Pegar o tom e Duvida sobre coral

Autor Mensagem
ForumClub
Membro Novato
# abr/18
· votar


HortaRates
obgd pelo comentario <3 ♡
vou tentar depois,
quis dizer saber apenas o barulho do som da nota, mesmo sem saber se esse barulho e da nota G, ou D, ou C, etc.

Tipo começa a cantar uma musica na rua e a pessoa(que saiba fazer isso) diz ''o tom dessa musica é um acorde que a nota tonica desse acorde nao sei qual é, mas o barulho dessa nota tonica é 'Paaaaaaaa' ''

ForumClub
Membro Novato
# mai/18
· votar


Alguem?

Lelo Mig
Membro
# mai/18
· votar


ForumClub

Amigo...acho que não entendi direito o que você quer saber, ou você esta confuso... Quando voce diz:

"Minha pergunta é, apenas ouvindo a primeira frase, e com um ouvido treinado, ele saberia reproduzir na mente o som da nota G mesmo sem saber que é G?"

Sim! Isso se chama afinação. Qualquer cantor que cante no tom e não saiba as notas que canta faz isso.

O tom é "memória"... Você canta afinado porque tem o som das notas memorizados.

"A nota tonica desse acorde nao sei qual é, mas o barulho dessa nota tonica é 'Paaaaaaaa' ''

Mesma coisa...memoria musical.

ForumClub
Membro Novato
# mai/18
· votar


Mas eu nao quis dizer reproduzir a mesma nota que o cantor reproduziu, mas sim a tonica do acorde que encaixaria na musica, por exemplo se numa musica o primeiro acorde for G, mas o cantor, na primeira frase, cantar ''de voce aqui'' e as notas dessas silabas forem ''D DD BB''
O acorde que encaixa nessa frase é o G, mas o cantor cantou apenas as notas D e B(quinta e terça do acorde de G)
Apenas ouvindo o cantor cantar(solfejar) a nota D ou B numa frase de uma musica em que o acorde é G, dá pra conseguir reproduzir o som da nota G?

Lelo Mig
Membro
# mai/18 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Double

Lelo Mig
Membro
# mai/18 · Editado por: Lelo Mig
· votar


ForumClub

"Apenas ouvindo o cantor cantar(solfejar) a nota D ou B numa frase de uma musica em que o acorde é G, dá pra conseguir reproduzir o som da nota G?"

Em teoria dá...como num instrumento qualquer. As notas num vocal são as mesmas e mesma regra que para qualquer instrumento.

O "problema" é que no vocal, via de regra, o cantor canta a nota intuitivamente...ele chega na nota, não aperta "um botão".... Pense a seguinte situação:

Um pianista faz um acorde de Sol Maior e você toca na guitarra....Ré Dó Lá

Um pianista faz um acorde de Sol Maior e o cantor canta... Ma(Ré) Do(Dó) Na(Lá)

Na guitarra você sabe em que corda/casa esta cada nota e digita....no vocal o vocalista atinge a nota, vai nela por "memória".

Mesmo que um cantor não saiba as notas ele as emite corretas e afinadas....aquele som esta na cabeça/na memória.

Se você tocar uma nota Sol e pedir para eu cantar um Lá eu canto....porque tive o Sol de referência. E nem cantor eu sou.

Então, creio que um cantor bem treinado e muito afinado, não tenha dificuldade de cantar um nota qualquer a partir de uma referência.

ForumClub
Membro Novato
# mai/18
· votar


Opa obrigado pelas respostas, mas usando esse exemplo que voce deu, se alguem cantasse Ma(Ré) Do(Dó) Na(Lá) no tom de G maior perto do moço que falei na minha primeira postagem..e pedisse pra ele achar o acorde que encaixa nesse trecho..mesmo sendo a primeira vez que ele escutasse essa musica e nao fazer ideia que o tom esta em Sol maior e nem que as notas cantadas foram Ré, Dó e Lá...mesmo assim ele reproduziria a nota Sol mas sem saber que essa nota que ele reproduziu é a nota Sol, ou seja..nesse caso ele reproduz na mente a nota tônica do acorde que encaixaria na musica, que nesse caso e a nota Sol, feito isso ele iria procurar no instrumento o som que encaixa com essa nota que ele reproduziu na mente..ai ele acharia e nota Sol e saberia que nessa frase o acorde é Sol

Ele ouve pessoa cantar ''Ma Do Na'' e ele imagina o som da nota que ele tocaria no instrumento(ele toca baixo) que encaixaria nessa frase
Acho que agora deu pra entender rs ^^


Queria muito fazer isso, pois assim ele pega o tom rapido, quero ouvir uma musica desconhecida tocar na rua ou ate mesmo na igreja(meu objetivo) e imaginar, so de ouvir a pessoa cantar, o som da nota que um baixista iria tocar e que encaixaria em cada uma das frases.

ForumClub
Membro Novato
# mai/18
· votar


Up ♡

Ismah
Veterano
# mai/18
· votar


Em tese, qualquer nota que soe harmônica com a melodia pode ser tocada, e vai trazer uma ideia diferente pra passagem...

O baixo apesar de ser praticamente um instrumento monofônico, nas minhas composições / improvisos, segue a lógica das funções harmônicas...

Talvez o que o rapazito faz, mesmo inconscientemente é juntar as notas que ele ouviu, associar a uma escala e voi lá... Outro ponto, é que não há ninguém capacitado a volta pra dizer que ele está certo ou não... Veja bem, num contexto de banda eu posso tocar D F# A# (D5+), e alguém tocar um B no baixo, formando Bm7M, que é interpretado e simplificado como Bm...

Pleonasmo
Membro Novato
# mai/18
· votar


ForumClub
Queria muito fazer isso, pois assim ele pega o tom rapido, quero ouvir uma musica desconhecida tocar na rua ou ate mesmo na igreja(meu objetivo) e imaginar, so de ouvir a pessoa cantar, o som da nota que um baixista iria tocar e que encaixaria em cada uma das frases.


Além de tudo já comentado, com o tempo você percebe que a maioria das músicas é feita em tons padrões, C,D,G,A e costumam seguir progressões parecidas e meio clichês, com isso você já decora mais ou menos o layout da música e adquire uma afinidade para tirar as músicas.
Você não precisa e nem vai chegar em uma música e acertar o acorde com extrema destreza, você instintivamente vai procurar este acorde nos padrões que conhece.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pegar o tom e Duvida sobre coral