Guitarra inteiramente em Mogno ficaria boa?

    Autor Mensagem
    Marchetera
    Membro Novato
    # mar/20


    Tenho uma prancha de mogno cuja espessura poderia ser feita uma guitarra, a pergunta é uma guitarra com tudo (braço, escala, corpo) em mogno seria boa?

    Drinho
    Veterano
    # mar/20
    · votar


    Marchetera

    Seria sim.

    Apenas certifique-se que este mogno não vai entortar.

    JJJ
    Veterano
    # mar/20
    · votar


    Tem muita guitarra com corpo e braço em mogno. Várias Gibsons são assim. Só a escala é que eu tenho cá minhas dúvidas se funciona...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/20
    · votar


    JJJ
    Não funciona pois é macio para tal fim.
    Abç

    entamoeba
    Membro Novato
    # mar/20
    · votar


    Tenho uma toda em mogno, mas a escala é em pau ferro.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/20
    · votar


    entamoeba
    Ipê também serve muito bem.
    Abç

    Marchetera
    Membro Novato
    # mar/20 · Editado por: Marchetera
    · votar


    A sonoridade ficaria melhor se eu fizer o braço de cedro ou ipê rosa/amarelo? Também tenho essas madeiras disponíveis, porém tiro único, não quero desperdiçar.

    Marchetera
    Membro Novato
    # mar/20 · Editado por: Marchetera
    · votar


    São madeiras que estão parada a alguns anos já, creio que mais de 10, acho que isso seria um pouco difícil. São madeiras que estão parada a alguns anos já, creio que mais de 10, acho que empenar seria um pouco difícil.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/20
    · votar


    Marchetera
    O braço pode ser de mogno sem problemas, a escala é que não.
    Cedro não costuma ser usado para braços de guitarra elétrica.
    Abç

    Ismah
    Veterano
    # mar/20
    · votar


    Então... Convivi um meio ano com uma guitarra quase toda em mogno sólido... É interessante, mas é inviável ao vivo... Aquilo é um acordeon com uma alça só.
    Puxa vida... A construção é impecável, e é ótima de tocar e de sonoridade... Só que é muito desconfortável pra tocar em pé - e algumas coisas swingadas, não funciona sentado, pois o movimento dos braços e perna, que fazem as acentuadas... Cansa só de lidar, imagina de tocar...

    Tanto que é, que a Gibson passou a fazer alívios nas LP's... Não sei se todas, mas creio que atualmente sim.

    makumbator
    Moderador
    # mar/20 · Editado por: makumbator
    · votar


    Ismah

    Pior é mogno. Não vale a pena para a saúde das costas. Já experimentei baixo quase todo em mogno e não gostei por causa disso. Cedro acho que é mais leve que mogno, mas acho que é mais pesado que outras madeiras usuais para corpos de instrumentos elétricos.

    Assim como você, também não gosto de instrumento que envergue a coluna cervical! Haha!

    Del-Rei
    Veterano
    # mar/20
    · votar


    Acho que nunca toquei numa guitarra toda de mogno e maciça.
    Qua, o peso de uma guitarra assim?

    Um aceno de longe!!!

    Ismah
    Veterano
    # mar/20
    · votar


    makumbator

    Eu venho de baile, pelo menos 4hs com instrumento nas costas. Não vale a pena, se tratando de um instrumento elétrico que tem como contornar.
    Pra tocar sentado, é outro papo...

    Del-Rei

    Não pesei literalmente, mas no muque, chuto algo entre uns 8 ou 9 kg.

    Drinho
    Veterano
    # mar/20 · Editado por: Drinho
    · votar


    Pior é mogno. Não vale a pena para a saúde das costas. Já experimentei baixo quase todo em mogno e não gostei por causa disso.

    Cara mas tem guitarra de mogno que é leve sim, o joão cassias que fez a minha guitarra, tinha uma les paul feita por ele que era toda de mogno e era leve.

    Um vez, tinha tocado numa gibson 60's reissue (da custom shop) que também era muito leve.

    Creio que nem todos os mognos sejam pesados.

    Assim como você, também não gosto de instrumento que envergue a coluna cervical! Haha!

    certeza, curto as stratinhos leves também...

    entamoeba
    Membro Novato
    # mar/20
    · votar


    A minha guitarra de mogno é menor do que uma strato e pesa bem menos do que qualquer um dos meus baixos (maple, basswood). Acho que também pesa menos do que minha RR1.

    makumbator
    Moderador
    # mar/20
    · votar


    Drinho

    Então, deve ser variação de tipo de mogno. O baixo todo em mogno que toquei era como uma pedra. Obviamente que baixo também pesa naturalmente mais que guitarra (ainda mais baixo de 6 cordas, que é o que eu toco e era o tipo do baixo de mogno que experimentei).

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/20 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
    · votar


    makumbator
    O segredo do peso está na quantidade de sílica existente no solo onde a árvore cresceu e que é incorporada às fibras da madeira, deixando-a mais pesada, mais densa, de 0,53 à 0,70g/cm cúbico.
    Na média a cerejeira é mais pesada, e o frêixo (ash), pode ser mais pesado que algumas peças de mogno.
    Abç

    makumbator
    Moderador
    # mar/20
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Ah, legal saber! Então pode ter uma diferença grande de densidade e peso dentro da mesma espécie, correto?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/20
    · votar


    makumbator
    Sim, e em todas as madeiras isso acontece, em maior ou menor grau dependendo da madeira - nas que possuem maior densidade (madeiras bem duras) essa variação tende à ser menor.
    Abç

    Ismah
    Veterano
    # mar/20 · Editado por: Ismah
    · votar


    Vareia da espécie também, algumas precisam de uma determinada condição, e as vezes não há muita variação disponível nesse tipo de solo. Se é solo preparado, como geralmente se faz pra madeiras de lei, fica mais uniforme...

    Eucalipto se plantar no meio de um lago, é capaz dele crescer e drenar o lago ainda... Agora se faltar água ele morre...


    No caso específico de LP's, volto a dizer que os alívios são muito comuns.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Guitarra inteiramente em Mogno ficaria boa?