Cabo Tecniforte Animal versus cabo Planet Waves Agra - Comparativo

    Autor Mensagem
    Ramsay
    Veterano
    # jul/18 · Editado por: Ramsay


    Há vários anos eu uso um par de cabos Planet Waves Agra com circuit breaker de 3.05 metros, sendo um ligado da guitarra ao pedalboard ou a uma pedaleira (Boss GT-100 ou POD HD500) e o outro cabo ligado da saída do pedalboard ou pedaleira a um amp, normalmente valvulado.
    Recentemente, após ouvir relato de que o cabo Tecniforte Animal superava em qualidade sonora até o Monster Cable, resolvi comprar um cabo Tecniforte Animal de 3.05 metros pra ver se era isso tudo mesmo.

    Antes de usar os cabos peguei um capacímetro e medi a capacitância dos cabos (quanto menor melhor para o som) e o Planet Waves Agra já começou ganhando porque marcou uma capacitância 30% menor que o Planet Waves Animal.
    E ao tocar em diversas guitarras com ambos os cabos, constatei que apesar de ambos os sons obtidos serem bons, o som do cabo Planet Waves Agra se destacou apresentando um som mais vivo e com mais presença.

    O fato é que o cabo Planet Waves Agra é construido com mais camadas de blindagem que o da Tecniforte Animal e talvez isso tenha influenciado no som.

    Eu nunca testei um Monster Cable, mas, o fato é que se o cabo Tecniforte Animal não ganha de um Planet Waves Agra, como poderia ser superior ao Monster Cable que dizem ser o melhor??

    makumbator
    Moderador
    # jul/18
    · votar


    Ramsay

    Eu tenho monster cable, planet waves e tecniforte aqui. Como medir a capacitância do cabo? Eu tenho multimetro e poderia testar eles e postar os resultados aqui.

    Ramsay
    Veterano
    # jul/18 · Editado por: Ramsay
    · votar


    makumbator
    Primeiro de tudo, o seu multímetro tem que ter a capacidade de medir capacitância.
    No meu caso eu usei um capacímetro dedicado que serve só pra isso, mas, se o seu multímetro medir capacitância coloque na escala mais baixa e ponha uma das pontas de prova na ponta (tip) e a outra na parte cilíndrica do plug do cabo.
    E meça, simples assim...
    E depois retorna, pra sabermos.

    makumbator
    Moderador
    # jul/18 · Editado por: makumbator
    · votar


    Ramsay

    Legal. O tamanho diferente dos cabos altera a capacitância a ponto de não ser possível comparar um cabo de 3m com um de 5m (por exemplo)? Ou o tamanho não importa?

    MatheusMX
    Veterano
    # jul/18
    · votar


    Ramsay
    Tenho desses Planet Waves com circuit breaker também.
    O único contra que achei neles, é que não tem um flexor antes do plug pra evitar dobras, e por isso um dos meus já deu problema de mau contato duas vezes. Tive que desmontar, cortar um pedacinho da ponta do cabo, e montar novamente. Já aconteceu com vc?

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # jul/18
    · votar


    makumbator
    pergunta não foi pra mim, mas vou responder.
    Altera sim, não só a capacitância, mas a inductância e a resistência. Se pegar algum manual de cabo, vai ver a impedância média por metro. Mas para tamanhos de 3m ou 5m não vai fazer muita diferença, se o cabo for bom.

    Ramsay
    Veterano
    # jul/18
    · votar


    Legal. O tamanho diferente dos cabos altera a capacitância a ponto de não ser possível comparar um cabo de 3m com um de 5m (por exemplo)? Ou o tamanho não importa?
    makumbator
    O tamanho do cabo importa sim, pq quanto maior o cabo maior a capacitância e maior a perda nos agudos.

    Tenho desses Planet Waves com circuit breaker também.
    O único contra que achei neles, é que não tem um flexor antes do plug pra evitar dobras, e por isso um dos meus já deu problema de mau contato duas vezes. Tive que desmontar, cortar um pedacinho da ponta do cabo, e montar novamente. Já aconteceu com vc?

    MatheusMX
    Que coincidência, eu tb já tive por duas vezes mal contato, sempre próximo ao plug com circuit breaker que é conectado na guitarra. E assim como vc tive que cortar um pedaço do cabo com uma faca estilete e montar novamente.

    Ramsay
    Veterano
    # jul/18
    · votar


    Mas para tamanhos de 3m ou 5m não vai fazer muita diferença, se o cabo for bom.
    Luiz_RibeiroSP
    Talvez não, mesmo com cabo bom sempre vai haver alguma perda na qualidade sonora de 3 para 5 metros.

    makumbator
    Moderador
    # jul/18
    · votar


    Vou pegar meu multímetro de volta nessa semana e faço as medições (ele está emprestado para uma amiga checar a energia do local que irá tocar no domingo).

