O que seria da guitarra rock sem esse solo?

    Autor Mensagem
    ds77
    Membro Novato
    # set/19


    Uma parada doida para se pensar....

    O Eddie gravou Eruption em 1978. Foi um choque no mundo da guitarra porque ninguém tocava assim. Acabou influênciando praticamente toda geração da guitarra rock na década 80 abrindo portas à imaginação de muitos guitarristas criativos.

    A pergunta que não quer calar é:
    Digamos que, se o Van Halen não tivesse existido...será que teríamos Steve Vai, Joe Satriani, Paul Gilbert e outros?

    ds77
    Membro Novato
    # set/19
    · votar




    Casper
    Veterano
    # set/19
    · votar


    O que seria da guitarra rock sem esse solo?

    Seria a mesma coisa. Apareceria outra pessoa fazendo a mesma coisa, porque a evolução de qualquer coisa não depende de um só elemento.

    LeandroP
    Moderador
    # set/19
    · votar


    Quando o Edivan compôs e gravou este solo, essa vibração já estava na atmosfera, a mágica estava no ar como parte do astral. Teria sido outro no lugar do Edivan.

    Singles
    Membro Novato
    # set/19
    · votar


    Eu discordo q o eddie nao foi fundamental, eu nem gosto de van halen, mas um detalhe muito legal q ocorreu eh q ele segurava a palheta com o polegar e com o dedo médio, por isso seu dedo indicador ficava meio q sobrando, isso q o estimulou a fazer os ligados com o dedo indicador.. e instantaneamente dps da “descoberta” dessa tecnica varios outros guitarristas a integraram na sua própria tecnica.. sem van halen nao existiria os tappings na crazy train, na one do metallica.. foi um espaço de tempo muito curto.. em questãos de anos ele influenciou drasticamente kirk hammet, vai, satriani, randy rhoads, ate o malmsteen a correr em sentido contrario, ele simplesmente subiu o patamar na época, sem falar q ele tambem popularizou o floyd rose e as super strats usadas pelo iron, eddie mudou a cena dos anos 80

    Lelo Mig
    Membro
    # set/19 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Esse solo, tecnicamente é incrível. Musicalmente, uma bosta!

    Obs: adoro o Edivan.

    JJJ
    Veterano
    # set/19
    · votar


    Casper
    Apareceria outra pessoa fazendo a mesma coisa, porque a evolução de qualquer coisa não depende de um só elemento.
    LeandroP
    Teria sido outro no lugar do Edivan.

    Discordo, camaradas... De vez um quando, um elemento muda o mundo. Foi assim com Moisés, Cristo, Newton, Einstein, Hendrix...

    Lelo Mig
    tecnicamente é incrível. Musicalmente, uma bosta!

    Resumiu bem a fritação na guitarra.

    tito lemos
    Veterano
    # set/19
    · votar


    Singles
    O Steve Hackett fazia tappings bem antes do EVH... Por sinal, ele te manda um abraço.

    LeandroP
    Moderador
    # set/19
    · votar


    JJJ
    Discordo, camaradas...

    Eu também rs
    Na real, eu tenho mais dúvidas e conjecturas, do que respostas rs

    entamoeba
    Membro Novato
    # set/19
    · votar


    será que teríamos Steve Vai, Joe Satriani, Paul Gilbert e outros?

    O mundo seria bem melhor sem eles.

    Lelo Mig
    Membro
    # set/19
    · votar


    Vou explicar EVH sob meu prisma, minha ótica pessoal, deixando bem claro que gosto de EVH e não gosto muito da banda Van Halen... aquele rockinho americano, alegrinho, vamô bebe cerveja e pegar muié, que o Van Halen fazia, é bem babaca, é o sertanejo universitário do rock. Mas vamos lá....


    Quando VH surgiu eu já tocava em bandas. Aconteceu algo interessante na época:

    Haviam coisas que eu não conseguia tocar com perfeição (alguns solos do Blackmore ou do John McLaughlin, por exemplo) mas, apesar de não conseguir, eu sabia o que eles estavam fazendo.

    Quando ouvi VH a primeira vez, ouvi coisas que eu não conseguia imaginar como estava sendo feito, era uma maneira "nova" de tocar, que eu não contemplava.

    Quando fui ao show do VH no ginásio do Ibirapuera, não parecia que ele tocava, parecia que só deslizava a mão pelo braço aleatóriamente, tamanha a facilidade em fazer coisas tecnicamente complexas.

    Neste aspecto, para quem é de minha geração, gostando ou não ele foi um divisor de águas.

    Velvete
    Veterano
    # set/19
    · votar


    não gosto muito da banda Van Halen... aquele rockinho americano, alegrinho, vamô bebe cerveja e pegar muié, que o Van Halen fazia, é bem babaca, é o sertanejo universitário do rock.
    Lelo Mig

    Rapaz, nunca gostei da banda van Halen e agora sei explicar o motivo...rs

    makumbator
    Moderador
    # set/19
    · votar


    Lelo Mig
    aquele rockinho americano, alegrinho, vamô bebe cerveja e pegar muié, que o Van Halen fazia, é bem babaca, é o sertanejo universitário do rock.

    Bela descrição, mas no caso do Van Halen (após estourarem) pode-se dizer que estavam cantando a realidade cotidiana de suas vidas! Hahah!

