Massa para corrigir buraco na madeira.

    Autor Mensagem
    AryanMK
    Membro Novato
    # ago/18


    Fala galera, beleza?
    Seguinte, tenho uma SX Les Paul preta que está com dois lascados no tampo.
    Se fosse uma gibson até deixaria assim, mas como é uma guita barata to afim de corrigir esse detalhe com alguma massa e, ao invés de repinta-la, vou aplicar um adesivo vinil sobre todo o tampo dela, já que o restante da pintura esta perfeita.
    minha duvida é, que tipo de massa posso usar para corrigir esse detalhe na madeira? após aplicar a mass, lixar? qual lixa usar? alguém sabe me ajudar?

    JJJ
    Veterano
    # ago/18 · Editado por: JJJ
    · votar


    Dependendo do tamanho do buraco e da cor da guitarra... massa de madeira branca comum, ou F12. Coloca, espera secar, lixa, acabamento.

    Sobre o envelopamento com vinil: nunca vi um que ficasse perfeito. E eu mesmo tentei (tenho vídeo no youtube sobre isso). Nas partes retas, ok... quebra o galho, mas nas interseções e em superfícies muito arredondadas ou cheias de reentrâncias, complica.

    AryanMK
    Membro Novato
    # ago/18 · Editado por: AryanMK
    · votar


    Valeeeu pela dica!

    Só mais uma duvida, sabe me diser que lixa usar para lixar o grosso e depois fazer o acabamento?

    Sobre o envelopamento, eu manjo, já trabalhei em comunicação visual. a gente envelopava carros inteiros la, tenho espatula de feltro e soprador. Nas partes curvas e com reentrancias a gente usa o soprador para esquentar o adesivo e torna-lo mais maleável, além disso da pra fazer emendas e esquentar a emenda com o soprador que nem parece que foi emendado.

    Mas de qualquer forma só vou adesivar o tampo dela, que tem um leve abaolado. então é de boa!

    JJJ
    Veterano
    # ago/18 · Editado por: JJJ
    · votar


    AryanMK

    A lixa sempre começa na numeração mais baixa (que é mais grossa) e segue para as mais finas, em intervalos mais ou menos de 50% a mais, na seguinte. Exemplo: 150, 220, 320...

    Quanto ao vinil: no carro, você pode "esconder" as bordas (por baixo do capô, por exemplo). Num corpo de guitarra não tem onde esconder nada, fica tudo aparente... As bordas, inevitáveis portanto, vão acabar "abrindo" em algum momento. Além disso, no carro creio que as curvas sejam mais suaves. Uma borda de corpo de guitarra é complicado de envelopar... Bom, pelo menos essa foi a minha impressão. Talvez com a sua experiência, você consiga um resultado melhor. Aliás, se você fizer, seria interessante ver fotos ou - melhor ainda - vídeos.

    Mas, realmente, se for só o tampo, acho que pode ser possível (eu queria envelopar por inteiro).

    AryanMK
    Membro Novato
    # ago/18
    · votar


    Claro, quando for fazer o procedimento (acredito que semana que vem) eu filme e mando aqui para voce ver como fiz e como ficou!
    Abraço e obrigado pelas dicas!

    Buja
    Veterano
    # ago/18
    · votar


    JJJ
    AryanMK

    Tambem ja trabalhei, ou alias, pego uns bico de vez em quando, com envelopamento e plotagem. Ja envelopei muito uno e geladeira.

    Da pra envelopar guitarra, da sim, porem, so fica legalzinho envelopando ela toda. Se deixar a quininha, com o tempo solta facil.
    O jeito é fazer a emenda atras do corpo, reto, e chegar ela com o soprador quente. Na les paul ainda tem um facilitador que voce pode terminar a emenda na cavidade de tras dos pots. Mas tem que ter a manha na envelopagem pra nao dar bolas, nem dobrinhas, que é um saco.

    Mas envelopar nao é a questão. O problema é a durabilidade que é pouca.
    Como a guitarra voce pega ela toda hora, da palhetada, esfrega o braço dela, esfrega ela na calça, (e tem uns abestados que ainda usam cinto de fivela pra arranhar a cosia mais ainda), a envelopagem nao dura 1 dia.

    Eu penso no envelopamento como um item decorativo, e nao pra manuseio direto. Mas se for cuidadoso, até dura um tempinho bom, tempo de usar até enjoar e depois plotar ela de novo.

    JJJ
    Veterano
    # ago/18
    · votar


    Buja

    Tem foto?

    Delson
    Veterano
    # ago/18
    · votar


    AryanMK
    Você disse que o lascado chegou na madeira, então eu iria na dica do JJJ.

    Agora, se foi só na tinta, EU faria o seguinte: arrumava algum corante preto (mais próximo da cor da guitarra), e "pintaria" o lascado com esse corante. Daí viria com uma cola tipo Super Bonder e preencheria, nivelando o buraco e fazendo o papel do verniz. Igual esse vídeo:



    Buja
    Veterano
    # ago/18
    · votar


    JJJ

    Tenho fotos de carro e geladeira, placa de loja, vitrines, etc.

    Essa é de um carro que plotei uns tempos atras.

    https://scontent.fplu3-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/1972406_63997582937263 2_2083062373_n.jpg?_nc_cat=0&oh=e750f5436da2b0b1dc4b3a90a1f6b50d&oe=5C 0A4A66

    Guitarra nunca plotei. Sei que voce ja plotou, baixo, tentou guitarra tambem.
    So da pra plotar se tiver quinas retas, les paul, telecaster.

    Strato é um pesadelo. Na verdade qualquer coisa cheio de curvas é um porre, e tem vezes que nem da pra fazer sem muitas emendas. Seria como plotar uma esfera. É por isso que so se ve escudos plotados.

    E les paul é um pouco mais facil, se ela tiver binding, pois pode se usar o binding como "desculpa" para nao fazer a curva da quina. Ai é mole. Plotar a frente, plotar a lateral, e o fundo. Tranquilo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Massa para corrigir buraco na madeira.