Queria uma opinião de luthier e pessoal que já modificou guitarras.

    Autor Mensagem
    rikswollard
    Membro Novato
    # out/17


    Olá colegas músicos,
    história resumida: após um ano desempregado acabei vendendo minhas 2 guitarras, uma Ibanez GSZ120 com ToneZone da DiMarzio e uma Epiphone SG G-400 caps originais.
    Recentemente paguei uma bagatela em uma CLP-79 da Strinberg pq estava sentindo muita falta de tocar. Corpo em Baswood, braço bolt on em Maple e fretboard em Rosewood.
    Ela está bem acabadinha visualmente e como gostei em geral da madeira e peso dela queria saber se é uma guitarra que vale a pena dar uma restaurada e melhorada.
    Já fiz orçamento de repintura do corpo e estava considerando colocar Saymour Duncans JB/59 ou os Malagoli semelhantes e refazer toda a elétrica. Também colocar uma ponte nova, rollerbridge e tarrachas grover.
    Dá um certo investimento que daria para comprar uma guitarra nova decente, porém o fato da customização e ter exatamente do jeito que eu queria é bem tentador.
    Seria minha primeira guitarra altamente customizada.
    Vcs acham que vale a pena aproveitar o corpo dessa strinberg?
    Ou de repente investir mais para um luthier montar uma nova guita (provavelmente em mogno).
    Acho o custo aceitável, e realmente não tem nenhuma guitarra que venda nessa mesma faixa de preço de investimento que me agrade.

    JulianoF.
    Membro Novato
    # out/17
    · votar


    EU não faria todo esse investimento nessa guitarra.
    Uma boa regulagem com um luthier e no máximo uns captadores malagoli, caso os originais não atendam por algum motivo. (e é bom saber qual é esse motivo).

    O resto, não acredito ser necessário / valer a pena fazer, nessa guitarra.

    Gabezorx
    Membro Novato
    # out/17
    · votar


    Deveria ter um tópico sobre upgrades fixado assim:

    1 - É pra uso/satisfação pessoal? Faça a customização.
    2 - É com finalidade de posterior revenda? Não faça ou o mínimo necessário.

    Buja
    Veterano
    # out/17
    · votar


    rikswollard
    Realmente esse assunto de customização é complexo.
    Ja dei muitas 2 opinioes diferentes aqui, e o pessoal tambem. E no resumo é o que o Gabezorx disse.

    A customizacao tem que valer a pena pra voce.
    Se voce quer mesmo essa guita (sua vontade de verdade é ter essa strinberg), ok, bote até 5 mil reais nela e ela vai ser a guitarra dos seus sonhos mais longuiquos.

    Agora, se seu sonho é ter outra guita diferente, e voce quer fazer os upgrades pra se aproximar da outra ou ser ainda mais, bem, voce vai ter uma guita mega customizada que NAO É a outra que voce quer. Nao adianta nada.

    EU particularmente só faria todas essas customizacoes, (inclusive pintura de corpo), se eu realmente resolvesse ficar com a strinberg pra passar de herança pros meus netos. Fora isso, botaria o essencial pra ela funcionar bem, e juntaria de novo pra pegar o que eu quisesse la na frente.

    rikswollard
    Membro Novato
    # out/17
    · votar


    opa, obrigado pelas respostas rapidas
    então, eu paguei 400 reais nela achei bem barata, testei antes ela está bem de saúde fora algum chiado ou outro em high gain, mas o antigo dono vacilou nos cuidados com ela, acho que realmente me daria prazer deixar ela na aparência que eu desejo, praticamente como nova. Sairia 1200 repintura com captadores. 1600 valor total de investimento. Dentro desse valor eu não encontrei nenhuma guitarra que eu me identificasse nas lojas, e minha dúvida principalmente seria se essa Strinberg modificada conseguiria ficaria no nível de uma guitarra de 1600 nova.

