Adicionar potenciômetro a guitarra lespaul

    Autor Mensagem
    GabrielVieiraNNX
    Membro Novato
    # jun/18


    Salve galera, eu tenho uma Epiphone Special 2 Limited Sunburst, é uma guitarra legal, porém eu enfrento grandes dificuldades com apenas 2 pots (1 Volume e 1 Tone), o problema está em não poder controlar o tone de cada captador separadamente, então me surgiu a ideia de furar a guitarra e adicionar um 3° potenciômetro de tone, seria uma boa ideia?

    LeandroP
    Moderador
    # jun/18
    · votar


    GabrielVieiraNNX

    Precisaria saber se na cavidade onde estão instalados os potenciômetros tem espaço pra adicionar outro potenciômetro. Em princípio eu acho que não vale a pena.

    makumbator
    Moderador
    # jun/18 · Editado por: makumbator
    · votar


    GabrielVieiraNNX

    Eu tenho um baixo que usa potenciômetros duplos (não é daqueles que tem o controle pelo giro e outro de liga desliga em push/pull. No caso ele tem dois sets de giro que controlam coisas diferentes). No caso desse baixo, um deles controla os graves e outro os agudos (no mesmo pot), e o segundo potenciômetro também duplo controla a quantidade de médios e a faixa de frequência dos médios.

    Não sei se funcionaria na sua guitarra e se você gostaria do design deles (são maiores e muitas vezes mais altos que os comuns). Imagino que seja possível substituir o pot de tone da sua guitarra por um desses duplos (que controlaria em cada giro o tone de cada captador).

    Aqui um exemplo do que tem no meu baixo:

    https://reverb-res.cloudinary.com/image/upload/s--8gDqt-Bh--/a_exif,c_ limit,f_auto,fl_progressive,g_south,h_620,q_auto:eco,w_620/v1478442860 /wrhmbvoobqpotxi2phjf.jpg

    LeandroP
    Moderador
    # jun/18
    · votar


    makumbator

    Se não me engano, esses potenciômetros são chamados de concêntricos. Confere?!

    makumbator
    Moderador
    # jun/18
    · votar


    LeandroP

    Nem sei o nome desses potênciômetros, mas o termo concêntrico faz sentido. Melhor ainda saber o nome específico.

    GabrielVieiraNNX
    Membro Novato
    # jul/18
    · votar


    espaço tem, mas agora a duvida, como vou fazer isso? quais ferramentas certas? quais brocas usar no caso da furadeira?

    LeandroP
    Moderador
    # jul/18
    · votar


    GabrielVieiraNNX

    Com todo respeito, mas se você não sabe que broca usar, recomendo não fazer.

    Você pode usar uma broca de aço carbono ou uma broca pra madeira. O diâmetro da broca deve ser o suficiente pra passar o corpo com rosca do potenciômetro Não pode ser menor (senão não passa) e nem muito maior (senão não prende). E isso pode variar, de acordo com o potenciômetro que você comprar. Este potenciômetro também não pode ser com a haste curta, porque só o tampo da guitarra deve ter uma espessura que eu imagino ser maior que 5mm.

    Diante dessas incertezas eu recomendo levar a um luthier. Pra ele é uma tarefa fácil de fazer, além de possuir as ferramentas adequadas à tarefa.

    LeandroP
    Moderador
    # jul/18
    · votar


    makumbator

    Se tem uma coisa chata de comprar é isso: potenciômetro.

    GabrielVieiraNNX
    Membro Novato
    # jul/18
    · votar


    obrigado leandro, vou levar em um luthier, e será que é possivel passar a chave seletora de lugar também? a minha fica entre os pots, pensei em colocar ela em cima, como normalmente é nas outras lespauls...

    LeandroP
    Moderador
    # jul/18
    · votar


    GabrielVieiraNNX

    Pode ser que seja possível, mas seria bem trabalhoso. Aproveite que você vai no luthier e ele pode fazer uma melhor avaliação com o instrumento em mãos.

    FStanzani
    Veterano
    # jul/18
    · votar


    Salve galera, eu tenho uma Epiphone Special 2 Limited Sunburst, é uma guitarra legal, porém eu enfrento grandes dificuldades com apenas 2 pots (1 Volume e 1 Tone), o problema está em não poder controlar o tone de cada captador separadamente, então me surgiu a ideia de furar a guitarra e adicionar um 3° potenciômetro de tone, seria uma boa ideia?

    Respeitosamente: não acho interessante fazer esse tipo de procedimento em um instrumento. Não seria mais interessante você vender a guitarra e comprar uma outra que já te atenda usando o valor que você gastaria para fazer o procedimento?

    O risco de ficar ruim é grande, e isso só vai desvalorizar uma guitarra que já não é cara.

    Opinião: troque de guitarra, não faça gambiarra.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Adicionar potenciômetro a guitarra lespaul