Claudia Leitte é condenada a pagar R$ 382 mil por direitos trabalhistas a ex-guitarrista

Autor Mensagem
Lelo Mig
Membro
# dez/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Caras, na boa, vocês estão bastante preconceituosos.

Porque alguém não pode gostar de Axé? Porque voce acha que axé é ruim, todo mundo tem de achar?

Se fizermos uma análise técnica imparcial, independente de gosto...

Musicalmente é muito superior a muita banda que ouço... Se comparar com coisas tipo AC/DC, Nirvana, ... Nossa, a distância musical, em termos técnicos, é gigantesca.

As letras, pro meu gosto são bem ruins, e essa alegria e diversão o tempo todo "tira o pé do chão" é um porre (pra mim que não gosto de dançar, nem de carnaval). Contudo, as letras de 90% do Metal e Hard são tão ruim quanto, e o glam e farofa é a mesma "alegria idiotizante"...a diferença é só o tipo de droga ingerida... E o "barato" preferido.

Releed
Veterano
# dez/17
· votar


É igual a galera que detona as letras de sertanejo mas idolatra Bon Jovi.

Só porque é do outro, é pior.

entamoeba
Membro Novato
# dez/17
· votar


Axé inferniza a minha vida desde a infância! Me sinto no direito de dizer que é uma bosta!

Acho engraçado, porque todo mundo idolatra a educação, todo mundo quer impor que os outros devem ser educados! Isso é cagação de regra? É! A gente quer que os outros sejam educados porque eles dividirão a sociedade conosco. Aparentemente, isso nos dá o direito de querer para elas o que nós julgamos ser o melhor.

Pois o que eu defendo quando falo mal o axé não é muito diferente disso. Não quero viver em um deserto cultural, sem interlocutores decentes. Para estimular a cultura, precisamos emitir juízos sobre ela! É mais fácil separar o que é bom do que é ruim trocando experiências, dividindo juízos, fundindo os horizontes.

Se alguém realmente gostar de axé e quiser discutir, sinta-se a vontade! O que não entendo é gente que concorda comigo que axé é uma bosta querendo relativizar a parada!

SteveRayMorse
Veterano
# dez/17 · Editado por: SteveRayMorse
· votar


Eu nunca conheci ninguém que curte Axé. Conheço gente que gosta de ir pra balada, festa e etc, dançar, encher o rabo de cachaça ao som da parada porque é "animado" e conseguem cantar as letras sem estresse. Isso se estende para outros estilos também. Mas a maioria não põe isso no carro pra curtir um som indo pro trabalho.

Agora, se o cara realmente curte a parada, vai fundo!

E quanto a discussão do tópico, se for pra ganhar isso, toco em trio elétrico e ainda falo pra todo mundo que amo Axé hauhauahuahua.

renatocaster
Moderador
# dez/17
· votar


Bom, eu não gosto de axé, nunca gostei. Não tem nenhum artista desse gênero na minha playlist, embora eu tenha que admitir que nos anos 90 curti e zoei muito em festas, bailes e danceterias embalado por músicas desse estilo.

O que está em discussão aqui é o cara que é musico profissional se recusar a aceitar trabalhos porque o estilo musical em questão não é do seu gosto. Claro que cada um faz o que bem entende, mas eu não recusaria. Pelo menos esse foi o meu ponto.

Ismah
Veterano
# dez/17
· votar


entamoeba

Não é relativizar, é entender que existem realmente pessoas que gostam de axé, pagode romântico etc... Se não tivesse, não vendia CD...

renatocaster

Nem tu e nem ninguém que tem contas a pagar com a música...

Lelo Mig
Membro
# dez/17
· votar


Bom, se não existe ninguém que goste de Axé e a Ivete Sangalo já vendeu mais de 25 milhões de discos e lota 30 shows por mês.... Imaginem se alguém gostasse.

JulianoF.
Membro Novato
# dez/17
· votar


SteveRayMorse
Mas a maioria não põe isso no carro pra curtir um som indo pro trabalho.

Conheço pessoas que fazem isso, com axé e com funk carioca. Colocam no carro, para ouvir no dia-a-dia.

SteveRayMorse
Veterano
# dez/17
· votar


JulianoF.

Conheço pessoas que fazem isso, com axé e com funk carioca. Colocam no carro, para ouvir no dia-a-dia.

Conheço quem faz isso com música eletrônica, pagode, sertanejo e etc. Agora Axé e Funk, juro que nunca conheci.

