Veneer e slab board

    Autor Mensagem
    MatheusMX
    Veterano
    # set/17


    Amigos strateiros de plantão!
    Estou com uma grande dificuldade em encontrar uma Fender strat ou um braço aftermarket (Warmoth, Allparts...) que tenha escala em rosewood extremamente fina como em algumas vintage originais.
    Não quero entrar na discussão da influência da madeira no timbre, mas sei que é quase inevitável.

    A questão é:
    A Fender chegou a mudar o padrão de construção das strato diversas vezes, e algumas dessas mudanças foram relacionadas à escala.
    Durante determinado período as escalas eram coladas num braço de maple com um corte flat (slab board), já em outra fase, passaram a colar as escalas numa peça já curvada no raio da escala (veneer).
    Uns dizem que essas mudanças foram devidas aos custos no processo de fabricação, outros dizem que tem a ver com a estabilidade das madeiras e o tipo de corte. E além dessa questão (veneer vs slab), vejo que ultimamente é muito mais difícil encontrar escalas de rosewood tão finas quanto às que eram produzidas antigamente. Por quais motivos?

    Tópico no Strat-Talk sobre o assunto

    Buja
    Veterano
    # set/17
    · votar


    MatheusMX
    Nao sou luthier e nem sei porcaria nenhuma, mas pra mim tem uma questão logica ai, de porque as fenders mudaram o padrão para veneer depois retornaram para o slab.

    Note que o braco com escala veneer tem o tensor tambem proximo a escala.
    Logo, é mais facil desse tensor interferir na escala, talvez até forçando ela pra fora, estufando ou descolando a escala.

    Por isso devem ter voltado ao slab.

    Mas hoje em dia seria muito mais barato fazerem em veneer. Rosewood ta ficando uma madeira mais cara e protegida. Usar menos rosewood seria uma boa ideia.

    Mas esse tensor pertinho da escala é meio perigoso. Sei la, so impressão minha, que nao é baseada em nada, so achismo mesmo.

    Delson
    Veterano
    # set/17
    · votar


    Boa discusão. Marcando pra acompanhar.

    Mas eu tenho meu palpite azedo: Seria mais fácil pegar uma peça de madeira plana e colar em outra peça de madeira plana do que curvar uma peça e colar em outra peça já curvada.
    Nesse sentido, seria justificável a questão dos custos de fabricação.

    NeoRamza
    Veterano
    # set/17 · Editado por: NeoRamza
    · votar


    A história que eu conheço é a seguinte:

    Quando o Leo Fender começou a usar o Rosewood ele fez grosso (slab). Mas algumas pessoas começaram a reclamar que isso mudou o som dos instrumentos. Então ele passou a fazer o venner para que a influencia do rosewood no som fosse menor e soasse mais parecido com um braço com escala em maple.

    Agora por que não fazem mais o venner eu não sei, mas suspeito que é mais trabalhoso fazer assim como o Delson disse.

    O rosewood foi introduzido na Fender em 1959, e começaram a fazer o venner em 1962.

    Buja
    Veterano
    # set/17
    · votar


    Vamos tentar nao entrar em madeira, pela milesima vez.

    Entao, se hoje eu fosse pgar um braço, pegaria o slab mesmo. Sinto mais segurança nele no que numa tira de rosewood curvada pra fora. Sei la.

    MatheusMX
    Veterano
    # set/17
    · votar


    Pois é, a mudança parece fazer sentido tanto do ponto de vista estrutural quanto de custeio.
    Talvez o slab atual, mais espesso, confira maior resistência ao produto. Assim como o corte flat deve reduzir custos.
    Só achômetro mesmo.

    Porém, alguns contrapontos:
    Não é comum ouvir relatos de Fenders antigas com escalas descoladas do braço ou problemas relacionados, mesmo se tratando de guitarras com décadas de uso. Aliás, a madeira tende a se estabilizar, então acredito que se houveram problemas, foram nos anos próximos ao da produção, talvez isso explique essa falta de relatos.
    E sobre o custo, será que mesmo hoje, com as máquinas CNC e um processo tão automatizado, há uma diferença de custo significativa entre essas duas estruturas? Não seria até mais econômico utilizar escalas bem finas de rosewood como os veneer de antigamente?

    MMI
    Veterano
    # set/17
    · votar


    Talvez eu seja das poucas pessoas aqui que conhece bem guitarras com ambos tipos de braço. Ainda assim, para apontar diferenças, vantagens e desvantagens, precisaria conhecer dezenas de cada, o que não é o caso. O que posso dizer é que hoje, com processos automatizados e computadorizados de construção (dos captadores também), ainda assim no produto final uma guitarra é diferente da outra. Imagine numa época onde nada era automatizado, tudo na mão, as diferenças eram (e são ainda hoje nessas vintage) enormes. Mas vi guitarras de babar com ambos tipos de construção.

    A história mais aceita desta mudança de 62 foi de fato aproximar a sonoridade das guitarras de maple. O problema da escala "veneer" é que não foi e ainda hoje não é bem aceita no mercado. Nas guitarras de 1962, as slab são mais valorizadas que as veneer, sendo que este tipo de construção é um ponto de desvalorização no mercado vintage. Portanto, o mercado não aprova até hoje e fez a construção voltar atrás.

