Zumbido na guitarra - cabeamento interno invertido?

    Autor Mensagem
    SpotlightKid
    Membro Novato
    # jun/21


    Tenho uma Jackson Kelly JS32 que comprei usada ano passado e ela funciona perfeitamente, exceto por ocasionalmente ter um zumbido insuportável que eu acreditava ser culpa do cabo que eu tenho (já que é velho).

    Contudo, acredito que descobri a origem do zumbido óntem, por acidente, enquanto investigava a peculiaridade do problema. Geralmente, as guitarras apresentam zumbido quando você não está encostando nas cordas ou captadores, mas a minha é o contrário: ao encostar nas cordas o zumbido fica muito mais alto, e para imediatamente ao soltar.

    Estava sentado em frente ao PC de meia mechendo no cabo pra ver se achava alguma posição sem zumbido e ao levantar meus pés do chão o barulho parou imediatamente. Calcei um par de chinelos e o barulho não voltou mais, portanto tenho certeza que o problema está no cabeamento interno da guitarra. O aterramento provávelmente está desconectado ou no lugar errado.

    Gostaria de saber como identificar os cabos que devem ser reposicionados para que possa soldá-los adequadamente. A guitarra tem dois captadores estilo humbucker e apresenta zumbido em ambos. Obrigado.

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/21 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    SpotlightKid

    Este tipo de problema pode ter muitas origens, o que dificulta bastante a identificação.

    A melhor forma de identificarmos este tipo de problema é por eliminação. É bastante comum fazermos um monte de coisas, fuçar prá caramba e, muitas vezes, resolver o problema, sem saber direito qual era.

    Primeira coisa que eu faria, seria trocar o cabo. (Não mexeria em nada na guitarra) só trocaria o cabo. Hoje existem opções honestas de cabo, de boa qualidade, sem precisar vender um rim para comprar, como acontecia no passado. Exemplos:

    https://www.americanas.com.br/produto/37559996?sellerid=28774709000163 &opn=YSMESP

    https://www.americanas.com.br/produto/10522404/cabo-tecniforte-rai-3-0 5m-ii-reto-reto-nickel-r10ni?opn=YSMESP&sellerid=32964100000124&epar=b p_pl_00_go_inf-aces_acessorios_geral_gmv&WT.srch=1&acc=e789ea56094489d ffd798f86ff51c7a9&i=5ca818e949f937f625f6857f&o=5620ff346ed24cafb5a5e85 9&gclid=Cj0KCQjw5uWGBhCTARIsAL70sLLQ17Txv3z5e88Gdg07xlNz-3rVnR1OeWb_2J b2UUYZeDXzQkKCScUaAqYPEALw_wcB

    Caso não resolva, abriria a guitarra com cuidado e observaria o estado geral das soldas, fiação e etc. Muitas vezes, com o tempo, tudo envelhece, a condutividade fica comprometida, as soldas ficam ruins.

    Talvez, após checagem, refazer a parte elétrica seja uma opção. Só refazendo fiação, soldas e componentes da elétrica, ou, até mesmo, trocando chaves e potênciometros.

    Outro passo seria blindar, o que é assunto polêmico. Muita gente acha que não serve prá nada, outros acham uma maravilha. Eu não vejo problema algum, porque não estraga nada e é reversível, então não vejo motivos para não usar esta medida como tentativa de solucionar problemas. Eu tive uma guitarra velha, que gostava, mas acho que os captadores eram muito antigos e ela pegava estação de rádio direto. Blindei, resolveu.

    Uma outra coisa que seria ideal fazer, nesse processo eliminatório, é ligar uma outra guitarra no seu ampli ou interface (onde você liga) e ver como se comporta. Ainda que o chiado tenha esta característica que você citou, ele pode não estar acontecendo (sendo gerado ou amplificado), diretamente na guitarra.

    Resumindo, elabore uma sequência de etapas, que te permita ter certeza de onde o problema esta; mesmo que não saiba qual é o problema e a solução; Primeiro de tudo é ter certeza de onde ele ocorre.

    Sua causa e solução, a gente vê depois.

    Will Bejar
    Veterano
    # jul/21
    · votar


    SpotlightKid
    mas a minha é o contrário: ao encostar nas cordas o zumbido fica muito mais alto, e para imediatamente ao soltar.
    Falaí, mano. Bom, tibe o desprazer de desmontar e montar minha guitarra umas 5 vezes seguidas exatamente pq apresentava esse mesmo problema e eu não descobria o que seria. Então, desencanei, montei daquele jeito mesmo e f*d@-se.
    Aí eu tava de bobeira outro dia e lembrei que eu tinha ligado o ampli naqueles adaptadores de 3 pra 1 na tomada, e esse adaptador não tinha o TERRA. Liguei o ampli direto na tomada com aterramento e ficou limpo que é uma beleza!
    Portanto, recomendo tentar o mesmo antes de qualquer coisa.

    DoisUm
    Membro Novato
    # jul/21
    · votar


    Tente inverter a ligação do jack. É uma modificação simples e fácil de desfazer caso nao resolva o problema

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Zumbido na guitarra - cabeamento interno invertido?