Materiais Capacitores .

    Autor Mensagem
    Lucca Deville
    Membro Novato
    # out/17 · Editado por: Lucca Deville


    Galera, se possível deixem as sonoridades dos tipos de materiais exp: cerâmico, poliéster, polipropileno, PIO etc. (não valores") dos diferentes tipos de capacitores testados. Pois tem muito pouca informação aqui no fórum.

    Ordinaire
    Membro Novato
    # out/17
    · votar


    Se for do mesmo valor só que de material diferente, a diferença sonora é mínima, nem vale a pena discutir o assunto.
    De qualquer maneira fica aí esse video: https://www.youtube.com/watch?v=92G-jw4TqS4

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # out/17
    · votar


    estude o conceito de capacitor e por quê isso tem a ver com timbre, assim verá que o potencial de influência do material isolante no timbre, ao contrário do que vc sugere, é ridículo, principalmente se comparado com o valor de capacitância do componente

    Pensa assim: a onda tem um período, que é medido em tempo ("t"). O capacitor consegue guardar no máximo uma carga "C", que com uma corrente "I" vai levar um tempo "t" pra carregar, e depois mais um tempo pra descarregar. Esse tempo tem a ver com o tempo do período da onda, logo, tem a ver com o timbre. Quanto maior for o "C", maior o "t", logo, a frequência afetada é diferente. To explicando de uma maneira bem tosca só pra vc entender, presumindo que vc não manja nada de eletrônica.

    Paludo756
    Membro Novato
    # out/17
    · votar


    Ordinaire

    Cara, material dos capacitores faz diferença sim. As pessoas esquecem que num circuito de áudio existe uma faixa de frequência bastante alta, e além disso, a sequência harmônica também pode variar.
    A diferença é minúscula? É sim, mas isso não quer dizer que não vale a pena discutir sobre o assunto. Todo conhecimento é válido, se eu soubesse a diferença citaria, mas sinceramente eu não sei, na falta de respostas eu me proponho a montar um circuito de algum pedal em protoboard e testar com os capacitores que possuo aqui: cerâmico, poliéster, polipropileno, policarbonato, teflon, eletrolítico e tântalo.

    Lucca Deville
    Membro Novato
    # out/17 · Editado por: Lucca Deville
    · votar


    Paludo756

    Seria uma boa se tu fizesse isso, vejo que nos fóruns gringos existe uma gama bem grande sobre o assunto, mais tarde vou tentar traduzir alguns, complicado é que eles usam muitos termos técnicos. O único material didático que achei sobre o assunto foi esse que eu dei uma leve traduzida ainda:
    -
    O tipo de material e o valor (capacitância) é que vão caracterizar um capacitor e a maneira como ele atua sobre o timbre. Os "PIO" são conhecidos por serem suaves e "musicais". Já os de poliéster costumam atuar de forma mais efetiva e rápida sobre os agudos, eles realmente "fecham" o timbre. Os de cerâmica são melhores em alta frequência, deixam passar mais super agudos (harmônicos), da aquele ruído de chip fritando que fica bem no fundo. Os de polipropileno da uma leve suavizada nos agudos.

    MMI
    Veterano
    # out/17 · Editado por: MMI
    · votar


    Algumas referências da Premier Guitar:

    Auditioning Tone Capacitors

    Tone Capacitors for Stratocasters, Part 1
    Tone Capacitors for Stratocasters, Part 2
    Tone Capacitors for Stratocasters, Part 3
    Tone Capacitors for Stratocasters, Part 4

    Nas minhas experiência, tem algumas diferenças. Tenho algumas coisas aqui...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/17
    · votar


    Uso sempre capacitores de poliéster nas guitarra e baixos que construo. Porque? Porque são baratos e fazem o serviço.
    Já testei capacitores de outros tipos (cerâmicos e tântalo principalmente - os eletrolíticos geralmente não são usados em circuitos de guitarra ou baixo), e a diferença é tão sutíl que, se vc mudar a espessura das cordas ou o material da pestana a diferença será maior...

    Paludo756
    Membro Novato
    # out/17
    · votar


    Lucca Deville
    Brasileiro gosta de dizer que não faz diferença pra não se sentir mal com o Behringer no pedalboard.

    Ordinaire
    Membro Novato
    # out/17
    · votar


    Não disse que não faz diferença, só disse que é mínima se comparar apenas o dielétrico, não é nada que não dê para acertar no amp. O tempo de descarga do cap está diretamente ligado à capacitância, obviamente a capacitância vai fazer uma grande diferença.
    Como o Mauricio Luiz Bertola disse, até mesmo calibre das cordas ou o nut vai fazer uma diferença maior.

    Agora se fosse discutir a diferença dielétrico do cap em um circuito amplificador (seja ele pedal ou amp mesmo) já é outra história...

