Musica que contem acordes que não fazem parte de sua tonalidade ?

    Autor Mensagem
    CrisDoidao
    Membro Novato
    # jan/19 · Editado por: CrisDoidao


    Antes de tudo não achei nada correspondente a minha duvida no topico

    Bom dia

    Estava tentando tocar a musica Sorry Seems to be the hardest world do elton jhon no violao

    e na cifra que indica a tonalidade de sol maior , contem notas não correspondentes a sua respectiva tonalidade

    A minha duvida é : existe algum outro campo harmonico alem do menor e do maior ? pois nessa musica contem notas que nao fazem parte de somente um campo
    Ou isso se trataria de um imprestimo modal ?

    notavelmente se percebe que a musica segue um intervalo semelhante entre
    os acordes , creio eu que é de 4 justa
    http://prntscr.com/m3ld0g

    macaco veio
    Veterano
    # jan/19
    · votar


    O tom ai é Mi maior ou Do sustenido menor (pelo menos do trecho mostrado). Seria possivel uma modulação para G mas tipo uma segunda parte da música fugindo totalmente de E.
    Empréstimo modal, não inventa mais não, vai que a moda pega que nem pegou Campo harmônico, o certo era progressão harmonica.

    LeandroP
    Moderador
    # jan/19 · Editado por: LeandroP
    · votar


    CrisDoidao

    Este trecho está na tonalidade menor de F#

    Todos os acordes estão dentro da tonalidade, sendo que o C#7 o acorde dominante (Vº grau) do F#m. Acorde dominante é um acorde popularmente chamado de acorde de preparação.

    Não se trata de um empréstimo modal.

    Precisa aprender a usar a busca do fórum. Se procurar sobre a formação do campo harmônico maior e campo harmônico menor, encontrará pelo menos um tópico acerca do assunto, e poderá postar a sua dúvida nele.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Musica que contem acordes que não fazem parte de sua tonalidade ?