Guitarra com som grave e sem volume nos ligados, onde está o problema?

    Autor Mensagem
    milani1589
    Veterano
    # dez/17


    Pessoal,

    Tenho uma Memphis com captador Malagoli Traditional HB na ponte, e dois captadores Stellfner no meio e ponte (descobri hoje que eles são stacks). A guitarra tem um controle de volume e um tone, chave de 5 posições. É essa aqui: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-853779638-guitarra-memphis-tag ima-mg-230-azul-_JM

    Gravei um áudio pelo Guitarig, simulando um som clean, todos os knobs flats, volume da guitarra no máximo, tone todo aberto, partindo a chave seletora da ponte (posição 1 até a 5 nos acordes, depois 5 até a 1 no groove); na hora dos ligados usei só ponte, meio e braço. Não usei noise gate.

    Áudio: https://www.dropbox.com/s/t3lp0p8bwctvusd/teste%20guitarra.mp3?dl=0

    Suspeitas/Problemas:

    1)Tenho a impressão que os sons são um tanto quanto graves, parece que não tem agudo. Soa "abafado", só o HB que é um pouco mais "aberto". Estou ouvindo certo? Tem algo algo errado nisso?

    2) O problema mais grave é na hora dos ligados (no final do áudio), simplesmente parece que a guitarra não tem som... se eu palhetar forte até as notas saem (mas morrem logo em seguida), mas na hora de fazer os hammers-ons e pull-offs fica muito fraco se comparado com o volume que sai na hora dos acordes.
    Olhem a diferença da frequência: https://www.dropbox.com/s/tdrllmn1gmwbrwo/teste%20guitarra.jpg?dl=0

    O que será que pode ser? O problema é na guitarra ou no guitarrista? hehe

    Wade
    Membro Novato
    # dez/17
    · votar


    Som de ligados em guitarra clean é meio morto mesmo. A palhetada produz muito mais pressão sonora.

    Mas ouvindo o audio, a diferença tá muito gritante. Eu acho que é uma combinação de defeito técnico com execução. Tanto que durante a parte dos ligados, quando você palheta, a nota da palhetada fica bem aparente. Acho que tá faltando força nos dedo ae, hein :D

    Um detalhe é que, pra fazer ligados, é recomendável que você dê uma "puxada" na corda com o dedo que está batendo à frente. Como se esse dedo fizesse o papel da palhetada. É só uma puxadinha bem leve, quase imperceptível, mas que faz muita diferença, principalmente em som clean, que não tem muito ganho.

    E dá uma olhada nos cabos. Uma vez gravei uma música inteira com um som bem xoxo, já pensando no milagre que ia ter que fazer na mixagem pra só no final perceber que era o cabo que não tava entregando pra mesa o sinal todo da guitarra, deixando o ganho pra menos da metade. Vale dar uma checada.

    milani1589
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    Wade
    combinação de defeito técnico com execução
    Sim, a execução não é das melhores! Estou voltando a estudar...

    Outra coisa que eu esqueci de comentar é que se eu fizer os ligados ou bends ou slides nas primeiras casas, as notas se mantém por mais tempo, e com um volume relativamente bom...

    Agora se eu for tocar qualquer coisa, depois da casa 15, seja ligado, seja bend, seja slide, qqer coisa, não tem resposta sonora... é como se algo tivesse "comendo" o som (claro, tem o lance de ser menos espaço pra corda vibrar)... aí, pra sair eu tenho "baixar a mão na palheta", senão não vai (não forcei muito no áudio)... Não sei se é algo mecânico (ponte ou trastes?) ou nos captadores (como se não captassem direito)....

    E do timbre, o que vc achou? Parece abafado? tem que mudar bastante o equalizador pra deixar mais "vivo"... parece que o tone não funciona hehe

    Ismah
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    milani1589
    Não usei noise gate.

    Usou sim. O GR tem um gate nativo apenas com controle de treshold no topo do software. Pode ser ele que está matando os ligados.

    Tenho a impressão que os sons são um tanto quanto graves, parece que não tem agudo. Soa "abafado", só o HB que é um pouco mais "aberto". Estou ouvindo certo? Tem algo algo errado nisso?

