Como treinar técnica de abafar?

    Autor Mensagem
    metal_ofender
    Membro Novato
    # jun/18 · Editado por: metal_ofender


    Fala galera, eu queria saber se existem exercícios para treinar essa técnica, ou, o que ficar treinando, para conseguir melhorar

    Essa técnica pra mim, é uma das mais importantes na guitarra/violão.

    Eu não sei o nome da técnica, mas acho que todos devem conhecer, muito usada por SRV, Frusciante, Hendrix, etc... É aquele "abafado" que vc bate em todas as cordas mas só soa a que vc quer, dando uma pegada monstruosa. Vou postar alguns videos para vcs terem uma ideia.

    Eu até consigo fazer a técnica, geralmente quando é solo estilo David Gimour, por mais que eu tente abafar as cordas com os outros dedos e usando palm mute, não sai tão legal quando é algo mais ritmado como os exemplos do video.







    Meu problema maior é principalmente com as cordas de cima/do meio, eu tento abafar com o polegar/palm mute na hora certa, mas elas acabam soando

    Buja
    Veterano
    # jun/18
    · votar


    Essa tecnica é uma das poucas que consigo fazer bem...justamente por tocar RHCP.

    Simplesmente nao da pra tocar RHCP, ou qualquer funky americano, sem saber essa tecnica. É parte principal do estilo. É como tentar tocar metal sem saber palhetada alternada, ou country sem saber hybrid picking.

    Acho que nao tem exercicio pronto pra isso.
    É treino e muito treino mesmo.

    Pra mim o melhor jeito de treinar isso é tocando Can't Stop do RHCP mesmo.
    Vai tocando, tocando, tocando .... devagar e se preocupando em sair limpo.
    Quando tiver pego o jeito dela, o resto nao será tao dificil assim.
    Scar Tissue tambem da pra tocar assim.

    O que eu faço é usar o polegar pra abafar o bordão, ou pra usar tambem se necessário, e na corda mizinha ou na si, eu abafo com os proprios dedos da mao esquerda.

    Se preciso abafar todas as cordas, faço uma especie de pestana com o dedo 1, sem apertar as cordas (assim abafando tudo), e com os dedos 2, 3 e 4, eu faço os riffs.

    É a forma que faço, de forma inconsciente...nao aprendi isso com exercicio nem metodo nenhum. So tocando mesmo...

    metal_ofender
    Membro Novato
    # jun/18 · Editado por: metal_ofender
    · votar


    Entendi, eu to treinando, meu instrumento principal é o violão, mas gosto disso na guitarra tb.

    E quando é solo assim, como que faz? Começa no 3:35.

    A maioria dos guitarristas bons que eu conheço toca assim, eles não miram certinho na corda que quer tocar, a mão fica solta balançando e eles acertam as cordas, e da pra sentir uns "estalados violento" no meio do solo, que seriam as cordas abafadas, doido d+.



    Além dos dedos bons tem que ter uns efeitos né ? Tipo um compressor, um drive daqueles de válvula, pitadinha de delay, etc, né ? Não da pra por uma tágima + overdrive e tirar isso.

    ejames
    Membro Novato
    # jun/18
    · votar


    metal_ofender
    Não da pra por uma tágima + overdrive e tirar isso.

    Se dá para fazer no violão, óbvio que dá para fazer na guitarra sem efeito algum.

    Para treinar isso, só... treinando. Tentando, exercitando, procurando a forma mais confortável para você fazer. Não tem muita regra.

    Gabezorx
    Membro Novato
    # jun/18
    · votar


    metal_ofender
    Até agora não entendi, é essa pegada da mão direita? Esse funkeado?

    Dá uma olhada nesse tópico:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/333622/

    Buja
    Veterano
    # jun/18
    · votar


    E quando é solo assim, como que faz? Começa no 3:35.

    É mao banguela mermo. Solta em cima da escala.
    E o dedão em cima. E muito tecnica.

    Uma cosia que me atinei agora que pode ser que ajude:
    Detesto palheta grossa. Ela nao funkeia. Sei la, as vezes voce ta usando palhetas de 1mm ai...pra mim nao rola mermo.

    ps: Esse cara toca hein!!!!
    Nunca tinha ouvido esse tal de John Mayer, apesar de ser bem famoso.

    Além dos dedos bons tem que ter uns efeitos né ? Tipo um compressor, um drive daqueles de válvula, pitadinha de delay, etc, né ? Não da pra por uma tágima + overdrive e tirar isso.

    Efeito ajuda.
    Mas eu treino em casa com guita desplugada. Da pra fazer.
    Nao pra melhorar tecnica, nem nada disso. É so por preguiça de ligar os trem mesmo.

    metal_ofender
    Membro Novato
    # jun/18
    · votar


    Valeu a todos, vou dar uma olhada nas dicas e dar umas treinadas.

    Buja
    Eu tinha percebido esse lance da palheta, realmente com palheta grossa não da, eu uso as Dunlop .60 e .73, até pro violão.

    Sou um cara mais do Grunge/Pós Grunge, então quase não escuto também, mas, John Mayer é um dos melhores guitarristas atualmente, uma pena que foi prum lado Pop, a técnica de violão dele é muito boa, depois escuta Neon, Stop this Train, ao vivo. E ele tem essa pegada "Hendrix" na guitarra, cover dele de "Bold as Love" é foda.

    Mas é mais o que vcs falaram mesmo, intimidade com o instrumento.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como treinar técnica de abafar?