Comecei agora e não sei ritmo

    Autor Mensagem
    Joaofusion
    Membro Novato
    # mai/18


    Eu comecei a tocar guitarra agora, ja aprendi algumas músicas, mas tem algumas que quero aprender, porém eu aprendo os acordes mas não consigo fazer o ritmo(batida da mão direita), quando eu vejo o cover de alguém tocando parece que a pessoa só fica tocando pra cima e pra baixo, mas acho que isso não esta certo, queria saber se tem tipo algum ritmo para cada estilo de musica, tipo estilo de ritmo para rock,etc.

    hey
    Veterano
    # mai/18
    · votar


    Existem sim batidas características de cada estilo. Os artistas usam variações delas geralmente. Mas te falar, é assim mesmo, vai tentando acompanhar e sentir o que ta sendo tocado, dai vc tenta reproduzir sem sair do tempo.

    Acgo que as video aulas do cifra club tem um jeito bem didatico, procurar uma musica que tu curta lá pode ser um começo.

    Lelo Mig
    Membro
    # mai/18 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Joaofusion

    "parece que a pessoa só fica tocando pra cima e pra baixo"

    90% das vezes é mão pra cima e pra baixo mesmo, no entanto, ritmado... E é possível infinitas variações ritmicas movendo "a mão" dessa maneira.

    Imagine bater palmas? Clap, clap, clap...

    Agora imagine: Clap e clap, clap.
    Ou: Clap, clap e clap.
    Ou: Clap e clap e clap.

    Percebe a diferença? Percebe quantas combinações são possiveis apenas mudando a posição do acento forte? Quantos ritmos são possíveis?

    É a mesma coisa ao tocar (ritmar) as cordas de um instrumento.

    Você terá de estudar ritmo e como aplica-los em batidas e dedilhados.

    Espero que tenha entendido. Abraço.

    Buja
    Veterano
    # mai/18
    · votar


    Eu sou adepto do conceito de que ritmo nao é algo que se ensina.
    Ou voce tem (porque desenvolveu) ou nao tem (porque nao desenvolveu).

    O ritmo flui quando voce sente a musica, se entrega, sem ter que pensar em dois pra cima, um pra baixo.

    É como dançar...voce nao fica olhando para os pés e pensando....é dois pra ca, é dois pra la, da uma viradinha...não tem isso.

    Logicamente, existem padrões mais aplicáveis a um genero.
    Normalmente é palhetada alternada no rock/metal, é palhetada hibrida no country, é ghost notes no funk, tem um padrão mais ou menos parecido no sertanejo, no pagode, etc.

    Mas isso nao se ensina...Voce sente a musica, e toca...com o tempo isso fica natural.

    Conheço gente que so sabe um ritmo de batida...aquele tchaco...du....tchaco...du.tchaco.tchaco....du....tchaco....du.tchaco. tchaco
    e com isso o cara toca rock, pop, sertanejo, pagode, funk, mpb e por ai vai...
    Ele sente a musica...e isso permite tocar quase tudo;

    makumbator
    Moderador
    # mai/18
    · votar


    Buja
    Eu sou adepto do conceito de que ritmo nao é algo que se ensina.

    Discordo totalmente. Sou professor de música há anos e posso atestar que é algo que pode ser desenvolvido e aprendido por quase todo mundo.

    Lelo Mig
    Membro
    # mai/18
    · votar


    Buja

    Além de nosso amigo makumbator, Pozzoli e Bohumil magoaram-se!

    marcs_snow
    Membro Novato
    # jun/18
    · votar


    Concordo com o makumbator. Ritmo é cordenação motora.

    Delson
    Veterano
    # jun/18
    · votar


    marcs_snow
    Multi?

    felipe bento pereira
    Membro Novato
    # jun/18
    · votar


    tá aí uma coisa que a maioria não se preocupa em aperfeiçoar!...
    eu estava fazendo aulas de guitarra em uma escola, e lá desde quando eu estrei em janeiro só me passaram o; dois pra baixo dois pra cima um pra baixo!
    e eu quando tentava fazer uma batida diferente eles falavam pra fazer a outra!!
    além do motivo financeiro por esse e outros motivos sai de lá!!
    estou agora a procura de alguma escola ou professor particular que eu sinta uma evolução significativa...

    Pleonasmo
    Membro Novato
    # jun/18
    · votar


    felipe bento pereira
    dois pra baixo dois pra cima um pra baixo!
    Que ensino genérico, essa escola é amadora em te ensinar isso.
    Eu aprendi os ritmos com um macete 1 e 2 e 3 e 4 e, passado por um professor de música e foi muito bom para aprender.

    felipe bento pereira
    Membro Novato
    # jun/18
    · votar


    Que ensino genérico, essa escola é amadora em te ensinar isso.
    Eu aprendi os ritmos com um macete 1 e 2 e 3 e 4 e, passado por um professor de música e foi muito bom para aprender.


    realmente, não sei se todas as escolas alem de ensinar a pratica ensinam teoria também, mas lá era só passagem de acordes e as vezes errado, o que eu também queria ver que era teoria, pois a menos que você seja um gênio da musica ela é indispensável!!! senti que não ia evoluir como eu desejava então sai!

    Pleonasmo
    Membro Novato
    # jun/18
    · votar


    felipe bento pereira
    Todas que conheci e frequentei ensinavam teoria. Acredito ser algo básico para uma escola de música que se preze, fez bem em sair.

    Daniel_Bx
    Membro Novato
    # jun/18
    · votar


    A mão mesmo fica indo só pra cima e pra baixo, o que muda é as vezes em que você toca. Você pode ficar indo cima baixo várias vezes e tocar só pra cima, só pra baixo ou alternando de várias formas diferentes. Pra pegar isso só ouvindo bem a música e vendo como é, dá pra ouvir como se toca se prestar atenção.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Comecei agora e não sei ritmo