Gibson põe à venda o imóvel da sua famosa fábrica em Memphis/TN

Autor Mensagem
Del-Rei
Veterano
# out/17 · Editado por: Del-Rei


Não sei se já postaram aqui... Mas procurei e não achei a notícia.

Continuando o papo de que a marca anda meio mal das pernas... Parece que a clássica fábrica da Gibson, que é famosa pelas semi acústicas, irá trocar de endereço - aparentemente pra um local menor.

Pelo que percebi, por 17 milhões de doletas. Tá caro não.

Crise econômica?
Guitarra morrendo? Rs...

Segue a matéria:
https://reverb.com/news/gibson-set-to-sell-memphis-guitar-factory

E um vídeo de publicidade da fábrica! :(


Um aceno de longe!!!

Lelo Mig
Membro
# out/17
· votar


Del-Rei

Mandei proposta de 12 milhões de doletas.

Se aceitarem vou morar lá....

makumbator
Moderador
# out/17
· votar


Del-Rei

Vi essa notícia sendo comentada em canais de youtube de guitarra. Se a Fender estivesse melhor das pernas devia comprar só pra trollar a Gibson.

Lelo Mig
Membro
# out/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


makumbator

O problema é que a Gibson ta vendendo o almoço pra comprar a janta e a Fender ta vendendo a janta pra comprar o almoço.....kkk.

Periga o Uli Behringer comprar...

Del-Rei
Veterano
# out/17 · Editado por: Del-Rei
· votar


Lelo Mig
Então você bateu meu lance. Ofereci 9 milhões.....

makumbator
Se a Fender estivesse melhor das pernas devia comprar só pra trollar a Gibson.

Já pensou, que maravilha?


Brincadeiras à parte, eu fico bem triste.

Aliás, é uma das fábricas que pretendo conhecer um dia...
Mas acho que não vai mais dar tempo, rs.

Um aceno de longe!!!

makumbator
Moderador
# out/17 · Editado por: makumbator
· votar


Lelo Mig
O problema é que a Gibson ta vendendo o almoço pra comprar a janta e a Fender ta vendendo a janta pra comprar o almoço.....kkk.

Acho que Gibson já não está tendo nem jantar pra vender.

Del-Rei
Aliás, é uma das fábricas que pretendo conhecer um dia...
Corre lá cara! Faz o tour e no final faz sua proposta pela fábrica.

renatocaster
Moderador
# out/17
· votar


A fase parece não ser muito boa realmente, e eu acho que é um pouco de tudo...baixa procura por instrumentos de forma geral, o aumento da concorrência. A verdade é que muitas outras opções até mais interessantes que a Gibson vem surgindo nos últimos tempos.

Hoje vc olha ao redor e encontra coisa melhor, às vezes até por um preço mais convidativo. Também não podemos esquecer dos relatos recentes de má qualidade em alguns exemplares de modelos fabricados em série...Standards, Studios, Traditionals...inclusive teve um caso de um camarada que relatou aqui no fórum os defeitos que ele encontrou na Gibson dele, acho que foi uma Traditional. Não tem muito tempo isso não, acho que foi no ano passado ou no ano retrasado.

Então hoje, falando por mim e sendo bem sincero, se eu fosse comprar uma Gibson seria 70% por fetiche e os outros 30% por convicção de que é um bom instrumento. Porque se eu deixasse o fetiche por ser uma Gibson totalmente de lado, eu olharia sem pestanejar para outras opções. Inclusive de handmakers brasileiros, pq tem uma galera que tá arrebentando aqui.

Ordinaire
Membro Novato
# out/17
· votar


A gestão da Gibson está péssima.
Até no próprio site oficial se acha fotos de guitarras com o headstock rachado, a coisa está bem decadente.
Olhem só este video, o cara achou uma goldtop na lixeira da Guitar Center:
https://www.youtube.com/watch?v=pc8kvSH5mAw

Anterior a isto ele tinha achado um violão:
https://www.youtube.com/watch?v=KJUgJYgw-FQ&t=442s

Se quiserem acompanhar o desenrolar da história:
https://www.youtube.com/watch?v=c5-XY70DjXI
https://www.youtube.com/watch?v=kyA4Pw-BlEo
https://www.youtube.com/watch?v=KhCjoFD1DyU

Aliás, até recomendo esse canal pra quem curte ver manutenção de amp valvulado.

