Guitarra 7 cordas com afinação "barítona" e interação com baixo/banda

    Autor Mensagem
    Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # jun/18


    Pessoal, bom dia.

    Depois de muito pensar e assistir o vídeo desse cara, tentei afinar minha 7 cordas "normal" (escala curta/regular) como se fosse uma barítona, ou seja, com a 3a corda (normalmente G) sendo afinada em F# (fica, portanto, com a afinação BEADF#BE), e gostei do resultado; achei que facilita bastante a execução de acordes graves, porém dificultando (um pouco) a execução de escalas para solo. Em suma, teria que "reaprender" (se é que se pode dizer que já "aprendi", rsrs) a tocar com 7 cordas.

    Porém, tem algumas coisas que me preocupam, e me fizeram voltar - pelo menos por ora - à afinação "padrão" (BEADGBE). Gostaria de saber:

    1. Alguém que tem 7 cordas usa esta afinação? Gosta? Vê vantagens/desvantagens?

    2. Percebe alguma mudança no "timbre" geral da guitarra, desconsiderando a hipótese de trocar diâmetro de cordas?

    3. Sente falta dos acordes mais "agudos"?

    4. Como seria a interação em banda de metal, considerando um baixo de 5 cordas, ou seja: o baixo teria necessariamente que afinar a sua primeira corda (normalmente G) em F# também? E a outra guitarra, deveria seguir tal afinação ou poderia continuar na afinação 7 cordas "padrão"?

    5. Há algum risco para o instrumento, considerando a alteração (mínima) de tensão das cordas?

    Quem puder ajudar desde já agradeço.



    makumbator
    Moderador
    # jun/18 · Editado por: makumbator
    · votar


    Felipe Stathopoulos
    o baixo teria necessariamente que afinar a sua primeira corda (normalmente G) em F# também?

    Não há nenhuma obrigação. Uso baixo de 6 cordas em bandas com guitarras de 6 cordas e as notas das cordas soltas são diferente entre os instrumentos.

    Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # jun/18
    · votar


    Up!

    Valeu Makumbator.

    Wild Bill Hickok
    Membro Novato
    # jun/18
    · votar


    Cara, nao tem segredo nenhum afinar uma corda meio tom abaixo

    WROliveira
    Veterano
    # jun/18
    · votar


    Felipe Stathopoulos

    Essa proposta de afinação transformaria a 7 cordas numa barítona de 6 com uma corta aguda "extra"? Com os acordes tradicionais sendo montados nas 6 mais graves?

    Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # jun/18
    · votar


    WROliveira exato!

    WROliveira
    Veterano
    # jun/18
    · votar


    Felipe Stathopoulos

    Bem interessante, vou experimentar essa afinação e trarei minhas impressões.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Guitarra 7 cordas com afinação "barítona" e interação com baixo/banda