Grossura da palheta e som

    Autor Mensagem
    Ran447
    Membro Novato
    # jul/18


    Galera to em dúvida entre 2 palhetas, a Dunlop John Petrucci Jazz III 1.5 mm e a Dunlop John Petrucci Flow 2.0 mm
    Eu usava uma 1.5 da D'addario mas acabei perdendo e agr to querendo uma melhor, eu tlg que tem que ir pelo oq vc se acostuma melhor e tal mas quero saber mais sobre o som, como a grossura influencia no som, oq é melhor pra tocar com cada uma e as técnicas que cada uma se adapta melhor

    Valeu

    MatheusMX
    Veterano
    # jul/18
    · votar


    A espessura até que não interfere muito no timbre não, mas pode influenciar sua palhetada na forma como ataca as cordas.
    O que acho mais relevante em termos de timbre é o material, isso sim já percebi que faz uma diferença. Palhetas de plásticos mais secos dão um timbre mais estalado, e as de plásticos mais macios cortam um pouco dos agudos. Um bom exemplo disso são as Dunlop Jazz III, a vermelha é feita de um material mais macio que a preta, e dá pra notar que a preta dá um som com mais brilho.

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # jul/18 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
    · votar


    Ran447
    Cara, por sorte estou passando por uma mudança entre as palhetas que você mencionou. Vou relatar a minha experiência:
    Minha técnica começou a melhorar quando comprei a primeira palheta com ponta, a jazz 1.0mm tortex(Nunca me dei bem com as arredondadas). Usei elas durante anos, mas achava sempre que faltava algo no timbre. Conheci as Jazz III vermelha e preta, mudando para elas.
    Aí conheci a Jazz III ultex (aquela amarela), e acabei curtindo o material.
    Depois me converti pra Jazz JP 1.5mm preta. Essa foi o que me deu o melhor timbre de todas. Me acostumei com o tamanho um pouco maior dela, mas sempre achei que ela você tinha que sempre ajustar na mão para não errar na hora de tocar certos solos rápidos. Achei que pela resistência do material talvez fosse melhor era ser um pouco maior, pq se eu segurava tipo na pontinha pra tocar certas coisas e depois tinha que emendar uma frase rápida e violenta acabava perdendo o controle se não ajustasse. Achei que um tamanho maior faria eu segurar ela melhor e acabei testando umas tipo as Ultex Sharp e outras, mas não me acostumei. Queria um tamanho entre essas duas.
    Achei a JD 208, que resolveu o problema da tocabilidade, mas o timbre não chegava lá. Eu queria algo de Ultex, que eu tava acostumado. Foi quando vi que o Andy James e o Petrucci fizeram uma versão dessa JD em ultex. Estou com essa do AndY James agora. O resultado está sendo satisfatório até agora. Falta eu treinar mais e tocar mais ao vivo para definir, pois passei um tempo agora fora do país sem tocar.

    LeandroP
    Moderador
    # jul/18
    · votar


    Muda nada! A mão é a mesma. O que muda é a sua forma de palhetar. O spm que sai é o mesmo, eu acho rs

    Delson
    Veterano
    # jul/18
    · votar


    Eu uso as Dunlop Jazz III na guitarra e não sei se é efeito placebo, mas o timbre sai mais "firme", mas pode ser a pegada que muda também, vai saber. Eu acho elas mais confortáveis na guitarra, inclusive pra ritmo.

    Já no violão, eu gosto das Fender de celulóide, heavy. Acho que dá um brilho a mais no timbre (mais uma vez eu falo que não sei se é efeito placebo)

    Pleonasmo
    Membro Novato
    # jul/18
    · votar


    Na guitarra eu nunca vi qualquer diferença, toque com a que você se sente confortável, eu comecei tocando com palhetas pequenas e bem finas e hoje gosto das maiores de 1, 1,5 e 2
    Já no violão, o material da palheta muda muitooo o timbre, tenho uns jogos de palhetas de nylon que são quase moles e dão um timbre com menos agudos, bem suave e outra palheta de 3 de plastico duro que da um brilho excelente na batida mas um som abafado nos solos

    Gabezorx
    Membro Novato
    # jul/18
    · votar


    O Renatinho do Stauros fez um video exatamente sobre isso:


    Não é placebo, muda mesmo o som de um material/tamanho para outro, mas é algo tão sutil que só faz diferença na mão de quem toca.

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # jul/18 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
    · votar


    O som muda pra mim se mudar o material e a ponta. O tamanho afeta o volume e também aquilo que eles chamam de "dynamic range" - eu acredito que usar uma mais grossa pode permitir mais controle ao se tentar obter uma variação maior entre os sons suaves e agressivos.

    entamoeba
    Membro Novato
    # jul/18
    · votar


    Palhetas finas dobram mais. Isso não muda o som, mas afeta a técnica.

    Quem usa palheta grossa ataca a corda com a ponta da palheta, quem usa palheta muito fina precisa faz um ataque mais profundo. Isso muda o som! A palheta fina acaba sendo mais percussiva.

    entamoeba
    Membro Novato
    # jul/18
    · votar


    Ran447
    Galera to em dúvida entre 2 palhetas, a Dunlop John Petrucci Jazz III 1.5 mm e a Dunlop John Petrucci Flow 2.0 mm

    Você tá procurando uma palheta melhor ou uma que tem John Petrucci no nome?

    Ran447
    Membro Novato
    # jul/18
    · votar


    Valeu pelas sugestões, principalmente pelo video ali, acabei de decidir pela Jazz III

    Gabezorx
    Membro Novato
    # ago/18
    · votar


    Ran447
    Pra mim, assim como pro Renatinho do video, a jazz iii do Petrucci é a melhor, tem um tamanho um pouco maior do que a tradicional, tem bom grip e não demora pra acostumar se já tocava com a tradicional.

    Ainda não testei essa nova dele, mas deve ser bem interessante.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Grossura da palheta e som