    Se está ouvindo certo eu não sei, mas não vi nada errado, além de que é uma guitarra com som grave. O que pode não ser tão interessante para tocar sem efeitos, mas reverb já deve melhorar isso... Gerar agudo de guitarra é fácil, pois tradicionalmente os valvulados geram muito harmônico, logo tende a parecer natural. O difícil é gerar grave, onde só vem agudo...

    Entretanto, como é que estás ligando o instrumento ao computador?
    E que cordas tem usado? A quanto tempo que não as troca?

    na hora de fazer os hammers-ons e pull-offs fica muito fraco se comparado com o volume que sai na hora dos acordes.

    Isso é natural, só fazer a conta que 1 corda vibrando dissipa menos energia que 6... E quanto mais grave, mais energia se dissipa ao longo do tempo...

    Olhem a diferença da frequência

    Temos um gráfico de amplitude do sinal, em função do tempo. De intensidade de frequência por tempo, seria um gráfico de magnitude.

    Wade
    Membro Novato
    # dez/17
    · votar


    milani1589

    Eu achei o timbre ok. Tudo certo.

    Mas esse problema de perder ganho no meio do braço é esquisito.
    Como tá plugando a guitarra? Direto?

    Pode ser captador com defeito, elétrica zoada, jack com defeito, cabo ruim ou mal plugado, placa de audio defeituosa, configuração do windows errada, configuração do Guitar Rig...

    O melhor a se fazer é ir eliminando as possibilidades de uma por uma. Por exemplo, pra eliminar a primeira (captador com defeito) teste uma outra guitarra com o mesmo cabo, mesmas configs e veja como fica. Se ficar normal, o problema tá na sua guitarra. Se permanecer o problema, tá fora dela. E assim por diante...

    Alex guitar man
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    milani1589
    Como tá plugando a guitarra? Direto? 2

    milani1589
    Veterano
    # dez/17 · Editado por: milani1589
    · votar


    Ismah
    GR tem um gate nativo... Pode ser ele que está matando os ligados.
    como é que estás ligando o instrumento ao computador?
    E que cordas tem usado? A quanto tempo que não as troca?

    Wade
    Pode ser captador com defeito, elétrica zoada, jack com defeito, cabo ruim ou mal plugado, placa de audio defeituosa, configuração do windows errada, configuração do Guitar Rig...
    O melhor a se fazer é ir eliminando as possibilidades de uma por uma

    Então, a conclusão, por enquanto, é que tem sido uma soma de pequenos fatores:
    Realmente, o Guitar Rig come um pouco do som (está ligado cabo guitarra --> adaptador p10/p2 --> placa tipo guitar link --> notebook)... pq se eu ligar a guitarra direto no amplificador de estudo que tenho o som não some tanto quanto no guitar rig. Maaas, ainda assim, não está toda aquela coisa, continua sem sustain e volume nas ultimas casas, na hora dos riffs... aí acho que entra a guitarra, faz um tempo que ela tava parada, as cordas já estão velhas, e talvez a elétrica esteja precisando de uma revisão. Irei providenciar uma ida no luthier...

    Ah, tbm tem a parcela do guitarrista, que tem técnica ruim... tô voltando a estudar.

    Quanto ao timbre ser mais abafado/grave, segundo vcs dizem deve ser a característica da guitarra então.

    O fato de os caps do meio e braço serem singles tipo stacks muda um pouco o som do "sigle clássico"? pode ser isso que está confundindo um pouco...

    Wade
    Membro Novato
    # dez/17
    · votar


    milani1589
    se eu ligar a guitarra direto no amplificador de estudo que tenho o som não some tanto quanto no guitar rig. Maaas, ainda assim, não está toda aquela coisa, continua sem sustain e volume nas ultimas casas, na hora dos riffs...

    Já descartou do momento que entra no adaptador pra frente. O problema então está na guitarra (regulagem, cordas, captador, elétrica ou jack) ou no cabo. Troque o cabo pra ver se o problema continua e já eliminar mais essa possibilidade. Se persistir, o problema tá na guitarra (ainda terá que descobrir ONDE na guitarra).