    rikswollard
    Membro Novato
    # out/17 · Editado por: rikswollard
    · votar


    complementando informação:

    por exemplo uma epiphone les paul num acabamento bacana ta saindo uns 2600... uma ibanez artcore ja sobe pra uns 3600...tele da squier com humbuckers em torno de 1600 tb, mas a pesar de achar bonitas não é muito o timbre que procuro

    essa strinberg modificada não chegaria a um nivel de qualidade desses equipamentos?

    sonho mesmo era uma Hagstrom Swede vermelha em Mogno...mas ainda não posso importar 5mil + impostos kkk

    Buja
    Veterano
    # out/17
    · votar


    rikswollard
    acho que realmente me daria prazer deixar ela na aparência que eu desejo, praticamente como nova

    Isso é verdade. Da muito prazer mesmo.

    Sairia 1200 repintura com captadores. 1600 valor total de investimento.
    Quanto a repintura?
    É repintura customizada, com alguma arte ou acabamento flamed, quilted, sunburst, coisa assim?

    e minha dúvida principalmente seria se essa Strinberg modificada conseguiria ficaria no nível de uma guitarra de 1600 nova.


    É quase certeza que nao mano.
    Vale so pelo prazer mesmo.
    Ela ficar ficar excelente sim, talvez voce até ache de principio que ta batendo até uma gibson, como muitos comentarios empolgados que vejo por ai.
    Mas com o tempo voce vê que realmente, por mais que se upgrada uma guitarra, ela vai se tornando uma guitarra mais unica, diferente, nunca melhor ou pior que outra de sua referencia.
    Acaba que tem guitas de 1600 que vao dar de 10x0 na sua strinberg tunada, e vai ter guitas de 1600 que nao chegaram aos pés.
    Isso é bem relativo.

    Mas upgrade é bem parecido com tunar carro.
    Nao tem como tunar um uninho pra parecer uma jeep renegade.
    Ele sempre será uno tunado. Pode ser que seja melhor que o jeep no sentido de arrancada melhor, velocidade, tal. Pode ser que ele bata o jeep em quase tudo.
    Mas a sensação sempre será de estar dirigindo um uno tunado, e nao um jeep. Sacou?

    rikswollard
    Membro Novato
    # out/17
    · votar


    entendido, muito obrigado pelas opiniões, vou pensar com cuidado fazer mais pesquisas e posto aqui o que for acontecendo

    Buja
    Veterano
    # out/17
    · votar


    rikswollard
    E sobre a pintura.
    Quando voce disse 1200 pintura + cap´ts, imaginei essa pintura bem cara mano.

    JJJ
    Veterano
    # out/17 · Editado por: JJJ
    · votar


    rikswollard

    Cara, eu já tive uma CLP-79 (e ainda tenho uma SG G400, embora toda alterada).

    Mas... vamos ao caso.

    Não considero a CLP79 uma Les Paul... Braço parafusado, corpo muito fino, muito leve, braço muito fino e estreito, madeiras diferentes... enfim, tem cara de Les Paul, mas é outra guitarra, no geral.

    Se você encarar esse fato, a decisão pelo upgrade fica com mais "sentido". Porque, se você for tentar fazer uma cacetada de upgrades pra que ela chegue a ser uma boa Les Paul, vai ser frustrante. Ela nunca será o que, estruturalmente, não tem como ser.

    Entenda bem: não estou dizendo que ela é "ruim", só estou dizendo que não é exatamente uma Les Paul e nunca será, por mais que se faça upgrade.

    Agora, se quer transformá-la numa guitarra melhor, aí sim, é perfeitamente possível, e alguns upgrades podem fazer sentido (principalmente os captadores - que, aliás, eu troquei, quando tive uma).

    Quanto à "marca" dos upgrades, eu sugiro ver o meu vídeo abaixo, que traz minha opinião sobre isso, se quiser saber:
    https://www.youtube.com/watch?v=-aJ25P0MC7g

    Volte depois, pra contar o que resolveu e como foi a experiência!