Lelo Mig
Membro
# out/17
· votar


makumbator
Del-Rei

Tô vendo que o Slash vai tomar um calote....kkkk

Snakepit
Veterano
# out/17 · Editado por: Snakepit
· votar


Ordinaire
Cara, essa polêmica da Guitar Center não tem a ver com crise na Gibson.

Isso são instrumentos danificados no transporte que são jogados no lixo pois não compensa arrumar.

Para piorar ainda mais a imagem da Guitar Center, eles estão destruindo os instrumentos danificados para evitar sua recuperação e posterior venda mais barata como instrumento reformado. Isso é feito para não baixar o preço de mercado dos instrumentos originais.

Se começar a colocar instrumentos reformados com preço mais em conta nas lojas, cairá a venda dos instrumentos originais que possuem uma margem de lucro maior.

Altamente polêmico isso.

Delson
Veterano
# out/17
· votar


Dizem (DIZEM) que é pra mudar pra uma fábrica menor e, por conseguinte, mais eficiente. SE FOR VERDADE, acho bem coerente essa atitude.

EduJazz
Veterano
# out/17
· votar


Eu conheci essa fábrica em 2015. Se de fato vai fechar, acho uma pena. Ali o controle de qualidade é mais alto, a produção, pelo menos pelo que pude ver (e pode ser que isso tenha sido maquiado), é bem cuidadosa.

Agora, o imóvel de fato deve valer uma bica. É bem grande, e bem no centrinho de Memphis, uma das maiores cidades do Tennessee, bastante visitada...

Lelo Mig
Membro
# out/17
· votar


EduJazz

Uma pena....Predio estilo cinema anos 50 com aquele letreiro Gibson amarelão na esquina arredondada....no melhor estilo "de volta para o futuro"!

Um clássico!

Wade
Membro Novato
# out/17
· votar


Se eu morasse perto da Guitar Center passava no lixo deles todo santo dia. Ia virar basicamente um estagiário de mendigo.

Buja
Veterano
# out/17
· votar


Eh eu ja tinha visto essa materia nos googles afora.
Achei até normal, afinal, os asiaticos tão metendo bronca.
Nao da pra sobreviver fazendo guitarra cara com mao de obra americana nao.

JJJ
Veterano
# out/17
· votar


Apesar de todas as encrencas envolvendo a gibson, acho tudo isso muito triste. É meio que emblemático do fim de uma era.

thiago stteffen
Veterano
# out/17
· votar


Ah cara, tem mta coisa envolvida.

Já não é um instrumento barato, fora que nao se compra guitarras frequentemente né? Vc tem uma ou duas e fica anos sem comprar.

Ordinaire
Membro Novato
# out/17
· votar


Snakepit
Achei que tinha tudo a ver hueheuheuehuh, pq a própria Gibson está colocando imagens de instrumentos danificados no site oficial (headstock rachado etc) o que significaria que os instrumentos já estava saindo de fábrica com defeito, indicando um descaso da empresa pelos instrumentos. Em um dos videos o cara relata que um dos funcionários da Guitar Center (o mesmo que avisou ele da Goldtop na lixeira) disse que o pessoal da Gibson que mandou destruir as guitas... Mas pensando bem, pode ser viagem e não ter nada a ver mesmo.

sandroguiraldo
Veterano
# out/17
· votar


O problema é que a Gibson ta vendendo o almoço pra comprar a janta e a Fender ta vendendo a janta pra comprar o almoço.....kkk.

Acho que Gibson já não está tendo nem jantar pra vender.


Penso que os preços exorbitantes cobrados por uma guitarra Gibson no Brasil não se deve apenas ao excesso de carga tributária.

Creio que os revendedores brasileiros exploram um pouco também. Talvez esse tipo de comportamento tenha contribuído para a "quebra" da Gibson.

Wade
Membro Novato
# out/17
· votar


As guitarras chinesas e coreanas hoje tem qualidade. Não é mais a podreira que era há 10 ~15 anos atrás. A verdade é essa.

Ordinaire
Membro Novato
# out/17
· votar


Wade
Bem observado, as Chibsons estão bem populares...

renatocaster
Moderador
# out/17
· votar


sandroguiraldo

Penso que os preços exorbitantes cobrados por uma guitarra Gibson no Brasil não se deve apenas ao excesso de carga tributária.

Tipo, um modelo de entrada da Gibson lá nos USA custa uns 700 dólares. É tipo vc comprando uma Tagima ou uma Shelter aqui no Brasil a 700 reais, que também são de entrada considerando o nosso mercado.

