Sem motivação para treinar todos os dias

    Autor Mensagem
    Bola de stress
    Membro Novato
    # nov/17


    Todos os dias eu tento treinar guitarra, contudo, sinto uma enorme pressão de mim mesmo e as vezes por isso a tal motivação para tocar guitarra se torna numa obrigação, como uma tarefa de casa e caso não treine naquele dia ou pegue pouco na guitarra me sinto culpado, sinto como se pudesse fazer melhor, ou me dedicar mais.

    Sei que parece e provavelmente deve ser uma frescura minha, e talvez de outros, porém quero descobrir como inibir essa pressão e encontrar a motivação para conseguir treinar com toda minha vontade todos os dias.

    P.S.: Um amigo meu (que está na mesma situação), me disse que já tentou ******* e ouvir as músicas que gosta, mas disse que não funcionou tão bem.

    JJJ
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    Rapaz... se virar obrigação, não tem diversão... a menos que seja uma coisa profissional, você não tem obrigação nenhuma...

    Não tá a fim hoje? Ok, deixa pra amanhã...

    Bola de stress
    Membro Novato
    # nov/17
    · votar


    Rapaz... se virar obrigação, não tem diversão... a menos que seja uma coisa profissional, você não tem obrigação nenhuma...
    Disso eu sei, mas eu não toco somente por diversão, treino para evoluir e busco ser um profissional, mas não sei se deixar um pouco de lado ou então ficar me forçando a treinar vai comprometer negativamente meu desenvolvimento na guitarra.

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/17 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Bola de stress

    Mano, essa conversa, comum de se ouvir por ai, que tem de estudar 12 horas por dia, dedicação e foco total e bla bla bla... é bastante desestimuladora pra maioria e tem efeito contrário, faz com que nos sintamos preguiçosos e pouco determinados..... mas a coisa não é bem assim.

    Então você tem que, primeiro de tudo, fazer uma auto analise.

    Se você quer ser Steve Vai, Petrucci, estas paradas não tem ilusão. Vai ter que treinar/estudar no minimo 6 horas diarias de segunda a segunda. Exercicios de digitação, palhetadas, escalas, shapes, licks e esse monte de coisa chata.

    Mas se você toca para seu prazer, por tesão, por diversão, desencana. Estuda menos, estuda o que precisa para tocar o que voce gosta, toca mais musicas e faz menos exercícios.

    Agora, não se iluda... Dificilmente vai ser um Malmsteen desta forma.

    O que acontece em alguns casos (Steve Vai é um exemplo vivo disso) é que para algumas pessoas estudar estas chatices 12 hs por dia é um grande prazer. E alguns, pra piorar, ainda são muito competitivos e vão sacrificar tudo para ser o melhor ou mais rápido.

    Não há problema nenhum não ser assim....cada um tem seu estilo, e dentro dele seus prazeres e dores.

    Descubra o seu estilo...

    SteveRayMorse
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    Bola de stress

    É simples, se realmente busca ser um profissional vai ter que estudar. Essa é a sua motivação, assim como qualquer profissão. Vai ter que aguentar a chatice pra algum dia colher os louros. Não tem segredo pois é uma questão de prioridade e foco.

    Agora, se toca por prazer e só quer curtir, nem se estressa. Toca quando der e segue o baile.

    Abs

    JJJ
    Veterano
    # nov/17 · Editado por: JJJ
    · votar


    E, cá entre nós, mesmo um "profissional" não vai morrer se ficar, de vez em quando, um dia ou dois sem pegar a guitarra, né, pessoal?... Vamos parar com esse exagero... Como disse o Lelo, isso só desestimula a galera!

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/17 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    JJJ

    "Vamos parar com esse exagero... "

    Exatamente... Por isso insisto tanto na coisa do cara achar seu estilo e necessidade.

    Steve Vai passou decadas estudando e exercitando feito um anormal.... Mas pra ele era um grande prazer.

    Angus Young passou mais tempo tomando cerveja do que estudando.

    Existe um abismo colossal entre os dois, tecnicamente falando... Mas artisticamente não.

