Diferença de som dos captadores

    Autor Mensagem
    xMrTOSx
    Membro Novato
    # nov/17


    Bom, eu procurei em vários sites e tópicos aqui do forum também e não consegui achar uma solução.
    Eu tenho uma Les Paul da Strinberg, com captadores humbuckers originais dela.
    Minha duvida é quando eu coloco a posição do meio na chave, o som que sai parece ser só do captador do braço, o som da posição da chave no captador do braço fica igual a da posição do meio, ele só parece ficar mais equilibrado entre os captadores quando eu diminui até a metade o volume do captador do braço.
    Ela já foi regulada mas não adiantou muita coisa. Isso seria problema dos captadores serem de baixa qualidade mesmo, ou pode ser algum defeito na parte elétrica?

    NeoRamza
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    Pra você saber se realmente a chave no meio está ligando os dois captadores, bata com a ponta de uma agulha no parafuso da bobina do captador. O som deverá sair na caixa.

    JulianoF.
    Membro Novato
    # nov/17
    · votar


    xMrTOSx
    Faça o teste com uma chave de fenda, agulha ou objeto metálico, como o NeoRamza indicou.

    com a chave na posição meio, deve dar ruido na caixa em ambos os captadores.

    Caso não dê, pode ser a chave, ou algum potenciometro com problema, neste caso, o ideal é levar para um luthier para análise e conserto.

    Buja
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    Faça isso que o pessoal falou.
    Caso esteja dando som....
    Como está a altura dos captadores?

    LeandroP
    Moderador
    # nov/17
    · votar


    Faça isso que o pessoal falou.
    Caso esteja dando som....
    Como está a altura dos captadores?


    Exatamente!


    Se estiver saindo som, daí é interessante verificar as alturas dos captadores. Em geral, o humbucker do braço costuma ficar mais distante das cordas que o humbucker da ponte. Depende da saída em milivolts (ganho) de cada humbucker.

    Verifique também todo o esquema elétrico, se não há o que se chama de "solda fria". Isso impede que o sinal corra plenamente pelos fios. Em geral os captadores do tipo humbucker possuem 4 fios, sendo que dois deles são soldados juntos. Veja como está esta solda. É ela a responsável por ligar em série (modo mais comum de ligação) as duas bobinas do humbucker. Se for o caso, refaça a solda pra ter certeza de que o contato está perfeito. Se houver solda fria neste ponto, o sinal da bobina pode ficar fraco, ou mesmo não haver contato, com o humbucker atuando com apenas uma das bobinas, como se fosse um captador do tipo single coil (só que pior rsrs).

    xMrTOSx
    Membro Novato
    # nov/17
    · votar


    Beleza gente, valeu pelas dicas, eu levei em um luthier hoje e ele disse que os dois captadores estavam funcionando normalmente, seria só questão de regulagem mesmo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Diferença de som dos captadores