    NeoRamza
    Veterano
    # jul/18
    · votar


    Se não estou enganado, o tamanho do cabo aumenta a capacitância, de maneira proporcional inclusive! Ou seja, um cabo com construção igual com o dobro do tamanho irá ter o dobro da capacitância.

    rafael_cpu
    Veterano
    # jul/18
    · votar


    Eu tenho tanto Tecniforte (Animal e High Clear), quanto Planet Waves (Circuit Breaker). Ambas as marcas excelentes na minha opinião.

    Os PW (tenho 3 destes, além dos cabos de interligação de pedais daquele kit de montagem) já têm mais de 6 anos sem qualquer problema. Os Tecniforte devem ter uns 2 anos, igualmente sem problemas.

    T+

    Ramsay
    Veterano
    # jul/18
    · votar


    Se não estou enganado, o tamanho do cabo aumenta a capacitância, de maneira proporcional inclusive! Ou seja, um cabo com construção igual com o dobro do tamanho irá ter o dobro da capacitância.
    NeoRamza
    Vc está correto.
    Os fabricantes de cabos de guitarras usam como medida oficial o pF/ft (pico Farad por pé).
    Como um cabo de 3m tem 10 ft, então, a capacitância anunciada pelo fabricante tem que ser multiplicada por 10.

    Tipo, se um fabricante diz que a capacitância de seu cabo é de 28 pF e o comprimento do cabo for de 3 metros, a capacitância total do cabo deve marcar algo em torno de 280 pF (28x10). já se o comprimento do cabo for de 4.5 metros, por exemplo, então a capacitância total medida deve ser em torno de 420 pF (28x15) e assim sucessivamente.

    sobrevivente
    Veterano
    # ago/18
    · votar


    MatheusMX
    Tenho desses Planet Waves com circuit breaker também.
    O único contra que achei neles, é que não tem um flexor antes do plug pra evitar dobras, e por isso um dos meus já deu problema de mau contato duas vezes. Tive que desmontar, cortar um pedacinho da ponta do cabo, e montar


    Também tive problemas com meus planet waves circuit breaker que comprei há alguns anos. Mal contato parecido com o que você relatou. Deixei eles em uma gaveta e comprei um set de cabos tecniforte animal (2 cabos + kit de 5 cabos entre pedais). Até agora sem problemas.

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # ago/18
    · votar


    sobrevivente
    Meus tecniforte animais são excelentes. Ruído zero e bom som. Um deles sobreviveu a um ataque de um rapaz obeso que acidentalmente prendeu o cabo embaixo do pé de uma cadeira em que ele sentou. Boa resistência.

    Deji
    Veterano
    # ago/18
    · votar


    Eu tenho tanto Tecniforte (Animal e High Clear), quanto Planet Waves (Circuit Breaker). Ambas as marcas excelentes na minha opinião.

    Mano, esse High Clear é ruim demais, parece que joga uma almofada na frente do falante.

    sandroguiraldo
    Veterano
    # ago/18
    · votar


    Eu tenho um Plante Waves com circuit breaker, aquele que tem os plugs dourados... foi a primeira coisa que comprei com meu primeiro salário, há 13 anos atrás...

    Está comigo até hoje, uso toda semana. Outros cabos já entraram e saíram mas esse continua. Já tive que cortar as pontas dele por ter quebrado, como mencionaram, e uma vez pisaram no meio dele, tive que corta-lo ao meio, ficando mais curto, mas ainda é o suficiente pra ir do board ao ampli.

    sobrevivente
    Veterano
    # ago/18
    · votar


    Rei Arthur Pendragon
    O bom é que também tem a garantia de 10 anos!

    Falando nos circuit breaker. É tranquilo fazer esse esquema de consertar o cabo? É difícil refazer a conexão do cabo no pino?

    rafael_cpu
    Veterano
    # ago/18
    · votar


    Deji
    Mano, esse High Clear é ruim demais, parece que joga uma almofada na frente do falante.

    Putz, será que o seu cabo não está com algum defeito?
    Tem certeza que é o High Clear?

    Da Tecniforte é o cabo que eu mais uso (o Animal fica de reserva).
    Eu não tenho este problema.

    T+

    makumbator
    Moderador
    # ago/18
    · votar


    Peguei meu multímetro de volta, mas infelizmente ele não tem a função de capacitância. Estava curioso pra medir os vários cabos que tenho.