    Ambos são sucesso e vivem de musica.

    A galera, em geral, tem uma dificudade do cacete de aceitar esta diversidade e leque de opções.

    Jabijirous
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    Angus Young passou mais tempo tomando cerveja do que estudando.

    Estou seguindo os passos dele!!! :P

    zodiaco10001
    Membro Novato
    # nov/17
    · votar


    Quando treino 1:30 so de escalas/shapes ja me sinto exausto pra outro treino, estou tendo dificuldades em estudar tbm nao e so vc q passa por isso cara, estou lutando contra mim pra estudar todos os dias

    SteveRayMorse
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    Não há necessidade de estudar tanto assim por dia. Exercícios de guitarras, principalmente de técnica, são como exercícios físicos. Tem que fazer mas não pode exagerar também. E o conselho de encontrar o seu "estilo", ou maneira de como gosta e quer tocar, ajuda bastante no seu dia a dia.

    Afinal, pra quer estudar igual um Steve Vai se tu nem curte, por exemplo.

    Abs

    Ningen
    Veterano
    # nov/17 · Editado por: Ningen
    · votar


    Complementando... só porque o cara diz que treinou 10 horas por dia não significa que eram 10 horas de exercícios monótonos... Ouvir música pode fazer parte do treino, assim como tocar suas canções favoritas... até mesmo um cochilo pra fixar as ideias pode fazer parte do treino. Meditar, comer, ir pra academia... E por aí vai...

    Uma coisa interessante sobre disciplina é que a abordagem que você usa pode influenciar suas motivações... Pensar que você vai evitar o sentimento de culpa é bem mais interessante que pensar que você vai deixar de comer sua mina pra tocar guitarra, por exemplo.

    Quando agimos com autodisciplina, nos sentimos melhor sobre nós mesmos por ter feito aquilo. Desta forma, disciplina se difere de autonegação. Muitas pessoas negam a si mesmas coisas que querem em nome da disciplina, quando eles na verdade agem com teimosia, martírio ou medo. ~Livro: Zen Guitar

    Kallau
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    Eu toco guitarra faz uns anos, mas sempre descompromissado. Tirava uma música ou outra, nunca fui de fazer exercícios, ficar estudando e tudo mais. Acho que nunca fiquei mais do que 2 horas tocando seguidas.
    Agora estou numa banda e precisei tirar um solo. Disse pra mim mesmo que só largava a guitarra depois que tirasse o solo inteiro. E foi o que fiz.
    Ai vai a minha pergunta:
    Depois de tantos anos tocando, meus dedos estão bem calejados. Mas depois desse dia, que fiquei por umas 4 horas tocando, meu dedo ficou todo fudido. Fez até bolha.
    Quando vocês que tocam a bastante tempo acabam saindo do padrão de tempo que costumam tocar por dia, também tem esse problema?

    JJJ
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    Kallau

    Pode ser que sua guitarra esteja mal regulada, com a ação alta demais. Ou as cordas muito grossas, inadequadas pra você.

    Talvez, se você deixar sua guitarra mais "macia", sinta bem menos esse problema.

    Buja
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    Acho que precisa mais da um tempo e fazer outras coisas diferentes que voce goste, para acabar com essa Bola de stress

    Kallau
    Veterano
    # nov/17 · Editado por: Kallau
    · votar


    JJJ

    Realmente, sempre usei .010 Ernie Ball (que é bem macia) e nessa guitarra específica estou experimentando .011 D'Addario (talvez seja mais dura do que Ernie Ball), o que não gostei, pois trata-se de uma stratocaster barata, que com .011 ficou com som de Les Paul :P

    O solo em questão é Young Lust do Pink Floyd, que tem uma pegada forte, bastante bends e tal. De fato o calibre da corda deve estar judiando de mim.
    Meu dedo já sarou, mas vou experimentar baixar um pouco a ação das cordas.

