Outras cordas emitindo som

    Autor Mensagem
    vitorgrandao
    Membro Novato
    # out/18


    Bom, quando eu vou tocar alguma nota, por exemplo na corda ré, outras cordas também emitem som mesmo sem que eu tenha encostado nelas. Até depois que eu solto o dedo do braço da guitarra elas continuam soando, principalmente as mais graves. Porque isso acontece? Dá pra arrumar em casa ou tem que levar no luthier??

    Buja
    Veterano
    # out/18
    · votar


    vitorgrandao

    Isso é normal. Você nao está usando a tecnica de abafar as cordas. Se nao afabar as cordas que nao está tocando, elas vão vibrar mesmo, principalmente as cordas soltas que tem a mesma nota que voce está tocando.

    makumbator
    Moderador
    # out/18
    · votar


    vitorgrandao

    Isso é um fenômeno físico chamado de ressonância. É que as notas que você toca tem harmônicos que ressoam com as cordas soltas, fazendo-as vibrar e emitir som. A solução é de ordem técnica, e já comentada pelo Buja: aprender a abafar tudo que não está sendo tocado. Em instrumento de cordas (principalmente com amplificação) é preciso ser muito cuidadoso e mutar tudo que não se deseja.

    Você tem professor?

    Lelo Mig
    Membro
    # out/18 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    vitorgrandao

    Apenas acrescentando o que os amigos acima já disseram e dentro do exemplo que vc mesmo deu:

    "por exemplo na corda ré... Até depois que eu solto o dedo do braço da guitarra elas continuam soando..."

    Suponha que teu dedo estava tocando a nota da segunda casa desta corda (afinação padrão)... Você tocou uma nota Mi, então, principalmente a 1a e 6a cordas vão ressonar por compatibilidade, pois estão afinadas em Mi... As terças, quintas, setimas e, sucessivamente, também irão ressonar em maior ou menor intensidade.

    JJJ
    Veterano
    # out/18
    · votar


    Resumindo: com a prática, você vai aprender a abafar as cordas cuja ressonância você não quer (ou deixá-las soltas, se isso for interessante).

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/18
    · votar




    vitorgrandao
    Membro Novato
    # out/18
    · votar


    Pessoal muito obrigado mesmo, esclareceram todas as minhas dúvidas. Vou treinar mais agora porque é muito chato tentar tocar um solo e ficar um monte de sons estranhos, desanima demais. Obrigado mais uma vez.
    E respondendo ao Makumbator, eu não tenho professor, só fico vendo vídeos do cifraclub e tento aprender as coisas.

    Paludo756
    Membro Novato
    # out/18
    · votar


    Esta ressonância está associada à Série de Fourier, que é uma série harmônica de senos e cossenos. Uma corda tocada emite mais de uma onda em formato de senóide, onde a principal é a mais forte, ou seja, tem a maior intensidade (volume), não necessariamente será a nota de maior ou menor frequência, podem haver notas mais graves e mais agudas de menor intensidade apenas em uma corda.
    As frequências emitidas da corda caracteriza o timbre dela, algumas harmônicas podem ser mais acentuadas, outras atenuadas, isso diferencia por exemplo, o som de corda de um violão, uma arpa, piano, guitarra, baixo, por exemplo, não existe apenas a nota fundamental, mas também uma série de harmônicas.
    O fato das outras cordas soarem sozinhas, significa que tanto a frequência fundamental da corda tocada, quanto as outras frequências da série de Fourier estão entrando em ressonância com as outras cordas, ou seja, o número de vibrações por tempo da corda tocada tem uma relação matemática com a das outras cordas, e causa um fenômeno que faz com que tenta fazer as duas cordas vibrarem com a mesma intensidade, a corda que está vibrando mais faz com que a corda parada comece a vibrar até que chegue ao momento em que as duas irão vibrar juntas, uma auxiliando na vibração da outra, entrando em harmonia, até pararem. Mais uma vez o equilíbrio, tão citado na Física.
    O quanto a corda parada vai vibrar depende de todas as harmônicas presentes na corda tocada, não apenas da nota fundamental.

    Li isso uma vez no livro do Bohumil Med.
    Extremamente técnico, mas pra quem gosta de se aprofundar no tema, alguns livros de ondas podem esclarecer ainda mais coisas.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Outras cordas emitindo som