Usar unha como se fosse uma palheta

    Autor Mensagem
    THeLight
    Membro Novato
    # jul/18


    Fala galera,eu sei que existem varias pessoas perguntando sobre qual é melhor,tocar com dedo ou palheta.Mas minha dúvida é um pouco diferente.
    Eu comecei a tocar violão em 2012,final de 2013 obtive minha primeira e única guitarra,eu nunca estudei muito sobre isso,vejo as musicas,vejo a tab e aprendo,só tem um porém,eu não tinha palheta,daí comecei a tocar com o dedo,mas não dedilhado,é como se minha unha/parte do dedo fossem a palheta,faço palhetada alternada bem,harmonico artificial,etc,não tenho dificuldades com isso,o problema ta sendo o sweep,eu treino treino e não consigo,''subir'' não é dificil mas eu não consigo fazer o movimento pra baixo ''varrendo'', eu acabo tocando corda por corda,daí eu tento usar palheta mas acaba sendo pior ainda,eu não sei se o que limita o meu sweep é o fato de usar a unha ou su só não treinei certo/o suficiente (lembrando que essa é basicamente a minha única dificuldade por usar a unha invés de uma palheta)o que vocês sugerem? continuar treinando com a unha? usar palheta? se for pra usar palheta,uma mais mole é melhor pra sweep? a que eu uso é dura e não ta dando certo,desde já agradeço,desculpem o textão,eu já pesquisei sobre usar a unha como palheta incansavelmente e nunca achei outra pessoa com essa dúvida.

    Rochaff
    Membro Novato
    # jul/18
    · votar


    THeLight
    Cara o jeito de cada um tocar é algo realmente bem pessoal. Usar a unha para palhetar é algo incomum, por isso a dificuldade em encontrar material sobre isso.
    As vezes quando to com a unha grande fico brincando disso no violão e tenho alguma ideia de como é tocar assim. Na minha experiência "arranhando" o instrumento, vejo basicamente 2 problemas:
    1. Como a unha tem uma curvatura, quando vc palheta (ou dá "unhadas") pra cima a corda oferece mais resistencia. Então vc tem q fazer movimentos irregulares pra compensar essa resistencia (palhetada pra baixo é um movimento leve, palhetada pra cima tem q ser um movimento mais forte), isso adiciona um nível de dificuldade na palhetada que seria evitado com uma palheta. Se não compensar, ou a unha não vence a corda e vc "palheta" em falso, ou atravessa mas o som sai mais baixo. Claro que essa é uma dificuldade que EU notei tocando com a unha do meu jeito. Talvez você nem tenha esse problema.
    2. O outro problema é que se vc tocar por muito tempo a unha pode gastar mais rápido do que cresce. Com a palheta vc troca, ja a unha não =p

    boblau
    Veterano
    # jul/18
    · votar


    THeLight

    cara, acho duca uma cara que toca usando finger picking. Fui em um show do Kotzen e os timbres ficaram incrustados na minha mente. É uma técnica linda e que poucos dominam. Não acredito que ele use a unha, para mim é só dedo cheio de calo.

    Dá uma pesquisada nos vídeos do Kotzen que vc vai encontrar algum Sweep lá.

    Abaixo ua video aula de um cara que tirou uma música do Kotzen e usa a técnica.



    hey
    Veterano
    # jul/18
    · votar


    Tenta ficar atento ao ângulo da palheta (unha) em relação as cordas. Pra mim, isso facilita o sweep bastante.
    Esse vídeo mostra isso de forma didática, mas tambem é só um ponto de partida, algo pra vc ficar atento e encontrar seu jeito de tocar, como já tem feito e tal.
    https://youtu.be/7TnddE2k598

    MatheusMX
    Veterano
    # jul/18
    · votar


    Cara... haja unha!
    Pra mim, não rola. Costumo usar muito os dedos, em conjunto com as unhas, dependendo da levada da música.
    Mas tem casos que é inviável usar as unhas, principalmente porque utilizo muito "raking" tocando blues, e isso desgasta demais, até mesmo as palhetas.

    brunoeZ
    Membro Novato
    # jul/18
    · votar




    Esse cara usa o dedo pra tocar e o cara toca muito, é tudo uma questão de treino.
    Sobre palhetas, experimente várias e veja qual você prefere.

    Rochaff
    Membro Novato
    # jul/18
    · votar


    Mas pelo que entendi o THeLight usa a unha como se fosse uma palheta, alternando as palhetadas inclusive. Nesse caso é diferente. O Kotzen, por exemplo, usa finger e chicken picking, usando mais de 1 dedo pra palhetar...aí realmente o timbre q ele arranca vai ser muito peculiar e não é necessário ter unha.