Bom, se não existe ninguém que goste de Axé e a Ivete Sangalo já vendeu mais de 25 milhões de discos e lota 30 shows por mês.... Imaginem se alguém gostasse.

Isso pra mim é igual o Lula na liderança de intenção de voto. Inexplicável ou mentiroso.

entamoeba
Membro Novato
# dez/17
· votar


Ismah
Não é relativizar, é entender que existem realmente pessoas que gostam de axé, pagode romântico etc

Elas existem. Não nego isso em momento algum, apesar de achar que essas pessoas têm uma relação muito pobre com a música. Costumo classificá-las como "pessoas que não gostam de música".

A maioria dos homens que conheci que consumia esse tipo de música o fazia com o objetivo único de ir na micareta e pegar mulher. E as mulheres diziam que "eram músicas de dançar".

Uns mais burrinhos tinham a coragem de falar "essa letra é legal, escuta", "vai dizer que o que ela diz não é verdade?". Sintomas de uma experiência estética empobrecida.

entamoeba
Membro Novato
# dez/17
· votar


SteveRayMorse
Axé era nos anos 90 o que o sertanejo é hoje. Aliás, o segundo é uma mutação do primeiro. Axé => pagode romântico => forró universitário (não deu muito certo) => sertanejo universitário.

entamoeba
Membro Novato
# dez/17
· votar


Lelo Mig
Bom, se não existe ninguém que goste de Axé e a Ivete Sangalo já vendeu mais de 25 milhões de discos e lota 30 shows por mês

Se a Globo mandar o povo comer merda, vai ter muita gente comendo! Ivete Sangalo é invenção da Globo.

Lelo Mig
Membro
# dez/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


entamoeba

"Ivete Sangalo é invenção da Globo..."

Desculpa cara, mas antes de detonar um estilo (que também não gosto, mas não posso fingir que não existe) é preciso conhecer um pouco mais a realidade.

O CD da Banda Eva ao vivo, com a Ivete, vendeu 4 milhões de cópias sem nunca ter ido na Globo. Claudia Leite vendeu perto de 2 milhões como vocalista do Babado Novo, lançado de forma independente.

A Globo não fez essa gente a Globo foi atras do sucesso dessa gente. A Globo não faz ninguém, ela é a maior caroneira do sucesso alheio.

Voces precisam observar melhor o mercado musical antes de acreditar em teorias da conspiração. O artista não "estoura" quando aparece no Faustão. Normalmente quando ele chega no Faustão ele já é um sucesso regional.

O fato de você não estar antenado num movimento que você não goste ou despreze, não faz com que ele não exista.

O carnaval baiano é um dos eventos musicais mais lucrativos do mundo. Se não for maior.

Ismah
Veterano
# dez/17
· votar


entamoeba

Caraca, tua situação tá ficando cada vez mais fundo... E tá cada vez mais feio.
Tu não gosta, eu não gosto, ok. Só que como o Lelo e eu estamos dizendo... Ninguém vende tanto disco, ninguém faz tanto show, se ninguém gostar um pouco - e o motivo que leva a pessoa gostar é irrelevante... E as coisas não acontecem ao mero acaso...
Abertamente, tu estás sendo ignorante no sentido mais literal da palavra: está a ignorar uma realidade que existe, mas que não queres ver...

SteveRayMorse
Agora Axé e Funk, juro que nunca conheci.

Coxinha de elite detectado. rs

Lelo Mig
Normalmente quando ele chega no Faustão ele já é um sucesso regional.

Eu to vendo bem de perto isso, com "amigos" da banda Tchê Chaleira. A banda é de São Sepé - o interior ficou 140km pra trás, entra na segunda a esquerda depois do fim do mundo e roda mais 60 km - os caras estão com quase disco de ouro por causa desse clipe/música...

https://www.youtube.com/watch?v=lojT9f9JeNs

Ter ido tocar no Programa do Ratinho, ter tido a participação do Serginho Moah (Papas da Língua), etc... Ajuda, mas antes disso os caras já são uma banda com certo renome dentro do tchê music e maxixe...

Mas tem mais coisas além disso... A banda tem quase 30 anos, muita grana investida, e muitas vezes ter dado com os burros na água... Sabendo tocar o barco, essa turma se fez pro resto da vida.

entamoeba
Membro Novato
# dez/17
· votar


Lelo Mig
Perdão, permita-me retificar: a promoção da Ivete a figura relevante na música brasileira foi inteiramente feita pela Globo. As demais cantoras baianas desse período voltaram à insignificância (em um âmbito nacional) de onde nunca deveriam ter saído.

