Duvida a respeito de guitarra canhota

    Autor Mensagem
    Jontz
    Membro Novato
    # set/19


    Bom dia a todos.
    Estou criando este topico para procurar ajuda a respeito do exclarecimento de algumas duvidas a respeito de guitarras feitas para canhotos, pois eu sou destro, porém estou de olho em uma guitarra especifica, e consegui achar alguem vendendo ela, porém o modelo dela é canhota, logo gostaria de perguntar quais seriam as diferenças e quais seriam os aspectos negativos.
    Um abraço!.

    LeandroP
    Moderador
    # set/19
    · votar


    Jontz

    O primeiro passo pra lhe ajudar é saber qual o modelo específico dessa guitarra.

    Contudo, é possível ver algumas diferenças de imediato.

    A primeira delas é o alcance da mão no final do braço. Geralmente o corte no corpo da guitarra pra ter acesso às últimas casas do braço é maior na parte inferior. Sendo de canhoto, este recorte ficará pra cima quando você for tocar. Alguns modelos de guitarra, como a Gibson SG, é simétrica, sendo a mesma medida pra baixo ou pra cima.

    Outro inconveniente é a posição dos potenciômetros. Normalmente eles ficam na parte inferior da guitarra, pra ter um melhor controle com as mãos. Invertendo a guitarra, esses potenciômetros ficarão do lado de cima, o que pode ser um incômodo na hora de alterar o volume ou o tone da guitarra. Bem como o jack de saída do cabo.

    Um outro inconveniente, e que pode não ter solução, está na inclinação da ponte. O ajuste de entonação deve ser invertido. Contudo, algumas pontes não permitem este tipo de ajuste. Se a ponte tem alavanca de trêmolo, ela ficará do lado de cima. O comum é ficar do lado de baixo. Mas alguns guitarristas não se importam com isso.

    O mais comum é ver canhoto tendo que se adaptar ao instrumento de destro, e não o contrário. Suponho que deve ser uma marca e modelo muito específico pra você ter esta dúvida.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida a respeito de guitarra canhota