Preço de Serviços

    Autor Mensagem
    Cat2810
    Membro Novato
    # jun/18


    Pessoal, bom dia!

    Meu marido lida com parte elétrica de guitarras, regulagem, troca de cordas...fazia isso somente para ele mesmo e para os amigos (faz muito bem, extremamente perfeccionista). Só que começaram a procurá-lo para fazer esse tipo de serviço, e não sabemos o quanto cobrar. Vcs poderiam nos ajudar, dizendo quanto pagam para os serviços abaixo? Desde já obrigada

    Regulagem de setup (carrinhos e braço)
    Troca de componentes (captadores, potenciometros)
    Troca de cordas

    Buja
    Veterano
    # jun/18
    · votar


    O melhor seria voce fazer uma pesquisa pela região onde mora.

    Dificilmente, por questões comerciais mesmo, algum luthier aqui vai falar sobre valores.

    Drinho
    Veterano
    # jun/18 · Editado por: Drinho
    · votar


    Cat2810

    É uma pergunta interessante.

    Posso te falar de alguns luthieres aqui de são paulo.

    Não vamos discutir qualidade mas sim popularidade que é o que interessa para definirmos a viabilidade comercial do trabalho do seu marido (eu entendo que qualidade ele já tem, pelo menos é que o você disse).

    Você pode ter o melhor serviço ou produto do mundo, se não batem na sua porta, pouca importa o que você oferece.

    Aqui em são paulo já tive contato com profissionais de baixa qualidade e baixa popularidade, baixa qualidade porém popularidade suficiente para consumir toda sua agenda e profissionais de altissima qualidade com a agenda lotada, se o cara tem sucesso construindo instrumento ele pode se dar ao luxo de cobrar ainda mais caro por manutenção pois ele não está desesperado e pode organizar o tempo dele da forma que melhor preferir.
    (Não conheço nenhum profissional de alta qualidade que esteja passando necessidade aqui em são paulo)

    Tudo isso tem que ser levado em conta para definir como atuar.

    Sem duvida nenhuma os maiores preços são praticados aqui em São Paulo, é o lugar onde mais temos musicos por m² e mais temos poder de compra no país.

    Os serviços em instrumento musicais podem ser divididos em três categorias.

    1 - Manutenção básica (que é o que seu marido faz)
    2 - Manutenção estrutural (são serviços caros e de alta complexidade, o mais comum deles seria a troca de trastes)
    3 - Construção

    O numero 1 qualquer tecnico de guitarra pode fazer bem feito, desde que tenha boa vontade em aprender, capricho e senso crítico. Qualquer instrumento sai da fabrica desenhado para ser ajustado com simplicidade, embora tenham pessoas de má fé que gostam de mistificar a regulagem básica é completamente possível entregar um instrumento bem ajustado, nada que girar uns parafusos, fazer umas soldas e bom senso não resolvam.
    O 2 e o 3 exige mão de obra qualificadíssima, (não que não existam aventureiros que brinquem nesses segmentos, mas eles não duram muito tempo no mercado)

    Como técnico de guitarra o serviço convencional é a regulagem e revisão completa do instrumento.

    - Nivelamento e polimento de traste
    - Ajuste de tensor
    - Ajuste de oitavas
    - Ajuste de ação de cordas
    - Ajuste de ponte (se for flutuante)
    - Revisão/Substituição de componente elétrico
    - Troca de corda
    - Substituição de qualquer componente (exceto traste) que não seja necessário fazer adaptação estrutural no instrumento.

    Preços praticados aqui em são paulo - de 120,00 no zé da esquina a 300,00 em alguém famoso, pelo serviço mais o preço do componente a ser substituido (qualquer que seja, corda, captador, tarraxa e etc), o cliente pode levar o item com especificação correta ou o profissional vende com margem de lucro também, acredito que seu marido tenha interesse apenas em fazer o serviço.

    Acho muito improvável conseguir trabalhar nesta faixa de preço em regiões de menor potencial econômico, então começaria pedindo 100,00 por este serviço e ainda tenho minhas dúvidas.

    Eu moro mais precisamente em santo andré, tem um cara aqui no centro da cidade que é técnico de guitarra há quase 20 anos, porque eu toco há 16 e ele já existia na época, eu não levo nele mas me falaram que se ele pega qualquer situação um pouco mais séria ele já indica um luthier qualificado para o cliente dele e não pega o serviço e ele simplesmente arrebenta de regular guitarra, então acho que esse tipo de serviço dá jogo sim, trabalhando direito, cobrando um valor justo e divulgando com todo esforço possível....

    Jota Jota SP
    Membro Novato
    # jun/18 · Editado por: Jota Jota SP
    · votar


    Revisão completa, exceto verificação da parte elétrica, e sem necessidade de troca de nenhum componente, em loja renomada de São Paulo: R$ 200,00.
    Só para tentar adicionar um parâmetro.

    Will Bejar
    Veterano
    # jun/18
    · votar


    Aqui no interior varia muito.

    O orçamento que fiz de troca de trastes ficou em R$220 (eu levando trastes e cordas) na cidade de Amparo. Na minha cidade (Jaguariuna) o cara cobrou R$500 e em Campinas R$380...
    Então, tem que levar em conta também a localização. Acredito que por estas bandas, uns R$90 na regulagem simples deve ser um valor razoável.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Preço de Serviços