Carnaval de Salvador não é um festival de música, é um festival de sexo.

Ismah
tu estás sendo ignorante no sentido mais literal da palavra: está a ignorar uma realidade que existe

Estou não. Estou interpretando-a por outro prisma, que me interessa muito mais. O mercado só determina o valor financeiro das coisas. O gosto declarado é só um comportamento irrefletido. Há valores mais interessantes em jogo e são eles que me interessam.

Precisamos de contrapontos aos modelos mecânicos de valoração, precisamos medir a qualidade da experiência, senão, estaremos fadados a decair.

Lelo Mig
Membro
# dez/17
· votar


"Carnaval de Salvador não é um festival de música, é um festival de sexo."

Cara, melhor eu parar por aqui...daqui a pouco alguém vai pregar a palavra de Jesus ou falar em Bolsonaro e a coisa vai descambar.

Façamos o seguinte, fica com a taça, to tirando meu time de campo.

SteveRayMorse
Veterano
# dez/17 · Editado por: SteveRayMorse
· votar


Não diria que carnaval é festival de sexo. Mas de música é que não é.

Disse e digo de novo, nunca, jamais conheci quem genuinamente curte Axé. Com certeza deva ter gente que curte sim, mas nunca conheci. Mesma coisa funk. É o que falaram, som de balada, festa e etc. Curtir em casa, nunca ouvi falar.

Coxinha de elite detectado. rs

Negativo, aliás, se nos dias de hoje estilo musical ainda tiver relação com classe social ou ideologia de qualquer forma, creio que a mesma perderia a graça.

#PeTistaDetected rsrsrs

fernando tecladista
Veterano
# dez/17
· votar


Lembrei que antigamente por aqui eu ouvia a conversa

- se viu fulano, foi tocar com fulano, recebe uma gabela por show (valor da tabela da OMB
- dizem que cilcano recebe duas tablas
- o xixoxó paga 3 tabelas pros musicos dele...

xmarhunterx
Membro Novato
# dez/17
· votar


Carnaval de Salvador não é um festival de música, é um festival de sexo.

entamoeba
Trem bão dimais da conta sô.

Ismah
Veterano
# dez/17 · Editado por: Ismah
· votar


entamoeba
Mais um fumador de erva vencida...
Façamos o seguinte, fica com a taça, to tirando meu time de campo.²

SteveRayMorse

Tem coisas mais "bizarras", e que dá audiência... Genuinamente, eu também não conheço alguém que goste de forró, de Lacrimosa, mas essas pessoas existem, a banda não faz vendas fantasmas...

https://www.youtube.com/watch?v=BgV8JkEcBNE

https://www.youtube.com/watch?v=uGrHEX-PRAw

Tome essa por exemplo... É música pra ouvir aonde? No rito de auto-execução ou no velório de alguém? E o Lacrimosa fez renome internacional, com música assim...

https://www.youtube.com/watch?v=Ui8JPYN0tSw

Já quanto as classes sociais... Não, não está... Mas quanto mais complexa uma música, mais ela exige um conhecimento prévio para compreensão plena.
Um exemplo bem "pop" pro fórum: Mr Crowley - Ozzy Osbourne!
Além da melodia bastante pop, a levada quase dançante, é preciso um bom conhecimento prévio, para saber quem foi Edward Alexander Crowley, e a importância que ele tem para o curso da história mundial. Dá para curtir sem saber isso tudo, mas não entender completamente...
Não preciso saber muita coisa para compreender Farra, pinga e foguete - Bruno e Barreto...

Não necessariamente as classes, mas por estatística, o conhecimento prévio, vem com estudos formais, consumo de livros, etc... Estes estão bastante relacionados ao poder aquisitivo da pessoa...

Em outras palavras, não é impossível, mas também não é provável que se discuta a vida de MrCrowley num boteco de manguaceiros, ao som de alguma dupla sertaneja dos anos 70...

Daniel Sathierf
Veterano
# dez/17
· votar


Ismah
Tem coisas mais "bizarras", e que dá audiência... Genuinamente, eu também não conheço alguém que goste de forró, de Lacrimosa, mas essas pessoas existem, a banda não faz vendas fantasmas...

https://www.youtube.com/watch?v=BgV8JkEcBNE

https://www.youtube.com/watch?v=uGrHEX-PRAw

Esse segundo parece aquele DJ Cleito Rasta, que virou meme kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Perdi o timing entre os direitos trabalhistas do guitarrista e a discussão sobre axé ser ou não vendável.

