Aprenda a impressionar o ouvinte na primeira nota do solo! Dicas poderosas!

    Autor Mensagem
    Amu
    Membro Novato
    # fev/18


    Salve galera!
    Essa aula contém algumas dicas valiosas para quem está aprendendo a solar, essas dicas não são válidas apenas para a primeira nota, valem também para todo o solo.
    No melhor estilo David Gilmour, mas funciona em qualquer estilo.





    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # fev/18
    · votar


    Eu não curtia impressionar nem meus pais.

    Sempre entendi o instrumento como sendo algo meu, pessoal.

    Desculpa brother, não vi o video, apenas um comentário sobre o titulo do topico.

    Ñ é uma setença minha tambem, apenas minha forma de funcionar.

    Lelo Mig
    Membro
    # fev/18
    · votar


    Cara, eu até entendo o intuito e apelo do título e da proposta.

    Mas, acho, que é justamente este tratamento tão "intencional" e racionalizado, a cada nota que se emite, que tem tornado a guitarra elétrica moderna um instrumento tão previsível, limitado e pouco criativo.

    Com todo respeito a seu video... O que falta em minha opinião não são músicos que impressionam tecnicamente. Faltam criatividade e ousadia.

    LeandroP
    Moderador
    # fev/18
    · votar


    Amu

    Muito legal a dica!

    Fazendo uma síntese, você tem como as notas alvos e notas de repouso em cada tríade. E temperadas com a escala pentatônica ou a escala do tom.

    O título do tópico é polêmico rs

    SteveRayMorse
    Veterano
    # mar/18
    · votar


    Lelo Mig

    Até concordo, mas a verdade é que já não tem mais grandes coisas a se fazer com a guitarra não. Resta a música em si mesmo

    Amu

    Legal o vídeo amigo.

    JoeCruzGuitar

    Eu não curtia impressionar nem meus pais.

    Essa foi uma das minhas primeiras motivações kkkk...Hoje em dia a idéia é outra mas o vídeo vai além disso ai rsrs

    Amu
    Membro Novato
    # mar/18 · Editado por: Amu
    · votar


    Salve galera!
    Concordo que o título é polêmico, mas eu busquei algo que falasse a linguagem do Youtube, que é na maioria das vezes dramática e chamativa dessa forma. Acho que o título combina perfeitamente com o que apresento na aula, creio que quem assistir vai entender a idéia como um todo...

    Lelo Mig

    Mas, acho, que é justamente este tratamento tão "intencional" e racionalizado, a cada nota que se emite, que tem tornado a guitarra elétrica moderna um instrumento tão previsível, limitado e pouco criativo.


    Essa é uma AULA e creio que como professor de música, eu deva explicar aos alunos na teoria, o que acontece na prática musical.
    Esse raciocínio de improvisação é usado em centenas (talvez milhares) de solos clássicos, de guitarristas tão diversos como David Gilmour, Slash ou Mark Knopfler, não considero esses guitarristas como limitados ou de pouca criatividade.

    Na hora em que toco esqueço tudo isso, pois estou atuando artisticamente, mas quando estou ensinando eu procuro analisar a música da forma mais minuciosa possível para que o aluno compreenda bem o que é o estudo de harmonia e improvisação.

    JulianoF.
    Membro Novato
    # mar/18
    · votar


    Amu
    diversos como David Gilmour, Slash ou Mark Knopfler

    Quanta diversidade. Estou impressionado. Só que não.

    Análise de música/técnicas/etc é uma excelente ferramenta de ensino, o que o Lelo comentou, imagino, que é a maioria das pessoas, não sai do que aprendeu na aula, principalmente quando os professores ensinam algo como se fosse o alpha e o omega da música.

    (Se interpretei errado, Lelo, peço desculpas).

    LeandroP
    Moderador
    # mar/18
    · votar


    Eu achei legal o vídeo porque quem assiste pode aprender a relação que a escala tem com o acorde, ou pelo menos servir de estímulo neste passo fundamental. O cara sabe a altura e a tonalidade da música e fica subindo e descendo a escala sem saber aonde parar, acentuar, ou escolhe a pior nota pra um repouso. É legal compreender essa relação das tríades com a tonalidade. É como um porto seguro.

    Um bom exemplo está na música Sultains Of Swing, do Dire Straits. As frases de guitarra nessa música, estão apoiadas nessas tríades, tendo a escala apenas pra colorir uma ou outra frase.

    renatocaster
    Moderador
    # mar/18
    · votar


    Amu

    Concordo que o título é polêmico, mas eu busquei algo que falasse a linguagem do Youtube, que é na maioria das vezes dramática e chamativa dessa forma.

    Confesso que até um tempo atrás eu tinha uma barreira enorme para aceitar isso. Achava que era muita galhofada esse "esteriótipo" de youtubers, e eu simplesmente ignorava os vídeos por causa disso. Para mim era uma abordagem bobinha, desnecessária.

    Só que com o tempo, fui aceitando melhor a até compreendendo melhor o porquê disso. Então hoje, tenho a visão que essa abordagem não ajuda e nem atrapalha, e em contra partida o conteúdo pode ser consumido tranquilamente.

    No mais, parabéns pelo vídeo, e obrigado por compartilhar conosco.

    Ningen
    Veterano
    # mar/18
    · votar


    Mas, acho, que é justamente este tratamento tão "intencional" e racionalizado, a cada nota que se emite, que tem tornado a guitarra elétrica moderna um instrumento tão previsível, limitado e pouco criativo.
    x2

    Me tira o tesão da coisa.

    É como "falar de mulher" pela visão, não sei, científica, da coisa? Hormônios, circunferência dos quadris, evolução das espécies, eugenia...

    Del-Rei
    Veterano
    # mar/18
    · votar


    Amu
    Cara, achei interessante seu vídeo - mais pela explicação teórica do que pela prática em si, porque eu chutaria que a maior parte dos guitarristas atuais vai mais pela prática do que pela teoria. Um pouco de teoria básica não faz mal a ninguém.

    Acho que 90% dos guitarristas gostam de começar o solo com um bend, porque soa mais visceral.

    Sobre o título, eu confesso que tenho uma repulsa por frases meio sensacionalistas que nitidamente buscam views. Coisas do tipo “veja o que esse cara fez”, ou “incrível, depois de ver isso sua vida mudará” são links/vídeos que eu nem abro. Odeio essa forçação de barra por cliques, e muita gente faz. Mas o seu não chegou nesse nível, rs.

    Parabéns pelo vídeo.

    Um aceno de longe!!!

    Ismah
    Veterano
    # mar/18
    · votar


    Não condenando, mas comentando também...

    Infelizmente é preciso cuidado e consciência para onde isso te leva... Showman, é legal, sozinho. No contexto de uma banda não...

    No passado existiram esses caras, mas parece que era o tempo todo aquele exibicionismo, coisa que não procede... Se pegar shows na íntegra, EVH, Rhoads, Jake E Lee, etc sabiam a hora de aparecer, improvisar etc...

    rafael_cpu
    Veterano
    # mar/18
    · votar


    Amu

    Curti o vídeo e as dicas. Também compreendi a proposta do título (dentro do contexto atual).
    É isso aí, legal.
    Faça mais vídeos! A molecada vai aproveitar, cara.

    T+

    entamoeba
    Membro Novato
    # mar/18
    · votar


    Gostei do vídeo.

    Acho que o ensino de qualquer arte deve abordar as formas consagradas. Depois, cabe ao aprendiz tentar escapar do lugar-comum.

    A genialidade não pode ser enlatada.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Aprenda a impressionar o ouvinte na primeira nota do solo! Dicas poderosas!