    Não sou luthier, mas suponho que é bem mais simples fazer duas madeiras planas para encaixar e colar perfeitamente do que duas curvas. Não que seja um trabalho de outro mundo, mas simplifica. Então não tem muita razão hoje para se fazer braços do tipo veneer.

    MatheusMX
    Veterano
    # set/17
    · votar


    MMI
    Boa! Visão de quem conhece! hehe
    Sobre as slab, comparando as vintages com as atuais, vc vê uma diferença de espessura?
    Olhando os braços vintage por fotos percebi que existe uma grande variação mesmo, até em em datas de fabricação próximas. Mas a impressão que tenho é que nas slab de antigamente a maioria parece ser mais fina que as slab atuais. Talvez seja só uma impressão mesmo, já que o raio de 7.25" pode fazer com que as bordas da escala fiquem mais finas, quando comparadas a uma de 9.5" ou mais. Tanto que nas AVRI que toquei isso me chamou a atenção, por serem mais finas, e coincide com o raio de 7.25".

    MMI
    Veterano
    # set/17
    · votar


    MatheusMX

    Isso dar m... Vou falar mas não compro a briga.

    Naquelas guitarras feitas a mão de antigamente, as vintage, tudo variava. Corpo, braço, captador, pots... A escala era jacarandá. É quase impossível pegar duas guitarras do ano de 62, tocar e falar: "Ah, a slab é mais legal que a veneer" só por causa deste detalhe. Se for analisar tudo nelas é diferente. Falar isso é meio que falar que a azul é mais legal que a vermelha.

    Eu nunca conferi e não teria amostragem suficiente para afirmar sobre espessura das slab vintage. Não acho muito diferente não, mas não sei. Claro que o raio interfere... Acho que outros detalhes são mais importantes no braço, mas é "achismo" mesmo. Alguns luthiers falam do tipo de tensor, do jacarandá da bahia, do quartersawn, do encaixe do braço e mesmo da pegada e conforto. Cuidado para não se perder nos detalhes, amigo.

    MatheusMX
    Veterano
    # set/17
    · votar


    MMI
    Pior, são tantas variáveis...
    Encontrar a guitarra com "aquele" braço é uma tarefa bem complicada... ainda mais quando a disponibilidade do tipo que vc procura não é tão comum no mercado. Fora que comprar online praticamente deixa de ser uma opção, já que não dá pra sentir o braço.
    Mas o que busco é basicamente um braço com raio de 7.25'' e uma slab bem fina.
    Isso em questão de escala, sem contar o braço mesmo, que já é outra luta, rs.
    Caso encontre muita dificuldade devo acabar pegando uma AVRI 62 mesmo. Já é algo bem próximo, e mais "garantido".
    Aliás, quando vc conseguiu sua 62, foi questão de oportunidade, ou fez uma busca mais criteriosa?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/17
    · votar


    MatheusMX
    O que muda?
    Sutilmente o timbre.
    Delson
    Exatamente o que você falou. Simples assim.
    Abçs

    Lelo Mig
    Membro
    # set/17
    · votar


    - Já tive a oportunidade de tocar as duas escalas em Fenders antigas.

    - Não notei diferença de uma para outra na época. (Ao menos diferença significativa que eu lembre).

    Conclusão: Nâo possuo competência para avaliar a questão.

    Então, se eu fosse luthier, optaria pela construção mais fácil.

    MMI
    Veterano
    # set/17
    · votar


    MatheusMX

    Que mal lhe pergunte... Por que resolveu que tem que ser slab fina?

    MatheusMX
    Veterano
    # set/17
    · votar


    MMI
    Que mal lhe pergunte... Por que resolveu que tem que ser slab fina?

    Tirando a parte mística de que maioria das strats que tenho como referência possuem slab fina, é também uma questão de diversificar o arsenal, já que, das duas strat com escala em rosewood que tenho, nenhuma delas tem escala fina, e são de 9.5''. Então seria interessante pra mim uma de 7.25" com slab fina.
    É só uma dessas obsessões loucas que nós guitarristas temos de vez em quando, rs.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/17
    · votar


    MatheusMX
    É só uma dessas obsessões loucas que nós guitarristas temos de vez em quando, rs.
    Kkkkkkkkkkk.......

    NeoRamza
    Veterano
    # set/17
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    De vez em quando? Quem dera kkkkk

    Buja
    Veterano
    # set/17
    · votar


    MatheusMX
    É só uma dessas obsessões loucas que nós guitarristas temos de vez em quando, rs.


    Ehh tambem to nesse impasse, se compro um roller saddles/nut pra strato pra melhorar a estabilidade da afinacao, ou se mantenho mesmo do jeito que ta, porque é mais "vintage".

    Delson
    Veterano
    # set/17
    · votar


    Buja
    Ehh tambem to nesse impasse, se compro um roller saddles/nut pra strato pra melhorar a estabilidade da afinacao, ou se mantenho mesmo do jeito que ta, porque é mais "vintage".


    Mas é possível manter uma excelente estabilidade com o nut tradicional mesmo. É tudo uma questão de ajustes finos. E não se esqueça dos String Trees. Estes, se não estiverem "tinindo", não tem roller nut que estabilize a afinação. A mesma atenção deve ser dada aos saddles da ponte.

    Buja
    Veterano
    # set/17
    · votar


    Delson
    Tem toda razão.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Veneer e slab board