Ismah
Veterano
# dez/17
· votar


Daniel Sathierf

Foi um grande amigo, e um grande profissional. Todos tiveram um começo...

moisesbodani
Membro Novato
# dez/17
· votar


Eu sou cristão e basicamente ouço música gospel (meio que no geral, pois tenho que ouvir/tocar o que gosto e o que não gosto, visto que sou músico da igreja que frequento), mas também ouço rap e rock, cristãos ou não.

Minha namorada tem um gosto musical diferente do meu. A mãe dela também. As amigas dela também. Se eu for basear que as pessoas só gostam ou não de um estilo musical por conta do meu gosto pessoal, eu vou ser no mínimo inocente.

Se eu postar algumas músicas do gospel que eu curto, acredito que grande parte dos frequentadores do fórum irão achar as músicas ruins e repetitivas. Mas tem MUITA gente que curte.

Da mesma forma, sei de gente que gosta de verdade de Calypso, do Bel Marques (Chiclete com Banana)... Conheço inclusive gente que realmente gosta de funk, ouve no carro, só tem isso no celular e no aniversário foi tudo que tocou, etc. Mesmo que PRA MIM não faça sentido algum, pois é tudo fora do meu gosto pessoal.

Sim, existe o contexto (axé = micareta = beijar o maior número de pessoas possíveis), mas nem todos ouvem esse tipo de música vão a shows somente com tal motivação.

Por mais incrível que possa parecer para alguns, existe gente no mundo que pensa diferente.

moisesbodani
Membro Novato
# dez/17
· votar


Em tempo, eu acho que 10-15k/mês sendo músico é um bom valor, ainda mais se comparando ao salário mínimo.

Entretanto, perto dos donos e cantores principais da banda, que chegam a ganhar milhões (ou perto disso) num mês, isso é troco de pão!

Lelo Mig
Membro
# dez/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


moisesbodani

"perto dos donos e cantores principais da banda, que chegam a ganhar milhões"

Igual qualquer profissão, qualquer funcionário em relação ao dono ou donos das empresas.

Por isso tanta desigualdade social, o problema mais complexo do capitalismo. Na música, não é diferente.

Há quem ache justo alguém ganhar 50, 100, 200 vezes mais que eu. Eu não acho! Sinceramente não acho que nem Issac Newton ou Einstein fossem 100 vezes melhores do que eu... Quanto mais um cantor de sertanejo ou jogador de futebol. Mas o mercado determina isso, independente do que eu ache.

Não, não sou comunista, nem contra a riqueza e diferenças sociais.... Apenas acho que haveria um limite bem mais estreito numa sociedade mais honesta e justa.

Mas, to desvirtuando.... Isso é outra conversa.

moisesbodani
Membro Novato
# dez/17 · Editado por: moisesbodani
· votar


Lelo Mig
Igual qualquer profissão, qualquer funcionário em relação ao dono ou donos das empresas.

Isso eu concordo! O que eu acho estranho, é a surpresa de uns por verem músicos dessas bandas ganhando quantias nessas cifras.

Olha, eu moro no nordeste e conheço muita gente que toca o que você imaginar. No São João mesmo, um colega meu que é militar e toca guitarra nas horas vagas, não é nenhum virtuoso, nem tem tanto conhecimento, tirou 6-7 mil em mais ou menos 1 mês e meio tocando com uma galerinha. Foi de fato muito corrido, com repertórios imensos pra tirar em poucos dias... Mas rolou. Como ele, uma galera aqui ganha grana nessas épocas específicas (Carnaval e São João, principalmente).

Eu mesmo, quando tocava profissionalmente, já tirei uns cachês tocando um monte de coisa. Um brother da igreja toca pouco por cachê, mas quando toca, tira R$250 por menos de 1h de show... Enfim, me espanta a galera achar que músico profissional em banda grande ganhe isso.

entamoeba
Membro Novato
# dez/17 · Editado por: entamoeba
· votar


Lelo Mig
Ismah
Façamos o seguinte, fica com a taça, to tirando meu time de campo.

Apesar da insistência, não quero impor meu ponto de vista. Só que quando partimos de percepções tão divergentes, as impressões não se acomodam tão facilmente. Apesar de parecer, o que eu falo não tem nada a ver com o moralismo, estou apenas tentando interpretar uma experiência estética coletiva, sem fazer juízos morais.

Desculpem ter me alongado nisso quando o tópico é sobre outra coisa.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Claudia Leitte é condenada a pagar R$ 382 mil por direitos trabalhistas a ex-guitarrista