Dúvida sobre ponte

    Autor Mensagem
    YuutoGnR
    Membro Novato
    # mar/18


    Rock, paz e amor
    Não sou muito novo e nem muito velho na guitarra, mas tenho uma dúvida cruel, para que serve estes parafusos na ponte da guitarra?

    Parafusos da ponte

    Ismah
    Veterano
    # mar/18
    · votar


    Acertar oitavas.

    Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # mar/18
    · votar


    É pra regular as oitavas.

    Sua dúvida parece de novato, mas a verdade é que embora eu soubesse disso eu toquei (baixo) muito tempo (20 anos) sem colocar as mãos em regulagem. Hoje eu faço, mas para ser honesto não tenho paciência para regulagens mais profundas, prefiro deixar nas mãos de meu luthier esse tipo de coisa.

    YuutoGnR
    Membro Novato
    # mar/18
    · votar


    Acertar oitavas.

    certo, explique melhor, não entendi! (desculpa)

    YuutoGnR
    Membro Novato
    # mar/18
    · votar


    É pra regular as oitavas.

    Sua dúvida parece de novato, mas a verdade é que embora eu soubesse disso eu toquei (baixo) muito tempo (20 anos) sem colocar as mãos em regulagem. Hoje eu faço, mas para ser honesto não tenho paciência para regulagens mais profundas, prefiro deixar nas mãos de meu luthier esse tipo de coisa.


    mas como e para que regular isso?

    Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # mar/18 · Editado por: Felipe Stathopoulos
    · votar


    YuutoGnR

    Cara, oitavas desregulam, direto, às vezes até numa simples troca de cordas, às vezes mesmo apenas tocando. Aí você toca a corda mi (exemplo) solta e a mi na 12a casa e as notas não batem entre si, uma sempre fica desafinada. Para ver isso é só conferir com o afinador.

    Mas se vc não sabe disso, irmão, melhor vc levar sua guitarra num luthier.

    Abç

    PS: a importância de regular oitavas, é que se vc toca qualquer coisa mais complexa do que Ramones (exemplo) vai parecer que você está tocando desafinado, ou errando, pra qq um que tenha alguma coisinha de conhecimento musical. E assim, se sua guitarra está com oitavas desreguladas e você nem sabe, é muito provável que ela esteja com problemas bem mais graves do que isso (trastes, braço/tensor, altura de cordas, altura de captadores, etc.) e vc nem desconfie. Então, a dica é: leve sua guita num luthier de confiança pra ele dar uma "geral".

    YuutoGnR
    Membro Novato
    # mar/18
    · votar


    Cara, oitavas desregulam, direto, às vezes até numa simples troca de cordas, às vezes mesmo apenas tocando. Aí você toca a corda mi (exemplo) solta e a mi na 12a casa e as notas não batem entre si, uma sempre fica desafinada. Para ver isso é só conferir com o afinador.

    Mas se vc não sabe disso, irmão, melhor vc levar sua guitarra num luthier.

    Abç

    PS: a importância de regular oitavas, é que se vc toca qualquer coisa mais complexa do que Ramones (exemplo) vai parecer que você está tocando desafinado, ou errando, pra qq um que tenha alguma coisinha de conhecimento musical. E assim, se sua guitarra está com oitavas desreguladas e você nem sabe, é muito provável que ela esteja com problemas bem mais graves do que isso (trastes, braço/tensor, altura de cordas, altura de captadores, etc.) e vc nem desconfie. Então, a dica é: leve sua guita num luthier de confiança pra ele dar uma "geral".



    obrigado cara, vou arranjar uma ponta de tempo e vou num luthier de confiança verificar esse assunto das oitavas, mas foi bom me informar sobre,

    abraço

    Ismah
    Veterano
    # mar/18
    · votar


    Ainda se tocar Ramones vai parecer desafinado porque ESTÁ desafinado...

    As oitavas tu deve saber que são os intervalos entre duas notas que recebem o mesmo nome.
    A ideia é acertar a entonação do instrumento, porque se não ele fica cada vez mas desafinado quando se avança pelo braço, em direção ao corpo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre ponte