    JJJ
    Veterano
    # nov/17 · Editado por: JJJ
    · votar


    Kallau

    Acho que encontrei o problema, então...
    Strato com 011? Uso 009 com Stratos. Jamais passaria de 010 numa... rs

    Buja
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    Pra mim, 0.10, só jogo hibrido.
    0.10 nos bordoes, 0.9 da G pra baixo. Fica perfeito.
    Pena que toda troca de cordas, vai-se 2 jogos.

    Kallau
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    JJJ e Buja

    É, me arrependi de colocar .011, mas não acho que .009 me agradaria.
    O lado bom é que depois dessa da .011 meus dedos nunca mais vai doer com .010... rs

    Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # nov/17
    · votar


    Os caras já falaram tudo, mas só pra complementar:

    Tá cheio de caras por aí que tocam pra caralho, manjam absurdo de música, e nunca foram caras de se matar de estudar, de ficar 12 horas por dia trancado numa sala fazendo escalas, etc., treinando técnica, shredder e tals.

    Um exemplo: Guthrie Govan já afirmou que nunca foi um cara de ficar treinando escalas, licks, shapes, palhetada alternada, digitação, etc. Ele pegava a guitarra, fazia um aquecimento rapidinho e saia tocando. Depois ia compor, tirar músicas, etc. Numa boa. Na hora que ele cansava ele parava. Só que ele cansava depois de umas 6 horas tocando, rsrsrsrs... E ele fazia isso desde os 4 anos de idade, hehehe...

    A verdade é que o aprendizado de música, de qualquer instrumento, exige um tempo de maturação, que varia pra cada um. A excelência na técnica pode te fazer avançar mais rapidamente, mas não irá te fazer pular as etapas de maturação.

    Conheço uns moleques de 13/14 anos aí que tocam absurdo, mil vezes mais do que eu, em termos técnicos. Os caras fazem coisas que eu nem comecei a estudar ainda, umas baita firulagens rápidas por bosta, tiram Malmsteen, Vai, e o escambau.

    Só que se vc chegar e pedir pra improvisar um blues no clean, colam as placas, e sai aquela coisa sem graça, insossa, sem pegada, sem feeling. Até eu que sou grosso pra caralho improviso melhor que os moleques.

    De onde deduzo que técnica não é tudo. Tem que ter pegada. Tem que ter feeling. E isso só vem com tempo e experiência, e me refiro mais a experiência de vida do que com o instrumento propriamente dito.

    O caso é: vc tem que dar tempo ao tempo. Tá aloprado? Tá de saco cheio? Tá cansado? Deixa a guitarra de lado e vai fazer outra coisa, esvaziar a cabeça.

    Bitolar demais sem vontade não ajuda nada, pelo contrário, pode te fazer pegar nojo, e aí pra voltar é foda...

    Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # nov/17
    · votar


    Kallau

    "É, me arrependi de colocar .011, mas não acho que .009 me agradaria.
    O lado bom é que depois dessa da .011 meus dedos nunca mais vai doer com .010... rs"


    Bro, cuidado com esse lance de .011 em strato, se vc tá acostumado com .010 ou menor: certa feita coloquei numa Shelter que eu tinha, pra testar, e até hoje sinto dor no anelar, por causa daquele período...

    Buja

    Pra mim, 0.10, só jogo hibrido.
    0.10 nos bordoes, 0.9 da G pra baixo. Fica perfeito.
    Pena que toda troca de cordas, vai-se 2 jogos.


    Uai, mas na outra troca vc inverte! Num entendi o galho, rsrsrs...

    JulianoF.
    Membro Novato
    # nov/17
    · votar


    Bola de stress
    busco ser um profissional

    O cara que quer ser um profissional da medicina, ou da engenharia ou qualquer outra profissão, tem que estudar e ralar muito.
    O cara que quer ser um profissional da guitarra, tb.

    De resto, já falaram basicamente tudo ai cima. Boas dicas.

    JJJ
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    Buja
    Pena que toda troca de cordas, vai-se 2 jogos.

    Existem encordoamentos híbridos. Dá uma pesquisada...

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # nov/17
    · votar


    Pleno 2017 e tem gente que ainda não descobriu o encordoamento híbrido rsrsrsrs

    Buja
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    Felipe Stathopoulos
    Uai, mas na outra troca vc inverte! Num entendi o galho, rsrsrs...

