Esse é o famoso ruido de strato com singles?

    Autor Mensagem
    Flipe J.
    Membro Novato
    # dez/17


    Começei com uma LP com humbuckers e faz algum tempo que peguei uma strato com caps single pra brincar. Sempre ouvi que elas tem um ruido de fundo e que não incomoda tanto assim.

    Porém pela inexperiencia não sei dizer se o ruido que tenho é o "normal".
    Por isso deixo aqui uma pequena gravação e se puderem ouvir e me confirmar se é esse ruido mesmo que vou ter que conviver hehe ficarei agradecido.

    O sinal segue a ordem: strato - interface - guitar rig

    https://soundcloud.com/felipe-j/single-vs-noise

    Ramsay
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    Porém pela inexperiencia não sei dizer se o ruido que tenho é o "normal".
    Flipe J.
    É esse ruído mesmo, típico de captadores single.
    Mas, se tudo estiver ligado certo na sua guitarra strato, vc pode usar as posições 2 e 4 da chave seletora que coloca os captadores com polaridade invertida em série e elimina esse ruído.

    Ismah
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    É curioso formado pelos harmônicos inteiros - e note-se que os ímpares se destacam, o que mostra que está havendo clipping - o conceito de distorção...

    180Hz (3x)

    240Hzhttps://image.prntscr.com/image/7ooOHxvoRLCtifCo3HTlhw.png (4x)

    300Hz (5x)

    420Hzhttps://image.prntscr.com/image/q_FUVaG9TRm7Mju7LgogTQ.png (6x)

    Existem outras (221, 329, 577...) que eu não sei explicar a origem...

    Ramsay tá aí uma oportunidade de me zoar, e quem sabe fazer algo pelo fórum.

    Flipe J.
    Membro Novato
    # dez/17 · Editado por: Flipe J.
    · votar


    Ramsay
    Vlw mesmo cara mas sério? Que pena, gosto bastante do captador do neck, gravar com ele será complicado então... Nesse caso a bendita blindagem serve pra eliminar isso certo? Se sim pq as guitarras já não saem "de fábrica" blindadas?

    Ismah
    Não entendi muito bem, mas pelos seus tópicos parece que vc tem bastante experiencia no mundo do audio por isso tomo a liberdade de perguntar como vc lhe daria com esse problema de ruído? Abç!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    Flipe J.
    Blindagem não elimina esse ruído todo não...
    Abç

    Ismah
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    Flipe J.

    Os gráficos que postei, é a análise de amplitude por frequência, do áudio que tu gravou. Mais precisamente dos pouco mais de 3 segundos iniciais, antes que começas a tocar.

    O ruído, básicamente é composto de harmônicas de 60 Hz em que teóricamente a rede de energia oscila: 180 (60x3), 240 (60x4)...

    Soluções, então...

    O jeito mais fácil é aprender a conviver com. Usar menos ganho, se habituar a zerar o volume do instrumento, humbuckers, testar várias tomadas, várias posições na casa, etc...

    Aterramento geralmente ao menos reduz o problema...

    Isso aqui é a primeira vez que cito no fórum, mas ainda não testei, Carlos Adolphs assina em baixo... Não espero milagres, mas ao menos uma contribuição para a causa...

    Trafos isoladores habitualmente tendem a reter ruídos, mas não parece ser o caso.

    Condicionador de energia, pode ser a melhor e mais eficaz solução, mas falamos de uma brincadeira que pode chegar aos vários mil, e bem fácil...

    Mas antes de tudo, sendo bem franco...
    Existem amplificadores e amplificadores. Ruídos assim, são recorrentes em amplificadores feitos para serem baratos, e nada mais. Não é questão de quanto mais caro melhor, nem de investir um carro num amp...
    É questão de que existem preços mínimos, e esse preço mínimo IMHO, é o valor médio de amps semelhantes no mercado. Digamos um amp SS de 100W, com loop, e 2 alto-falantes... Se na média ele sai por 1500, EU não compraria nenhum que está abaixo desse valor.

    Nos amps feitos para serem baratos, além da economia em componentes, se economiza em redundâncias, e algumas vezes até em projeto - Pete Cornish tem um preço bem mais salgado que o Zé Tonhão que concerta tudo que levar pra ele...
    As vezes isso pode implicar em riscos a segurança - caso dos valvulados a preço de banana e olhinhos puxados. Não duvido que dê um bom timbre, mas e já tomei e tomo choque suficientes, logo não quero arriscar meu dedo de novo. Enfim...

    Por exemplo, esse circuito da foto acima não é nada de outro planeta, dava para embutir no amp já - assim como vários outros - mas isso custa e reflete no preço final... O que pode não ser o foco das empresas...

    Aí temos ruído, amp que tem som bosta, amp que queima sem motivo aparente, amp que pega duas estações de rádio e blá blá blá...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Esse é o famoso ruido de strato com singles?