    Ismah
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    milani1589
    está ligado cabo guitarra --> adaptador p10/p2 --> placa tipo guitar link --> notebook

    Porque um adaptador P10 -> P2?

    aí acho que entra a guitarra, faz um tempo que ela tava parada, as cordas já estão velhas

    Troque as cordas, é um passo interessante.

    milani1589
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    Ismah
    Porque um adaptador P10 -> P2?
    A entrada da placa é p2 (placa dessas baratinhas, não é profissional), aí tem que usar adaptador...

    Wade
    problema então está na guitarra
    Deve ter parcela da guitarra sim, afinal ela tava com pouco uso há um bom tempo... vou dar uma geral. Os cabos são novos, um eu refiz e outro comprei novo, testei com os 2...

    Qual potenciômetro (volume e tone) é melhor colocar? 500k? Considerando que a guitarra é HSS, mas os dois singles são stacks (bobinas empilhadas, se entendi certo)...

    Depois é seguir avaliando.

    Ismah
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    Eu tiraria a gambiarra dessa equação... Ao menos um guitar link xing ling antes de mexer na guitarra.

    Wade
    Membro Novato
    # dez/17
    · votar


    Se o problema persiste ligando no amp, a placa tá ok.

    milani1589
    Já eliminou o cabo. Bom, o problema deve estar na guitarra. Eu sugiro trocar as cordas e dar uma bela regulada geral, deixar tudo redondinho. Se não manja fazer isso, leva num luthier (aliás, vale a pena de qualquer forma pois é sempre bom dar uma geral).

    Se mesmo assim o problema persistir, o problema tá mesmo nos captadores, já que uma geral vai eliminar elétrica, jack e regulagem.

    Aí ou é captador ou execução haha.

    Alex guitar man
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    milani1589

    O o ismah tem razão, não da certo ligar a guitarra em placa de som...

    Pelas impedâncias não estarem casadas (no seu caso estão amaziadas) ta dando essa porcaria que vc esta reclamando. O sintomas são esses mesmo... pode ligar uma Gibson lespaul R9 que vai continuar assim..

    Compra um Guitar link xing ling que vai melhorar 100%

    ejames
    Membro Novato
    # dez/17
    · votar


    milani1589
    depois da casa 15, seja ligado, seja bend, seja slide, qqer coisa, não tem resposta sonora... é como se algo tivesse "comendo" o som

    Pode ser o tensor desregulado e/ou trastes desnivelados.

    Wade
    Membro Novato
    # dez/17
    · votar


    Se o problema persiste ligando no amp, a placa tá ok.

    milani1589
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    Então galera, trazendo um retorno sobre o tópico.

    Vi um anúncio de um Fender Frontman 25R usado. Fui testar. O dono tinha uma telecaster Squier e tirava um som muito bom do ampli, o que já me despertou o interesse... Como o preço favoreceu, resolvi investir e comprei.

    Além disso estava decidido em mexer na guitarra: trocar cordas 0.10 por 0.11, trocar potenciômetro, capacitor (comprei tudo haha).

    Por enquanto só troquei as cordas que estavam velhas e comecei a fuçar no ampli, quando, então, tive uma surpresa fantástica: descobri um som que eu nem sabia que a guitarra + amp poderia produzir. Uma infinita variedade de timbres, apenas mudando os knobs e os captadores, é tudo muito sensível no amp (com gain em 2 vc tem um clean estaladinho, no 3 já começa um drive, por exemplo).... e muito deles bem próximos dos sons que eu buscava (clean, blues e drive leve). Não tem a menor comparação com o Warm Music, é outro mundo! Não sei se meu nível de exigência está muito baixo, mas foi uma revolução!

    Os supostos "problemas da guitarra" foram resolvidos com um amp que eu considerei muito bom!

    Fica aí a dica de que vc pode ter um som escondido no seu equipamento, basta saber encontrar! Com apenas guitara + cabo + amp novo vi que tenho muita coisa pra explorar!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Guitarra com som grave e sem volume nos ligados, onde está o problema?