Mas essa Gibson de 700 pratas lá nos EUA aqui na vitrine das lojas do Brasil não sai por menos de 5000~6000 reais. Ok, tem a carga tributária, mas o valor agregado da marca pesa, aí nego cresce o olho e joga o preço lá em cima pq tem gente que compra.

Buja
Veterano
# out/17
· votar


renatocaster
pq tem gente que compra.

O erro da economia mundial, da inflação, da perda do poder de compra e da moeda, ta aí: pq tem gente que compra.

Andre 1991
Membro Novato
# out/17
· votar


Buja
Creio que desigualdade econômica influencia esse balanço fortemente, né?

Se tivessemos um mundo mais equilibrado, certamente haveria uma maior dinâmica.

Lelo Mig
Membro
# out/17
· votar


renatocaster
Buja
Andre 1991

Vender menos com uma margem de lucro bem maior. Estratégia economica difundida nos anos 2000 que ta mostrando os resultados equivocados agora.

Neste mesmo período Chineses e Coreanos fizeram o contrario.

JulianoF.
Membro Novato
# out/17
· votar


Esse prédio é muito legal.
Mas o principal motivo da venda, é que o prédio possui um centro de entretenimento, que não está sendo, e a Gibson não tem planos de uso.
Então, deixar um espaço morto e gastando, não faz sentido.

Mas.. eu não chamaria a Gibson Memphis de "clássica". Afinal, clássica é a fábrica de Kalamazoo, e essa hoje pertence a Heritage, que faz as melhores Gibsons "de linha" atualmente. Só que não está escrito Gibson, então..

Del-Rei
Veterano
# out/17
· votar


Lelo Mig
Vender menos com uma margem de lucro bem maior. Estratégia economica difundida nos anos 2000 que ta mostrando os resultados equivocados agora.
Neste mesmo período Chineses e Coreanos fizeram o contrario.


Concordo.
Eu acho que isso aí funciona pra marcas que atendem às elites - Porsche, Rolex... E ainda assim, correm risco. Mas as marcas que oferecem produtos e serviços à classe média ou média-alta não deveriam assumir essa postura. Não sou empreendedor, mas essa é minha opinião.

Aí aparecem os orientais, cheios de disciplina e foco, sem medo de trabalho... Não podia ter outro resultado.

Wade
Se eu morasse perto da Guitar Center passava no lixo deles todo santo dia. Ia virar basicamente um estagiário de mendigo.

Provavelmente muita gente faz isso, rs.

Um aceno de longe!!!

Snakepit
Veterano
# out/17 · Editado por: Snakepit
· votar


Ordinaire
Achei que tinha tudo a ver hueheuheuehuh, pq a própria Gibson está colocando imagens de instrumentos danificados no site oficial (headstock rachado etc) o que significaria que os instrumentos já estava saindo de fábrica com defeito, indicando um descaso da empresa pelos instrumentos. Em um dos videos o cara relata que um dos funcionários da Guitar Center (o mesmo que avisou ele da Goldtop na lixeira) disse que o pessoal da Gibson que mandou destruir as guitas... Mas pensando bem, pode ser viagem e não ter nada a ver mesmo.


Pode haver algum contato entre a Gibson e a Guitar Center, pois ambos se beneficiam com a destruição dos instrumentos e a não venda de guitarras "refurbished" com preço mais baixo. De qualquer forma isso é praticado com instrumentos de outras marcas, o cara já achou de tudo no lixo, teclado, violões, bateria eletrônica. Isso é feito pra segurar o valor dos instrumentos novos.

Wade
Se eu morasse perto da Guitar Center passava no lixo deles todo santo dia. Ia virar basicamente um estagiário de mendigo.

Mas eles destroem os instrumentos. Essa Gold Top em questão se não me engano tinha quebrado o headstock no transporte. Então eles removeram todo o hardware e quebraram a escala e martelaram o corpo pra não poder ser reaproveitado.

Buja
Veterano
# out/17
· votar


Nao é interessante manter peças ruins com nome Gibson, até faz sentido.
Senao deixa de ser de "grife".

JJJ
Veterano
# out/17
· votar


Estranho que o MMI ainda não apareceu por aqui. Acho que deve estar tendo uma crise depressiva... hehehe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gibson põe à venda o imóvel da sua famosa fábrica em Memphis/TN