    THeLight
    Membro Novato
    # jul/18
    · votar


    to vendo que algumas pessoas estão com dúvida sobre como toco,eu vou fazer um vídeo rápido e dar upload no youtube pra vocês verem como é,é basicamente o que o Rochaff disse

    THeLight
    Membro Novato
    # jul/18
    · votar



    não é finger picking nem uma dessas técnicas conhecidas pelo homem ehauehae,no vídeo eu mostrei algumas coisas que normalmente só da pra fazer usando uma palheta,eu nunca tive problema com ''gastar a unha'' eu só deixo de um tamanho que me agrade,nem grande,nem pequena como uma unha cortada,eu lixo ela até ficar do tamanho certo,as vezes corto demais,aí é um problema pq eu fico uns dias sem tocar direito,mas rapidamente cresce,minha unha não é muito mole,acho que é por isso que não gasta.eu consigo ''palhetar''normalmente pra cima e pra baixo,só esse maldito sweep que me trava.Eu toco basicamente só rock então não sei como seria um jazz por exemplo,quando tento tocar com palheta,ela fica escorregando pro lado,quando vejo já to tocando com a parte de trás da palheta quase

    Rochaff
    Membro Novato
    # jul/18
    · votar


    THeLight
    Olha cara, sem você perguntar nada já aparece gente avaliando sua postura e falando q vc toca errado, imagina perguntando então! uahauhuahuhua
    Considerando que não existe certo nem errado na maneira de tocar (a menos q seja um problema postural q comprometa sua saúde, tipo postura errada q arrebenta as costas), dá pra dizer q vc se vira mto bem desse jeito aí!
    Como falei la em cima, já dei umas brincadas dessa forma com o violão, é legal, funciona muito bem, mas existe sim uma maior resistencia da corda para palhetadas (ou melhor, unhadas) pra cima. Acredito que seja por causa da pequena curvatura q a unha tem e a palheta não. a unha normalmente fica levemente voltada pra baixo então essa curvatura faz diferença quando vc ataca pra cima...creio q a solução pra isso é treinar até achar o ponto onde vc pegue o mais na ponta da unha possível pra q haja menos resistencia da corda...só q aí o som sai mais baixo (isso também acontece com a palheta, quanto mais na ponta dela, mais baixo o som, mas vc tem menos resistencia da corda quando ataca pra cima pq ela é reta, e por isso tem mais velocidade). É um jogo de ganha aqui e perde ali...não tenho nenhuma dica pra dar em seu caso além do treino. Acredito que com treino vc pode ficar bom em sweep usando a unha sim. Mas tbm acredito q com treino vc pode passar a usar a palheta sem ter o problema dela escorregar. Alias palheta escorregando é um problema que gente nunca vai solucionar, mas aprendemos a lidar com ele treinando.
    Outra coisa q vc pode pensar em fazer é usar uma espécie de palhetada (sem palheta) hibrida, incorporando esses elementos de finger e chicken picking. Assim vc pode fazer o efeito do sweep usando os outros dedos da mão direita. É assim que Mark Knopfler, Kotzen, Jeff Beck e outras lendas resolvem o abacaxi quando tem q sweepar.

    THeLight
    Membro Novato
    # jul/18
    · votar


    Rochaff,valeu pelas palavras cara,semana que vem eu vou comprar umas 10 palhetas diferentes pra ver se eu me dou bem com alguma,uma hora ou outra eu vou ter que aprender a tocar com palheta porque ninguém merece né ehauheuahe,daí com uns meses de treinamento eu vejo se me dou bem com a palheta,ou a unha é meu dom natural mesmo eahuehae,uma hora esse sweep vai sair.valeu pessoal.

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # jul/18
    · votar


    Eu também executo uma dedada alternada quando estou sem palheta. Consigo um bom som no violão de nylon. Na guitarra fica patético.
    Outro dia conheci um prodígio na guitarra e me surpreendi. O cara toca tudo com os dedos, como faz o Richie. Só que ele usa a técnica de violão clássico/flamenco. Ele é um guitarra de jazz/fusion, mas consegue tocar músicas de hard/heavy dessa forma. Um exemplo: Technical Difficulties do PG dessa forma!!!!!!! E o som é foda. Meu queixo caiu quando vi.

    Pesquisa aí o "Matteo Mancuso" no youtube. Prepare-se para ficar assustado. Espero que inspire você.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Usar unha como se fosse uma palheta