técnica, ser um músico melhor, invés de Faculdade procure um professor top de linha.

    Wanton
    Veterano
    # jan/22
    · votar


    Talvez seja importante se você for participar de concurso público para tocar em uma banda - sim, isso existe - ou para atuar na área cultural.

    makumbator
    Moderador
    # jan/22
    · votar


    Wanton

    Ao menos em concurso para orquestra, o peso de formação superior musical é menor do que realmente tocar bem o que está no edital, saber ler música, e da banca saber quem é (ou foram) seus professores no instrumento.

    Inclusive, vários nem tocam na questão de ser formado em música. Eles querem é alguém que toque bem, seja responsável e trabalhe em equipe.

    Drinho
    Veterano
    # jan/22
    · votar


    faculdade de guitarra HOJE

    Não existe faculdade de guitarra, existe algo como se fosse escola técnica, mas não sei se há graduação específica reconhecida.

    Já toquei com músicos que fizeram e pelo que via e ouvia da boca deles, sugiro você investir em formação para algo economicamente viável. A não ser que dinheiro não seja problema para você…

    Para se tornar um músico/instrumentista proficiente o caminho não é acadêmico e para se inserir neste mercado também não.

    makumbator
    Moderador
    # jan/22
    · votar


    Drinho
    Não existe faculdade de guitarra

    Sim, existe. Na Unicamp pelo menos tinha.

    Para se tornar um músico/instrumentista proficiente o caminho não é acadêmico e para se inserir neste mercado também não.

    Concordo totalmente. Fazer mal não faz, mas não é estritamente necessário.

    Drinho
    Veterano
    # jan/22 · Editado por: Drinho
    · votar


    Sim, existe. Na Unicamp pelo menos tinha.

    Composição e Regência né?

    Agora, faculdade de guitarra??
    Bacharel???
    Palhetada alternada e Superlócrio???

    Que brisa...

    makumbator
    Moderador
    # jan/22 · Editado por: makumbator
    · votar


    Drinho
    Composição e Regência né?

    Não.

    Agora, faculdade de guitarra??
    Bacharel???


    Olhei agora e parece que continuam com o curso (já tem um bom tempo, acho que é do início dos anos 2000). Fica no núcleo de música popular, e tem vagas individuais para instrumentos populares (são 3 de guitarra elétrica):

    https://www.iar.unicamp.br/graduacao/cursos/graduacao-em-musica/conhec a-a-graduacao/

    Não sei se o curso é mais voltado ao que se chamaria no mundo da música erudita de curso de performance (que para instrumentista é bem mais interessante que o modelo de bacharelado de instrumento no Brasil), mas o fato é que existe.

    Drinho
    Veterano
    # jan/22
    · votar


    makumbator

    Se você pegar essas escolas feras de guitarra, tipo MI e Berkley, ou os próprios conservatórios de SP, ainda sim vale mais a pena tentar esse Bacharel de Música Popular na Unicamp.

    Se você for preso terá direito a lugar especial.

    makumbator
    Moderador
    # jan/22
    · votar


    Drinho

    Sim, esses cursos tipo MI são o que se chamaria de curso de performance, apesar que não sei de como é a qualidade do curso de guitarra na Unicamp. Pode até ser nesses moldes e com bons professores. Os de música erudita na parte de música antiga (barroco, renascimento, medieval) são bons. Tenho amigos que já fizeram (um deles se formou em cravo lá).

    Luiz Almeida
    Veterano
    # jan/22
    · votar


    makumbator

    Fiquei triste por não ter curso para o instrumento "clarinete" na Unicamp. Tem o sax como popular, mas não tem clarinete. Chato...
    Tive que procurar o que era cravo, valeu.

    mgustavo72
    Membro Novato
    # jan/22 · Editado por: mgustavo72
    · votar


    Sobre o curso da Unicamp, me formei lá nos final dos anos 90. Apesar de eu ter passado pela trágica perda de entes queridos, antes do vestibular, graças a Deus fui aprovado e no geral deu para aproveitar!
    Penso que no geral é voltado para improvisação baseado no jazz e bossa nova, arranjos para big bands, etc.

    Me lembro que tinha alguns professores de renome como o Ulisses Rocha, Jorge Oscar, Cyro Gomes e Fernando Faro. De guitarra era o Alberto Trindade, percepção, Gramani, entre outros. Senti que valeu a pena!

    xxx-Black_Wolf-xxx
    Membro Novato
    # jan/22
    · votar


    Valeu pelas informações, galera.

    xxx-Black_Wolf-xxx
    Membro Novato
    # jan/22
    · votar


    Lelo Mig

    Já cogitei a ideia. Acho que vou comprar um curso do Gustavo Guerra ou de um carinha bem convincente do youtube chamado GUBA Oliveira.
    No meu estado só tem uma universidade com curso de licenciatura em música... Talvez nem compense mesmo rsrs

    Drinho
    Veterano
    # jan/22 · Editado por: Drinho
    · votar


    Acho que vou comprar um curso do Gustavo Guerra


    Cara, o Gustavo Guerra é muito legal, mas de vez em quando pinta para mim propagandas de alguns cursos do Fulvio Oliveira e do André Nieri que certamente venderam a alma para belzebu.

    O André Nieri estava dando aula na MI e o curso dele é barato.

    anderson_gesteira
    Membro Novato
    # jan/22
    · votar


    xxx-Black_Wolf-xxx Faculdade pra musica anda complicado valer a pena, em faculdade assim como unicamp exigem dedicação integral, e as vezes o resultado não vai ser o esperado. Eu mesmo faço só cursos online (estou fazendo atualmente o curando o improviso com Mauricio Alabama, e estou gostando bastante. ). Outra coisa melhor que a faculdade seria fazer um conservatório, onde se exige muito mais na prática e acaba te tornando um guitarrista melhor em menos tempo, ainda podendo manter emprego normal e vida social

    xxx-Black_Wolf-xxx
    Membro Novato
    # fev/22
    · votar


    Cara, o Gustavo Guerra é muito legal, mas de vez em quando pinta para mim propagandas de alguns cursos do Fulvio Oliveira e do André Nieri que certamente venderam a alma para belzebu.

    Puts brother, muito bem lembrado!! Fúlvio e André são alienígenas. Eu me amarro nesse estilo Fusion deles.

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/22
    · votar


    Valeria a pena para um músico não profissional como eu, que só quero aprimorar minha musicalidade e técnica

    eu não fiz, mas quando fui decidir o que fazer da vida em teclas,
    quando fiz conservatório era de órgão de peladeira e piano, teclado em sí era pra usar pra tocar fora

    mas se eu pensasse em técnica eu partiria para música erudita
    se em pensassem em musicalidade dependeria da praia, na erudita, veria muito sobre compositores, perdidos da história da música
    indo para área popular eu veria muito sobre harmonia e muito foco em mpb, bossa, jazz...

    da parte técnica de mão correr fritando exercícios de escalas fica mais no erudito

    acabei não fazendo, música é em tempo integral e não havia condições
    -------------------------------------------------

    do que vejo se compensa ou não
    compensa se for em pratica no dia a dia
    não adianta eu fazer uma faculdade e desenvolver uma técnica boa no erudito ou aprender altos lances de harmonia, mas ficar por ai tocando pisadinha, sertanejo ou pad em pop de 4 acordes em tríade

    tudo que eu aprenderia na faculdade se perderia com o tempo se não aplicasse

    ou poderia ser bom com essa formação, mas ter outra profissão nada haver como ganha pão, não casa outra profissão e estudar Chopin nas horas vagas

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Bacharel em Guitarra?