Shape braço Telecaster X Stratocaster

    Autor Mensagem
    guilhermefross
    Veterano
    # nov/17


    Pra quem tem experiências com stratocaster e telecaster.

    Qual dos dois modelos USUALMENTE possui braço mais gordo? (Ou isso é indiferente sempre)

    Sei que isso pode variar (existem vários modelos de braço), mas, de uma forma geral, algum dos dois modelos possui o braço mais gordo?

    Refiro-me, de preferência, às FENDERS, que foi a empresa que projetou esses modelos.

    Obrigado pela ajuda antecipadamente.

    Buja
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    guilhermefross
    De uma modo geral (bem generalizado mesmo) telecas tem braço mais gordo.

    Mais isso varia de ano, sub-modelo, linha, nao tem uma regra nao.
    Tem strato de todo ano, desde standards, roadworn, deluxe, mexicana e tudo mais, de braço gordo e fino, de escala curta e reta, de todo jeito.

    Teleca tambem, custons, deluxe, standard, de todo tipo de braço.

    guilhermefross
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    Buja

    Obrigado pela resposta de pronto, Buja. Eu sempre achei o que vc falou, ou seja, existem vários shapes, porém em linhas gerais a tele com o braço mais parrudo.

    Um conhecido meu, que é do meio (entende muito mais que eu), diz o contrário, a tele tem um braço considerável mais fino do que as stratos; mas acho mesmo que ele está errado e nós dois certos.

    DoisUm
    Membro Novato
    # nov/17
    · votar


    Sempre achei as stratos mais gordas, tanto que não consigo me adaptar aquela braço estreitinho de telecaster.

    Buja
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    Quando digo braço gordo, digo que os das stratos que já peguei seguem o "C" shape, enquanto os das teles que já peguei estavam mais para um "U" shape.

    https://images.contentful.com/r1mvpfown1y6/3M0wmjp4wEUkC8sceyCoaC/51d5 12b2b94600ffada131dce99a8d4d/neck-profiles-colored-profiles-2x.jpg

    Quando a escala, sim, acho que toda strato tem a escala mais comprida que as das teles, e sobre a largula da escala (do Mizao pra mizinha), me parece que a strato tambem é maior.

    Eu gosto bastante de strato, mas realmente senti uma conforto muito maior ao tocar a teleca. Claro, nao tem muita regra isso nao.
    Fiz duas partscasters, e parece que fiz do jeito mais comum, medidas padrao mesmo. E sendo assim, a teleca saiu mais amanteigada (até na cor rsrs).

    A mistura de braço gordo, escala curta e largula pequena, com cordas 0.9, ficou uma tetéia! To tentando deixar a strato assim agora.

    Casterman
    Membro Novato
    # nov/17
    · votar


    Não existe diferença de comprimento entre o braço da telecaster e da stratocaster. Ambos os braços tem comprimento de 25.5" (64.8 cm).

    Buja
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    Casterman
    Legal. Nao sabia dessa.

    Acho que a sensacao que a strato tem escala mais comprida, no meu caso, é porque minha tele tem 22 trastes jumbo e a strato 21 mais finos.
    A impressao que a escala da teleca fica menor.
    "....uai, mas se 22 contra 21, nao era pra ser maior????? ...."
    Eu sinto que quando as casas sao menorzinhas, a escala parece menor.

    Mas como vc mesmo disse, de fato, nao é.

    Casterman
    Membro Novato
    # nov/17
    · votar


    Buja

    A Jaguar e a Mustang sim têm escala mais curta, de 24" (61 cm).
    Fico imaginando como ficaria a strato e a tele com este braço.

    Buja
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    Casterman
    rsrs, totalmente sem afinacao.
    Nao muito tempo atras eu congitava arrumar um corpo (ja furado) de jaguar pra colocar um braço de strato que tenho sobrando aqui.
    Depois que me alertaram que nao dava certo rsrs.

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # nov/17
    · votar


    A distância entre os trastes tem que bater certinho com o comprimento da escala. O comprimento da escala vai do nut até a ponte. Dependendo da combinação de braço (projetado para uma dimensão de escala) com corpo (projetado para outra dimensão de escala), a ponte pode dar uma dimensão de escala nada a ver e os trastes não vai dar a afinação correta, o ajuste de entonação (oitavas) não vai bater nem a pau.

    Isso tudo é suposição segundo a teoria básica da construção do instrumento, pode ser que eu esteja falando abobrinhas.

    Casterman
    Membro Novato
    # nov/17
    · votar


    Sim, entendo que não seria simplesmente tirar um braço com um comprimento e colocar outro de comprimento diferente.
    Mas me referia a uma telecaster ou stratocaster projetada/adaptada para uma escala mais curta. Acredito que ficaria ainda mais confortável para tocar.

    Buja
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    Casterman
    Com certeza ficaria bem mais confortavel.