    Gabezorx
    Membro Novato
    # out/17
    · votar


    rikswollard

    Fora o que todo mundo já falou, por R$1.600,00 acho difícil vc conseguir vender essa guitarra, mesmo com as melhorias, logo, se for tentar revender talvez não pegue nem o quanto gastou.

    rikswollard
    Membro Novato
    # out/17
    · votar


    Ótimo vídeo JJJ, bem informativo!
    A CLP realmente tem características de não Les Paul.
    Corpo em Basswood e braço bolt on em Maple assemelha muito com os modelos da Ibanez.
    Inclusive a GSZ120 que eu tinha era com essas mesmas características e eu estava bem feliz com o som dela. As alterações que eu tinha em mente era pensando nisso mesmo.
    Breakdown do custo ficaria pintura 600, ponte/tarrachas/nut 200 e captadores 400, arredondando.
    Estava com vontade de deixar o braço dela em madeira mesmo e o corpo cinza metalico na frente e preto a tras abaixo do friso. Algo bem diferente do que se encontra de fabrica.
    Pelo que estou vendo acredito que ficaria uma guitarra boa, acima da média, mas claro, longe de uma Gibson LP.

    Buja
    Veterano
    # out/17
    · votar


    rikswollard
    pintura 600

    Imaginei que estaria bem caro.
    Ja que é pintura solida, eu arriscaria fazer essa pintura numa lugar de pintura automotiva, polimento, martelinho de ouro.
    Essas cores são muito faceis de achar (cinza e preto), a pintura de guitarra é igual de carro, e vai ficar muito mais barato o servico.
    Pra voce ter ideia, pra pintar um parachoque inteiro de um carro popular, polir, espelhar, cristalizar, tudo mais fica nesse preco ai ou até mais barato.

    thiago stteffen
    Veterano
    # out/17
    · votar


    Eu nao pintaria.

    Trocaria no maximo as tarraxas e caps (isso se precisar).

    rikswollard
    Membro Novato
    # out/17
    · votar


    pintura 600

    Imaginei que estaria bem caro.


    vou investigar, obrigado

    Les Strato
    Veterano
    # out/17 · Editado por: Les Strato
    · votar


    Recomendo também a troca do nut de plástico por um de osso, da uma boa melhora no som da guitarra e é barato (gastei menos de 50$ em um)

    Se te interessar, listei o passo a passo(não é complicado) e o resultado disso em um tópico a pouco tempo atrás:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/332094/

    Coincidentemente foi em uma Les Paul de menor custo também, a melhora no timbre foi bem sensível.

    rikswollard
    Membro Novato
    # out/17
    · votar


    Eu nao pintaria.

    Trocaria no maximo as tarraxas e caps (isso se precisar).


    então, pintura realmente seria pra ter algo que não acho no mercado, realmente pode ser que seja um investimento meio bobo a mais, porém me daria bastante satisfação. captadores, ponte e tarraxas são necessários mesmo.

    de repente comprar uma guitarra melhor, mais padrão de fabrica mesmo, para modificar no futuro conforme surgir necessidade, como JJJ disse no vídeo. ainda não me decidi mas vcs estão me dando bastante a pensar

    Buja
    Veterano
    # out/17 · Editado por: Buja
    · votar


    rikswollard
    Nao é que pintura seja bobo. Se te tras satisfação, avante!

    Mas 600 barao, eu so pagaria numa pintura mais custom, uma arte.

    tipo flamed, sunburst, ou até uma folha de madeira bem bonita:

    http://images.gibson.com.s3.amazonaws.com/Site-Images/Products-Page-He roes/2016/2016_USA_Style-LesPaul-banners-740x280.jpg

    http://musickolor.com.br/wp-content/uploads/2016/01/LesPaul-Spalted-Ma ple-870x475.jpg

    Blz, essas coisas valem 600 conto, ou até mais.