    Ramsay
    Veterano
    # ago/18
    · votar


    makumbator
    Nos 2 cabos Planet Waves de 3m com circuit breaker que possuo, um marcou 190 pF e o outro 200 pF.
    Já o Tecniforte Animal de 3m marcou 280 pF.
    Pode até ser impressão minha, mas, noto uma leve melhora nos sons agudos quando utilizo o Planet Waves.

    makumbator
    Moderador
    # ago/18 · Editado por: makumbator
    · votar


    Ramsay

    Além do monster cable, outro cabo que gostaria de testar aqui é um Dimarzio que gosto bastante (e nem sei se ainda vendem dele). Ele é até meio gay por ser prateado.

    No site antigo da monster cable tinha as informações técnicas de cada cabo (inclusive a capacitância), mas mudaram faz alguns anos e não acho mais essa info. O meu monster é dos modelos novos (prolink monster bass).

    Tenho um circuit braker da Planet que uso há pelo menos uns 8 anos. Talvez seja o cabo que mais usei tocando por aí. Ainda funciona que é uma beleza. Mas sempre tive sorte pra cabo, tive um Santo Angelo que devo ter usado quase diariamente por uns 10 ou 12 anos e ainda funcionava quando me roubaram ele em um show. O único cabo realmente ruim que tive foi um outro santo angelo que tinha os conectores levemente mais grossos (do tipo que estupra a entrada).

    Ramsay
    Veterano
    # ago/18 · Editado por: Ramsay
    · votar


    makumbator
    Pois é, o fato é que todos os fabricante de cabos pararam de informar a capacitância, pq ela só era válida para 30 cm do comprimento do cabo e não do cabo inteiro, coisa que eles não informavam na propaganda.

    Outra coisa estranha é que li relatos em vários fóruns de música nacionais de que o cabo Tecniforte Animal, de tão bom, seria até superior ao Monster Cable.

    Quando meço eu uso um capacímetro dedicado que serve só pra isso, e antes de efetuar a medição, eu seguro as 2 pontas de prova nas mãos (capacitância das mãos interfere na medida) e usando um knob de regulagem do capacímetro eu ajusto a 0. Após isso eu meço e consigo os valores de capacitância.

    Mas, voltando, se nos testes, o cabo Tecniforte Animal apresentou capacitância maior que a dos cabos Planet Waves, como ele poderia ser superior ao Monster Cable?? (que nunca testei).

    Ou seja, parece ser uma daquelas notícias "fake" feitas pra alavancar um produto nacional que é muito bom, mas, melhor que o Monster??
    Não tem como, simples assim...

    MMI
    Veterano
    # ago/18
    · votar


    Ramsay

    Mas, voltando, se nos testes, o cabo Tecniforte Animal apresentou capacitância maior que a dos cabos Planet Waves, como ele poderia ser superior ao Monster Cable?? (que nunca testei).

    Cabo bom é o cabo que funciona, que você consegue seu timbre. É balela essa história de Monster ser superior. Que Monster? Superior para que?

    Eu ainda tenho, mas na época que montava rigs em estéreo,cheguei a precisar de 5-6 cabos. Tenho uns 3 ou 4 Monster, tenho alguns Mogami (diria que podem ser melhores que os Monster...), tenho Fulltone, Fender, Planet Waves, Tecniforte, Santo Angelo e outros. O Monster Rock é diferente do Jazz que é diferente do Bass. As vezes tudo o que você quer é que o cabo coma frequências - o que pode ser bom ou não. Esta é a história do cabo do Slash, que só dava o timbre no estúdio com o determinado cabo dele, que tinha capacitância super alta e inspirou o cabo da Under Tone Audio (tenho um, é bem bacana, mas não é cabo para usar na rua, varia de 150 pF a 1,650 pF). Em resumo, pode ter milhares de cabos melhores que Monster, só precisa definir o que seria "melhor" - para mim soa como dizer que uma tele é melhor que um baixo Precision (WTF????).

    Meu Planet Waves usei por um bom tempo, quebrou, tive que cortar como foi relatado, o ouro do plug desgastou e soltou uns pedaços... Aposentei, achei ruim pela durabilidade e segurança que passa, não recomendo e não compro mais. Ainda funciona, mas tenho cabos melhores e mais confiáveis, foi para o baú. Isto para mim é um exemplo de cabo que me desagrada, os números, capacitância etc. não me dizem que um cabo é melhor que o outro, já que pode acontecer de um cabo de números bem altos seja melhor que o de números baixos.

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # ago/18
    · votar


    MMI
    Perfeito.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cabo Tecniforte Animal versus cabo Planet Waves Agra - Comparativo