    Uai de mineiro?! rsrs...

    Entao, mas como eu inverteria mano?

    Coloco na guitarra um jogo de 0.10 nas grossas e um jogo de 0.9 nas finas.
    Fica sobrando no pacote 3 grossas 0.9 e 3 finas 0.10.
    Quando vou trocar, eu nao inverto colocando 0.9 nos bordoes e 0.10 nas primas. Ai é justamente o contrario do que busco, que é peso nos graves e leveza nas primas.

    Dai tenho que comprar mais dois jogos novos, e essas 6 cordinhas que sobrou fica so de 'back-up' rs, caso alguma estoure.
    O caso é que nem sinto tanta necessidade de bordoes 0.10. É so pra dar um sustain mesmo, os powerchords ficam melhores. Mas primas de 0.10 é sofrivel pra mim, tenho mão de moça kkkk.

    JJJ
    Existem encordoamentos híbridos. Dá uma pesquisada...

    Sim tem mesmo. Inclusive usava um hibrido na minha ex 7 cordas.
    Mas em lojinha normal de bairro é dificil de achar, se achar!
    Ai tenho de comprar online, e acabo esquencendo rsrsrs.

    Mas voce me lembrou, bem que podia comprar uns 10 jogos duma vez no Ali. Eu preferiria ainda que houvesse um hibridão estilo
    Mizao e La, com 0.11
    Re e G com 0.10
    B com 0.9 e mizinha com 0.8
    Acho que o tensor sofreria um pouco (e o medo de o braço torcer com o tempo), mas em questão de conforto, acho que nada superaria!!

    Buja
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    acabaramosnicks
    Pleno 2017 e tem gente que ainda não descobriu o encordoamento híbrido rsrsrsrs

    Ja descobri mano.

    Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # nov/17 · Editado por: Felipe Stathopoulos
    · votar


    Buja

    Eu sei mano, tava te zuando, rsrs...

    Abç

    Edit: aqui na minha região estamos a meio caminho entre SP e Minas, então todo mundo usa um pouco o "uai" hehehe...

    MatheusMX
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    Antigamente eu tinha a ilusão que se parasse de treinar alguns dias na semana minha técnica iria pro espaço.
    Então fiquei uns 8 anos sem tocar, e quando voltei bastou uma semana para que conseguisse fazer sweep picking, palhetada alternada rápida com alguma precisão, etc... foi bom saber que ainda conseguia fazer esse tipo de coisa, mas raramente uso isso, e não estou nem um pouco preocupado em treiná-las, rs.
    Claro, pra chegar ao ponto de conseguir executar algumas coisas exige-se uma certa dedicação, mas acho que não vale a pena ficar preso a esse tipo de coisa.
    Mas obviamente depende dos seus objetivos.

    Buja
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    Felipe Stathopoulos
    aqui na minha região estamos a meio caminho entre SP e Minas, então todo mundo usa um pouco o "uai" hehehe...

    Por um minuto achei que era mineiro morando em campinas hehe.
    Conheco uns amigos dai e de uma cidade relativamente perto daí...Cruzeiro.
    Parece que por ai, tem uns mineiros nativos que correram do icms de 18% daqui hehe.

    MatheusMX
    Ja percebi que o que a gente fez exaustivamente uns tempos atras, nao se esquece.
    O velho ditado...nunca se esquece como andar de bicicleta.

    No meio caso, 3 anos sem tocar, me fez quase voltar a estaca zero (na guitarra). Porque no baixo nao esqueci nada. Consigo slapar do mesmo jeito.
    Ja na guitarra, até riffs funky, que fazia mole mole, se foram.
    A pegada Metallica que tinha, e a fritação do Manowar, sumirão do catalogo cerebral. Muito triste.
    So nao se foram mesmo o dedilhado, que fiz ao extremo quando tocava violão.

    Acho que o que se treina muito, fica. O que se treina pouco, se vai.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Sem motivação para treinar todos os dias