    Paludo756
    Membro Novato
    # out/17
    · votar


    Mas que mania idiota que brasileiro tem.
    O cara abriu um tópico sobre capacitores, e o que mais aparece é chato querendo estragar a conversa.
    Ninguém aqui está debatendo a sutileza que isto dá, dentro do universo da eletrônica é diferente do que se aplica a nut e cordas, como eu te falei, as respostas em frequência podem ser diferentes.

    Lucca Deville
    Me manda os textos em inglês que eu vou tentar traduzir, conheço bastante sobre a linguagem técnica, daqui a gente não vai tirar nada de bom.

    Ordinaire
    Membro Novato
    # out/17 · Editado por: Ordinaire
    · votar


    Poxa, peço desculpas pelas desavenças.

    Tenho de reconhecer que o meu comentário foi infeliz mesmo, especialmente o "nem vale a pena discutir o assunto" que foi bem equivocado da minha parte.

    Acabei por expressar mal o meu ponto de vista já formado de que discutir cap de tone é "muito esforço para pouco resultado" e de fato continuo achando, apesar de parecer ignorante no assunto, sou formado em eletrônica (grandes bosta) e a razão de eu achar isso é porquê se gasta tempo e esforço estudando e testando algo que faz uma pequena diferença e ao meu ver, este empenho seria melhor colocado em conteúdo que faz uma diferença mais significativa, como construção de pedais ou até mesmo amplificadores. Se for parar pensar, tudo que está na cadeia de sinal vai fazer diferença na resposta de frequência, como por exemplo um nut de material com maior ressonancia vai fazer com que o campo magnético dos captadores pegue mais faixas de frequência. Acho que quando se entra em detalhes pequenos acaba virando uma pranóia e se esquece do principal propósito que é fazer um som de qualidade com aquilo que está ao seu alcance.

    Mas de qualquer maneira, é só um ponto de vista e não uma verdade absoluta, tudo cabe ao questionamento e discussão (até mesmo cap de tone) :D

    Paludo756
    Membro Novato
    # nov/17
    · votar


    Ordinaire

    Concordo com você, são pequenas nuâncias, mas são esses pequenos detalhes que diferenciam um pedal cópia do original por exemplo.
    Eu costumo ver o cara que diz que não faz diferença como o cara que testa pedal tocando apenas o bordão, não vai sentir a diferença nunca, agora o cara que testa dois pedais que tem apenas uma diferença de capacitores, utilizando a mesma guitarra, e fazendo acordes em todo o braço da guitarra, diferentes fraseados, vai perceber a diferença, e há quem ache estudar essas pequenas diferencinhas legais pra caramba, porque gostam de eletrônica, ou porque amam pedais e querem saber cada vez mais, para quem sabe criar um efeito.
    O que não dá pra dizer é que é tudo igual e nem que um é melhor que outro, são apenas diferentes.

    Ismah
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    Paludo756

    Continuas a pensar como engenheiro... Meio que seguindo a filosofia do Carl Poppe, esqueça a capacitância por um momento, e pense no componente real, não no ideal...

    Temos uma variação na curva de atenuação, nível de sinal e blá blá blá... É mais estudado em RF, onde qualquer perda importa...

    Para quem não sabe do que estou falando, o assunto não tem nada a ver, mas a explicação é excelente. Está lá pela metade da página, com subtítulo "Escolha do capacitor"...

    https://dicasdozebio.com/2017/02/05/dica-revivendo-o-servidor-dell-pow er-edge-2950/

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    Diferentes valores de capacitância fazem diferença no som na minha opinião, mas o material utilizado para construir o capacitor, não vejo diferença notável de um para outro. Testei o PiO, orange drops, discos cerâmicos, poliester e outros mais. A única diferença, PARA MIM, é quando se muda o valor do capacitor, e não o material.

    Aliás, bela picaretagem gente que vende um capacitor de 5 centavos por 100 dólares porquê o timbre dele é melhor. O próprio Eric Johnson que me é uma referência de timbre tem um capacitor cerâmico daqueles de disco na guitarra dele, e ele deve custar uns 10 reais a cartela com 50.

    Ramsay
    Veterano
    # nov/17 · Editado por: Ramsay
    · votar


    Paul.Gilbert
    Concordo plenamente, a diferença que o capacitor ligado ao pot de tone de uma guitarra provoca no som é bem sutil, ficando levemente mais fechado com os PIO e levemente mais aberto com os cerâmicos, e os outros capacitores ficam no meio dessa escala.

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # nov/17
    · votar


    Paul.Gilbert
    (y)
    Concordo. No universo da guitarra a diferença tende ao desprezível na teoria, e na prática o efeito placebo de coisas relativamente desprezíveis acabam não o sendo por causa do efeito placebo.

    NeoRamza
    Veterano
    # nov/17
    · votar




      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Materiais Capacitores .