    Ramsay
    Veterano
    # set/19
    · votar


    ds77
    O Eddie Van Halen, no começo da década de 80 foi imbatível e foi de fato o melhor solista e, por consequência, o rei da guitarra de rock, sendo que na época não havia ninguém como ele.
    Atualmente, devido a sequelas deixadas pelas drogas e a idade, ele sola bem menos que antigamente.

    Mas, 10 anos antes, em 1968, o Jimmy Hendrix já havia semeado o que seria o futuro da guitarra no rock, deixando guitarristas medianos e famosos como Eric Clapton e Tony Iommi de queixo caído.

    fernando tecladista
    Veterano
    # set/19
    · votar


    Digamos que, se o Van Halen não tivesse existido...será que teríamos Steve Vai, Joe Satriani, Paul Gilbert e outros?

    sim

    cada músico é uma mistura de trocentas outras referencias, você tocar muito igual a outro não vira, vai ficar tocando no quarto

    MMJr
    Veterano
    # set/19
    · votar




    Daniel_Bx
    Membro Novato
    # set/19
    · votar


    MMJr
    O próprio cara fala que não clamou inventar o tapping e os malucos vão e colocam no nome do vídeo que foi.

    Del-Rei
    Veterano
    # set/19 · Editado por: Del-Rei
    · votar


    Van Halen só popularizou o tapping, principalmente no rock.
    Mas isso já existia muito antes....



    Um aceno de longe!!!

    Ismah
    Veterano
    # set/19
    · votar


    Talvez nem ele... É o equivalente a perguntar quem inventou o trilo, o palhetar, glissando e coisas assim...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/19
    · votar


    Ramsay
    guitarristas medianos e famosos como Eric Clapton e Tony Iommi de queixo caído.
    What!

    ds77
    Membro Novato
    # set/19
    · votar


    Seria a mesma coisa. Apareceria outra pessoa fazendo a mesma coisa, porque a evolução de qualquer coisa não depende de um só elemento.

    Concordo em partes...
    A mesma coisa..acho que não...talvez uma outra coisa sim mas teria q ter um impacto forte ao ponto de moldar toda uma geração de guitarristas de rock como fez o Eddie

    sei lá...fico curioso em imaginar como teria sido a guitarra rock tomando um outro rumo.........

    ds77
    Membro Novato
    # set/19
    · votar


    Eu nem atribuo a genialidade do Eddie aos tappings como muita gente faz rs acho que ele foi além, era um cara muito criativo, conhecia muito de equipamento/timbre, inovava e improvisava pra kct sempre ligado no 220w :D

    renatocaster
    Moderador
    # set/19
    · votar


    Digamos que, se o Van Halen não tivesse existido...será que teríamos Steve Vai, Joe Satriani, Paul Gilbert e outros?

    Se vc for olhar bem a biografia desses caras, o EVH não chega bem a ser uma referência para eles. Inclusive alguns aí são praticamente contemporâneos do Eddie (Joe Satriani e Steve Vai, por exemplo). Estouraram e fizeram sucesso praticamente no mesmo período.

    Sobre Eruption, bom...lembro de quando eu ouvi pela primeira vez, fiquei encantado. Mas aquilo ali nada mais é do que uma gravação livre, um apanhado de exercícios de técnica que ele resolveu gravar. Na época em que ele gravou, já era conhecido como um guitarrista virtuoso. Não é bem uma "música", e acho que nem era essa a intenção.

    MMI
    Veterano
    # set/19
    · votar


    renatocaster

    Acho que Satriani e Vai formaram uma dupla que não alcançariam o mesmo lugar sem a amizade deles. O EVH foi uma referência sim, tem uma entrevista do Vai que ele conta sobre uma visita do EVH ao seu estúdio que o deixou estarrecido. Mas quando o Eruption saiu, os 2 não eram nada ainda, Vai estava na fase da Berklee, ambos tinham bandas de cover que ninguém ouviu falar. Com certeza devem ter estudado muito o que estava aparecendo.

    Talvez um pouco mais contemporâneo do EVH, que acho que foi fundamental sim, foi o Randy Rhoads (talvez neste solo até remeta um pouco), estava no Quiet Riot (com Ozzy só 2 anos depois). Eram de uma tendência mais virtuosa, mais rápida, mais radical. Pelo menos assim que eu penso, nenhum criou tapping ou velocidades absurdas do nada.

    renatocaster
    Moderador
    # set/19
    · votar


    MMI

    Com certeza devem ter estudado muito o que estava aparecendo.

    No sentido didático, com certeza. Satriani era um professor de guitarra "famoso", e Vai era um aluno prodígio da Beerkle que depois foi aproveitado na banda do Zappa. E que mais tarde tocou músicas do próprio EVH com o Dave Lee Roth. Então certamente ter estudado o que apareceu foi fundamental.

    Mas quando digo referência era mais na parte musical. Não vejo muita influência da música do EVH no Satriani e no Vai, embora algumas técnicas utilizadas eram associadas ao EVH pela tendência que foi criada na época.

    Talvez um pouco mais contemporâneo do EVH, que acho que foi fundamental sim, foi o Randy Rhoads (talvez neste solo até remeta um pouco), estava no Quiet Riot (com Ozzy só 2 anos depois). Eram de uma tendência mais virtuosa, mais rápida, mais radical.

    Verdade. Esse é um cara que eu acho que influenciou bem mais aqueles guitarristas virtuosos que surgiram tempos depois.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que seria da guitarra rock sem esse solo?