Ibanez RGT6EX Guitarra maravilhosa

    Autor Mensagem
    Ramsay
    Veterano
    # nov/18 · Editado por: Ramsay


    No final do mês de outubro de 2018 comprei uma guitarra Ibanez RGT-6EX zero kilômetro, que era outlet e morava numa loja do Rio há mais de 10 anos.
    A minha é de 2007, sendo que essa guitarra foi descontinuada em 2010.
    Ela apresentava oxidações em alguns parafusos (não ferrugem) devido a loja ficar próxima do mar na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.
    Essas oxidações foram facilmente resolvidas, após um jato de WD40 que fez os parafusos ficarem como novos.

    Após traze-la para casa, além das cordas velhíssimas notei que a escala estava muito ressecada. Por isso, tirei as cordas velhas e após proteger os trastes da escala com fita crepe, poli os trastes com bombril e em seguida enxarquei a escala com óleo de peroba e aguardei por uns 5 minutos, para o óleo de peroba entranhar na madeira da escala. Passado esse tempo, enxuguei a escala com papel toalha e em seguida poli com uma flanela.
    Feito isso, a escala ficou perfeita, e hidratada como saído de fábrica.
    Então eu a liguei num amplificador valvulado e o som ficou ok, mas, ainda abaixo do que eu queria.
    Então, eu inverti os captadores do braço e da ponte (EMG-85 e EMG81) e ajustei a altura de ambos os captadores a 1.6 milímetros de altura.

    Com isso, o som da guitarra ficou MARAVILHOSO e muito melhor que o das minhas outras 17 guitarras, incluído aí uma Fender American Standard com 3 captadores Seymour Duncan Hot Rails.

    Mas, porque essa guitarra tem o som tão maravilhoso, liso e cheio de sustain??
    E a resposta é que o braço é feito de 5 peças de maple/walnut, assim como as da linha Elite e Signature da Ibanez, mas, ao contrário das Elite e Signature ele é inteiriço, e por isso eu consigo um som superior ao das guitarras dessas linhas Elite e Signature.

    O único senão é a ponte que na RGT6EX é uma Edge 3 que é uma ponte de média qualidade, contra a Edge 0 das guitarras de ponta da Ibanez.

    Mas, o fato é que a minha ponte Edge 3 está muito bem ajustada e, mesmo após alavancadas fortes, mantém a afinação.

    O fato é que essa guitarra, com as modificações que fiz se tornou a principal guitarra do meu set.

    E a verdade dos fatos é que a Ibanez, assim que constata que essas linhas alternativas superam as guitarras de ponta, as descontinua rapidamente.

    Abaixo, um link da guitarra:
    http://ibanez.wikia.com/wiki/RGT6EX

    E podem conferir no Youtube que tem lá, mas, com as modificações que fiz o som está superior aos já bons mostrados lá.

    fontes_rio
    Veterano
    # dez/18
    · votar


    Parabéns pela guitarra. Eu gosto muito das guitarras Ibanez. Tenho uma JEM 77 japonesa FP2 e, futuramente, pretendo pegar uma Prestige.

    Ramsay
    Veterano
    # dez/18
    · votar


    fontes_rio
    Obrigado, mas me tira uma dúvida: não sei quanto tempo de uso a sua JEM 77 tem, mas, a alavanca da ponte Edge já apresentou algum tipo de folga naquela peça de nylon branca??

    rafael_cpu
    Veterano
    # dez/18
    · votar


    Ramsay

    Também tenho Ibanez e gosto bastante.
    Legal seu relato de como chegou ao resultado final.
    Parabéns, bela guitarra!

    T+

    Ramsay
    Veterano
    # dez/18
    · votar


    rafael_cpu
    Valeu, obrigado!!

    Fugitivo
    Veterano
    # dez/18
    · votar


    Ramsay
    Então, eu inverti os captadores do braço e da ponte (EMG-85 e EMG81) e ajustei a altura de ambos os captadores a 1.6 milímetros de altura.

    Você costumar fazer essa troca em outras guitarras com EMGs ou somente nessa Ibanez que ficou melhor assim?

    Ramsay
    Veterano
    # dez/18
    · votar


    Fugitivo
    Eu inverti os captadores pq tenho outras guitarras com EMG81 no braço e gosto muito do som que eles propiciam.
    Quanto ao EMG85, além de não estar gostando do som que ele dava no braço, visitando o site da EMG e consultando as características de ambos os captadores, notei que o EMG85 podia ser usado na ponte.
    Então, nem hesitei, inverti os captadores e fiquei muito feliz com o resultado, ou seja, som excelente no braço (que é o que mais uso) e muito bom na ponte.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ibanez RGT6EX Guitarra maravilhosa