Troca de calibre de cordas da Les Paul ou SG, Precisa de regulagem?

    Autor Mensagem
    Viccy0
    Membro Novato
    # jun/20


    Olá pessoal, sou iniciante e gostaria de saber se é preciso regular a guitarra para a troca do calibre de cordas de uma Les Paul ou SG, ou se a regulagem somente é feita para as guitarras Floyd Rose. Se puderem me responder eu agradeço.

    Ismah
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    Todos os instrumentos de cordas, convém que se faça uma regulagem geral ao trocar o diâmetro das cordas.

    Passos pequenos, costumam não ser tão relevantes, mas... Realmente, é algo que vale a pena ser checado. Quando digo pequeno, me refiro a sair de cordas 10-46 10-52. Ou partir de 10-52, para 10.5-46.

    Ainda existem casos que são compensados com afinações mais baixas. Meu caso, tenho uma Strato (25.5") em 11-50, mas afinado no padrão D (1 tom abaixo). Praticamente, preservei a tensão que tinha com 10-46. Ainda assim, é mais macia, que a LP (24.75"), que usa 9-42.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    Viccy0
    Todos os instrumentos de cordas, convém que se faça uma regulagem geral ao trocar o diâmetro das cordas.
    Sem mais.
    Abç

    Viccy0
    Membro Novato
    # jun/20 · Editado por: Viccy0
    · votar


    Todos os instrumentos de cordas, convém que se faça uma regulagem geral ao trocar o diâmetro das cordas.

    Então cara, não tem nenhum Luthier por aqui onde eu moro, é possível fazer essa regulagem sozinho?
    Minha guitarra está com cordas 0.10, e queria por 0.11...

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # jun/20
    · votar


    Viccy0
    O que dá pra fazer por conta é entonação, tensor e ação. Essas coisas todo mundo deveria saber como funciona e como se ajusta, e é algo que precisa ser feito de vez em quando, e principalmente quando se troca as cordas (independente da mudança de diâmetro).

    Qualquer regulagem além disso, não meta a mão.

    Então cara, não tem nenhum Luthier por aqui onde eu moro, é possível fazer essa regulagem sozinho?
    Minha guitarra está com cordas 0.10, e queria por 0.11...

    Se os trastes estiverem em ordem, dá pra fazer os outros ajustes (acima citados) por conta

    Buja
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    acabaramosnicks

    Mesmo que seja preciso saber ajustar tensor e oitavas, nao é uma coisa que se aprende rapidinho.
    Leva uma certa experiencia e pratica, coisa pra quem tem guitarras e faz isso a um certo tempo.

    Nao recomendo que a pessoa tente ficar fazendo isso em casa, na tentativa e erro.
    Cedo ou tarde vai acabar levando pro luthier e pode ser pior dependendo do erro que ele comete sozinho.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Troca de calibre de cordas da Les Paul ou SG, Precisa de regulagem?