Improvisando

Autor Mensagem
Ze Ricardo
Veterano
# fev/04


Ai gente se eu tenho essa sequencia ai C AM F G
tipo quando eu tiver em C eu uso C jonico
Am uso A eolio
F uso F lidio
em G uso G mixolidio
e isso mesmo gente e outra coisa se tipo a musica ta chumbando la ne e derrepente ela fica assim
D Am F G (isso acontece na musica dos Titas ,caras como eu,)
ai como eu vou improvisar com esse D fora do campo harmonico ai

Ze Ricardo
Veterano
# fev/04
· votar


comentem please

Edson Sousa
Veterano
# fev/04
· votar


D Mixolídio

Ze Ricardo
Veterano
# fev/04
· votar


D Mixolidio seria o D comecando em La mas ai nao vai estar no campo harmonico ai como funciona

1o0 N0ção
Veterano
# fev/04
· votar


putz num intendo essa parada de campo harmonico ainda mas quem poderia te explicar melhor isso é o .... putz... esqueci o nome.....

ah mais de qualquer jeito acho q vc vai ter q dar um
pulinho pra escala de outro tom ja q o proprio D ta fora do
campo harmonico será q se vc fizesse um jonio ae num encaixaria não?

1o0 N0ção
Veterano
# fev/04
· votar


ah lembrei se vc achar o Leandro Pannuci aqui no forum
da um jeito de pergunta pra ele q ele sabe tudo de campo harmonico

Ze Ricardo
Veterano
# fev/04
· votar


tipo a penta e a menor encaixam mas tipo eu queria saber em modo grego por que tipo
se vou improvisar usando a menor seria a escala partindo do sexto grau ou seja uma escala de sol comecando em E, ai qual o nome que se da a isso
Eu sei que quando eu tou em do maior e comeco em A pra fazer o la menor e chamo de A Eolio e no caso de comecar pelo mi a escala de sol

Edson Sousa
Veterano
# fev/04
· votar


O acorde de Ré Maior poderia se tratar de um acorde de empréstimo modal II grau de Dó Maior ou poderia ser uma modulação direta. Depende da melodia da música.
A Harmonia é escrava da melodia.

Edson Sousa
Veterano
# fev/04
· votar


Empréstimo modal do modo lídio C lídio

Ze Ricardo
Veterano
# fev/04
· votar


ae edson falou bonito veio , mas eu nao entendi isso ai nao explica com mais calma ai

1o0 N0ção
Veterano
# fev/04
· votar


acho q é pq D é o II grau de C porem não esta dentro do campo harmonico de C então ocorre um tipo de emprestimo de notas ai vc faz um Lidio em D ao inves de fazer o dórico... ah veiu desculpa ae meu cerebro nem ta funcionando mais não só to postando coisa inutil pra vc

yvo
Veterano
# fev/04
· votar


cara, nessa primeira sequencia de acorde3s vc pode improvisar tudo com C jonio, pq ta tudo no campo harmonico... e qdo aparece o D vc simplesmente improvisa em D jonio...

LeandroP
Moderador
# fev/04
· votar


Ze Ricardo

Tem muito acordes que não estão dentro de um campo harmônico. Este acordes exercem algumas funções e é isso que deve ser observado.

Um acorde pode entrar numa harmonia simplesmente para preparar para outro. Estes acordes são conhecidos como "dominantes" e normalmente possuem a 7ª menor.

Outras vezes pintam acordes com a função de modular (passasr pra outra tonalidade). Então o exemplo que você colocou estava na tonalidade de Dó e agora parece que a coisa mudou para outro tom.

Experimente:

D = mixolídio (penta menor com blue-note - 4#)
Am = dórico (se você usar eólio a música volta pra Dó)
G = Jônio (se você usar mixolídio a música também volta pra Dó)
F = um belo lídio.

gunsnzeppelins
Veterano
# fev/04
· votar


Jônio, dórcio, mixolídio, lídio, parece mais é nome de componentes científicos... tsc tsc tsc... eu sei que são escalas e tal, mas alguém poderia me explicar?

nothing else matters
Veterano
# fev/04
· votar


gunsnzeppelins
saum modos gregos.........dpois vc vai ver como essis nomes "cientificos" saum importantes

joaozitorossi
Veterano
# fev/04
· votar


Usa a pentatonica e pronto...heuehue..pelo menos eh isso q eu faço em qq música...

joaozitorossi
Veterano
# fev/04
· votar


(serah q vaum me xingar mt pelo q eu disse ainda agora? vamos ver...)

yvo
Veterano
# fev/04
· votar


gunsnzeppelins

pra vc começar a aprender sobre modos gregos vc precisa saber de campo harmonico e das escalas maiores e menores... c vc souber da pra vc achar em sites uma introduçao, pq eh um assunto extenso e complicado ( no começo, qdo vc entende fica facil)

LeandroP
Moderador
# fev/04
· votar


gunsnzeppelins

Os sete modos que você conhece ou já ouviu falar são tudo a mesma escala que geram cinco pentatôcicas e que no final é tudo a mesma escala. Isso tudo é vago quando não se conhece o principal: os acordes.

São os acordes em uma harmonia que vão "determinar" qual escala pode ser utilizada sobre eles.