    Iversonfr
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    guilhermefross

    As teles nasceram antes com o braço U estilo taco de beisebol, então é mais fácil achar versões ou reissues de teles com braço mais gordo. Apesar das stratos também terem versões com braço gordo, ficaram famosas versões como a 57/62 onde já se tinha o soft V e o C, que são replicados até hoje. Imagino que a impressão de se ter braços mais gordos na tele seja por isso, mas em guitarras de linha como Mim e Mia, geralmente é quase tudo Modern C, então depende muito da versão também.

    guilhermefross
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    Iversonfr

    Obg pela explicação, amigo.
    Eu to com uma tele, que eu gosto, mas o braço é muito fino, eu gosto de braços realmente gordo.Além do braço ser fino a escala eu acho absurdamente estreita, especialmente próximo ao headstock.

    Eu quero mandar fazer um braço para ela, mas não sei especificar isso. Eu queria o mais gordo que tiver, padrão fender. Eu sei que existem os shapes U C V, conforme o Buja até colocou os desenhos, parece que o U é o mais gordo de todos.

    Porém, além do shape algumas medidas precisam ser especificadas, não é não? Sabe onde encontro isso?

    Abs!

    bruno_novatorj
    Membro Novato
    # nov/17
    · votar


    Em relação ao shape do braço qual vocês consideraram mais confortável? U,V,C e a curvatura da escala, qual vcs gostam mais? as 7,25 das stratos antigas ou as estilo Jackson?

    Buja
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    bruno_novatorj
    Isso é bem pessoal, voce ta ligado ne.

    Em relação ao shape do braço qual vocês consideraram mais confortável?
    U

    U,V,C e a curvatura da escala, qual vcs gostam mais?
    Raio de 9,5. Os de 7,25 acho que a corda fica muito alta, e os bends meio duros.
    Os estilo jackson, tabua reta de 14 ou mais, é bom pra fritar..mas sinto que falta pegada...

    guilhermefross
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    Os estilo jackson, tabua reta de 14 ou mais, é bom pra fritar..mas sinto que falta pegada...


    Concordo!

    Iversonfr
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    guilhermefross

    Os braços mais gordos são os Nocaster U e Large C. Particularmente ainda estou meio em lua de mel, mas gosto demais desse braço mais grosso U. Quanto à largura do fret nas últimas casas não tem o que fazer pois segue o padrão de 25.5” da escala, que já é maior que os 24.75” das Gibsons. Quanto ao raio eu vou na linha do Buja, também prefiro o 9.5” pois os 7.25” acho mais desconfortável pelos mesmos motivos que ele disse. Uma opção bem bacana são os raios compostos 9.5-12”, que fica mais suave nas últimas casas melhorando a tocabilidade, mas é muito pessoal e dá pano pra manga. Mandar fazer um braço com um luthier bom pode beirar os 2mil pelo que pesquisei com diversos luthieres ano passado. Às vezes compensa vender a guita e pegar por exemplo uma Fender tele Ritchie Kotzen usada, que tem uma pegada monstra. Quanto as medidas, você acha no google mesmo como essa foto abaixo:

    Shapes de Braços

    DoisUm
    Membro Novato
    # nov/17
    · votar


    guilhermefross
    Eu to com uma tele, que eu gosto, mas o braço é muito fino, eu gosto de braços realmente gordo.Além do braço ser fino a escala eu acho absurdamente estreita, especialmente próximo ao headstock.

    É exatamente o mesmo problema que encontrei nas teles. Escala muito estreita, braço fino e cordas muito proximas :(((

    guilhermefross
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    Iversonfr
    Vou mandar fazer esse braço mesmo, pq gosto dessa guitarra. Esse seu comentário vai me ajudar muito. =]

    DoisUm
    Isso mesmo, braço fino e estreito é ruimm demais!

    kinhoBram
    Veterano
    # nov/18
    · votar


    eu comprei uma tagima woodstock telecaster dessas que estão vendendo hoje em dia, achei o braço bem grossão

    moisesbodani
    Membro Novato
    # nov/18 · Editado por: moisesbodani
    · votar


    Buja
    e sobre a largula da escala (do Mizao pra mizinha), me parece que a strato tambem é maior.

    Engraçado que peguei a poucos meses (3-4) uma Strato Am Deluxe (braço com raio composto, 9,5"-14") e tenho uma tele Chris Shiflett Signature (MIM, braço com raio 12 polegadas) e esperava que a strato fosse essa tal manteiga, mas demorei bastante a me acostumar.

    No início, achei que o raio composto não era pra mim, mas percebi que a grande diferença era na distância entre as cordas e fui me adaptando com o tempo. Hoje, a guitarra que mais toco é a strato, mas ainda vejo a tele como mais confortável.

    Em tempo, resolvi aumentar um pouco a altura das cordas da tele, por ter me habituado com uma ação um pouco mais alta na strato. Interessante como as referências e preferências mudam ao longo do tempo!

    Buja
    Veterano
    # nov/18
    · votar


    Engraçado como as referências e preferências mudam ao longo do tempo!

    Mudam demais.
    Antigamente achava teleca dura. Hoje pra mim é mais confortavel que uma jackson.

    Harva
    Veterano
    # nov/18
    · votar


    Eu tenho uma Stratocaster AM Stardard e uma Tele American Standard. Ambas com Modern C Shape, visualmente a curvatura do braço são iguais, mas tocando, minha impressão é que o da Tele é um pouco mais "gordo" que a Strato.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Shape braço Telecaster X Stratocaster