"Parafuso" do captador afundado

    Autor Mensagem
    Frederic froish
    Membro Novato
    # jul/20


    Fala galera, blz?

    Sou novo no mundo das guitarras. Tinha uma guitarra bem velha na minha casa, acabei testando e tava funcionando, então fui dar uma renovada no visual dela. Fui tirando alguns parafusos pra ver onde dava pra limpar, trocar, etc, daí acabei mexendo nesses "parafusos", que parecem não ser parafusos (fui pesquisar depois). Eu dei apenas algumas giradas com uma chavinha e ele deu essa afundada. Tem volta? Tem como fazer ele subir de novo?
    Caso não dê para ver muito bem, o primeiro parafuso é o afundado.
    null


    Valeu

    LeandroP
    Moderador
    # jul/20 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Frederic froish

    Se ele não retorna à posição inicial, é porque a rosca do parafuso ou da porca deve ter espanado. Só puxando ele pra cima e torcer pra que ele não desça mais. E isso deve ser feito com bastante perícia, porque se trata de uma peça delicada. Um método que eu imagino seria soldar com estanho uma haste na cabeça do parafuso, pra puxar ele pra cima. Depois daria pra retirar o estanho com um sugador de solda. Pode dar certo, como pode dar errado. Não sei te dizer se compensa este risco em razão do valor (comercial/sentimental) deste humbucker. O custo disso pode se aproximar muito de um humbucker novo.

    Embora esses parafusos tenham a finalidade de ajuste (mais próximos ou mais distante das cordas, conforme a necessidade do músico), não é o tipo de coisa que guitarrista costuma mexer. A gente instala o captador, ajusta a altura dele como um todo, e pronto! Não posso afirmar que guitarristas não mexam nesses parafusos. Aqueles que eu conheço nunca fizeram isso, tampouco eu.

    Falando superficialmente, me prepararia pra uma substituição do captador, caso ele não funcione mais como deveria, falando do som especificamente. Caso negativo, deixaria como está e não mexeria mais nesses parafusos.

    Ismah
    Veterano
    # jul/20
    · votar


    Eu mexo, mas não com frequência. Devo ter virado eles umas 3 ou 4 vezes, num dos singles que tenho aqui.

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # jul/20
    · votar


    Esse parafuso aí serve pra compensar a diferença de volume de uma corda pra outra (ou deliberadamente deixa uma coida com mais volume). É coisa que tu mexe uma vez na vida, praticamente.

    A minha sugestão é: se tu não sentir diferença de volume nessa corda que afundou o parafuso, não mexa mais, deixe como está e ignore.

    JJJ
    Veterano
    # jul/20
    · votar


    É comum acontecer em humbuckers meio mais ou menos. O parafuso escorrega na parafina e fica sem "pega". Eu tenho um assim... puxei um pouquinho pra fora com cuidado e deixei pra lá.

    Frederic froish
    Membro Novato
    # jul/20
    · votar


    Como era só estética resolvi deixar pra lá, valeu pelas dicas pessoal, tiraram várias dúvidas. Valeu!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a "Parafuso" do captador afundado