Os acordes têm funções dentro da música e é isso que precisa ser muito bem entendido. Conhecer as cadências vão te dizer qual é o melhor (ou os melhores) caminhos a ser tomado.

Por exemplo (falando em campo harmônico - de Dó pra simplificar):

C7M - Dm7 - Em7 - F7M - G7 - Am7 - Bm7(b5)

Cada acorde pertence a um grupo específico, são estes:

Tônica, Sub-dominante e dominante.

O acorde sub-dominante leva para o dominante e depois é resolvido na tônica. Quando õ sub-dominante resolve direto na tônica dizemos que esta cadência foi interrompida (a cadência somente e não a música :o)

Acordes de função Tônica:

Iº, IIIº e VIº graus... em Dó seria: C7M, Em7 e Am7

Acordes de função Sub-dominante:

IIº e IVº graus... em Dó seria: Dm7 e F7M

Acordes de função Dominante:

Este acordes têm um destaque especial, porque ele resolve em uma quarta acima, uma quinta abaixo, meio-tom acima e meio-tom abaixo. Serve para preparar porque existe dentro dele um trítono - trítono é dividir a escala em duas partes iguais.

São eles:

Vº e VIIº graus... no caso de Dó: G7 e o Bm7(b5)

O que você faria se no lugar do Am7 você encontrasse um A7 em uma música em Dó?

Exemplo:

| C | A7 | Dm7 |...

O acorde A7 não pertence ao campo harmônico de Dó, mas é o Vº grau de Ré (seja ele maior ou menor). Se é quinto grau então pode ser mixolídio. Sua função no caso é a de dominante (de conduzir a harmonia para um acorde).

Ou então se você encontrasse um Ab7 em uma música em Dó, o que fazer?

Neste caso o Ab7 pode " chamar" um Ré bemol (maior ou menor) ou resolver meio tom abaixo, no caso um G que logo pode terminar em Dó.

Uma música que pode lhe ajudar a entender melhor isto é a simples e gostosa de tocar "Hey Joe" imortalizada pelo Jimi Hendrix. Veja a progressão, tudo indo da quarta para a quinta:

|: C | G | D | A | E :|

entendeu?

joaozitorossi
Veterano
# fev/04
· votar


Ninguem me xingiou ainda?

nothing else matters
Veterano
# fev/04
· votar


joaozitorossi
ae cara.....c tah dandu uuma d idiota........!!!!heheh...to zuandu meu brodi!

joaozitorossi
Veterano
# fev/04
· votar


nothing else matters
Aff......DAh pra alguem me xingar? (heuheuhe.to ficando maluco msmo..eu naum era assim)

Ze Ricardo
Veterano
# fev/04
· votar


blz intaum ai joaozitorossi vai se fu hauhauhauhauahuahau
ae galera essa de improvisar e foda por que tipo saber os nomes dos modos entender um pouco de campo harmonico e taus ate da agora porra quando tem uma outra guitarra socando acordes la e tu tem que ir improvisando ai fica foda de solar certinho

LeandroP
Moderador
# fev/04 · Editado por: LeandroP
· votar


[b][/b]?

Ze Ricardo
Veterano
# fev/04
· votar


ae leandro fiz akilo que se falou aki na guitarra C Ab7 Rbemol menor G e terminar em C ficou tipo akelas bases de jornadas nas estrelas mas onde tu aprendeu isso cara
que materia e essa pra eu procurar na net

LeandroP
Moderador
# fev/04
· votar


Ze Ricardo

Isto é harmonia. Está dentro de "preparação de acordes".

Todo acorde pode ter uma preparação pra ele. Esta preparação feita em acordes com 7ª menor (dominantes), podem estar uma quinta acima ou uma quarta abaixo. Meio tom acima ou meio tom abaixo. Esses acordes dominantes (são muitos) ainda podem ser invertidos, dando origem a novos acordes e substituídos.

Veja só os acordes com 7ª menor preparando uma música que está no tom de Dó:

| C | E7 | Am | A7 | Dm7 | G7 | C |

Note que o E7 não existe no Campo Harmônico, certo? Ele está aí para preparar pro Am (o mi é o quinto grau de lá). Depois este Am vira A7 (que é o quinto grau de Dm). O Dm já conduz pelo baixo pro acorde G7 que finalmente retorna pro Dó.

Então tudo foi por quintas aí...

joaozitorossi
Veterano
# fev/04
· votar


Aff...Inda bem q eu soh toco blues e preciso so de pentatonica...HEUHEUHE...E VIVA O BB KING!!!

LeandroP
Moderador
# fev/04
· votar


joaozitorossi

Você já ouviu algum blues do Robben Ford?

Tripa Seca
Veterano
# fev/04
· votar


LeandroPanucci
Robben Ford, eu so conheço aquela musica que toca no seu site... muito boa por sinal...

ps
qual eh o url do seu site, eu perdi o link

LeandroP
Moderador
# fev/04
· votar


Tripa Seca

http://www.bendseligados.hpg.ig.com.br

A música se chama "Life Song (One For Annie)" e tem uma outra bem conhecida e também é muito louca. Se chama "Revelations".

Baixa no Kazaa!

Tem uma outra música que mostra bem o que é finger-style (tocar blues sem acompanhamento, uma guitarra a capela vamos dizer). A música é "Fingerstyle Blues"

Você não vai se arrepender!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Improvisando