    ---

    Mas isso aqui voce pinta no marletinho de ouro mesmo

    http://images.gibson.com.s3.amazonaws.com/Products/Electric-Guitars/20 17/Custom/Modern-Les-Paul-Axcess-Rhino-Series/MLPXCPSL11092_FINISHES_F AMILY.jpg

    Muito facil.

    Eu acho até que seria super legal mesmo voce pintar ela de prata mesmo (cor de carro prata comum mesmo).

    Eu nunca vi guitarra prata cor de carro. Atras pinta de preto.
    Ferragens pretas ou cromadas. Pensando bem aqui.....hum....ficaria legal!

    rikswollard
    Membro Novato
    # out/17
    · votar


    Mas isso aqui voce pinta no marletinho de ouro mesmo

    http://images.gibson.com.s3.amazonaws.com/Products/Electric-Guitars/20 17/Custom/Modern-Les-Paul-Axcess-Rhino-Series/MLPXCPSL11092_FINISHES_F AMILY.jpg


    bonita ein..

    tenho que investigar algum lugar que faça pintura automotiva aqui em Curitiba, alguem conhece?

    Luthier que viu essa pintura justificou o preço por ser bicolor, com friso, e que teria que remover a tintura atual, lixar e depois envernizar com acabamento fosco ou brilhante.

    rikswollard
    Membro Novato
    # out/17
    · votar


    Eu acho até que seria super legal mesmo voce pintar ela de prata mesmo (cor de carro prata comum mesmo).

    Eu nunca vi guitarra prata cor de carro. Atras pinta de preto.
    Ferragens pretas ou cromadas. Pensando bem aqui.....hum....ficaria legal!


    Eis que

    Buja
    Veterano
    # out/17
    · votar


    rikswollard
    Luthier que viu essa pintura justificou o preço por ser bicolor, com friso, e que teria que remover a tintura atual, lixar e depois envernizar com acabamento fosco ou brilhante.


    Esse é o processo normal mesmo.
    Tambem, 600 reais é o preco de pintura de guitarra mesmo.
    Mas nao justifica. 600 reais ele faz tanto cor solida, como sunburst, flamed, galinha pintadinha, o que for.

    Se é pintura solida, eu nao pagaria esse valor jamais.
    Sobre ser bicolor: que problema ha? se fosse cor unica, seria 300? Duvido.
    E se fosse 3-color-sunburst? 900? Tambem duvido.

    Sobre friso. Sim, é so colar uma fita crepe no friso e mandar tinta. Nada demais. Isso nao custa nem 5 reais.

    Sobre remover a tinta atual. Sim, carro tambem remove, nao pinta por cima nao. Alias, tem muito luthier que so lixa mais ou menos, so pra tinta pegar, e manda tinta por cima. Nao remove tudo até a casca nao.

    Envernizar. Claro. Toda pintura tem que envernizar, lixar, polir, encerrar, até a pintura fosca. Qualquer uma, seja no martelinho de ouro, seja no luthier.

    O que o luthier pode cobrar é o seguinte: ele precisa te dar garantia que nao vai estragar o corpo da guitarra, nem nada.

    O marletinho nao da essa garantia. Ele mete o spray em cima e pronto.
    Entao voce precisa demostrar a guitarra toda, levar so o corpo.
    Voce mesmo precisa cobrir com fita crepe todas as cavidades, inclusive o friso. E entregar pra eles o processo ja mais ou menos no jeitinho, pra se resguardar mesmo.
    Explica que nao quer que pinte dentro das cavidades, e mais importante, nao quer que pinte a juncao braco/corpo. Senao cria uma casca ali e atrapalha na hora de reparafusar o braco.
    So isso.
    O resto mete o spray sem do....peça acabamento final igual de carro, lisinho encerado brilhante.
    Pronto.

    Will Bejar
    Veterano
    # out/17
    · votar


    rikswollard
    Passei o mesmo perrengue que vc e acabei trocando:
    -tarraxas (estética)
    -ponte (estética e som mesmo, por conta do bloco maior)
    -captadores e elétrica (esses obrigatórios mesmo, estavam bichados).

