Ruído vindo do Tensor

    Autor Mensagem
    AryanMK
    Membro Novato
    # jan/20


    Pessoal, antes que me crucifiquem, usei a busca e encontri um topico relacionado a ruido no tensor, porém o mesmo estava fechado...
    .
    Recentemente adquiri uma Tagima Strato t-635 Brasil (2007)... Troquei as cordas, fui testar e começar as regulagens. então notei um barulho tipo vibração vindo do braço dela, constatei ser o tensor ja que as tarraxas estavam firmes e a ponte também nao esta gerando nenhum ruido... O braço estava retinho então fui mexer no tensor para dar o relief e o ruido foi diminuindo... Porém, para que o ruido sessasse 100% precisei deixar um relief muito grande e ficou com a ação muito alta, não gostei...
    .
    Com uma regulagem correta e um relief descente o tensor fica vibrando... Alguem sabe o que pode ser?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/20
    · votar


    AryanMK
    Você a levou a um luthier profissional?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/20
    · votar


    AryanMK
    Você a levou a um luthier profissional?

    AryanMK
    Membro Novato
    # jan/20
    · votar


    Grande Mauricio Luiz Bertola.
    Primeiramente obrigado por ler e responder...
    .
    Entendo que levar a um luthier é o mais aconeslhavel a se fazer na situação... Porém em minha cidade só conheço um e ele cobra muito caro para qualquer coisa... Não que eu esteja desmerecendo a profissão, entendo que ele estudou e teve experiência pra cobrar pelo serviço dele, porém no momento nao tenho como arcar com essa dispesa...
    .
    Por isso resolvi criar o topico aqui na esperança de que alguem ja tenha passado por isso e pudesse me ajudar a resolver em casa...

    AryanMK
    Membro Novato
    # jan/20
    · votar


    Detalhe... O ruido, vibração a que me refiro nao é quando mexo no tensor, e sim quando estou tocando...

    Buja
    Veterano
    # jan/20
    · votar


    AryanMK

    So descarte a hipotese de ser uma tarracha, um carrinho na ponte, alguma peça solta dentro da guitarra.
    Tendo certeza que é o tensor, nao tem jeito: é luthier. E ele talvez diga que so outro braço.

    makumbator
    Moderador
    # jan/20
    · votar


    Buja

    E as molas de ponte tremolo ou flutuante também podem fazer um barulho irritante. Precisa checar isso (a não ser que seja ponte fixa mesmo).

    Mas eu já vi caso de instrumento com tensor vibrando em algumas notas. Já vi também online o relato de um caso que o luthier resolveu injetando uma espécie de espuma no orifício do tensor (pois o mesmo vibrava). Essa solução ficava mais barata que trocar o tensor.

    AryanMK
    Membro Novato
    # jan/20
    · votar


    Pois é pessoal... Obrigado pelas respostas...
    .
    O estranho é que ele só vibra em determinadas notas e com determinada tensão... como disse no inicio do topico, com um certo aperto ele para de vibrar, porém o braço fica um pouco mais concavo do que o normal, mas nada demasiado, porém sou perfeccionista. kkkkkkkk.
    .
    Acho que vou terque esperar entrar uma grana para poder levar ao luthier mesmo...

    makumbator
    Moderador
    # jan/20
    · votar


    AryanMK

    O fato de só vibrar em algumas notas não é estranho. É que ele entra em ressonância apenas com determinada frequência, e por isso algumas notas vibram e outras não.

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # jan/20
    · votar


    Isso acontece com a minha Schecter. Toda nota G o tensor vibra, quanto mais grave, mais vibra. Como esse ruído não chegou até a saída (no meu caso que vibra pouco), eu simplesmente ignoro. Com ela desplugada eu escuto e sinto na mão se prestar atenção, mas normalmente eu nem lembro disso pq é bem de leve.

    Buja
    Veterano
    # jan/20
    · votar


    Esses ruidos de peça solta me incomoda e muito.
    Estava sentindo isso na minha ex-tele.
    Fui procurando, desmotando, olhando, até achar.
    Uma arruela da tarracha com folga (folginha mesmo).
    Como irrita!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/20
    · votar


    AryanMK
    Se, veja bem, se; o problema for mesmo no tensor; só um luthier profissional vai resolver. Esse não é um "probleminha"...
    Talvez seja necessária a troca do braço... ainda mais nessa guitarra...
    Abç

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/20 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
    · votar


    post duplo

    AryanMK
    Membro Novato
    # jan/20
    · votar


    Pessoal, obrigado pelas respostas...
    .
    Acabei descobrindo um luthier aqui pertinho de casa (duas quadras) Rapaz muito gente boa... Me passou confiança.
    Disse que Essas tagimas handmade é muito comum vir com folga na cavidade do tensor, que resulta nessa vibração...
    .
    Para resolver basta injetar uma espuma expansiva, como nosso amigo makumbator disse, ou uma cola especial na cavidade dela...
    No caso da minha, como possui escala a espuma expansiva pode acabar deslocando a escala, então vai usar a cola mesmo...
    .
    Me cobrou 100 reais junto com uma regulagem... Não achei caro, o que acham?
    .
    Vou buscar na sexta-feira. e posto aqui se resolveu o problema...

    AryanMK
    Membro Novato
    # jan/20
    · votar


    Fala galera... Acabei demorando um pouco para pegar a guitarra la...
    .
    Mas só para finalizar o assunto, o problema foi resolvido da forma que comentei antes. Ele retirou a bala do tensor e injetou por ali, sem remover a escala, uma resina especifica e deixou secar, testou e foi preciso injetar mais resina, pois depois que ela seca ele da uma encolhida... Mas depois da segunda aplicação ficou 100%.
    O problema foi resolvido por R$120,00 com a troca do nut e uma regulagem ainda...
    .
    Agradeço a todos pelas respostas!

    AryanMK
    Membro Novato
    # jan/20 · Editado por: AryanMK
    · votar


    Edit.: "Mensagem duplicada"

    Fernando
    Veterano
    # jan/20
    · votar


    AryanMK
    Po, legal que resolveu, hein? Achei o preço ótimo. Poderia falar quem é o luthier e a cidade?

    makumbator
    Moderador
    # jan/20
    · votar


    AryanMK

    Legal que deu certo, e foi basicamente a mesma solução que eu vi em um fórum estrangeiro (e bem mais barata que trocar braço ou todo o conjunto de tensor).

    AryanMK
    Membro Novato
    # jan/20
    · votar


    Fernando
    Luthier é o Junior, em Foz do Iguaçu... Também achei, logo vou levar a outra guitarra pra ele dar um talento!

    makumbator
    Sim... Misericordia ter que trocar o braço, curti demais ele, pegada boa.

    Valeu galera!

    Fernando
    Veterano
    # jan/20
    · votar


    AryanMK
    Legal, pena que o cara não é de São Paulo haha.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ruído vindo do Tensor