    No mais, a Squier que eu peguei tava encostada em algum canto úmido e o cara vendeu por R$450 pq deve ter pensado que estava morta.

    Hj, é minha guitarra principal (mesmo pq é a única...rs), mas foi muito bom o processo de restauração. Buja tá ligado nas paradas... hehehe

    Ramsay
    Veterano
    # out/17
    · votar


    rikswollard
    Strinberg é uma marca bem meia boca e com o corpo de basswood ela nunca dará o som de uma guitarra tipo Les Paul.
    E se vc quer ficar com a guitarra eu acho que não deve gastar em pintura mais que os R$400,00 que ela custou.
    Quanto aos captadores, no máximo, uns Malagoli que são baratos e de ótima qualidade.

    Drinho
    Veterano
    # out/17
    · votar


    rikswollard
    Amigo para você conseguir converter dinheiro em beneficio você precisa desenvolver uma compreensão que demora um tempo para vir.....

    se voce é uma pessoa de recursos mais limitados fique com o que voce tem e busque investir tempo e esforço em desenvolvimento tecnico e musical acima de tudo, a gente rasga muito dinheiro por falta de conhecimento porque no começo a gente quer tudo mas não sabe o que quer....


    se voce tiver disponibilidade financeira e eventuais prejuizos nao te incomodem faça o que quiser.....

    rikswollard
    Membro Novato
    # out/17
    · votar


    Novamente agradecendo as diversas opiniões aqui.
    Concordo com muita coisa que foi dita, tanto a favor quanto contra, e acabei tomando a decisão de modificar a guita mesmo, porém aos poucos, conforme a verba permita.

    Quanto a madeira ser Basswood e o braço bolt-on acredito realmente que não irá ficar com o som de uma Les Paul propriamente dita, mas levando em consideração que é a mesma madeira e braço da Ibanez que eu tinha eu acho que vai sair um timbre que eu gosto e sou familiar. Vamos descobrir.

    Vou postando aqui conforme o projeto for avançando para os curiosos.

    De próxima já estou pensando em pegar um daqueles kits DIY ou modificar uma Epiphone de mogno. Espero que se torne um hobbie.

    Buja
    Veterano
    # out/17
    · votar


    rikswollard
    Espero que se torne um hobbie.

    O problema é que vira um hooby mesmo, e um vicio kkk...
    Logo logo estará com monte de guitarra e tralha e nao vai ter espaço pra colocar, e vai acabar presenteando sobrinho, escolinha de musica do bairro e tal...mas o conhecimento que se adquire é impagável!

    Alem de luthieres profissionais, aqui no forum ta cheio de DIYers, e uns montadores de pedais tambem, é muito legal a interação entre todos.

    Vai passo a passo, estudando o que quer, pesquisando, entendendo o por que de cada peça, o que esperar dela, o que ela vai modificar, e tal...pergunta muito (até gente experiente aqui pergunta bastante) (tanto porque nem eu nem voce nasce sabendo nada nao) e mete bronca.

    bruno_novatorj
    Membro Novato
    # out/17
    · votar


    rikswollard
    Apenas uma opinião de quem tem essas idéias de vez em quando também...rs
    o que eu mudei minha opnião em relação a customizar foi: se a guitarra tiver uma boa madeira, eu faria, mas se for basswood talvez não valha a pena. Não pela madeira, mas pra LP eu sou um pouco chato, tem que se braço colado e corpo de mogno, de resto vc troca pra outros modelos nem ligo tanto, mas LP é diferente. Outro detalhe acredito que haja dieferença de basswood tb, uns "melhores" selecionados e outros nem tanto.
    mas é só um ponto de vista, caso ja tenha decidido não esquece de abrir um tópico mostrando todo processo antes e depois!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Queria uma opinião de luthier e pessoal que já modificou guitarras.